Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável

7 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte:www.biobrazilfair.com.br

Entre os dias 21 e 22 julho de 2011 acontecerá o 7o. Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável. O local do evento é o da Bienal do Parque Ibirapuera - São Paulo Auditório Principal - Piso Térreo - Rua 5/R.

Todas as informações no site: www.biobrazilfair.com.br/2011/codigo/forum_agricultura.asp



Feira Virtual de Alimentos Saudáveis acontece em Minas Gerais

7 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Thiago Lopes ([email protected])

A Feira Virtual de Alimentos Saudáveis, é uma forma bem simples de organizar você consumidor e os pequenos produtores destes alimentos.

O produtores, recebem um telefonema em sua casa, de sua horta, pomar, estoque ... e observa o que vai ter disponível para ofertar. Nesta semana na Feira Virtual teremos, salsinha, cebolinha, alface, couve, banana, pães, outros produtos como ovos caipira, frutas da época, sabonetes medicinais, tinturas, arroz, feijão, pães e etc..

Nossos colaboradores, organizam a planilha e ofertam todos os alimentos produzidos de forma responsável com o meio ambiente por um preço justo, oriundos de pequenos produtores, cooperativas , grupo de mulheres, associações entre outros que fazem parte de nossa Rede.

Agora basta Você consumidor organizar-se! Ver as ofertas disponíveis , marcar a quantidade dos produtos e alimentos de interesse e nos enviar de volta, e na terça feira seguinte teremos a alegria de organizar todos esses alimentos e enviar em sua casa, além da a opção de buscar na sede da ONG 4 Cantos do mundo na mármore 258 - Santa Tereza.

Organize-se e participe de nossas Feiras Virtuais! Você é fundamental para nossa Rede funcionar, garantindo para os produtores uma segurança de colher somente aquilo que já está vendido, evitando assim as perdas. E a você consumidor a possibilidade de ter acesso a esses alimentos saudáveis, movimentando uma economia mais solidária.

Associe-se a Rede Terra Viva

Por apenas 10 reais mensais você terá descontos de 10 a 15 % em todos produtos de nossa Rede e ainda vai contribuir com recursos humanos, materiais gráficos, além de contribuir para formação dos núcleos de consumo por região e feiras em outros espaços.

Desde já agradecemos sua participação.

Colaboradores Rede Terra Viva

Contato: Thiago Lopes - [email protected]



VII Encontro Internacional de Economia Solidária

5 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: NESOL/USP

Chamada de trabalhos até o dia 15 de agosto

Convidamos a todos para participar do VII Encontro Internacional de Economia Solidária do NESOL-USP. O evento ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011 com espaço para a exposição e debate de trabalhos em Economia Solidária, nos dias 25 e 26.

A comissão organizadora do VII Encontro já está recebendo artigos para serem submetidos à avaliação de nosso Comitê Científico. Para submissão, o interessado deverá enviar o artigo (veja formatação em regras de submissão e faça download do modelo) para o endereço eletrônico: [email protected] impreterivelmente até o dia 15/08/2011.

O NESOL divulgará a listagem dos artigos aprovados no site ( http://cirandas.net/nesol-usp) até o dia 16/09/2011. Para a publicação dos artigos aprovados nos anais do VII Encontro e apresentação nos Grupos de Trabalho, será necessário realizar depósito bancário no valor de R$ 75,00 [1] na conta a ser indicada pela comissão organizadora até o dia 30/09/2011. A inscrição definitiva do trabalho somente será efetivada com o recebimento do comprovante do depósito efetuado no prazo indicado.

Regras de Submissão

Somente serão avaliados artigos (com no máximo três autores), apresentados dentro do prazo estabelecido, no formato determinado pelo NESOL (veja orientações a seguir), que tenham relevância para a Economia Solidária apresentado em uma das áreas temáticas listadas abaixo.

Cada autor poderá enviar no máximo até três artigos. A taxa de inscrição é referente a cada artigo aceito e dará direito a apenas um kit NESOL. Trabalhos que não cumprirem as orientações estabelecidas (prazo ou formato) serão automaticamente desclassificados. Os artigos completos serão avaliados por um comitê cientifico à luz dos seguintes critérios: relevância, clareza, originalidade, qualidade técnico - cientifica, resultados e contribuição para a área temática.

Áreas temáticas:

A Economia Solidária é uma forma de organização das diversas dimensões da vida social sob uma lógica diversa da forma dominante capitalista. Ela parte de princípios de cooperação, democracia, autogestão, relação responsável com o meio ambiente, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros. Para essa edição do Encontro, definimos as áreas temáticas para os Grupos de Trabalho a partir das seguintes questões:

1- Organização do Trabalho

Essa área temática aborda questões como gestão, relações de poder, saúde do trabalhador, autonomia, relação entre trabalho e tecnologia numa perspectiva de análise das mudanças organizacionais, sociais, econômicas e políticas no ambiente autogestionário. As experiências de incubação de novos empreendimentos, recuperação de empresas em processo falimentar ou falidas e a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento de tecnologias sociais, também são temas pertinentes a esta área temática.

2 - Desenvolvimento Territorial

O desenvolvimento territorial, a partir da perspectiva da Economia Solidária, pressupõe uma atuação no território que privilegie a organização coletiva da comunidade e do trabalho, a organização em redes, a criação de instâncias participativas, a implementação de tecnologias sociais, entre outras estratégias que visam a apropriação e criação de identidade da população em seu território e o desenvolvimento de projetos e ações que estimulam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, a médio e longo prazo. Com esse foco de debate, essa área temática também compreende estudos sobre formação, organização e atuação política dos atores envolvidos neste processo.

3 - Finanças Solidárias

A apresentação das análises sobre o contexto atual econômico e financeiro, apontando para possíveis caminhos que nos levem a outro modelo de desenvolvimento, e o debate sobre as experiências que vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo no campo das finanças, no âmbito da Economia Solidária, é o foco dessa área temática.

4 - Políticas Públicas

Essa área temática busca abrir espaço para o debate acerca do papel que a Economia Solidária cumpre, ou pode cumprir, na organização de padrões de desenvolvimento socialmente mais inclusivos e justos com campo das políticas públicas. Nesse sentido, busca-se análises sobre as formas de atuação do Estado, sua influência no fomento e fortalecimento das experiências de economia solidária, incluindo não apenas políticas públicas voltadas diretamente para o campo, mas também outras políticas que determinam limites ou potenciais para a gestação de uma nova economia e um novo modelo de desenvolvimento.

Os trabalhos devem ser submetidos no seguinte formato:

a) Todos os trabalhos deverão ser entregues utilizando-se do arquivo Modelo NESOL disponível na URL: ( http://cirandas.net/nesol-usp);

b) Editor de texto: Open Office (ODT) ou Word for Windows versão 6.0 ou superior, ou em formato RTF;

c) Formato do papel: A4;

d) Fonte: Arial;

e) Espaçamento entre linhas: 1,5 para corpo de texto e titulo das sessões; simples para os demais elementos;

f) Alinhamento dos parágrafos: justificado;

g) Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;

h) O artigo deverá ter entre 10 a 20 páginas (incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas) e 500 Kb de tamanho de arquivo (após compressão).

Na primeira página do trabalho deverá constar:

1a. linha:Título do trabalho (em negrito, tamanho 14, letras maiúsculas, posição centralizada);

2a. linha: Área temática (em negrito, tamanho 12, posição centralizada);

3a. a 5a. linha: nome(s) do(s) autor(es), instituição, email; (tamanho 10, máximo três autores, posição centralizada);

7a. linha: Resumo (de 100 a 150 palavras, tamanho 12, fonte em itálico, posição justificada);

Na segunda linha abaixo do resumo: Palavras-chave (de 3 até 5 palavras, tamanho 12, fonte em itálico, posição justificada); Na terceira linha abaixo de Palavras-chave: Primeiro Título de sessão

Informações complementares:

a) Títulos das sessões: posicionados à esquerda, em negrito, tamanho 12, numerados com algarismos arábicos;

b) Corpo do texto: tamanho 12;

c) Todas as notas deverão ser exibidas no final do texto.

d) As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023.

e) Sugestão para estrutura do artigo: Introdução, Problema de Pesquisa e Objetivo, Revisão Teórica, Metodologia, Análise dos Resultados, Conclusão, Bibliografia.

f) Os artigos aceitos para o evento terão seus resumos publicados nos anais de resumos e seu texto completo em CD ROM.

Certificado

Será conferido certificado de participação a todos os inscritos. Autores de trabalhos aceitos receberão certificados de autoria, desde que formalizarem suas inscrições no evento e apresentem o trabalho. Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, enviar mensagem para [email protected]

Comissão Organizadora - Equipe Nesol-USP [email protected]

[1]Valor sujeito à alteração mediante a concessão de bolsa



Sexta: coletiva da Cúpula dos Povos rumo à Rio + 20

30 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.ciranda.net/wsf-dakar-2011/article/sexta-coletiva-da-cupula-dos-povos

Image

Organizações do Brasil e do mundo estão no Rio de Janeiro preparando participação na Cúpula dos Povos para a Rio + 20 por Justiça Social e Ambiental. Nesta sexta-feira, às 11, há coletiva de imprensa.

Representantes de organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo anunciarão em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, dia 1° de julho, às 11h, no Instituto Bennett, a realização e os detalhes da Cúpula dos Povos da Rio + 20 por Justiça Social e Ambiental, o encontro da sociedade civil mundial paralelo à conferência das Nações Unidas Rio + 20, no Rio de Janeiro, em 2012. A Cúpula será aos moldes do Fórum Global, da ECO-92.

Cerca de 150 organizações e movimentos sociais de todo o mundo estão no Rio de Janeiro até este sábado participando no Instituto Bennett de um seminário sobre a Rio + 20 e a Cúpula dos Povos, organizado pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio + 20.

Representantes de organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo anunciarão em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, dia 1° de julho, às 11h, no Instituto Bennett, a realização e os detalhes da Cúpula dos Povos da Rio + 20 por Justiça Social e Ambiental, o encontro da sociedade civil mundial paralelo à conferência das Nações Unidas Rio + 20, no Rio de Janeiro, em 2012. A Cúpula será aos moldes do Fórum Global, da ECO-92.

Cerca de 150 organizações e movimentos sociais de todo o mundo estão no Rio de Janeiro até este sábado participando no Instituto Bennett de um seminário sobre a Rio + 20 e a Cúpula dos Povos, organizado pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio + 20.

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, representantes dessas entidades falarão sobre como será a Cúpula, onde se planeja realizá-la, entre outras informações. A Cúpula dos Povos vai reunir organizações e iniciativas ligadas tanto ao meio ambiente como a outras temáticas. O objetivo é apresentar experiências e projetos alternativos ao atual modelo de desenvolvimento e pressionar pela ampliação da pauta de discussões da Rio + 20 oficial.

Entre as organizações que discutem no Rio de Janeiro até sábado a Rio + 20 e a Cúpula, estão CUT, Via Campesina, Ibase, Fase, Vitae Civilis, ETC Group, SOS Mata Atlântica, Social Watch, Plataforma DHESCA, Instituto Paulo Freire, Iser, Oxfam, Attac - França, Greenpeace, FBES e outros.

Coletiva de Imprensa

Cúpula dos Povos da Rio + 20 por Justiça Social e Ambiental (anúncio de evento paralelo à Rio + 20):

Dia: 1° de julho de 2011, sexta-feira

Horário: 11 horas

Local: Instituto Bennett

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo - Rio de Janeiro

Fontes da entrevista coletiva:

Fátima Melo (Rebrip), Marcos Terena (KARI-OCA, La Voz de la Madre Tierra), Artur Henrique (CUT), Luiz Zarref (Via Campesina), Silvia Ribeiro (ETC Group), Brian Ashley (Amandla-África do Sul).

Para confirmar participação e agendar entrevistas exclusivas, contate a assessoria de comunicação do Ibase: Talitha Ferraz Tel.: (21) 8030-9865 E-mail: [email protected]

Augusto Gazir Tel.: (21) 8030-9865 * (21) 2178-9452 E-mail: [email protected]

Compreenda mais da iniciativa em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1419&Itemid=18



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste