Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Cooperativa habitacional do Uruguai é tema de mostra em SP

25 de Maio de 2015, 13:00, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Sudeste) - 0sem comentários ainda

Publico por Arcoweb (www.arcoweb.com.br)

Image

A partir de 3 de junho, o público poderá conferir no Museu da Casa Brasileira uma exposição que destaca meio século de experiências do movimento cooperativo uruguaio para habitação popular

O movimento cooperativista uruguaio será apresentado por meio de fotografias, planos e maquetes de 20 obras produzidas em Montevidéu durante 50 anos - contemplando diversas modalidades de gestão e projeto e implantações urbanas.

O modelo que possibilitou aos trabalhadores da capital uruguaia o acesso à habitação de qualidade foi criado, no início dos anos 60, a partir da iniciativa de um pequeno grupo de profissionais.

A mostra, que conta com o apoio do Consulado do Uruguai em São Paulo, é resultado de um trabalho de documentação e pesquisa desenvolvido entre Brasil e Uruguai, por meio da Escola da Cidade e da Faculdade de Arquitetura de Montevidéu.

A curadoria é dos arquitetos Alina del Castillo e Raúl Vallés, da Unidade Permanente de Habitação (Montevidéu), Luis Octavio de Faria e Silva e Ruben Otero, do curso de pós-graduação Habitação e Cidade (São Paulo).

No dia da abertura, 3 de junho, às 19h, haverá uma mesa-redonda sobre habitação no Brasil e no Uruguai com a participação de arquitetos dos dois países: Mariano Arana e Raúl Vallés (Universidad de la República Uruguay - Facultad de Arquitectura), Elisabete França (FAAP e núcleo USPcidades) e Ciro Pirondi (Escola da Cidade).

m seguida, às 19h30, será lançado um catálogo com imagens e fichas técnicas dos projetos retratados na exposição junto a textos dos arquitetos uruguaios Alina del Castillo, Benjamim Nahoum, Miguel Cecilio, Raul Vallés e Ruben Otero.

O que: Cooperativas habitacionais no Uruguai - meio século de experiências

Local: Museu da Casa Brasileira

Data: Terça a domingo Horário: 10h às 18h

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) / Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos / Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas



Diversidade marca festa-show do Jornalistas Livres em São Paulo

25 de Maio de 2015, 12:54, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Sudeste) - 0sem comentários ainda

Por Tiago Pereira, da RBA (http://www.redebrasilatual.com.br/)

Image

São Paulo - Artistas, jornalistas, movimentos sociais, ativistas dos direitos humanos e a juventude "das quebradas" paulistanas se reuniram ontem (25), na Praça das Artes, no centro da capital, para a festa-show de lançamento oficial do coletivo Jornalistas Livres.

A plateia pôde conferir apresentações de samba, rap, hip-hop, tambores africanos e o ritmo caribenho de um grupo composto por imigrantes haitianos. Flora Matos fechou a noite que foi marcada pela diversidade de gêneros, estilos, crenças, raças, cores, tanto no palco como na plateia.

"É festa dos direitos humanos, é a festa da diversidade, dos movimentos sociais. É a festa de todo mundo que luta por um país justo, mais humano e mais solidário", disse Laura Capriglione, que integra o coletivo Jornalistas Livres, na abertura do evento.

"A ideia é que a gente construa um canal para que todos os movimentos sociais, todas as pessoas que querem falar, que querem se expressar, e que não encontram expressão possível dentro da mídia tradicional, possam usar esse grande canal que está se abrindo hoje por meio dos Jornalistas Livres", ressaltou Laura.

As bandeiras dos movimentos sociais marcaram presença. Uma barraca do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazia a venda de produtos agroecológicos oriundos da reforma agrária. No palco, movimentos de luta por moradia faziam a defesa da reforma urbana "na prática", como destacou Guilherme Boulos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

"O que os Jornalistas Livres estão fazendo, não só nesse evento de hoje, mas ao fazer a cobertura dos movimentos sociais, mostrando o que a grande mídia não mostra, é fazer, na prática, a democratização dos meios de comunicação. Nós, quando fazemos ocupação, estamos fazendo a reforma urbana, na prática, e os Jornalistas Livres estão democratizando a mídia, na prática, com as suas ações", destacou Boulos em um dos breves discursos engajados que entremearam as apresentações musicais.

Mídia livre e oposição à redução da maioridade penal, temas em destaque Outro tema presente foi a redução da maioridade penal. Na área aberta da Praça das Artes, uma enorme bandeira feita de retalhos dava o recado: "Redução é roubada". O tema também foi objeto da fala do deputado federal Orlando Silva (PCdoB), que afirmou que os parlamentares que são a favor da redução o fazem sem embasamento, com o único argumento de que "essa seria a vontade da maioria".

Também estiveram presentes o ex-senador e atual secretário de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, o blogueiro e ativista Altamiro Borges, o economista Paul Singer, a cartunista Laerte Coutinho e diversos representantes da sociedade civil organizada.



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste