Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Política de Segurança Alimentar e Nutricional é apresentada durante Feira de Economia Solidária

27 de Agosto de 2014, 12:08, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.paraibatotal.com.br

A política de combate à pobreza na Paraíba conta com orçamento de R$ 35 milhões do Governo do Estado para investimentos em ações de segurança alimentar e nutricional. São recursos próprios dos cofres estaduais, do Projeto Cooperar e de convênios com o Governo Federal. Na 5a. Feira Sertaneja de Economia Solidária, realizada no sábado (23), em Cajazeiras, aconteceu a palestra sobre o tema "Política de Segurança Alimentar e Nutricional na Paraíba".

Pelo panorama apresentado , a situação de extrema pobreza no Brasil atinge 16,2 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. Deste total, 9,61 milhões estão no Nordeste; 2,72 milhões no Sudeste; 2,65 milhões no Norte; 715,96 mil no Sul e 557,44 mil no Centro Oeste.

Em algumas das ações dentro da política de enfrentamento a esse quadro na Paraíba, o Governo do Estado garante oferta diária de refeições, a realização da inclusão produtiva, a doação de alimentos, a construção de cisternas, o fortalecimento da Agricultura Familiar e o apoio as comunidades tradicionais.

Caisan - Ainda durante a palestra foi feito um breve histórico sobre a concretização da Política de Segurança Alimentar no Estado com a adesão, em 2011, ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e à instituição da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), em 2013. A Caisan PB tem a participação de 22 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado no processo de planejamento e outras iniciativas.

Sisan - Também foi apresentado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que permite elaborar e articular políticas de segurança alimentar e nutricional em âmbito nacional, estadual e municipal, bem como monitorar e avaliar as mudanças que ocorreram na situação de alimentação e nutrição.

O Sistema permite verificar o impacto dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional sobre a população para a qual se destinava a política. Atualmente, o Sisan está implantado em 25 municípios paraibanos.



Economistas renomados vão debater rumos da economia piauiense

8 de Agosto de 2014, 9:16, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: da Redação ([email protected])

Nos dias 12 e 13 de agosto, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, os profissionais de economia, estudantes, empresários e autoridades governamentais do Estado estarão reunidos no Fórum de Desenvolvimento Econômico, realizado pelo Conselho Regional de Economia, 22a. Região, em parceria com o Sebrae, a Fiepi, a Semdec, a Seplan, a Semplan e o Cofecon.

Durante os dois dias, os participantes vão conferir palestras, debates, painéis e discussões técnico-científicas com conceituados economistas do Piauí e do Brasil. Entre os nomes confirmados estão o Dr. Ladislau Dowbor, da PUC-SP; o representante do Ipea, Rafael Osório e o Dr. Paul Singer da USP.

"Os palestrantes vão trazer à tona não só temas voltados para as necessidades mais prementes de nossa economia, como também propostas modernas de atuar sobre os gargalos que limitam o desenvolvimento econômico de nosso país e região", explica a presidente do Corecon-PI, Teresinha Ferreira.

Os temas a serem debatidos durante o fórum são "Os Desafios do Piauí para o Desenvolvimento Sustentável"; "Economia Solidária como Modelo de Desenvolvimento Econômico Local" e "O Piauí nos objetivos de Desenvolvimento do Milênio".

Confira programação:

Dia 12.08.2014 - Terça-Feira

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

19h00 às 19h30 - Abertura do FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

19:30 as 19:40h - Entrega do Prêmio Piauí de Economia 2014, Categoria Monogra­fia.

19:40 às 19:50h - Premiação da Gincana de Economia de Teresina e Parnaíba

19:50 às 20:20h - Condecoração da Personalidade Econômica do Ano.

20:20 as 21:30h - Palestra "Democratizar a Economia", com o economista LADISLAU DOWBOR.

Mediadores: Econ. Luiz Carlos Rodrigues Cruz & Econ. Romina Sanches Paradizzo, Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Economia UFPI

21:30h - Coffee Break

Dia 13.08.2014 - Quarta-Feira

Manhã

10:00 Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Economista na Câmara Municipal de Teresina.

Tarde

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí 14:00h - Apresentação de Pesquisas defendidas em Parnaíba.

15:30 as 17:30 - Painel "Os desafios do Piauí para o desenvolvimento sustentável",

Palestantes:

Empresário Ezequias Costa

Econ. Firmino da Silveira Soares Filho (Prefeito de Teresina)

Econ. Antonio Cezar Cruz Fortes (Coordenador do Plano de Desenvolvimento Econômico

Sustentável - PDES do Piauí)

Debatedor: Valmir Martins Falcão Sobrinho

Mediador: Economista Sérgio Miranda

17:30 as 18:30h - Palestra "Economia Solidária como Modelo de Desenvolvimento Econômico Local", com o economista PAUL SINGER.

Mediadores: Econ. Olavo Braz Barbosa Nunes Filho (Secretário de Economia Solidária do Município de Teresina & Econ. Solimar Oliveira Lima ( Prof. do Dep. de Economia UFPI)

18:30 as 19:00h - Coffee Break

19:00 as 20:30h - Palestra "O Piauí nos objetivos de Desenvolvimento do Milênio." Com o representante do IPEA, RAFAEL OSÓRIO.

Mediadora: Econ. Jaíra Maria Alcobaça Gomes.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes