Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

15ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária

21 de Novembro de 2013, 5:47, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

15ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária: 15 anos lutando por um outro mundo justo e solidário.

De 02 a 07 de dezembro de 2013, no Largo Glênio Peres, são mais de 300 expositores que estarão mostrando que é possível produzir de forma justa a sustentável.

São empreendimentos autogestionários, formados por pessoas que trabalham de forma coletiva e criam produtos e serviços que geram renda e inclusão social.

Os produtos carregam a força da economia solidária, uma opção justa e responsável de produzir, vender e distribuir renda.

Na Economia Solidária não há exploração do outro nem destruição do ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem, essa é a forma de produção e de pensar o mundo do trabalho na economia solidária, uma possibilidade inovadora de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. A economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo consciente.

A Feira Estadual chega a sua décima quinta edição, firme e forte, unindo pessoas e projetos. Artesanato, confecção, agricultura familiar e alimentação estarão sendo expostas para a população poder adquirir objetos carregados de cidadania, exclusividade, bom gosto e humanidade. Adquira produtos com a marca da economia solidária e faça bonito nas festas de fim de ano.

Você compra e uma outra economia acontece.

Vera Bortolini Coordenação 15ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária (51) 8191.7642

Dora Bragança Castagnino Patuá Social Comunicação para Projetos Sociais (51) 92708829 www.patuasocial.com.br



Certificado de Economia Solidária é entregue para a COOPSSOL Brasil

18 de Novembro de 2013, 15:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Empreendimentos da economia solidária ganham certificação estadual

Primeiro Certificado de Economia Solidária é entregue para Cooperativa de Sociólogos  Solidários COOPSSOL Brasil – MD_20131118174457certificacaoes Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Possibilitar que a identidade dos empreendimentos solidários seja reconhecida publicamente é um dos objetivos do Certificado de Economia Solidária, que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (18/11), no Palácio Piratini. Durante o ato, o governador Tarso Genro e o secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, fizeram a entrega do primeiro certificado ao presidente da Cooperativa de Sociológos Solidários- Coopssol, Eder Luiz Lazzarotto.   Tarso Genro comentou que a certificação representa uma nova visão de desenvolvimento e de empreendedorismo, que projeta um novo mundo, com um novo modo de produzir. “A economia solidária articula os agentes da produção para fortalecerem as relações de solidariedade. Ao contrário da economia capitalista em que sua natureza é de disputa”, destacou o governador.   Para Dziedricki, a identidade da economia solidária por meio da certificação vai universalizar o conceito no âmbito estadual como também avançar para a certificação nacional. “O certificado, que é emitido pelo Conselho Estadual de Economia Solidária-Cesol, é um documento imprescindível para que os cerca de 3.000 empreendimentos gaúchos possam participar do processo de compras coletivas do governo do Estado. A lei propõe que 30% das compras governamentais seja procedente da economia solidária e da agricultura familiar, lembrou o secretário.   Lazzarotto disse que a certificação é um marco para a economia solidária que vai proporcionar a visibilidade junto às agendas públicas. A Coopssol, primeiro empreendimento a se inscrever para receber a certificação, possui 23 associados e presta serviços técnicos nas áreas de capacitação e formação, pesquisa, gestão social, assessoria e consultoria e elaboração de planos de desenvolvimento de impacto ambiental. O integrante da Comissão Certificadora Regional Metropolitana e do Vale dos Sinos, Antônio Prado, destacou a parceria do governo gaúcho, através da Sesampe, em desenvolver políticas voltadas à economia solidária, que se tornam políticas de Estado e não apenas de um governo.   Cada empreendimento terá direito a um certificado desde que aprovado pelo Cesol e que observe as linhas gerais já definidas entre elas, a autogestão coletiva, democracia interna e distribuição equitativa das retiradas. O conselho já realizou nove audiências públicas para a constituição da Comissão Certificadora dos Empreendimentos da Economia Solidária nas diferentes regiões.  A Certificação dos empreendimentos foi regulamentada pelo Decreto n° 50.285, de 30 de abril de 2013. Interessados na certificação deverão acessar o site da Sesampe www.sesampe.rs.gov.br seguir as orientações e enviar a solicitação para [email protected]

Fonte: Sesampe



0 integrantes

Nenhum(a)