Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

3a chamada publica fundo DEMA - PA

26 de Fevereiro de 2014, 7:59, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.fundodema.org.br/site/index.php/3a-chamada-publica/

O Fundo Dema tem o prazer de lançar a 3a. Chamada Pública Geral de apoio a pequenos projetos socioambientais, direcionada a organizações civis, comunidades, associações, grupos de mulheres, extrativistas, rádios comunitárias e demais grupos que desenvolvam projetos que estimulem o manejo florestal de forma comunitária e sustentável, a recuperação de áreas degradadas, a conservação e manutenção da biodiversidade, a valorização da floresta em pé e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.

Acesse chamada em: http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=72

http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=75

Durante 10 anos de atuação na Amazônia Paraense já foram apoiados mais de 200 projetos socioambientais. O Fundo Dema é um fundo fiduciário resultado uma das parcerias mais bem sucedidas entre o Governo Brasileiro, Ministério Público e a sociedade Civil organizada.

Linhas Temáticas

(1) Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades;

(2) Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;

(3) Manejo sustentável de recursos naturais.

Áreas de abrangência do projeto

Poderão participar projetos enviados para a realização de ações nas microrregiões do Estado do Pará em Altamira na área de influência da Transamazônica; Itaituba na área de influência BR 163; e Santarém na área de influência Baixo Amazonas.

Prazos

Os projetos deverão ser executados em, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses contados da data da contratação.

Não serão aceitos projetos cujo cronograma de execução ultrapasse o prazo acima estabelecido

Envio

Os projetos deverão seguir o roteiro que consta na chamada, Anexo 1, devendo as propostas serem enviadas até 30 de Maio de 2014 ao endereço:

FUNDO DEMA - Somos a Floresta

A/C da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE

Rua Bernal do Couto, 1329

66055-080 - Umarizal - Belém - PARÁ



Sena Madureira tem lei municipal de economia solidária sancionada

24 de Fevereiro de 2014, 10:07, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/sena-madureira-tem-lei-municipal-de-economia-solidaria-sancionada

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, sancionou a lei 438, de 5 de fevereiro de 2014, que estabelece o programa municipal de fomento à economia solidária. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, na última quinta-feira, 7, com a participação de representantes da pasta de Pequenos Negócios (SEPN), dezenas de empreendedores, grupos solidários e associações, que foram conhecer como a medida irá contemplá-los.

Tarauacá regimentou sua lei municipal em 2013, Sena Madureira é então, o segundo município que sanciona e determina sua autonomia para o desenvolvimento da economia solidária. A SEPN fomenta atividades como: doces e salgados, salões e meliponicultura, potenciais econômicos locais.

Um exemplo é Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Ramal Vitória, na qual o grupo já desenvolve a avicultura e recebeu ainda curso de pintura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e de corte e costura pela SEPN. "Nós, da zona rural, ainda estamos nos organizando, mas vemos que por meio dessa política vai ter feiras e isso vai dar oportunidade de levar nossas produções e divulgar nosso trabalho", conta a representante, Francisca Gomes.

Assim como o Raimundo da Silva que ficou animado com as possibilidades de apoio para o trabalho da cooperativa Zirmão Iracema: "Temos produtos do extrativismo, como borracha, castanha e artesanato, e também, produtos da agricultura familiar, como o óleo de copaíba e mel de abelha, mas precisamos de apoio com capacitação e equipamentos para ajudar a melhorar a qualidade de nossos produtos".

Após a assinatura, todo o público recebeu capacitação em economia solidária, para empoderamento da modalidade. "Estamos apresentando os princípios e parâmetros nacionais e estaduais, orientando sobre a organização e como a política os beneficiará" , explica a coordenadora do Departamento de Economia Solidária da SEPN, Márcia Sousa.

"Estamos acompanhando o desenvolvimento do Acre, o empoderamento local e vendo bons exemplos de conquistas e trabalho" Luis Otávio, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária

"É uma satisfação colaborar na construção de uma política que trará crescimento econômico para o meu município natal" Silvia Monteiro, secretária adjunta de Pequenos Negócios

"Estamos prestando contas com a população, atendendo uma reivindicação dos trabalhadores de Sena Madureira. Agora vamos catalogar os empreendimentos, ter a atuação do conselho e continuar com o trabalho" Cleiton Brandão, vereador, autor do projeto de lei

"O objetivo é captar recursos para investir em grupos organizados, assim vamos aumentar a autoestima dos empreendedores locais e desenvolver a economia solidária nas feiras e com muito trabalho" Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira



Prefeitura de Palmas cria Conselho Municipal de Economia Solidária

7 de Fevereiro de 2014, 13:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://conexaoto.com.br/2014/02/07/prefeitura-de-palmas-cria-conselho-municipal-de-economia-solidaria

Com o objetivo de trazer a população para a discussão sobre a aplicação de projetos relacionados à economia solidária no município, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, instituiu o Conselho Municipal de Economia Solidária (Comesol).

Dentre as atribuições do órgão, está a definição de meios para facilitar o acesso dos empreendimentos de Economia Solidária às informações da política municipal de fomento à economia solidária e dos serviços públicos, desenvolvendo mecanismos e formas de facilitar o acesso dos beneficiários dessas políticas, além de colaborar na elaboração de projetos, programas e serviços da administração pública, buscando a integração das políticas públicas.

Os membros dos Conselhos serão escolhidos na administração direta e indireta do município de Palmas, e por diversos segmentos da sociedade civil organizada, sendo representantes das secretarias municipais as seguintes: 02 da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Emprego; 01 da Secretaria de Desenvolvimento Social; 01 da Fundação de Cultura; 01 da Secretaria de Educação; 01 da Secretaria de desenvolvimento Rural; 01 da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além de 05 representantes de Empreendimentos da Economia Solidária (EES), e mais 02 das entidades de Apoio, Assessoria e Fomento à Economia Solidária (EAF).

O Secretario de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira, ressalta que o projeto de economia solidária no município se dará de forma ampla, com a realização de convênios e parcerias, e atendimentos a empreendedores de baixa renda. "Nós acreditamos que este projeto proporcionará uma grande mudança para a população de Palmas, por isso, será muito importante ter membros da sociedade participando das discussões e implantações de projetos de economia solidária", enfatizou Borges.

As atividades dos membros do conselho não serão remuneradas, e o mandato será de 02 (dois) anos. O regimento interno do órgão deverá ser elaborado no prazo de 90 dias, após a escolha e posse dos respectivos membros. (Secom Palmas)



Reunião do Comitê local do 7º Forum Pan Amazônico

5 de Fevereiro de 2014, 13:14, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: forumsocial panamazonico ([email protected])

Convidamos tod@s para a reunião do Comitê local do 7o. Forum Pan Amazônico que será realizada no dia 07/02/2014, sexta feira no Sindicato do Comércio - SINTRACOM/UGT. Endereco: Av Iracema Carvão Nunes, 644 Centro. Horário: 17h00.

Pauta: Fechamento da programação do Lançamento do VII Fórum Pan Amazônico que será realizado no dia 22/02;

Deliberar sobre a Logomarca;

Material de apoio;

o que ocorrer.....



Processo Seletivo - Proeja Economia Solidária

3 de Fevereiro de 2014, 10:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Adebaro Alves dos Reis ([email protected])

O IFPA Campus Castanhal divulga as informações referentes ao 3o. Processo Seletivo Técnico 2014 - PROEJA Economia Solidária, que recebe inscrições no período de 03 a 12 de fevereiro. A oferta dessa turma atende a uma demanda específica, de agricultores familiares ou filhos de agricultores, que integrem o quadro de associados de empreendimentos solidários atendidos pelo IFPA Campus Castanhal.

Destacamos abaixo algumas informações aos interessados, mas todas as informações necessárias estão detalhadas no edital PROSEL 2014 - PROEJA Economia Solidária: http://www.castanhal.ifpa.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=603&Itemid=120

Quantidade de vagas: 50 vagas;

Período de inscrição: de 03 a 12 de fevereiro de 2014;

Local de inscrição: Sala do Processo Seletivo, no Prédio Administrativo do IFPA - Campus Castanhal, localizado na Rodovia BR-316, km 61, bairro Saudade, Castanhal/PA, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Requisitos para inscrição:

Ter idade mínima: 18 anos (até dia 31/12/2014);

Ser Agricultor Familiar ou filho (a) de agricultor (a) familiar, de acordo com a Lei No. 11.326, de 24 de julho de 2006;

Ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em Escola Pública, conforme a Lei No. 12.711, de 29 de agosto de 2012;

Residir no Espaço Rural dos seguintes municípios: Acará, Abaetetuba, Salinópolis, Concórdia do Pará, Santo Antonio do Tauá, Maracanã, São Francisco do Pará, Irituia, Igarapé-Miri, Bujaru, Tomé-Açu, Castanhal, Terra Alta;

Ser do Quadro de Associados dos Empreendimentos Solidários (Associações e/ou Cooperativas) atendidos pelo IFPA - Campus Castanhal, de acordo com a listagem apresentada no item 3.2.2 deo Edital 01/2014. Documentos necessários para inscrição:

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível nos locais de inscrição);

b) Original e cópia do Documento Oficial de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou CTPS) do candidato;

c) Original e Cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental;

d) Comprovante de residência;

e) Declaração que comprove pertencer ao Quadro dos Associados dos Empreendimentos Solidários (Associações e/ou Cooperativas) atendidos pelo IFPA - Campus Castanhal



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Norte

1 integrantes