Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Cáritas da Diocese de Ponta de Pedras cumpre meta na coleta de assinaturas

26 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Cáritas Norte 2

Image

A Cáritas da Diocese de Ponta de Pedras (PA) no IV Congresso e XVIII Assembléia da Cáritas Brasileira, realizada em Passo Fundo (RS) em novembro de 2011, ficou responsável por coletar 100 assinaturas do abaixo assinado pela Lei de Economia Solidária, no município.

Foram coletadas 118 assinaturas, ultrapassando a meta estabelecida.



Nota de repúdio e solidariedade

6 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Movimento de Mulheres Camponesas - MMC Brasil

Nossa solidariedade à família e a comunidade de Lábrea, pela perda de mais uma grande lutadora

Nós do Movimento de Mulheres Camponesas, diante dos fatos ocorridos em Lábrea / AM, queremos manifestar nossa indignação pela ineficácia das autoridades. Mais uma vez deparamos com as impunidades que rondam nosso Brasil, no dia 30 de março foi assassinada com tiros no peito a companheira Dinhana Nink de 28 anos, na frente de seu filho de 5 anos de idade.

Dinhana era agroextrativista do município de Lábrea / AM. Motivada por um sentimento nobre, de coerência com seus princípios de preservação da biodiversidade e contra o desmatamento ilegal, foi levada a denunciar a extração ilegal de árvores na Amazônia. O crime foi uma represália pelo fato de Dinhana ter denunciado Sueli Arraia e o filho Jeferson Arraia, pela prática ilegal de extração de madeira, no sul do Amazonas

Desde a denúncia, Dinhana já vinha sofrendo várias ameaças, e, estas foram cumpridas. Foi agredida fisicamente por Jeferson Arraia e teve sua casa incendiada em novembro do ano passado, e, em virtude destes fatos, atualmente estava morando no município de Nova Califórnia - RO.

São inúmeras as lideranças ameaçadas por madeireiros, grileiros e pistoleiros na região amazônica. Como a morte de Maria do Espírito Santo e do seu esposo José Claudio Ribeiro da Silva, no Pará, em 2011. Coincidentemente, ou não, no mesmo dia em que foi aprovado, na Câmara dos Deputados, o novo Código Florestal, criticado por organizações sociais e líderes ambientais, Também devemos considerar que, a maioria das lideranças mortas e que ainda sofrem ameaças estão engajadas na defesa das florestas e da conservação da biodiversidade. Há um grande interesse financeiro por trás de todas e estas mortes. Mostra da ineficiência e a falta de presença do estado para coibir as atrocidades do latifúndio e do capital.

Exigimos das autoridades a apuração dos fatos ocorridos e que sejam tomadas as devidas providências, pois a impunidade só gera mais injustiças!

Nossa solidariedade à família e a comunidade de Lábrea, pela perda de mais uma grande lutadora incansável pela defesa da Amazônia Brasileira.

"Fortalecer a Luta em Defesa da Vida, Todos os Dias"!

Movimento de Mulheres Camponesas - MMC Brasil



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Norte

1 integrantes