Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Rio de Janeiro realiza dia 10 de abril formação Cirandas para empreendimentos

31 de Março de 2014, 13:49, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://cirandas.net/fbes/

No próximo dia 10 de abril (quinta-feira) ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro uma oficina aberta aos empreendimentos de economia solidária sobre o Cirandas.net. A atividade ocorre no Cefet - Maracanã - Av. Maracanã, 229 - Maracanã, das 13:30 às 17:30.

Durante a oficina os participantes poderão conhecer mais sobre o Cirandas e aprender as ferramentars básicas das páginas dos empreendimentos de economia solidária. Para participar é solicitada inscrição prévia por email para [email protected], com nome do participantes e do empreendimento solidário.

A atividade é uma parceria do FBES com a Cooperativa Eita, voluntários da Petrobrás, Cefet, Unisinos e Senaes.



Eleita Nova Coordenação do Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes-RJ

29 de Março de 2014, 2:17, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://itepuenf.blogspot.com.br/2014/03/nova-coordenacao-forum-de-economia.html

Image

Numa plenária lotada e representativa de todos os segmentos da economia solidária (agricultura familiar, assentados, quilombolas, pescadores artesanais, catadores de materiais recicláveis, alimentação/gastronomia, artesanato, cooperativas populares, assessoria técnica e gestores públicos) foi discutida uma ampla pauta de trabalho que envolveu, além da eleição da nova coordenação, os rumos do movimento e os avanços da política pública do município na nova Lei Orgânica e nos resultados da I Conferência Regional de Economia Solidária das regiões Norte e Noroeste ocorrido nos dias 18 e 19 de março.

Foi criada uma Comissão de Interlocução com o Poder Legislativo Municipal de Campos para acompanhar os avanços da política pública de economia solidária na Lei Orgânica do Município (LOM), onde tem para a próxima semana o agendamento de uma audiência com o Presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista.

Também foi aprovada uma carta de reconhecimento do papel da Prefeitura de Campos, nas pessoas da Prefeita Rosinha Garotinho e do Secretário de Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, na organização e coordenação da I Conferência Regional de Economia Solidária.

O Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Edson Batista, bem como as vereadoras Auxiliadora Freitas e Linda Mara também foram lembrados pelo comprometimento da criação de uma Frente Parlamentar Regional, compromisso assumido durante a abertura oficial da Conferência Regional de Economia Solidária no Trianon. A Frente Parlamentar Regional irá conduzir as discussões na Região Norte Fluminense.

Esta reunião plenária contou com o apoio da Secretaria de Governo de Campos com apoio de sala e equipamentos.

Coordenação do FESC/RJ: Cooperativas Populares - Roberto Rosa Olivella e Neide Conceição; Agricultura Familiar- Uédson José Batista Pessanha e Levi Barbosa do Nascimento; Assentamento-Vilma Mota Pereira e Deilton Terra Ribeiro; Assessoria Técnica - Nilza Franco Portela e Sandro Abreu Cesário - Gestor Público - Rita Souto e Irecy Damasceno; Artesanato- Enilza Ribeiro Gomes e Sueli da Silva - Catadores de material reciclado - Monica Leite Gomes e Deise Nogueira dos Santos; Alimentação - Simone Gonçalves; Pesca - Elenilson do espírito Santo (Ninil) e Jorge Carvalho Cruz; Quilombolas - Maria de Lourdes Cruz do Nascimento Magno.



Município de Guarujá (SP) participa da Conferência Regional de Economia Solidária

29 de Março de 2014, 2:05, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://portal.guaruja.sp.gov.br

Nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29, a partir das 8 horas, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário participarão da Conferência Regional de Economia Solidária do Grande ABC e Baixada Santista. O objetivo é promover interação entre os municípios e fomentar o setor, focando em prioridades como suporte, sustentabilidade e empreendimentos. O evento acontece no Campus de Santos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que fica na Rua Silva Jardim, 136, na Vila Mathias.

Empreendedores também estão convidados a participar da conferência e assistir à palestra sobre objetivos da economia solidária, com pauta nas dificuldades e perspectivas construídas com base na Lei de Economia Solidária. Segundo o diretor de Desenvolvimento da Economia Solidária, Pesca e Aquicultura da Prefeitura de Guarujá, atualmente a economia solidária é considerada uma forma inovadora de gerar trabalho e renda com resposta a favor da inclusão social.

"O evento é fundamental para os grupos conhecerem experiências positivas que possam adotar. Cada prefeitura implanta ações diferenciadas para fomentar o setor ou diminuir problemas dos grupos", disse o diretor, ressaltando a importância da conferência para a região.

Para participar do evento, é preciso realizar um cadastro, com dados básicos de pessoa física ou jurídica. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou fazer o processo no local.



Conferência municipal do Rio ocorre nesta semana

25 de Março de 2014, 4:29, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Prefeitura do RJ

Acontece nesta quinta (27) e sexta (28), a III Conferência Municipal de Economia Solidária, na cidade do Rio de Janeiro, que tem uma parceria da Prefeitura do Rio, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES, com o Fórum Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro. O evento reúne diferentes setores e segmentos organizados para construir a política pública municipal.

Cabe ao poder público propor e viabilizar as políticas para geração de trabalho e renda na cidade, promovendo o desenvolvimento local, através de ações pautadas no trabalho associativo, autogestão e redes produtivas. O Fórum é um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores dos movimentos sociais pela construção da economia solidária como base do desenvolvimento sócio econômico justo e solidário.

A Conferência Municipal é uma das etapas que antecedem a III Conferência Nacional de Economia Solidária - CONAES, um encontro convocado pelo Conselho Nacional de Economia Solidária para legitimar o processo de institucionalização da participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão da política pública de economia solidária em âmbito nacional.

No município do Rio de Janeiro, os participantes discutirão e elaborarão propostas de políticas relacionadas ao tema da Economia Solidária, posteriormente enviadas à etapa estadual. Além disso, elegerão os delegados, aqueles que representatividade na próxima etapa. Nas conferências estaduais, serão eleitas as propostas que serão enviadas à etapa nacional.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura do Rio: http://www.rio.rj.gov.br/web/sedes/exibeconteudo?id=4633551

E enviadas para o email: [email protected]

Serviço:

Data: 27 e 28 de março de 2014, de 9h às 18h

Local: Rua Marquês de Abrantes, no.99, Flamengo - Auditório/FECOMÉRCIO.

Número de participantes: 200

Público-alvo: Órgãos da PCRJ, parceiros e públicos beneficiários dos programas e projetos da SEDES, movimentos sociais, instituições da sociedade civil organizada, parlamentares.

Programação:

Dia: 27 de Março de 2014

8h30 - Credenciamento e Café de Boas Vindas

9h30 - Solenidade de Abertura

10h - Construção do Conselho Municipal de Economia Solidária

11h - Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência

13h - Intervalo para almoço

14h - Apresentação das diretrizes da 3a. Conaes

14h30 - Análise de conjuntura do Município do Rio de Janeiro.

15h30 - Intervalo para café da tarde.

15h50 às 18h - Construção dos Eixos I e II - Diagnóstico e Propostas Estratégicas por grupo temático:

• Grupo 1: Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis;

• Grupo 2: Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias;

• Grupo 3: Acesso a Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento;

• Grupo 4: Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas.

Dia: 28 de Março de 2014

8h30 - Café de Boas Vindas

9h - Construção do Eixo III - Construção das propostas de ação por grupo temático:

• Grupo 1: Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis;

• Grupo 2: Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias;

• Grupo 3: Acesso a Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento;

• Grupo 4: Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas.

11h - Apresentação dos grupos temáticos na plenária e sistematização das proposições dos grupos de trabalho.

13h - Intervalo para almoço

14h - Deliberação e aprovação de 10 (dez) propostas prioritárias para enviar como contribuição para a III Conferência Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro.

15h30 - Eleição de delegados, titulares e suplentes, para a III Conferência Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro.

17h - Café da Tarde

17h30 às 18h - Encerramento da III Conferência Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro e Regional Metropolitana-1.



Vaga de jornalista na Fase

20 de Março de 2014, 14:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Livia Duarte

A FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que atua em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Foi fundada em 1961 e sua missão é contribuir para a construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento sustentável.

Desde as origens está comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. Promove a articulação e fortalecimento de grupos sociais e populações como sujeitos políticos; a exemplo mulheres, jovens, quilombolas, ribeirinhos e agricultores. Agimos por meio de redes locais, regionais e estaduais e investimos na proposição e monitoramento de políticas públicas e na exigibilidade de direitos.

Saiba mais: www.fase.org.br

I - CRITÉRIOS PARA DEFINIR PERFIL DO PROFISSIONAL

Profissional graduado em jornalismo, com experiência na área; Sintonia política com a FASE, sua missão, ideários, estratégias e plano de trabalho; Domínio de edição de meios de comunicação eletrônicos e mídias sociais; Boa capacidade de redação e revisão de textos informativos e editoriais; Desejável experiência com coordenação/produção editorial; Desejável experiência com assessoria de imprensa; Desejável capacidade de proposição de projetos e realização de captação de recursos; Disponibilidade para (i) quando não estiver fisicamente na sede da FASE, estar acessível para contatos via celular, email e outros; disponibilidade para (ii) viajar em função de atividades de interesse da FASE; Desejável domínio de língua estrangeira (inglês e espanhol) leitura e escrita, compatível com as demandas da instituição.

II - PRINCIPAIS ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL

2.1. Participar das decisões a respeito dos temas das três edições anuais da REVISTA PROPOSTA e da coordenação editorial (desde a organização dos textos até eventual produção de material, revisão e copydesk, seleção de imagens, distribuição, gerenciamento dos assinantes e do estoque, etc);

2.2. Auxiliar nos processos de edição e coordenação editorial de PUBLICAÇÕES E IMPRESSOS tais como livros, jornais, folders, banners, etc, organizados por outros setores da FASE, quando solicitado. Colaborar/ organizar divulgação e distribuição destes materiais;

2.3. Garantir a boa gestão, crescente visibilidade e permanente atualização do site, boletim Informativo e outros instrumentos de comunicação por meio digital da FASE (facebook, twitter, outros).

III - Outras responsabilidades:

Organizar o acervo da FASE (e sua disponibilização no site) Participar de eventos da FASE, na sede ou fora dela; Atender, quando necessário, ao público externo interessado nos meios de comunicação da FASE; Realizar na sede da FASE ou fora dela, entrevistas, contatos telefônicos e/ou via email para realização de matérias e reportagens; Produzir relatórios à direção da FASE e Unidade de Planejamento sobre suas atividades; Monitorar e organizar o espaço físico de publicações da FASE; Participar das reuniões e espaços de discussão e articulação política sempre que convidado; Propor outras atividades e planos de trabalho sempre que julgar necessário; Outras atividades que surjam em função dos planos de trabalho.

IV - Relação formal de trabalho com a FASE:

Contrato CLT por tempo indeterminado; Regime de trabalho de 40 horas semanais; Salário bruto de R$ 4.192,60; Plano de saúde da UNIMED.

V - Seleção e contratação

Currículos devem ser enviados ao e-mail [email protected] com o título VAGA JORNALISTA até o dia 30 DE MARÇO de 2014;

Os selecionados serão contactados por telefone ou e-mail para marcação de entrevista na sede da FASE Nacional (Rio de Janeiro);

A contratação deve ser imediat



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste