Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Transmissão pela net do Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária

26 de Outubro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Alan Tygel

Começou ontem o Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária que acontece na cidade do Rio de Janeiro e reúne pessoas de todo o Brasil. O Festival tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a universidade, os movimentos sociais e os empreendimentos de Economia Social e Solidária. O Festival é estruturado em quatro núcleos: Trocas de Conhecimento; Trocas Culturais; Feira de Economia Solidária e Mostra de Tecnologias Sociais.

O evento está sendo transmitido pela net através do link www.livestream.com/tvforadoeixo Todas as informaçoes sobre o evento no site www.soltec.ufrj.br/4festival/



Inscrições abertas para o VII Encontro Internacional de Economia Solidária do NESOL-USP

26 de Outubro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.cirandas.net/nesol-usp

Image

Encontram-se abertas as inscrições para o VII Encontro Internacional de Economia Solidária do NESOL-USP. evento ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011 com espaço para a exposição e debate de trabalhos em Economia Solidária, nos dias 25 e 26. O evento terá como tema "Finanças Solidárias e Desenvolvimento Territorial".

A lista dos trabalhos aprovados, assim como todas as informações sobre o evento, está disponível no site no NESOL no Cirandas.Net www.cirandas.net/nesol-usp

Inscrições www.cirandas.net/nesol-usp/noticias/inscricoes-abertas-para-o-vii-encontro-internacional-de-economia-solidaria-do-nesol-usp



ENFF recebe curso latino-americano e formação política do movimento de economia solidária

25 de Outubro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Alan Tygel

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) recebeu entre os dias 17 e 21 o segundo módulo da Oficina Nacional de Formação Política e Economia Solidária. Ao mesmo tempo, está ocorrendo até o mês de novembro a quinta edição do curso de teoria política Latino-Americano. Juntos na escola, estiveram os 120 militantes vindos de 20 países e mais 50 militantes da Economia Solidária vindos de todos os estados do Brasil.

Image
Mística da manhã na ENFF

O objetivo da Oficina de Formação Política e Economia Solidária é aprofundar a leitura política e apropriação das deliberações e acúmulos do movimento de economia solidária, consolidando o projeto político do movimento de economia solidária, e para isso, considerou-se fundamental que fosse realizado na ENFF. Os participantes da oficina são educadoras e educadores de todo o Brasil, que saem da escola com a tarefa de pautar a formação política nos fóruns locais de economia solidária, através do Centro de Formação em Economia Solidária.

O Boletim do MST entrevistou participantes dos dois cursos. Sandra Lopes, do equador, veio para o curso Latino-Americano, mas passou um dia na oficina de economia solidária, dado que seu país é uma referência em legislação sobre economia solidária: "O objetivo do curso é que nós da esquerda latino-americana possamos nos fortalecer não só na prática, mas também na teoria."

Para Tico, militante do MST na ENFF, falou que a importância da articulação com o movimento de economia solidária se dá na possibilidade de trazer para esse movimento elementos da luta política que o MST trava: "A economia solidária cada vez mais se aproxima para avançar na formação política necessária para fazer da utopia realidade. Com esse processo de crise que se amplia, se faz necessária essa articulação entre os diversos movimentos."

Tiana Almire, da coordenação executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, explica a importância da formação política para o movimento de economia solidária: "Nosso movimento tem o propósito de transformar a sociedade, virar a página do capitalismo. Faltava o espaço da formação, de reflexão maior. Aqui podemos trocar experiências com o MST, que vem fazendo a formação do seus quadros há anos, e nos aproximar, afinal de contas estamos do mesmo lado e temos o mesmo objetivo. Não podemos ficar isolados nas nossas caixinhas.

Rosana Kirsch, coordenadora do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), explica como se deu a decisão de realizar a formação política na ENFF: "No começo do ano, o conselho gestor do CFES definiu que uma das atividades seria voltada para a formação política, e que essa atividade seria feita em parceria com o MST, reconhecendo o acúmulo deste movimento na formação política, de quadros e em educação."

Segundo Neno, da Rede de Educação Cidadã - RECID, o movimento de economia solidária está passando por transformações. "A economia solidária começa a ter compreensão de que é um movimento da classe trabalhadora. A proposta da solidariedade, a proposta da cooperação, a proposta da autogestão já são em sua essência propostas socialistas."

Joana Louback, da Cooperativa Aprender Produzir Juntos (APJ), finaliza sintetizando a importância da união entre os movimentos: "Todos aqueles que estão construindo um outro mundo possível tem que se juntar. O valor fundamental de estarmos aqui se dá em fortalecer aos que acreditam no mesmo projeto de sociedade."

Veja mais sobre o Economia Solidária e o curso de formação política aqui: http://www.fbes.org.br/



Sementes da biodiversidade fortalecendo a agricultura familiar no Rio de Janeiro

25 de Outubro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Flaviane de C. Canavesi [email protected])

Nos dias 29 e 30 de novembro, por volta de 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão em Nova Iguaçu (RJ) para debater sobre o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado durante a Festa Estadual de Sementes.

Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais. Durante os dias de encontro, serão realizadas oficinas temáticas onde agricultores e agricultoras poderão debater sobre resgate, seleção, guarda de sementes; preparo de alimentos revalorizando os sistemas locais de produção; uso e conservação das plantas medicinais, além de poderem debater sobre os malefícios do uso de agrotóxicos para agricultura, para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Image

Em paralelo as oficinas será realizada uma feira de Saberes e Sabores onde os agricultores, agricultoras e o público em geral poderão conhecer as variedades de sementes de cada região do estado, trocar as sementes e os conhecimentos sobre cada espécie, além de trocar e vender os produtos da agricultura familiar como doces, bolos, mel, verduras e legumes.

No dia 30 de novembro, os participantes da Festa Estadual de Sementes se juntarão à Feira da Roça, expondo seus produtos. Haverá um ato público na Praça Rui Barbosa, onde acontece semanalmente a feira. Na parte da tarde, representantes das articulações regionais e de instituições que apoiam a agricultura familiar se reunirão para construírem juntos uma proposta para o Projeto Estadual de Sementes.

A Festa Estadual de Sementes conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu, Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Emater-Rio e da Ceasa e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Programação

Dia 29 de novembro (terça feira)

* 8h. Plenária

* Mística de abertura e apresentação dos participantes

* Mesa: "a importância das sementes tradicionais e da biodiversidade para o fortalecimento da agricultura familiar ecológica"

* Debate

* 12:30h. Almoço

* 14h - Feira e mostra solidárias da biodiversidade

* 15h -Oficinas paralelas

1. Sessão de Vídeos Agrotóxicos para quem?

2. Remédios caseiros

3. Manejo de sementes

4. Culinária tradicional

5. Alimento vivo - Irma

6. Artesanato produzidos com a biodiversidade

* 18h Jantar

* 19h às 22 h. Programação Cultural

Dia 30 de novembro (quarta feira)

* Feira da Roça - Praça Rui Barbosa

* 12h - Almoço

* 14:30h Reunião de trabalho para construção do projeto estadual de sementes - salão da Catedral

* Sementes - salão da cpolitana, Sul, Vale do Paraiba, Serramar

Para maiores informações:

* Márcio - (21) 8134-0540

* Luiz - (21) 9147-8872

* [email protected]



Cartografia da Economia Solidária no estado do Rio de Janeiro: uma outra economia é possível?

24 de Outubro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Leonardo Egito

O presente trabalho apresenta como orientação geral um estudo investigativo sobre as condições de existência da crença e da demanda, tão intensamente difundidas no presente momento, de que os empreendimentos de economia solidária ligados ao Fórum de Cooperativismo Popular do Estado do Rio de Janeiro (FCP-RJ), movimento social de representação estadual da economia solidária, necessitam de um determinado conjunto de serviços chamado assessoria técnica, oferecido por entidades de apoio e fomento à Economia Solidária.

Embora os EES necessitem eventualmente de alguma assessoria, a inflação das ideias, dos discursos e das mobilizações em torno da assessoria técnica aos EES, bem como o caráter datado de tal fenômeno, suscita algumas questões norteadoras para este estudo: quais discursos, práticas e contingências que, em sua sinergia, produziram o fenômeno de inflação da demanda de assessoria técnica aos EES?

Acesse o estudo completo em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=1507



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste