Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Aprovação do PL 4685 na Comissão de Finanças e Tributação na Camara dos Deputados

21 de Maio de 2014, 8:51, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Foi aprovada hoje na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 4685 que dispõe sobre a Política Nacional de Economia Solidária e os empreendimentos econômicos solidários e cria o Sistema Nacional de Economia Solidária e dá outras providências. Nesta comissão o PL teve acréscimos inseridos sobre o Cadsol e registro facultativo como Sociedade Simples.

Está é a segunda comissão por que passa o PL, agora o mesmo seguirá para a última comissão na Câmara, Constituição e Justiça, para depois seguir ao Senado e ser finalmente aprovada. Neste sentido é fundamental a continuidade da manutenção da pressão por todo movimento de economia solidária para aprovação rápida e ainda este ano do PL.

Para acompanhar o PL acesse: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=559138



Seminário discute construção da Politica Nacional de Educação Popular

20 de Maio de 2014, 10:37, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.secretariageral.gov.br

Nos dias 21 e 22 deste mês será realizado, em Brasília-DF, o II Seminário da Politica Nacional de Educação Popular voltado a organizações da sociedade civil e gestores públicos federais.

Acompanhe ao vivo pela internet através do link: http:\goo.glF6YhTu

A atividade é parte do processo de construção da Politica Nacional de Educação Popular, iniciado em 2011.Ao longo desse período, diversas experiências em educação popular desenvolvidas no território nacional estão servindo de fonte iluminadora para a construção da Política. Em 2013, quando foi realizado o primeiro seminário sobre esse tema saiu como encaminhamento, a elaboração do Marco de Referência da Educação Popular para as Politicas Públicas.

As atividades do primeiro dia (21) acontecem no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, das 8h a 16h30h, e no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), onde, a partir das 18h, a presidente Dilma Rousseff fará o lançamento da Política Nacional de Participação Social.

No dia 22, as atividades estão previstas apenas no CICB, localizado no Setor de Clubes Sul, trecho 2, conjunto 63, lote 50, onde acontecerá das 11h às 13h o lançamento do Marco de Referência de Educação Popular para as Políticas Públicas. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico [email protected]. O II Seminário da Política Nacional de Educação Popular é realizado pelo Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã da Secretaria-Geral da Presidência da Republica.



Cáritas Brasileira lança edital para contratação de sistematizador e mobilizador

13 de Maio de 2014, 8:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.caritas.org.br

A Cáritas Brasileira, através do Convênio no.. 787545/2013, torna público a realização do processo seletivo simplificado para contratação de pessoal para a execução do projeto "Economia Solidária e Feminista como estratégia para Autonomia e Auto-organização das Mulheres". As inscrições vão até 25 de maio.

Maiores informações em: http://caritas.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Edital-Contratacao-0015-2014-doc-mandela.pdf



Paul Singer participa do II Encontro Nacional da Rede de Comercialização Solidária

12 de Maio de 2014, 4:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://marista.edu.br

O último dia do encontro Nacional da Rede ComSol, contou com a participação do Secretário Nacional de Economia Solidaria do Ministério do Trabalho e emprego, Paul Singer, que destacou a importância de uma rede de comercialização da Economia Solidária em todo o Brasil:

"Vocês são a vanguarda da Economia Solidária no Brasil, porque vocês se defrontam diretamente com o capitalismo no país… A comercialização é estratégica, não só porque ela vende aquilo que se produz e retorna os recursos para que mais produção possa haver, mas é mais do que isso, quem faz acontecer a comercialização está em contato direto com os consumidores e concorrentes, e com isso tem o aprendizado que é precioso para nós, nós do Governo que precisamos saber o que vocês fazem e assim propor as políticas que são necessárias".

"A Economia Solidária é uma realidade no nosso país e não só aqui, mas em muitos países no mundo e essa multiplicação, essa expansão da EcoSol praticamente por todos os continentes é que enriquece a Economia Solidária"

"E o comercio é uma das formas, a ciência é outra, a educação é uma terceira forma de congraçamento… normalmente o comércio é uma forma pacífica de gente diferente entrar em intercâmbio e descobrir que são todos seres humanos, que podem se gostar, que podem se ajudar que podem ser solidários, que podem alcançar juntos, lado a lado, o bem viver, e se vocês quiserem a felicidade."

A Rede de comércio solidário definiu como missão conectar pontos fixos de Comercialização Solidária, fortalecendo as relações e experiências comerciais entre os empreendimentos econômicos solidários e seus parceiros comerciais, respeitando as diversidades, os saberes populares, construindo a prática contínua do comércio justo, fomentando o consumo consciente e as práticas agroecológicas, para o bem viver.

E tem como objetivo ser referência mundial como rede de comercialização financeiramente independente, forte e articulada de forma democrática e solidária, promovendo o comércio justo e o bem viver.

Clique aqui para conhecer mais sobre a missão, atribuições, objetivos e visão da Rede Brasileira de Comercialização Solidária.

Ascom - Aline Matos



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Centro-Oeste