Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Carta Aberta da ASA ao Governo e à Sociedade sobre os Acontecimentos envolvendo a CONAB e o PAA

30 de Setembro de 2013, 5:01, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Tijupá -(www.aatijupa.org)

CARTA ABERTA DA ASA AO GOVERNO BRASILEIRO E À SOCIEDADE SOBRE OS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO A CONAB E O PAA

Nos últimos dias, os meios de comunicação têm veiculado notícias sobre desvios de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em alguns estados e buscando associar Silvio Porto, Diretor de Política Agrícola e Informação (DIPAI) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e responsável pela execução do programa, aos acontecimentos.

O Silvio Porto que conhecemos tem uma história limpa e comprometida com as organizações sociais e com os mais pobres. Justamente por isso e na linha traçada pelas políticas de Governo e proposições do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), tenha feito o PAA se tornar um Programa que tem importância reconhecida por todos e todas, indistintamente, porque o fez chegar a milhares de agricultores e agricultoras familiares e a centenas de milhares de pessoas em situação de insegurança alimentar nos rincões desse Brasil, utilizando um processo de gestão íntegro, participativo e democrático. Por todas as regiões e biomas do país, a exemplo do Semiárido, o PAA oportunizou e viabiliza efetivamente a agricultura familiar brasileira, através da compra e venda da produção dos camponeses e camponesas, criando-se assim melhores condições de vida para as pessoas que vivem no campo e para aquelas que passam a ter acesso a alimentos com regularidade e qualidade.

O PAA é responsável pela dinamização de centenas de organizações de agricultores e agricultoras, de movimentação endógena de recursos, de elevação de renda e de oportunidades para milhares de pessoas, da eliminação de atravessadores que sempre ameaçaram a agricultura familiar e a CONAB é órgão estratégico de ação governamental na perspectiva da garantia do abastecimento e da segurança alimentar da população brasileira.

Diferente da visão que está sendo apresentada do PAA, como uma oportunidade para desvios de recursos públicos, o que conhecemos concretamente é um Programa que tem contribuído efetivamente para gerar mais inclusão social e produtiva, partilhar os bens e as riquezas, e assim diminuir as desigualdades sociais do Brasil.

Na gestão diuturna e incansável desta política, Silvio Porto tem desempenhado importante e fundamental papel, com firmeza, ética e honradez.

Se há problemas no PAA, como existirão em todas as ações levadas a efeito pelos seres humanos, avaliamos que se deva efetivamente apurá-los, comprovar fatos, identificar os efetivos culpados e puni-los, e não promover o linchamento público de pessoas que têm contribuído e se dedicado com honestidade e honradez à melhoria da qualidade de vida da população mais pobre desse país. Diante da exposição acima, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) manifesta seu reconhecimento e solidariedade a Silvio Porto, por sua trajetória e compromisso com as causas sociais. Silvio Porto é agrônomo, tem uma respeitável trajetória como servidor público e merece o respeito e o reconhecimento da sociedade brasileira. Conhecendo e acompanhando sua trajetória, afirmamos ser ele um homem público radicalmente diferente do perfil que está sendo desenhado pelos meios de comunicação social.

Finalizamos esta carta manifestando o nosso interesse na apuração dos fatos e na punição dos culpados. Defendemos, veementemente, a continuidade e ampliação do PAA, como Programa e Política de Governo, de dimensão estruturante, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional e da viabilização da Agricultura Familiar no Brasil.

Recife/PE, 27 de setembro de 2013

Coordenação Executiva da ASA / Diretoria da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC)



Projovem Campo realiza I Feira de Economia Solidária em Beneditinos - PI

27 de Setembro de 2013, 3:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Joely Rocha

O Ginásio Estadual Professor Manoel Nascimento de Sousa, localizado em Buriti Alegre, zona rural de Beneditinos, irá sediar a I Feira de Economia Solidária, do Programa Projovem Campo - Saberes da Terra no próximo sábado (28). A solenidade iniciará às 18h e terá stands para exposição e venda de produtos.

A Feira Solidária irá proporcionar integração entre o jovem educando, comunidade e todos os envolvidos no Programa através da troca de experiência. A Coordenadora Estadual do Programa na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Maristela Coelho, fala sobre o evento.

"Trabalhamos com a economia solidária através de um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo poupança e crédito; organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores, coletivamente", afirma Maristela.

O evento está sendo coordenado pelos educadores Erislene Monteiro, Francisco Silva, Yndyra Carvalho, José Silva, Ranyere Silva, Idelfonso dos Santos, Genoveva Costa, Edna Silva; e Zulmira Rocha como coordenadora de turma.

Link: http://www.seduc.pi.gov.br/noticia.php?id=1508



Comitê Estadual (PI) da III Conaes inicia planejamento de organização

24 de Setembro de 2013, 3:26, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/12529

Image

O Comitê Organizador Estadual da III Conferência Nacional de Economia Solidária (III Conaes),formado na última quinta-feira (19), esteve, na manhã desta segunda-feira (23), na Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre), dando início ao planejamento de toda a organização.

a oportunidade, todos os itens do regulamento da III Conaes foram esclarecidos e discutidos com a secretária do Trabalho, Larissa Maia, uma das componentes do Comitê Organizador Estadual (COE), que ressaltou a importância de reuniões semanais para que o planejamento seja feito de forma ágil.

O encerramento da reunião se deu com a proposta de elaborar um material de divulgação que contenha informações sobre a Economia Solidária, tais como, conceito, surgimento, eixos e marco. "Esse material dará a importância necessária às conferências e situará as pessoas" explica Larissa Maia.

O COE é responsável por planejar, convocar e elaborar orientações específicas, metodologia e programação para as conferências territoriais e estadual, promover a sistematização da redação do Documento Final da conferência estadual, mobilizar e articular a participação dos Empreendimentos Econômicos Solidários, governo, sociedade civil e movimentos sociais e promover estratégias de captação de recursos e viabilização da infraestrutura necessária.

As conferências territoriais devem ser realizadas entre outubro de 2013, a abril de 2014, seguidas da estadual, prevista para o mês de maio de 2014, podendo ainda ser alterada para abril ou junho e por fim, a III Conferência Nacional, que acontecerá de 26 a 29 de novembro de 2014, em Brasília.



Bahia prepara Conferência Estadual de Economia Solidária

19 de Setembro de 2013, 8:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.portaldotrabalho.ba.gov.br

De 21 a 23 de maio de 2014, a Bahia realizará a sua III Conferência Estadual de Economia Solidária. A publicação da convocação será feita até o final de outubro pelo governador Jaques Wagner, conforme informa o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES).

Na reunião desta quarta-feira (18), realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o CEES deu início aos preparativos da participação do Estado, na III Conferência Nacional, que será realizada em outubro de 2014, em Brasília. O colegiado definiu, também, quais serão os membros da comissão organizadora da III Conferência Estadual e das comissões temáticas. Caberá à Setre a coordenação desses trabalhos.

Veja as diretrizes do Conselho Nacional de Economia Solidária para a III CONAES: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1804&Itemid=216

Calendário - Ficou estabelecido, no debate, qual será o período para realização das conferências municipais e territoriais na Bahia. Pelo calendário da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), essas conferências deverão ocorrer, entre os meses de outubro deste ano e abril de 2014.

Ainda segundo a Senaes, o tema do encontro nacional é: "Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável". Este mesmo tema será aplicado na III Conferência da Bahia.

Planos - Durante a realização da III Conaes, em Brasília, será realizado um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária; e um debate sobre o processo de integração das ações de apoio fomentadas pelos governos e pela sociedade civil, além da elaboração dos planos municipais, territoriais, estaduais e nacional para o segmento.

Também será criado o Plano Nacional com uma visão de futuro, diagnóstico completo, eixos estratégicos de ação; programas, projetos e modelo de gestão para o fortalecimento do setor. A reunião terminou com os Grupos de Trabalho apresentando informações sobre os andamentos das atividades referentes a Certificação,Finanças,Legislação,Reciclagem e Formação.



Fórum metropolitano de Salvador convida para construção de audiência pública

18 de Setembro de 2013, 11:55, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Dina Llopez ([email protected])

O Fórum Metropolitano de Economia Solidaria de Salvador convida os Empreendimentos de Economia Solidária, Assessorias e o Poder Publico do Município de Salvador para reunião de construção coletiva a audiência publica da Lei Municipal de Economia Solidária. Com a participação do Vereador Everaldo Augusto.

O QUE: Reunião de Construção Coletiva para a Audiência Publica da Lei Municipal de Economia Solidária.

DATA: 24 de Setembro de 2013 ás 9:00

ONDE: CESOL III

ENDEREÇO: Rua Afonso Celso, 277 Barra- Ponto de referencia um casarão Azul de esquina para rua.

Telefone para contato: 71 3023-0785 - 71 87414870



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes