VII EXPOFAM - Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar do Cariri
9 de Outubro de 2013, 8:11 - sem comentários aindaDivulgado por Fórum Caririense de ECOSOL - FOCAES ([email protected])
VII EXPOFAM - Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar do Cariri que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro, próximo final de semana no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante em Crato - CE. Esta é uma forma de disseminar e fortalecer a economia solidária na região do Cariri.
Convite para inauguração da Panificadora Sabor e Vida - MA
8 de Outubro de 2013, 7:58 - sem comentários aindaFonte: Juscilene Conceição Barbosa ([email protected])
A Associação de Loreto tem feito um trabalho de mobilização, formação e animação, especialmente com jovens e mulheres. Esse trabalho tem gerado pequenos e bonitos frutos. E é com muita alegria que convidamos para a inauguração da Panificadora Sabor e Vida, um desses frutos resultado de um longo tempo de plantar esperança, de organizar sonhos. A Panificadora está sendo gestada com muitas mãos e se constitui como o segundo núcleo da Cooperativa de Trabalho e Comercialização Solidária Tecendo Sonhos -COOTECSOL. A COTECSOL é uma experiência que, à luz dos valores da economia solidária, reúne mulheres e jovens para trabalhar e sonhar juntos, compondo e ampliando e bonito mosaico das experiências de economia solidária do Estado do Maranhão. Aguardamos todos e todas para dançarem conosco a ciranda da esperança que se fortalece com cada iniciativa de economia solidária.
Roda de diálogos entre Dimensões políticas nas práticas de Economia Solidária
8 de Outubro de 2013, 7:36 - sem comentários aindaFonte: [email protected]
O Movimento Social dos Povos Brasileiros (Organização Filhos do Mundo, Organização Via Mulher), convida os Movimentos Sociais, Sindicatos, Universidades, OAB entre outros segmentos para uma roda de diálogos com o seguinte tema: Dimensões Políticas nas Praticas de Economia Solidária. No dia 08.10.2013 ás 09:00 no Centro Publico de Economia Solidária situado na Rua Afonso Celso, 277 Barra.
O QUÊ: Roda de Diálogos
Tema: DIMENSÕES DA LUTA POLITICA NAS PRATICAS DE ECONOMIA SOLIDARIA.
DATA: 08 de Outubro de 2013 ás 9:00
ONDE: Centro Publico de Economia Solidária.
ENDEREÇO: Rua Afonso Celso, 277 Barra - Ponto de referência um casarão Azul de esquina para rua.
Telefone para contato: 71 3023-0785 - 71 91302570
Pesca e economia solidária em Remanso BA
8 de Outubro de 2013, 7:10 - sem comentários aindaFonte: http://www.trampo.blog.br

A Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso - APPR realiza nos próximos dias 8 e 9 de outubro o I Festival Gastronômico do Peixe de Remanso. Como parte da programação realizam também a primeira reunião do GT Mulheres e Economia Solidária - Território do Sertão do São Francisco. A APPR tem no seu corpo de asociados 190 pessoas sendo 28 mulheres que cuidam da parte de beneficiamento do pescado. Produzem linguiça de peixe, sardinha caseira, filé de peixe, caldo concentrado e tortas e salgados.
Os produtos são comercializados na sua quase totalidade através dos programas governamentais de segurança alimentar e um dos objetivos do festival é despertar na população local o desejo de incluir os produtos derivados do pescado no cardápio cotidiano. O outro objetivo é sensibilizar os poderes públicos a investirem na ampliação da unidade de beneficiamento pois existe mercado (cidades circunvizinhas e CONAB demonstram interesse), matéria prima disponível e mão-de-obra também disponível. Dada a fragilidade do mercado de trabalho local os associados da APPR fazem parte do universo de trabalhadores com ocupação estável na cidade.
O festival contará com atividades de degustação dos produtos da APPR, debates sobre mercado e questões climáticas e atrações culturais.
A Chapada do Apodi receberá o encontro nordestino de agroecologia
7 de Outubro de 2013, 4:34 - sem comentários aindaFonte: http://caravanaagroecologicaapodi.wordpress.com

Gente que pensa e faz agroecologia de todo o nordeste e do país estará na Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi, entre os dias 23 e 26 de outubro. O encontro nordestino de agroecologia tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências agroecológicas em preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia que acontecerá em Juazeiro (BA), em 2014.
O Fórum Brasileiro de Economia Solidária também integra a organização do III ENA e estará presente na caravana, vamos junt@s!
Após a abertura do evento em Mossoró, os participantes seguirão em rotas percorrendo diversos municípios do estado do RN e do CE, dentre os quais estão: Açu (RN); Olho d?Água do Borges e Campo Grande (RN); Tibau , Grossos, Mossoró (RN), com a experiência da Rede Xique-Xique, e Limoeiro do Norte (CE); para conhecer experiências de agricultura irrigada, bioágua, economia solidária e o perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi, passando também pelos assentamentos rurais para conhecer o desenvolvimento agroecológico da região de Apodi (RN).
No último dia de encontro, será realizado um ato público para denunciar o modelo do projeto de Perímetro Irrigado de Santa Cruz do Apodi, proposto pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). A obra do DNOCS pretende desapropriar mais de 13 mil hectares de terras da Chapada do Apodi em benefício do agronegócio, afetando mais de 800 famílias que vivem e produzem de forma agroecológica, ameaçando a autonomia da agricultura camponesa no território.
Sobre os preparatórios para a Caravana, Agnaldo Fernandes, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, diz: "estamos construindo de forma coletiva e com muito cuidado para que a gente possa ter um encontro de trocas de conhecimento que venha a favorecer a agroecologia em nossa região".
Serão mais de 200 participantes entre representantes de entidades que trabalham agroecologia no nordeste e organizações e agricultores anfitriões do evento: "a Caravana de Apodi será um momento muito rico para pautar na sociedade a importância da agroecologia e para dizer que o mundo que queremos é o mundo onde homens e mulheres sejam livres para viver e plantar no campo respeitando a natureza e os valores humanos", fala Conceição Dantas, Militante da Marcha Mundial das Mulheres, que compõe a organização do encontro.
Constroem a Caravana diversas organizações sociais, dentre elas, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, a Comissão Pastoral da Terra, a Marcha Mundial das Mulheres, a Coopervida, a Terra Viva, Seapac, MST, CUT, Sertão Verde, Núcleo Tramas, Cáritas Limoeiro, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).