Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Oportunidades
Tela cheia Sugerir um artigo

Inscrições abertas para representar o FBES no Encontro de Diálogo e Convergências

7 de Agosto de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 157 vezes

Por Secretaria Executiva do FBES

Estão abertas as inscrições para a participação de representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para o Encontro de Diálogos e Convergências: Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo.

O Encontro será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, em Salvador/BA, e deverá contar com a participação de 260 pessoas. O FBES é um dos organizadores do encontro, além da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA); Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN); Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV); Marcha Mundial das Mulheres (MMM); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); e Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453

Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455

Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454

Motivações para o encontro

* Importância política de disputar a leitura da natureza da crise civilizatória vivenciada e as saídas, as alternativas: entrar no debate sobre a crise atual do capitalismo, que coloca a humanidade numa encruzilhada civilizatória, e se manifesta em diversas outras crises: econômica, socioambiental, energética, alimentar. Disputar a leitura significa explicitar as raízes da crise e fazer oposição à ideia de que é "apenas" uma crise financeira, para a qual os agentes do capital vão apresentando as alternativas.

* Necessidade estratégica de mostrar mais claramente as experiências que vem sendo construídas pelas organizações da sociedade, seus pontos de vista, dar visibilidade pública aos muitos acúmulos e propostas da sociedade civil organizada para um outro projeto de desenvolvimento para o mundo rural e a agricultura no Brasil.

* Importância de fortalecer a capacidade de diálogo das redes da sociedade civil brasileira com a sociedade em geral, buscando superar a situação atual de isolamento social e político.

* Contribuir para a reversão da fragmentação do campo democrático e popular hoje no Brasil: perplexidade das organizações no novo contexto sociopolítico, criminalização dos movimentos sociais, baixa capacidade política e operacional das organizações.

* Necessidade política de construir convergências juntando as forças da sociedade civil organizada do campo democrático e popular.

Critérios para Inscrições

O Movimento de Economia Solidária, através do FBES, terá apenas 30 vagas. Isso significa que as representações do FBES devem ser bastante envolvidas com o movimento e os temas, para contribuir com o olhar da Economia Solidária para a promoção do diálogo e convergências com os demais movimentos. São critérios de participação:

* Participar efetivamente dos fóruns locais de economia solidária (municipal, microrregional ou estadual), conhecendo as bandeiras e orientações do movimento;

* Além de participar e conhecer bem o movimento de Economia Solidária, é muito importante estar envolvida/o com os temas das discussões e seminários do Encontro (veja documento ao final desta nota);

* Maioria de empreendimentos solidários, de preferência com ações e experiência práticas em uma ou mais áreas do encontro (agroecologia, soberania alimentar e nutricional, justiça ambiental e feminismo);

* Contemplar diversidade regional do país;

* No mínimo 50% de mulheres;

* Contemplar diversidade cultural, gênero, raça, etnia, povos e comunidades tradicionais.

Temas

Os temas para organização das discussões durante o Encontro e para a construção das convergências entre as agendas políticas das redes e movimentos são:

* Reforma Agrária, Direitos Territoriais e Justiça Ambiental

* Mudanças Climáticas: impactos, mecanismos de mercado e a Agroecologia como alternativa

* Agroenergia: impactos da expansão dos monocultivos para agrocombustíveis e padrões alternativos de produção e uso de energia no mundo rural

* Defesa da Saúde Ambiental e Alimentação Saudável e o Combate aos Agrotóxicos e Transgênicos

* Direitos dos/as Agricultores/as, Povos e Comunidades Tradicionais ao Livre Uso da Biodiversidade

* Soberania alimentar e Economia Solidária: produção, mercados, consumo e abastecimento alimentar

* Participação e auto-organização das mulheres

* Conhecimento, informação e poder

Prazo

As fichas de inscrição completas devem ser enviadas até 18 de agosto de 2011 para o email do FBES: [email protected]

Ficha de inscrição e demais documentos

Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453

Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455

Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6326&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Direto da KNH

    Direto da RETS

    redirection forbidden: http://www.rets.org.br/oportunidades -> https://www.rets.org.br/oportunidades