Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Comissão de Participação Popular da Assembleia de MG faz homenagem ao dia nacional da ecosol

22 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por [email protected]

Por solicitação do deputado André Quintão, a CPP, aprovou manifestação de aplauso ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária e ao Fórum Mineiro pela passagem do Dia Nacional da Economia Solidária, comemorado em 15 de Dezembro.

Que o dia 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária, data do nascimento de Chico Mendes, escolhida em homenagem ao ativista ambiental, símbolo da luta pelo desenvolvimento sustentável, seja marcado pelo reconhecimento da grande contribuição que a economia popular solidária representa para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Parabéns ao Movimento pela caminhada de lutas e vitórias!



Aprovado agenda 2012 das Feiras de Saúde Mental em SP

14 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Rede de Saúde Mental e Ecosol

Nossa Rede realizou no dia 10 de dezembro a Feira de Natal Diferente na Paulista, com participação de mais de 50 empreendimentos econômicos solidários, de diversos municipios do Estado de São Paulo e com diversas apresentações culturais.

Tivemos a visita do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que elogiou muito a qualidade dos produtos e a organização e disposição das barracas.

A Rede de Saúde Mental e ECOSOL já na segunda-feira (12 de dezembro) protocolou um Oficio solicitando a realização de 03 Feiras em 2012, no Parque Mário Covas, Av. Paulista.



Fórum Metropolitano de BH será reestruturado no Dia Nacional da Economia Solidária

13 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Belmiro Alves de Freitas

O ativista ambiental Chico Mendes nasceu no dia 15 de dezembro de 1944. A data, que remete ao sí­mbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária. Espalhadosem todas as regiões brasileiras, milhares de produtores - nos mais variados ramos - se fortalecem organizados nesse modelo econômico. Dados do Atlas da Economia Solidária, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, indicam que existem no Brasil mais de 20 mil empreendimentos.

No Estado de Minas já comemoramos com o Seminário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, realizado em Belo Horizonte, com a participação de nove Fóruns Regionais de Economia Solidária e que será replicado nas mesmas nos próximos meses.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte realizaremos no dia 15/12 a Plenária de Reestruturação do Fórum Metropolitano de Economia Solidária, que conta hoje com cinco Fóruns Municipais (Betim, Belo Horizonte, Contagem, Esmeraldas e Ribeirão das Neves) e se organiza em outros cinco Municípios.



Fórum de Economia Solidária do Espírito Santo promove café com o Governador do estado

13 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Valdemir Anchesqui

Depois de anos de luta em busca de políticas públicas para a economia solidária no Governo do Estado do Espírito Santo - mesmo depois da lei aprovada e sancionada (lei 8257/06), ainda não regulamentada, mas em funcionamento o Conselho Estadual de Economia Solidária e uma pequena estrutura na secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, é preciso avançar no diálgo com o poder público.

Com o novo governo de Renato Casagrande - PSB e o Vice Givaldo Vieira - PT, entregamos uma longa pauta de reivindicação do Fórum Estadual de Economia Popular Solidaria - FEPS e que ao longo do ano de 2011 foram sendo discutido em um GT governo e FEPS e algumas ações já entraram em funcionamento como a política de Bancos Comunitários e agora toda a estrutura de política para economia solidaria é transferida para a Secretaria de Desenvolvimento Economia, mas precisamente para uma autarquia pública dentro da secretaria (ADERES - Agencia de Desenvolvimento Regional) que cuidara das micros e pequenas empresas, cooperativismo e economia solidária, tendo como presidente Pedro Gilson Rigo - PT fundador do movimento das micros e pequenas empresas e entusiasta da economia solidaria.

Para celebrar esta vitória e o nascimento das políticas publicas e o desenvolvimentos das que estão germinadas, faremos junto um café da manhã dos empreendimentos econômicos solidários com o Governador Casagrande, o vive Givaldo e autoridades, onde reafirmaremos nossos pedidos e ouviremos respostas concretas do governo



Fundos Solidários se espalham por Fóruns de Economia Solidária

8 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Maria Augusta

Após fazer mais uma das Oficina do CFES em Setembro último, em Finanças Solidárias, com a Cáritas, voltei apaixonada e entusiasmada pelo que é feito Brasil afora, pelos empreendimentos autogestionários, através dos Fundos Solidários de sementes, animais e recursos financeiros. O de animais me chamou muito a atenção, pois um empreendimento solicitou um matriz caprina e um bode. Após a gestação, foi devolvida aos Fundos Solidários, uma matriz e um bode, para que outra família pudesse fazer sua criação. Um espetáculo de ação comunitária!

Várias outras experiências exitosas, como a do coletivo de nosso companheiro Farnésio (integrante do CFES), do norte da Bahia, foram mostradas: pouco e variados recursos, mais muitíssimos impulsionadoras de novos produtos. Tudo através do coletivo Fundos Solidários. Sem juros, sem taxas extras, mas com muita solidariedade, resolvendo todas as dificuldades que eventualmente surgem.

Cheia de entusiamo, assim que cheguei ao Rio de Janeiro, socializei a ideia dos Fundos Solidários em nosso Fórum territorial da Baixada de Jacarepaguá, e então demos o nome correto a experiência que já começáramos a praticar a três meses anteriores: Fundos Solidários. Normatizamos a experiência após a oficina que foi realizada e estamos logrando êxito. Os companheiros dos EES administram o nosso Fundo, que apesar da contribuição mínima que eles mesmos, fixaram o valor em - R$ 2,00 -, já faz uma diferença significativa neste nosso Fórum.

Replicamos a ideia no Município de Nilópolis e lá, como o coletivo fixo tem cerca de sessenta pessoas, após a Oficina, orientamos que o valor poderia ser menor, pelo menos até um tempo onde se empoderem da prática financeira de entrada e saída dos ' recursos. Conclusão: sucesso absoluto! Os EES gerem maravilhosamente bem toda esta dinâmica de sustentabilidade! Cresce a confiança mútua, o empoderamento de saber fazer, do exercício da autonomia.

Agora pretendemos criar os Fundos Solidários dos Fóruns dos municípios do Rio de Janeiro e de São João de Meriti.

Conto estas experiências vividas e divido com vocês, para que se aprofundem nesta metodologia de desenvolvimento local, através do empoderamento dos empreendimentos coletivos, baseados na transparência e principalmente, na confiança mútua, que colabora muito para impulsionar, animar e promover a nossa Economia Solidária.

Já está dando certo !



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste