Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Pernambuco promove reunião preparatória para 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

29 de Março de 2014, 2:01, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Kilma Ferreira - Assessoria de Comunicação da Cáritas Nordeste2

Image

Em novembro deste ano, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários estarão em Brasília (DF) para a 3a. Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), que discutirá temas como a integração das ações de apoio à economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil.

Até novembro a discussão será aquecida por vários momentos de reflexões e debates, bem como muitas etapas deverão ser concluídas, a exemplo das conferências regionais, estaduais e nacional.

Em Pernambuco, na última terça-feira (25), na cidade de Garanhuns, foi concluída mais uma rodada de preparativos para a 3a. Conaes. A atividade reuniu representantes da sociedade civil, entre eles o secretário da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Angelo Zanré, a animadora regional do projeto nacional de Fundos Solidários, Rosana Pontes, a representante da Cáritas Diocesana de Garanhuns, Flavianeide Pereira, e Catarina Márcia da Silva, da Cáritas Diocesana de Pesqueira. Além de integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetape), Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (CEEPS-PE), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e sindicatos de trabalhadores rurais.

De acordo com Rosana Pontes, a reunião possibilitou discutir sobre os detalhes e incidência dos participantes durante as conferências regionais, estaduais e nacional. Ainda segundo ela, como encaminhamento o grupo agendou uma data para realização de uma oficina preparatória para a conferência regional, que acontecerá em Garanhuns. A oficina será no dia 14 de abril, das 9h às 15h, no município.

Parceria: Nesse mesmo dia (25), uma comissão formada por representantes da Cáritas Nordeste2, Secretaria de trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE-PE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e CEEPS-PE se reuniu com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Segundo Zanré, o objetivo da reunião foi dialogar com a prefeitura para conseguir um apoio para realização da conferência regional que será sediada na cidade.

Na ocasião, a gerente de EcoSol da STQE-PE, Zafira Peixoto, explicou sobre o processo e as etapas para realização das conferências que acontecerão no Estado. O secretário da Cáritas Angelo Zanré, falou sobre a organização e atuação do movimento de economia solidária na região Agreste de Pernambuco.

"O prefeito informou que a conferência regional será sediada no município da melhor forma possível, bem como colocou um secretário à disposição para apoiar na organização e encaminhamentos necessários para a realização do evento", explicou Rosana Pontes. Conferência: a 3a. Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) acontecerá entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF). O tema central é "Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável".

Calendário das conferências municipais, regionais e estadual de Economia Solidária:

REGIONAL: Mata Norte Data: 22 e 23 de abril Local: Carpina

Mata Sul Data: 28 e 29 de abril Local: Palmares

Sertão 01 Data: 05 e 06 de maio Local: Afogados da Ingazeira

Sertão 02 Data: 08 e 09 de maio Local: Ouricurí

Agreste 01 Data: 12 e 13 de maio Local: Garanhuns

Agreste 02 Data: 15 e 16 de maio Local: Gravatá

RMR Data: 19 e 20 de maio Local: Jaboatão dos Guararapes

MUNICIPAIS Jaboatão Data: 10 e 11 de abril Local: Jaboatão dos Guararapes

Recife Data: 30 de abril Local: Recife

ESTADUAL Data: 09, 10 e 11 de junho| Local: Recife



Encontro Estadual de Economia Solidária de Sergipe

24 de Março de 2014, 1:56, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Image

Caravana das Juventudes abordará a convivência com o Semiárido e os impactos do agronegócio em PE

24 de Março de 2014, 1:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Image

Entre os dias 25 e 29 de março, cerca de 120 jovens de vários cantos do Nordeste estarão reunidos em Ouricuri, Pernambuco, para a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste - Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). O objetivo é fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre a juventude do meio rural, no Território do Araripe, Sertão pernambucano. A ideia é estimular a participação desses jovens em dinâmicas de mobilização social para a promoção da Agroecologia e questionamento do modelo de desenvolvimento rural representado pelo agronegócio.

No Território do Araripe, onde acontecerá a Caravana, muitas famílias agricultoras mostram que é possível conviver com o Semiárido e garantir segurança alimentar e o e tirar o sustento da casa da própria terra. Mas nessa região, agricultores e agricultoras ainda têm que lidar com o assédio do agronegócio do gesso, bovinocultura e os impactos de grandes obras como a Transnordestina, o polo gesseiro e o Canal do Sertão. Para trocar experiências e conhecer essa realidade os jovens se dividirão em cinco rotas durante dois dias do evento. As rotas passarão por algumas experiências agroecológicas e comunidades onde o impacto do polo gesseiro e da ferrovia Transnordestina traz graves problemas para as famílias da região.

Cada rota foi batizada com o nome de um jovem ou uma jovem que tem desempenhando um papel importante na organização da juventude da região. São jovens que vem multiplicando ações sustentáveis no meio rural e trabalham na perspectiva de construção de uma sociedade justa, solidária e igualitária para todos e todas. A rota Giliarda Alves, por exemplo, passará pelas comunidades Nascente e Alho, no município de Araripina, e pela Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri. Nessas comunidades, os participantes e as participantes irão discutir e conhecer os impactos da ferrovia Transnordestina. Também conhecerão os benefícios da produção agroecológica praticada por diversas famílias dessas comunidades.

Quem realiza: a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste - Rumo ao III ENA, é uma realização da Rede Ater Nordeste, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da Articulação Semiárido (ASA), da Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Centro de Estudos de Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, ActionAid e terre des hommes schweiz. Todas essas organizações têm afinidades nos trabalhos com jovens e reconhecem a importância de eventos dessa natureza

III ENA - O encontro acontecerá em Juazeiro/BA, de 16 a 19 de maio de 2014. Pretende reunir cerca de 2 mil pessoas, o III ENA apresentará a agroecologia como uma alternativa concreta ao modelo de agrícola hegemônico. Será uma atividade de afirmação do campo agroecológico para a população e os governos, levantando dados e apresentando informações sobre suas centenas de experiências. Seu lema será "Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro".

Contatos

Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá (Recife)

Sara Brito / Priscila Xavier / Laudenice Oliveira (81) 3223-7026

Comunicação - Caatinga (Ouricuri)

Elka Macedo / Andréia Coelho (87) 3874-1258



Setre lança edital de apoio à economia solidária de matriz africana

19 de Março de 2014, 14:39, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Setre (http://www.secom.ba.gov.br/2014/03/117746/Setre-lanca-edital-de-apoio-a-economia-solidaria-de-matriz-africana-.html)

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), lança nesta sexta-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no Âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana.

O lançamento será às 15h, no auditório da antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, em Salvador. A chamada pública da Setre busca incentivar o empreendedorismo negro no estado com investimentos de R$ 5 milhões.



Agenda das conferências em Pernambuco - III CONAES

7 de Março de 2014, 7:57, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Image

Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes