Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Fórum de Economia Solidária da Bahia realiza reunião

26 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Fórum Baiano de Economia Solidária

No último dia 21 de julho o Fórum Baiano de Economia Solidária realizou mais uma reunião. Estiveram presentes no encontro representantes do Fórum de Cooperativas, Complexo de Reciclagem, RedeMoinho, Fórum de Camaçari, Vida Brasil, Unitrabalho, ITCP Uneb, Rede Campi, SRTE, Unisol e Via do Trabalho, organizações que integram o Fórum Baiano de Economia Solidária.

Além dos informes, foram pauta de reunião a preparação para a X Reunião da Coordenação Nacional do FBES, que será em Brasília entre os dias 18 e 20 de agosto; a Conferência de Segurança Alimentar e o Centro de Formação em Economia Solidária.

Acesse a Ata da reunião em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1444&Itemid=99999999



Paraíba e Maranhão promovem Seminário de Comércio Justo e Solidário

26 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Léa Cunha*

Image

O Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) promovem, nesta semana, com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Faces do Brasil, o Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) do Estado do Maranhão, em 27 e 28 de julho, e o Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado da Paraíba, em 28 e 29 de julho.

No Maranhão, o apoio é da Secretaria Via do Trabalho, do Governo do Estado, e do Fórum de Economia Solidária do Maranhão. A programação contempla mostra de vídeos e material do SCJS, debates, trabalhos em grupos sobre os desafios da consolidação da comercialização solidária local e orientações aos empreendimentos econômicos solidários sobre a utilização de instrumentos para o Sistema.

Na Paraíba, a parceria local é com o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba e o Centro de Formação em Economia Solidária (CFES - Nordeste). O seminário, além das informações sobre a atual conjuntura da Economia Solidária e do SCJS, traz uma apresentação de experiências de certificação e comércio justo e solidário. O encontro traz orientações sobre atividades à distância, instrumentos para uma auto avaliação e para a construção da FOFA do empreendimento, que pontua as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

* www.ims.org.br



Pernambuco se prepara para o Rio+20

25 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Thomas Enlazador

Convidamos a tod@s @s interessad@s para o início da articulação Pernambucana rumo ao Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e Justiça Social que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro de 4 a 6 de junho de 2012. Haverá representantes da Sociedade Civil, Estado e Academia, explanando o histórico do processo, a importância do protagonismo e o pioneirismo na criação e articulação do Comitê Pernambucano Rio+20.

Um dos objetivos principais será a construção coletiva dos alicerces do Comitê, missões e visões sociopolíticas rumo ao evento oficial da ONU. Fortalecer também a participação da Sociedade Civil na Cúpula dos Povos, evento paralelo e complementar, autogestionado, que reunirá mais de 400 mil ativistas.

É fundamental a presença de todos representando suas instituições, redes e movimentos.

Compareça, difunda e protagonize esse momento histórico!

Informações importantes

* Local: Livraria Cultura

* Data: 2 de agosto de 2011

* Horário: 18:15 h (pontualmente)

No final do evento, haverá coquetel de integração do comitê.

Entidades que convocam

* Ideação

* FASE - PE

* ASPAN - Associação Pernambucana de Defesa da Natureza

* Fórum Estadual de Reforma Urbana FERU-PE

* Movimento Brasileiro de Ecovilas MBE-PE

* UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

* UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

* Centro Ecopedagógico Bicho do Mato

* Intercidadania

* SNE - Sociedade Nordestina de Ecologia

* Noronha+20

* Rede de Economia Solidária Ciranda Solidária

Apoio

* Semas - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

* Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco

* Comadre Fulozinha - Produtos orgânicos e agroecológicos

Apoio Cultural

* Livraria Cultura

* Cia de Eventos

Contatos

* (81)9708-2686



V Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece em José de Freitas (PI)

25 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Durval Gomes

Image

Temos a honra de convidá-los para a IV Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho de 2011, no espaço cultura do STTR, localizado à Rua José de Sampaio Almendra, 660 Centro, José de Freitas, estado do Piauí.



Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural: documentário mostra conflito na base de Alcântara

24 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Comissão Pastoral da Terra (CPT)

"Tecnologia? Eles estão desenvolvendo para eles. Minha casa é de barro e a gente vive da roça."

A frase é de uma moradora da comunidade quilombola de Alcântara, a 50 km de São Luís, no Maranhão, no documentário Céu sem Limites (2011). O filme, que será lançado hoje, é um ensaio antropológico sobre o conflito que dura mais de 30 anos entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro, feito em parceria com a Ucrânia.

Image

O enredo, real, é o seguinte: cerca de 3.000 famílias de remanescentes de quilombos vivem na área que é considerada a melhor do mundo para o lançamento de foguetes. Lá está sendo construído o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). Por causa da proximidade com a linha do Equador, os lançamentos de lá economizam combustível. Parte das famílias quilombolas foi deslocada para áreas vizinhas apesar de a terra quilombola ser garantida pela Constituição de 1988. Quem fica convive com a rotina militar dos testes no CLA.

Criação coletiva

O documentário percorre hábitos e crenças dos moradores. Os 70 minutos do filme foram construídos com a comunidade e tiveram participação de alunos de comunicação da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). "O importante foi garantir no filme o processo de criação coletiva", diz a diretora Eliane Caffe. Ela passou três meses gravando na região.

Para o antropólogo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Dagoberto José Fonseca, coordenador do Cladin (Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra), o deslocamento das famílias para outras áreas é prejudicial. "No novo território, a comunidade se quebra", diz.

O principal problema é que os quilombolas vivem da pesca. Mas as terras para onde parte deles foi levada são agricultáveis (e pouco férteis, reclamam os quilombolas). "Isso faz com que muitos acabem migrando para São Luís. Como não estão preparados para a vida urbana, entram para a criminalidade." Por conta das dificuldades na região, a AEB (Agência Espacial Brasileira) já cogitou sair do Maranhão.

Em nota à Folha, a AEB reconhece que as comunidades deslocadas tiveram "seus hábitos e costumes afetados". "Os impactos positivos e o progresso esperados pela implantação do CLA não aconteceram, gerando insatisfação na população local." A agência disse ainda que o orçamento de 2012 prevê R$ 5 milhões em ações voltadas para as comunidades.

Além dos quilombolas, o CLA enfrenta outros obstáculos. Recentemente, a torre de lançamento do VLS-1 (foguete lançador de satélites nacional) foi reconstruída, após um acidente que destruiu a plataforma e matou 21 técnicos e engenheiros, em 2003.

Nas próximas semanas, os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Nelson Jobim (Defesa) visitarão o local para bater o martelo no calendário das obras



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes