Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Rede Solidária encerra seminário sobre pesca artesanal

3 de Outubro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Jeane Freitas*

Encerrou-se no dia 28 de setembro o 'Seminário Interredes RJ/MG' promovido pela Rede Solidária de Pesca. O evento, que teve início na segunda-feira (26), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no município mineiro de mesmo nome, propôs o tema "Pescadores, trabalho e educação: avaliar para construir o projeto educacional da Rede Solidária da Pesca na prática".

O evento, destinado a pescadores/as artesanais e de pequena escala, aquicultores familiares, educadores populares, das cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, dentre outros participantes, focou na troca de experiências educativas locais e regionais com a Rede Solidária da Pesca e na construção de iniciativas no âmbito da economia solidária.

Segundo Ana Paula The, professora do departamento de Biologia da Unimontes e uma das organizadoras do evento, o encontro foi produtivo e importante para o trabalho em redes. "Serviu para fortalecer a Rede de entidades de pesca entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e serviu também como base para a construção de políticas nacionais para os pescadores artesanais", afirmou.

A professora informou ainda que os participantes fizeram uma avaliação sobre o Plano Setorial de Qualificação da Economia Solidária (PlanSeQ Ecosol) e do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do governo federal, que promove a formação e a qualificação social e profissional dos trabalhadores/as.

As demandas do Seminário serão encaminhadas ao Governo Federal através de carta de princípios que reivindica a elaboração de políticas públicas para esse setor.

A programação do Seminário Interredes contou com a apresentação de temáticas sobre "Relatos e debates sobre a situação da pesca e dos pescadores nos territórios", apresentação das experiências educativas do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e debates.

Também foi feito o lançamento do livro "Debate sobre o Rio São Francisco" de João Zinclar. Hoje, haverá reunião da coordenação da Rede Solidária da Pesca das cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais e convidados para articulação e construção de um Plano de Trabalho e momento cultural.

Rede solidária

A Rede Solidária da Pesca é composta por diversos setores da pesca artesanal e aquicultura. Seu objetivo é trabalhar coletivamente para contribuir para melhoria das condições desse setor e para o fortalecimento das comunidades. O trabalho é voltado para a discussão e desenvolvimento de temáticas como organização comunitária, gestão de recursos, dentre outras questões.

As matérias da Adital sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

*Jornalista da Adital



Fórum de Cooperativismo Popular do RJ presente na reunião do GT Rio+20

30 de Setembro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Maria Augusta Ferreira Miguel

No dia 01.09 passado, estivemos no Circo Voador, em mais um Encontro para a Rio +20, do GT-RIO. Nesta ocasião alguns representantes do Fórum de Cooperativismo Popular do Rio de Janeiro estiveram presentes.

Image

No GT RIO, participando como representante do Fórum do Município do Rio de Janeiro, como referendado em Plenária, também tenho colocado a importância de estarmos presentes nas discussões do GT RIO, pautando a importância da realização de uma Feira de Economia Solidária, durante a realização da Conferência, como uma prova que uma nova prática de economia é possível em nosso planeta. No Mapa Mental criado, já consta esta Feira e a discussão sobre Comércio Justo.

Reforço junto a tod@s que já estiveram presentes a reunião passada, que solicitem juntos aos seus fóruns municipais a sua presença e das demais Assessorias que compõem o FCP.



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste