Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

A Conjuntura Nacional da Economia Solidária

25 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Arroyo João Cláudio

Acho que de fato estamos diante de uma grande oportunidade de fazermos avançar a Economia Solidárias em todas as suas dimensões, mas para isto é preciso que tenhamos disposição para aprender. Ao que tenho me dedicado, e por isto não tenho me manifestado mais frequentemente. Mas, diante de sua provocação positiva, apesar da enorme dificuldade de entender "tudo isso" que está acontecendo, vou aqui telegrafar(ou twittar para os mais jovens) algumas coisas que tenho refletido, sem qualquer pretensão de verdade ou ponto final, mas apenas a partilha de inquietações.

Como recurso de método, proponho que organizemos este diálogo em torno das principais dimensões, dentre outras, que a construção da Economia Solidária está a nos exigir cuidados, em sinergia e ao mesmo tempo.

* Como Movimento Sócio-Político

* Como Política Pública / Estado

* Como Economia e Cultura / Ideologia



Redes de Agroecologia se encontram em Cametá para trocas de experiências agroecológicas

24 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.mulheresdocampo.blogspot.com

De 12 a 14 de abril aconteceu em Cametá, Baixo Tocantins, a Oficina de Metodologia Participativa Camponês(a) A Camponês(a): difusão de conhecimentos agroecológicos na produção, beneficiamento e comercialização sustentável na Amazônia, com enfoque de gênero.

Agricultores (as), extrativistas, mulheres quilombolas, de redes de agroecologia e de multiplicadores (as) de conhecimentos agroecológicos, de grupos de resgate de sementes crioulas, lideranças de sindicatos e associações se reuniram para debater estratégias de disseminação e ampliação de experiências sustentáveis na agricultura familiar.



Fórum Rondoniense lança manifestação sobre PL 865

14 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Andréa Mendes (Cooordenação Executiva do FBES)

Queremos apresentar o posicionamento do FRES/RO, que abrange o entendimento da Coordenação Nacional e Estadual do FRES, Coletivos de Economia Solidária presentes no Estado, opiniões emitidas pelos 03 (três) segmentos (EES, EAF e PPES), antecedida e pautada nas deliberações da II Conferência Estadual da Economia Solidária em Rondônia, no processo preparatório à II Conferência Nacional de ES. Posteriormente reafirmado pela representatividade das Unidades Federativas do BRASIL e DF nesta mesma II CONAES.



Macapá sedia III Feira da Economia Solidária

13 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Lindomar Silva ([email protected])

Respeito à natureza, cooperação, sustentabilidade e solidariedade. Estes são os princípios que regem a Economia Solidária. Para colocar em prática essa alternativa econômica irá ocorrer a 3° Feira Estadual da Biodiversidade e Economia Solidária do Amapá, nos dia 28 a 30 de abril realizado pela Cáritas diocesana de Macapá.

Image

A Economia Solidária é uma atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização e consumo baseado no incentivo da agricultura familiar. Todos são produtores e empregados na gestão coletiva dos seus próprios negócios associados por meio de cooperativa ou grupos.

Além de ser uma alternativa econômica é uma forma de realizar a inclusão social dos pequenos produtores. Visa também um modo diferente de consumo priorizando produtos locais, saudáveis e que não agridam o meio ambiente.



Fórum Roraimense de Economia Solidária lança nota sobre PL 865

10 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Coordenação Nacional de Roraima do FBES

NOTA PÚBLICA

O Fórum roraimense de Economia Solidária através da sua coordenação nacional vem a público reafirmar o compromisso da defesa incessante da implantação do Ministério da Economia solidária ou de uma Secretária Especial, esta defesa se fundamenta nas propostas política dialogado como o movimento de economia solidária através da II CONAES, que mobilizou milhares de pessoas em todo o Brasil, num debate de colocar a economia solidária no centro do planejamento e, conseqüentemente, das políticas de desenvolvimento estruturante para o Brasil.



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Norte

1 integrantes