Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Banco Palmas realiza Seminário Crédito produtivo para as mulheres

9 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Banco Palmas

O Banco Palmas, criado em 1998, com sede no Conjunto Palmeira, Fortaleza-Ce, já atendeu com suas várias linhas de crédito mais de 10 mil famílias nos últimos 13 anos. Desde abril de 2010 atua, também, como correspondente bancário da CAIXA Econômica Federal, aumentando a oferta de uma gama de serviços financeiros e bancários à população do bairro, como o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família.



Cáritas lança projeto de geração de renda em Flores do Piauí

9 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://caritas-pi.blogspot.com/2011/02/caritas-lanca-projeto-de-geracao-de.html

A Cáritas Diocesana de Floriano realizou no dia 29 de janeiro o lançamento do Projeto Consolidando Ações para um Nordeste Democrático, Solidário e Sustentável no município de Flores do Piauí. O lançamento aconteceu no Centro Paroquial e reuniu representantes da sociedade civil, o poder público, Igrejas, sindicatos e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Valdemir Ferreira, presidente da Cáritas Diocesana.

O projeto é uma iniciativa da Cáritas Brasileira Regional do Piauí em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido piauiense a partir da convivência com a região.

Segundo Carlos Humberto Campos, assessor técnico da Cáritas, o projeto só vem a somar para garantir a qualidade de vida das famílias. “Sobretudo a inclusão social dando possibilidade para a juventude e aprendizagem de tecnologias de convivência com o semiárido. E também ajudar a agricultura familiar a se desenvolver com mais amor e solidariedade entre a comunidade e as famílias contempladas no projeto”, afirmou.

Representando do Banco do Nordeste, Antonio José Nascimento reafirmou o compromisso do Banco do Nordeste em apoiar iniciativas de garantia de renda através do Desenvolvimento Sustentável. “O BNB está interessado em contribuir com o desenvolvimento de um Nordeste com gente produzindo e gerando renda. Esse projeto deve ser fortalecido com a sociedade, e que contribuirá junto com a comissão gestora para o bom desempenho das atividades”.

Finalizando as falas, Dom Valdemir Ferreira explicou que “Cáritas” significa amor, CARIDADE, para reafirmar o compromisso e missão da instituição na construção de um mundo mais juntos e igualitário. “Caridade não é ter peninha e sim ir de encontro aos caídos, estar junto deles e construir juntos um novo caminhar. O dinheiro que está destinado aos pobres deve ser totalmente aplicado em favor dos pobres para diminuir as disparidades e a miséria”.

No projeto está previsto a mobilização e capacitação de famílias em horticultura, caprinocultura e apicultura com base na Economia Popular Solidária. Dentro do projeto também está prevista a organização de feiras agroecológicas, intercâmbios e a formação de Fundos Produtivos Solidários com os grupos.

Com informações de João Raimundo, assessor técnico do projeto em Flores



Empreendedores da Economia Solidária discutem participação na Expoconquista 2011

6 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por: Secom – PMVC

“Toda a infraestrutura da feira é financiada pelo Governo Municipal, que disponibiliza aos grupos uma área de mil metros quadrados para ser ocupada pelos membros das entidades”, afirma o coordenador municipal da Economia Solidária, Geovane Viana.

Foi promovida na tarde de quarta-feira, 02, na Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR, uma reunião entre a Coordenação Municipal de Economia Solidária e os representantes de diversos grupos de empreendedores de Vitória da Conquista. Entre eles, o Grupo de Economia Popular/GEP, a Associação de Artesanato Conquistense/AAC, a Associação de Economia Solidária/AEPS e a Associação Solidária de Pequenos Empreendedores/ASPEC. A reunião teve como objetivos definir os critérios de participação dos grupos na Feira da Economia Solidária, durante a Expoconquista 2011, e iniciar o processo de organização do evento. Para 2011, devem ser montados aproximadamente 90 estandes, onde cerca de 300 empreendedores irão expor seus produtos.

“Toda a infraestrutura da feira é financiada pelo Governo Municipal, que disponibiliza aos grupos uma área de mil metros quadrados para ser ocupada pelos membros das entidades”, afirma o coordenador municipal da Economia Solidária, Geovane Viana. De acordo com o coordenador, foi decidido que, para participar da feira, o empreendedor deve fazer parte de um grupo há, pelo menos, seis meses. A entrega da lista dos participantes de cada grupo será no dia 14 de março. No dia 18 do mesmo mês, os empreendedores participarão de uma atividade de formação. Além dos grupos da economia solidária, a feira vai contar com a participação de programas sociais do Governo Municipal e de entidades parceiras. A Expoconquista 2011, uma das mais importantes do gênero realizadas na Bahia, acontece de 25 de março a 3 de abril no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.



AACC-RN Lança Editais para Contratação de Consultorias

3 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Blog Rede Xique Xique

A Associação de Apoio as Comunidades do Campo – AACC-RN, com sede na cidade de Natal/RN, lançou no ultimo dia 31 de janeiro de 2011, editais para contratação de consultores para desenvolver consultorias em:

- Consultoria para elaboração de marcas e rótulos (melhorar a forma de apresentação dos produtos de empreendimentos econômicos solidários); - Consultoria para elaboração de 04 planos de processamento, beneficiamento, boas práticas e apresentação de frutas e hortaliças (desenvolver a capacidade técnica em beneficiamento e processamento de frutas e hortaliças de empreendimentos econômicos solidários); - Consultoria para elaboração de parecer jurídico sobre adequação de estatutos sociais de 04 empreendimentos econômicos solidários (avaliar a adequação jurídica de estatutos sociais de empreendimentos econômicos solidários); - Contratação de consultoria para elaboração de 10 planos de reciclagem e aproveitamento de recursos naturais (desenvolver a capacidade técnica em reciclagem e aproveitamento de recursos naturais de empreendimentos econômicos solidários); - Contratação de consultoria para elaboração de 04 planos de produção sobre alimentação alternativa e boas práticas (desenvolver a capacidade técnica em alimentação alternativa e boas práticas de produção de alimentos de empreendimentos econômicos solidários); - Contratação de consultoria para elaborar 30 planos de comunicação e marketing para 60 empreendimentos de economia solidária (melhorar a comunicação e a divulgação de empreendimentos econômicos solidários).

Consultorias que serão desenvolvidas com os empreendimentos/grupos acompanhados pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica em Economia Solidária – NEATES-RN, que é um projeto executado pela AACC-RN com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.

É importante ressaltar que o processo de seleção será feito através da análise de currículos institucionais e planos de trabalho. O plano de trabalho deve conter metodologia, atividades (carga horária e conteúdo) e cronograma de execução. Os mesmos deverão ser enviados até as 18h00min do dia 14/02/2011, por e-mail ([email protected]) ou entregue impresso na recepção da sede da AACC, na Rua Dr. Múcio Galvão, 449, Lagoa Seca, Natal-RN. Lembrando também que os envelopes ou as mensagens eletrônicas devem obrigatoriamente conter o tema da consultoria. As propostas enviadas através de fax não serão consideradas.

Maiores informações na sede da AACC-RN, Rua Doutor Múcio Galvão, 449 – Lagoa Seca – Natal/RN, pelo telefone (084) 32116415, no site www.aaccrn.org.br ou mesmo pelo e-mail [email protected].



Estado de Alagoas seleciona proposta de incentivo aos empreendimentos econômicos e solidários

2 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Secretaria do Planejamento e do Orçamento do Estado de Alagoas lança edital para seleção de propostas de apoio financeiro à projetos de inclusão produtiva aos Arranjos Produtivos locais - APLs.

O público alvo do edital são cooperativas e empreendimentos econômicos e solidários do Estado. As inscrições deverão ser feitas em formulários disponíveis no site da secretaria (www.planejamento.al.gov.br)ou na sede da Secretaria Estadual do Planejamento e do Orçamento, Rua Cincinato Pinto, nº 234, Centro, CEP: 57.020-050.

As inscrições estarão abertas no período de 25/01/2011 a 30/04/2011.

O edital está disponível na biblioteca do FBES:http://miud.in/ndU



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes