Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Homenagem a companheira Sandra Magalhães

13 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Coordenação Executiva do FBES

Image

Com muita emoção o FBES traz sua grande homenagem a nossa militante e trabalhadora Sandra Magalhães, falecida hoje, em Fortaleza-CE.

Sandrinha integrou a formação do Banco Palmas e do FBES, desde o Gt Brasileiro de Economia Solidária, a Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária, a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária. Irradiou os bancos comunitários pelo país e na criação da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, a partir do exemplo reconhecimento mundialmente do Banco Palmas.

Sua imensa contribuição passa pela integridade de sua atuação política, com capaciade de negociação, pragmatismo, alegria e o sonho de construir um mundo justo e solidário.

Sua luta foi intensa e relembramos que durante a V Plenária Nacional de Economia Solidária fizemos o vídeo "Sandrinha, nós te amamos", um coro que ressoa hoje e sempre: http://www.youtube.com/watch?v=Q6kSiGqZ1lA

Sandrinha, continuaremos semeando as suas sementes com mais força do que nunca! Desejamos muita luz coragem, alegria e força aos companheiros do Banco Palmas, em especial ao companheiro Joaquim.

Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Belo Horizote, 14 de junho de 2013, durante o lançamento da Rede Cfes sudeste e da Rede Brasileira de Comercializacão Solidária.

-----

Choro de Saudede

Não de Lamento

No espaço o sopro

Que sempre fostes,

Movendo ânimos

Até dos corações

Mais endurecidos.

No planeta Terra

Acumulastes um bem,

Leveza que te levas

Outras estações,

Nova-mente.

Sandra Magalhães

Querida amiga de fé

Em paz vai e fica

Segue viva

VIVA SANDRA!

Até breve Sandra!

Com carinho e saudade

Reginaldo Figueiredo e movimento de economia solidária



Rede Cearense de Economia Popular e Solidária em mobilização por uma copa democrática

11 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Banco Palmas ([email protected])

Image

Em 15 de junho, o Banco Palmas inaugurou um Box no Aeroporto de Fortaleza, para câmbio de dolar, euro, reais, por Moeda Palmas. O box se situará em frente ao portão de desembarque. A Periferia de Fortaleza esteve presente no Aeroporto: cantadores, repentistas, emboladores, poetas, cordelistas, teatro, artesãos, e tantos outros da Rede Cearense de Economia Popular e Solidária.

A previsão foi atingir 30.000 pessoas que desembarcarão em Fortaleza para os jogos: imprensa, empresários, políticos, turistas e moradores. Foram produzidos mais de 15 mil panfletos e cartilhas em português, espanhol e inglês. A proposta é que de 14 a 28 de junho ninguém entre em Fortaleza pelo Aeroporto sem ouvir falar em Economia Solidária, Banco Comunitário, moeda social e turismo comunitário.



Semana Acadêmica de Ciências Sociais tem início com oficina de ecosol

11 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: portal da UFPI www.ufpi.br

O Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais (SACS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), abriu suas as atividades da Semana Acadêmica de Ciências Sociais, com o tema "Economia Solidária do Piauí: reconstruindo os campos de atuação".

A Semana Acadêmica teve como objetivo a promoção de intercâmbio entre as mais diversas áreas do conhecimento das Ciências Sociais, além de promover um debate para além da academia visando assim uma aproximação com a comunidade e fortalecer a temática proposta e dessa forma, compreender o caráter das Ciências Sociais no tocante a economia solidária.

A Semana Acadêmica de Ciências Sociais aconteceu de 12 a 14 de junho. A programação do evento contou com três mesas-redondas:

MESA 1 (12/06): " Primeiras ações e desenvolvimento das políticas públicas para a economia solidária". Abordará a história da economia solidária no Piauí, com a presença da professora Jaqueline Melo (SEMEST/PMT), do Deputado Estadual Cicero Magalhães, além do professor Dr. Luiz Carlos Rodrigues (DECON/UFPI);

MESA 2 (13/06): "Discutindo a realidade da economia solidária no Piauí", com participação do Secretário Municipal Olavo Braz (SEMEST/PMT), e do Superintendente do INCRA no Piauí, Raimundo Teixeira.

MESA 3 (14/06): "Caminhos e estratégias a serem seguidos pela economia solidária", com a participação do Dr. Rubervam Maciel (SRTE/PI) e integrantes do Movimento sem Terra (MST).

Maiores informações: www.sacsano2013.ucoz.com.



Audiência pública inicia discussão sobre Política de Fundos Solidários em Pernambuco

5 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: [email protected]

O Fórum da Economia Popular Solidária de Pernambuco (FEPS-PE), através da deputada estadual Teresa Leitão e do deputado estadual Sérgio Leite promove, nesta segunda-feira (27), das 9h às 13h, uma Audiência Pública - Por Políticas Públicas de apoio aos Fundos Solidários. A audiência será no auditório do Anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

O principal objetivo da audiência é mobilizar a sociedade civil e o governo do Estado para elaborar estratégias para incidência na construção de Políticas Públicas para o fortalecimento dos Fundos Solidários em Pernambuco.

Segundo Ângelo Zanré, coordenador das ações de Economia Popular Solidária na organização Cáritas Brasileira Nordeste 2, integrante do FEPS-PE, a ideia é criar uma comissão que dialogue com o governo do Estado. "Queremos ampliar o debate sobre finanças solidárias, e também estabelecer ações de articulação entre os Fundos Solidários no Estado, visando uma Política Pública de apoio", diz.

A audiência pública contará com a participação de deputados estaduais e federal, representantes da sociedade civil, empreendimentos econômicos solidários, entidades de assessoria e fomento. Além de integrantes dos comitês gestores de fundos solidários (nacional e estadual).

Os Fundos Solidários no Brasil

Constituem uma metodologia de apoio financeiro às atividades produtivas de caráter associativo mediante compromissos devolutivos voluntários, considerando formas flexíveis de retorno monetário ou equivalência por produtos ou serviços, ou ainda sem retorno, dirigidos para o atendimento de comunidades ou grupos associativos produtivos que adotam princípios de gestão compartilhada e convivência solidária.

Mapeamento em Pernambuco

De maio de 2011 a agosto de 2012 foi realizado um mapeamento dos Fundos Solidários existentes no Estado. Na ocasião, foi identificado um conjunto com 46 (quarenta e seis) experiências na prática dos Fundos Solidários, sendo (13) no Sertão do Pajeú, (05) na Região Metropolitana do Recife, (28) na Região Agreste. No total, 2.697 famílias estão sendo beneficiados diretamente, através dos empreendimentos econômicos solidários presentes em Pernambuco.

A partir das experiências dos Fundos Solidários é possível identificar a forte presença de produtores rurais organizados; experiências da agricultura familiar e da agroecologia possibilitando às comunidades de baixa renda criar e desenvolver as redes de produção e comercialização da agricultura familiar.

Economia Popular Solidária (EPS)

É uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades do atual sistema e de construção de outro modo de produzir, consumir e de pensar as relações entre as pessoas.

Informações:

Ângelo Zanré (81) 9913-5259 (Cáritas NE2)

Joselle Moura (81) 8824-8423 (CEFS Nacional)

Feliciano Felix (81) 9267-5817 (Coordenação de Economia Solidária de Jaboatão)

Kilma Ferreira (81) 9913-5255 (Assessoria de imprensa)



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes