Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Inscrições abertas para o Curso Estadual sobre formação Politica em Economia Solidária (ES)

28 de Outubro de 2013, 9:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Kadio Aristide ([email protected])

Image

Estão abertos as inscrições para o Curso Estadual sobre Formação Política em Economia Solidária.

Data: 19,20 e 21 de Novembro de 2013

Carga Horária: 24 horas

Número de participantes:

Sociedade civil: 35, está previsto para todos os participantes da sociedade civil, hospedagem, Alimentação (Café da manhã, almoço e coffee break e jantar) e deslocamento (reembolso de passagem) até o local do encontro.

Gestores públicos: 10, lembrando que por determinação do governo federal não podemos custear despesas de funcionários públicos.

Local: informaremos em breve.

Critérios de participação para a sociedade civil:

1- Membros da comissão executiva do FEPS,

2- Representantes das redes e fóruns locais no FEPS,

3- Coordenação das redes e fóruns locais,

4- Representantes no conselho estadual, nos conselhos dos projetos,

5- Coordenação de GT´s do FEPS

6- Representações nacionais e regionais (FBES, CFES e outros projetos da Economia Solidária)

7- Lideranças e movimentos sociais.

Pedimos que todos preencham a ficha de inscrição anexa. A lista dos participantes será divulgada no dia 11 de Novembro de 2013.

Importante lembrar que a carga horaria do curso é de 24h (3 dias), isso deve ser avaliado antes de preencher e mandar a ficha de inscrição. Contamos com a compreensão e a colaboração de todas e todos.

Mais informações: http://cirandas.net/cfes-espirito-santo



CCSP sedia o primeiro encontro do MUDA-SP

15 de Outubro de 2013, 4:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Programação dialoga com a X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e terá premiações, oficinas e cozinha experimental ao ar livre

Entre os dias 12 e 16 de outubro, os paulistanos ganham um presente e um futuro: o Movimento de Agroecologia de São Paulo. Debutando em grande estilo, o MUDA-SP está dentro da programação da X Bienal de Arquitetura e conta com uma intensa programação. São oficinas, feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil, uma inédita premiação dos pequenos produtores, plantio, manejo e até uma cozinha experimental colaborativa, criada pelo grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com os grupos Hortelões Urbanos, Come-se e Árvores Vivas. Tudo nas imediações da horta criada pelo grupo Hortelões Urbanos, do jardim suspensoe dos demais pisos do Centro Cultural São Paulo.

O Muda - SP apresenta uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, ondeo alimento promove a integração harmônica entre ambos. Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como mera mercadoria. Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente e pela distribuição equilibrada dos frutos saudáveis plantados e colhidos em nossa terra.

A dupla simbologia da palavra MUDA revela ideais em movimento: o semear de uma pequena planta a ser bem cuidada para que cresça com vigor e o convite a uma mudança real no dia a dia de São Paulo, estimulando todos os seus habitantes a resgatarem o convívio com a terra e com seus elementos vivos, para criarmos juntos um município plenamente saudável, seguro, solidário e sustentável.

O projeto é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município. São eles: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, COMUSAN, Prefeitura de São Paulo, Casa Jaya, AAO, Revolução da Colher Brasil, SlowFood São Paulo, Hortelões Urbanos, Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos.

Tragam as crianças e juntem-se aos que estão construindo esse caminho em busca de uma São Paulo mais viva e mais intensa em saberes e sabores!

E vejam O MUDa-SP no blog do estadão...

http://blogs.estadao.com.br/alimentos-organicos/movimento-que-comeca-neste-sabado-quer-transformar-a-relacao-do-paulistano-com-a-alimentacao-e-com-a-metropole/

Movimento que começa neste sábado quer transformar a relação do paulistano com a alimentação e com a metrópole

http://blogs.estadao.com.br/alimentos-organicos/files/2013/10/convite-mudasp.jpg

Eles não querem mudar o mundo. Mas se conseguirem pelo menos modificar a forma de os 11 milhões de habitantes da capital paulista se alimentarem e se integrarem de uma nova maneira com os alimentos que consomem, mais saudável e consciente, já terá sido um feito e tanto. As articulações desse grupo vêm ocorrendo há pelo menos dois meses, em uma efervescente troca de e-mails, reuniões, sugestões e, acima de tudo, muita vontade de transformar a cidade de São Paulo, tornando-a efetivamente saudável, segura, solidária e sustentável e resgatando, para isso, o convívio dos habitantes urbanos com a terra, seus alimentos e elementos vivos. Tudo por meio da agroecologia.

Para eles, agricultura e áreas urbanas não são conceitos excludentes. Ao contrário. Ambos podem se integrar e contribuir para reconectar os seres urbanos com o ato de produzir o próprio alimento ou, pelo menos, conhecer melhor sua origem e como foi produzido. Eles estimulam a horticultura urbana, o comércio justo, o não-consumismo, a educação ambiental, o convívio nos espaços urbanos, a gastronomia saudável, a segurança alimentar e a saúde pública. São os integrantes do recém-formado Movimento de Agroecologia de São Paulo, ou MUDA-SP, que, contando também com o apoio da Prefeitura de São Paulo e do Legislativo municipal, reúne interessados em efetivar essa mudança real no dia a dia do paulistano. Um movimento, aliás, totalmente aberto a novas adesões.

O MUDA-SP será lançado em grande estilo no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, próximo à estação Paraíso do metrô). Entre os dias 12 a 16 de outubro (tirando o dia 14 de outubro, segunda-feira), o movimento programou várias atividades - todas gratuitas e várias para crianças, lembrando que dia 12 de outubro é o dia das crianças -, como oficinas de culinária, de plantio de hortas urbanas, de compostagem doméstica, de cozinha colaborativa e até uma feira de troca de brinquedos usados.

Todas as atividades ocorrerão nas imediações da horta urbana, cultivada e cuidada pelo grupo Hortelões Urbanos - que já vem mudando a atmosfera da capital paulista, formando, voluntariamente, hortas orgânicas em espaços urbanos - no próprio Centro Cultural São Paulo. Haverá atividades também no jardim suspenso e nos demais pisos do CCSP.

A ideia, segundo os integrantes e apoiadores do MUDA-SP (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Supervisão Geral de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo; Casa Jaya; AAO-Associação de Agricultura Orgânica; Revolução da Colher; Slow Food São Paulo; Hortelões Urbanos; Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos), é promover uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, onde o alimento promove a integração harmônica entre ambos.

"Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como merca mercadoria", defendem os organizadores. "Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente."

Toda a programação dialoga com a X Bienal de Arquitetura de São Paulo - que começa dia 12 de outubro e terá, também no CCSP, um dos espaços expositivos -, inserindo a questão alimentar como um eixo básico da organização espacial e social da cidade. O MUDA-SP apoia também a Quinzena de Ação pela Liberdade das Sementes, proposta pela ativista indiana Vandana Shiva, a Prêmio Nobel Alternativo da Paz, reconhecida por sua luta pela preservação das sementes da agricultura, em contraposição a multinacionais do porte da Monsanto.

Embora gratuitas, as atividades requerem inscrições antecipadas, a pedido dos organizadores, no linkhttps://docs.google.com/forms/d/1mxfV1zB8pAnMDVB4rXWQw2jADFh_x4sReP4OwO4sOtY/viewform

Além disso, os organizadores pedem aos participantes que puderem colaborar com o movimento que adquiram um kit MUDA-SP, que será vendido no evento e que inclui cartilhas, sementes e mudas orgânicas. No e-mail [email protected] podem ser obtidas mais informações.

Abaixo, a programação completa - INCLUSIVE COM VÁRIAS ATIVIDADES PARA CRIANÇAS.

Programação:

Dia 12/10 - Sábado - (Tragam as crianças)

Oficinas; performance; feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil; premiação dos verdadeiros heróis da alimentação, os pequenos produtores; plantio e manejo na horta do Centro Cultural SP.

9h - Mutirão: plantio e manejo na horta orgânica do CCSP - local: Horta comunitária do Jardim Suspenso 23 de maio

10h30 - Passeio verde: reconhecendo as árvores da nossa cidade (Árvores Vivas) - local de saída: Horta comunitária do Jardim Suspenso 23 de maio

13h - Piquenique de trocas de sementes e mudas - local: Horta comunitária do Jardim Suspenso 23 de maio

14h - Oficinas para as crianças: mandalas de sementes + Fashion Roots: criando adereços com a diversidade da natureza (Árvores Vivas) - local: área de convivência/ entrada piso Flávio de Carvalho

14h30 - Contação de estórias para crianças - local: Horta comunitária do Jardim Suspenso 23 de maio

15h - Feira de troca de brinquedos - local: área de convivência/ entrada piso Flávio de Carvalho

16h - Show Dupla Caipira de Reggae - local: área de convivência/ entrada piso Flávio de Carvalho

17h - Premiação dos agricultores - Pacto Mundial Consciente Brasil - local: área de convivência/ entrada piso Flávio de Carvalho

18h - "Design your free local menu" - cozinha experimental colaborativa grupo "Fruitmap" (Áustria) em parceria com Hortelões Urbanos, Come-se e Árvores Vivas - local: Jardim Suspenso

Dia 13/10 - Domingo

local: Horta comunitária do Jardim Suspenso 23 de maio

Oficinas do Ciclo Completo da Alimentação: do trato do solo ao cultivo, da colheita ao preparo de alimentos saudáveis e o re-uso dos resíduos orgânicos para o enriquecimento o solo.

10h - Re-conhecendo o que nos nutre - Oficina: Pesto de Capuchinha e Suco verde

10h45 - Nutrindo a si e ao planeta - Oficina: Culinária viva com Revolução da Colher

11h30 - Alimentação saudável e saborosa - Oficina: Culinária e Saúde, Ana Tomazoni do Slowfood

12h30 - Degustação - Lanche coletivo na horta do Ciclista (canteiro central da av. paulista próximo à Rua da Consolação)

15h - Cultivando alimentos e plantas medicinais: Oficina de plantio caseiro, sem veneno e com arte

16h30 - Nutrindo o solo para que nos dê bons frutos: Oficina de compostagem doméstica

18h - Bate-papo: Grupos de Consumo com ComerAtivaMente

Dia 15/10 - Terça-feira

Local: sala de debates

13h30 - O solo (palestras de 20 minutos)

- Secretaria de Serviços da prefeitura com projeto Ciclo Vida

- Morada da Floresta com projeto das composteiras domésticas

- Resíduos Sólidos Orgânicos, seus impactos ambientais e possíveis soluções- Samuel do Instituto Vitae Civilis

- O solo Biodinâmico com Joyce do IBD

- Experiência de compostagem e cultivo no shopping Eldorado

15h10 - Debate

16h - Intervalo

16h30 - O cultivo (palestras de 20 minutos)

- Coperapas e o plantio nas áreas de preservação do município com Geraldino ( presidente ) - Plantando e gerando renda na zona leste - Seu Genival do projeto Cidade sem Fome - Mokiti Okada e seu sistema de cultivo - MST e assentamentos agroecológicos - Hortelões Urbanos, escolas estufa e hortas na praças com Claudia Visoni

18h10 - Debate

19h - Cinema: Exibição do documentário Ciclovida: Lifecycle

Dia 16/10 - Quarta-feira - Dia Mundial da Alimentação e Segurança Alimentar

Local: sala de debates

9h - Ato na Câmara Municipal pela Segurança Alimentar

13h30 - O Alimento (palestras 20 minutos)

- Comusan - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

- Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

- Revolução da Colher - Ativismo pela paz no prato

- Slowfood - Saberes e sabores de nossa cultura

- HSI - Criação de Animais e Ética

- Novo guia alimentar

- FSP-USP - Agroecologia e promoção da saúde

- Dr Alberto Gonzales, o Ciclobiogênico e a saúde alimentar e planetária

16h30 - Roda de conversa

17h30 - Debate e carta final do encontro

19h - Coquetel de encerramento



Feira de orgânicas e transição agroecológica em Sorocaba, especial dia das crianças

10 de Outubro de 2013, 10:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

<p>Fonte: Bruno Franques &lt;<a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a>></p> <p>Sábado, dia 12 de outubro, das 9h às 13h, no Parque Natural Chico Mendes</p> <p>Av. Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP</p> <p>+ Hortaliças, Legumes, Frutas e grãos in natura;</p> <p>+ Alimentos frescos e saudáveis direto da roça para sua mesa;</p> <p>+ Produtos livres de agrotóxicos;</p> <p>+ Agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e comunidades tradicionais;</p> <p>+ Economia Solidária;</p> <p>+ Pratique o consumo responsável: O que você alimenta quando se alimenta?;</p> <p>+ Traga sua sacola!</p> <p>Realização do GaRfOS, Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba e SEMA, Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba</p> <p><a href="http://www.garfos.org.br">www.garfos.org.br</a></p> <p>ATIVIDADES ESPECIAIS NO DIA DAS CRIANÇAS</p> <p>10h as 11h - APRESENTAÇÃO SEMEANDO ENCANTO, MÚSICAS SOCIO-AMBIENTAIS - https://www.facebook.com/semeandoencanto</p> <p>A companhia Semeando Encanto tem como finalidade educar, ressaltando os cuidados com o meio ambiente e com o próximo através da arte-educação ambiental, musical, teatral, e visual. Foi criado em meados de 2008, na cidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil, inicialmente com o nome de companhia Borboleta Violeta. Atualmente compõe-se por arte-educadores, atores, músicos, educadores ambientais, artistas visuais, designers, luthier de instrumentos musicais e outros multiplicadores que se expressam através de atividades lúdicas e interativas. Desenvolvemos atividades artísticas, visando à sustentabilidade, tais como: peças teatrais, músicas de composições próprias, produtos e oficinas feitos com materiais pós- consumo, exposições artísticas, workshops, vivências, jogos e brincadeiras, etc. Focando sempre a importância da utilização dos 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e outras atitudes referentes às situações adversas ao meio ambiente. Iniciando assim a formação de agentes multiplicadores da educação ambiental, entre todas as idades, buscando que sirvam de aliados para conservação e preservação da natureza.</p> <p>10h as 12h - FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS LIVRE SONHAR!!! https://www.facebook.com/events/667614306590800/</p> <p>Trocar é muito mais divertido que comprar!</p> <p>Vamos festejar o Dia das Crianças 2013 de uma maneira diferente, educando para um mundo melhor ao invés de estimular o consumo?</p> <p>Além de ser uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.</p> <p>É fácil: a criança leva aqueles brinquedos que já não tem tanta graça pra ela mas que pode ser uma novidade e tanto para outras crianças.</p> <p>Troca solidária: traga mais brinquedos do que levará em troca! Mais vale um brinquedo em ação do que dois empoeirados!</p> <p>Os organizadores receberão os brinquedos doados e organizarão a exposição. Cada criança receberá um "vale brinquedo" para trocar pelo brinquedo que quiser! Mesmo as crianças que não doarem brinquedos também ganharão!</p> <p>Os brinquedos restantes serão doados para crianças do assentamento da Fazenda Ipanema.</p> <p>Integramos a campanha nacional do Instituto Alana, que propõe às famílias que reflitam sobre a relação do Dia das Crianças com o consumo exacerbado.</p> <p>Brincadeira boa não precisa de brinquedo novo, Brinquedo parado não diverte e Dividir pode ser Multiplicar: porque os brinquedos devem voltar ao circuito de trocas.</p> <p>Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar <a href="http://www.livresonhar.org.br">www.livresonhar.org.br</a></p> <p>3. FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS LIVRE SONHAR EM ARAÇOIABA</p> <p>Domingo, dia 13 de outubro de 2013, no Horto Florestal</p> <p>Estrada Irmã Theoberta, 1017, Araçoiaba da Serra, São Paulo</p> <p>https://www.facebook.com/events/248314195320328</p> <p>das 13h30 às 15h - Feira de Trocas de Brinquedos</p> <p>das 15h30 às 17h - Roda de conversa "Educação para um Mundo Melhor" com o coletivo Jardim do Livre Sonhar</p> <p>O Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar é formado por um grupo de mães, pais, educadores, educadoras, cidadãos e cidadãs que cansados da perversidade do sistema de ensino vigente em nossa sociedade resolveram criar um espaço especial, envolvente e colaborativo, para a materialização de um projeto que contemple seus ideais de vida, sonhos e visões de mundo.</p> <p>Visamos a construção de uma alternativa prática e real para a educação livre de nossa comunidade. Nossa equipe multidisciplinar articula colaborativamente nossos sonhos e diferentes perspectivas com relação à pedagogia infantil, alternativa, comunitária e libertária, para traçarmos um projeto transformador, colaborativo e democrático.</p>



Seminário de Finanças Solidária, em Serra - ES

4 de Outubro de 2013, 5:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Kadio Aristide ([email protected])

Image

Sancionada lei em Cariacica/ES de economia solidária

3 de Outubro de 2013, 7:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Kadio Aristide

O Prefeito Juninho sancionou e publicou a Lei 5.079/2013, que institui a Politica Cariaciquense de Desenvolvimento e Fomento à Economia Solidária.

A Lei foi publicada na edição do Jornal A Gazeta (02/10).

O movimento de economia solidária de Cariacica acaba de conquistar um importante patrimônio para sua história. Parabéns a todos trabalhadores e todas trabalhadoras que de forma direta ou indireta dedicam parte de sua vida ao trabalho associado e a cultura do bem viver!

Economia Solidária: uma nova economia acontece!



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste