Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Curso de Graduação em Educação Popular Comunitária

5 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Carlos Brandao ([email protected])

Esboço do Projeto Político Pedagógico

A presente proposta de criação do curso de graduação em Educação Popular Comunitária surgiu a partir da necessidade de atender a uma crescente demanda dos movimentos populares e dos empreendimentos de sócio-economia solidária (SES) por processos de gestão, técnicas e recursos humanos afinados com a inovação destes movimentos e ações, e que encontram respaldo muito limitado nas instituições de ensino e pesquisa públicas e praticamente nenhum nas de iniciativa privada com foco estritamente comercial. A sócio-economia solidária constitui uma política do atual governo federal, contando inclusive com uma secretaria especial.

A proposta, no entanto, não se restringe a essa inserção específica, procurando manter um diálogo permanente com a sociedade em sua diversidade de demandas e tendências sócio-político-culturais.

Leia o documento na íntegra no site do FBES www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1395&Itemid=99999999



Diálogos Rio Ecosol

5 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Rosemary Gomes ([email protected])

Image

Ciclo de Palestras sobre a agenda de políticas públicas da economia solidária na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de movimentos sociais, gestores públicos e universidades.

Temas que serão discutidos nos encontros:

* Sistema Nacional de Comércio Justo

* Economia Solidária e Cadeia Produtiva da Moda

* Gênero e Economia Solidária

* Consumo Consciente

Os encontros acontecerão nos meses de junho, agosto, novembro e dezembro desse ano. Participe!



Como foi a Audiência Pública sobre PL 865 em Minas Gerais

5 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Relato de Lea Cunha* ([email protected])

Deputados de Minas Gerais apoiam o Movimento de Economia Solidária

Representantes dos movimentos de Economia Solidária do Brasil e de Minas Gerais realizaram, ontem (02/06), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma manifestação contra a inclusão da Economia Solidária na Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, mudança prevista pelo Projeto de Lei 865/2011, do Executivo, que tramita no Congresso. As críticas à proposição foram feitas em audiência pública conjunta das comissões do Trabalho, da Previdência e da Ação Social e de Participação Popular.

A sessão, solicitada pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), faz parte de uma série de audiências que acontecem em todo o País que têm o objetivo de debater o projeto de lei federal. André Quintão comprometeu-se, ainda, em sugerir que a bancada de Minas Gerais na Câmara e no Senado se manifeste a favor da luta do Fórum Mineiro de Economia Solidária.

Presente na audiência, a integrante da secretaria executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Shirlei Silva, disse que o movimento não é contra a micro e a pequena empresa, mas a favor de discutir o projeto para ter sua prática reconhecida pelo Governo Federal. "Não queremos ser patrões ou empregados, queremos trabalhar de forma coletiva", enfatizou.

A presidente da Comissão do Trabalho, deputada Rosângela Reis (PV), destacou que os movimentos colaboram para que a sociedade civil seja reconhecida. "Retirar o assunto do Ministério do Trabalho é enfraquecer as entidades organizadas", afirmou. Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) considerou "equivocada" a concepção do PL 865. "A Economia Solidária é o maior retrato da capacidade de mobilização de um povo", disse. O deputado Luiz Henrique (PSDB) defendeu a criação de um ministério específico e afirmou que os debates devem servir para nortear a decisão do Congresso Nacional.

A gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Nair Aparecida de Andrade, não se pronunciou sobre o PL em discussão. Ela disse que o objetivo da instituição é promover o desenvolvimento econômico. "Nosso papel é absorver as demandas para ajudar na execução delas", ponderou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais



Aviso de Prorrogação: Pregão Eletrônico e Editais Nºs 127.004/2011 e 127.005/2011

2 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - Unitrabalho torna público que, de acordo com o item 22.1 dos editais supracitados e em face da insuficiência de número de licitantes, ficam prorrogados, conforme abaixo especificado, os prazos para a realização das Licitações, sob a modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, dos tipos MENOR PREÇO e MAIOR DESCONTO, POR LOTE, para a contratação de empresa/organização para a prestação dos serviços caracterizados e especificados nos Editais 127.004/2011 - Hospedagem e Alimentação e 127.005/2011 - Passagens Aéreas.

Recebimento das propostas: até às 17:00 horas do dia 9 de junho de 2011.

Abertura das propostas: das 10:00 às 12:00 horas do dia 10 de junho de 2011.

Início da Sessão de Disputa de Preços: das 14:00 às 17:00 horas do dia 10 de junho de 2011.

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Os editais, na íntegra, com as condições para participação, regulamento e instruções de credenciamento no sistema de Licitações da Bolsa Brasileira de Mercadorias, encontram-se disponíveis no site www.bbmnet.com.br.

Alexandre Costa

Pregoeiro



Grupo do SNCJS Sinhá Recicla recebe deputado e entrega documento

31 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Sonia Vasconcelos ([email protected])

Ontem, 30/05/2011 as 14:00 o Grupo Sinhá Recicla , representado pela maioria dos seus parceiros,foi recebido pelo Sr.Deputado Federal (MG) Gilmar Machado. O encontro tinha a finalidade entregar um documento onde consta um pouco da nosso breve história e a solicitação de um espaço adequado para desempenhar melhor as responsabilidades a nós atribuidas como participantes do Sistema Nacional de Comercio Justo Solidário - http://www.ims.org.br/?page_id=136

Fomos muito bem atendidos, o Sr.Deputado levou consigo para Brasilia a nossa solicitação e ficou acordado que no inicio da próxima semana a Secretaria Cecilia nos dará o retorno. Estamos felizes porque em 30/05/2009 o Grupo Sinhá Recicla (outrora eramos uma Oficina Itinerante de Artes/artesanato)iniciou os seus trabalhos como coletivo objetivando a troca de saberes e a multiplicação desses saberes nas demais comunidades.



Categorias

Comunicação, Organização do movimento, Região Sudeste