Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

A população não pode "pagar o pato"

30 de Outubro de 2013, 15:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Joaquim Melo, divulgado em http://www1.folha.uol.com.br/

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, em 22 de outubro, suspendeu por mais um mês a assinatura de qualquer tipo de convênio com governos, prefeituras e ONGs até que todos os contratos da pasta sejam analisados. Essa medida moralizante prejudica direta e unicamente aos mais pobres, usuários dos serviços oriundos dos convênios.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ao suspender de forma indiscriminada a celebração dos convênios e repasses de recursos, deveria, no lugar dessa desconstrução, ter construído , imediatamente, outros mecanismos de atendimento à população, para não deixar esta a ver navios.

Não é razoável que, na busca de identificar infratores dentro ou fora do MTE, o ministro resolva suspender várias atividades do ministério que afetam diretamente a população. Como se diz aqui no Nordeste, não se pode "matar o boi para tirar o carrapato".

Parte dos recursos que o MTE está deixando de repassar são oriundos do programa Brasil Sem Miséria e estão destinados a milhares de famílias que vivem em extrema pobreza: são atendimentos como capacitação profissional, acompanhamento socioeconômico às mulheres do Bolsa família, educação financeira nas periferias, microcrédito, organização de espaço de comercialização, como feiras e lojas solidárias, assistência técnica aos pequenos negócios produtivos e outros.

Lugar do dinheiro público é nas comunidades, atendendo a população. Se, até final de novembro, o MTE não celebrar os convênios, os recursos retornam para os cofres da União e tomam outro destino. Existem entidades sérias, com excelentes resultados na gestão de recursos públicos, comprovados por meio de vasta documentação de controle (relatórios de atividades, registros técnicos e financeiros e prestações de contas), que já foram selecionadas através de editais do MTE e estão à espera de celebração dos novos convênios.

Ministro, seja exemplarmente rigoroso na apuração e na punição de quem "meteu a mão no dinheiro do povo", mas não penalize a população por conta destes. Separe o joio do trigo. A hora é agora, porque, logo mais, encerra-se o prazo para celebração de convênios, e o dinheiro se perde.

Seria bom o senhor visitar as comunidades e conversar com essas pessoas que seriam atendidas pelos recursos que estão retidos no TEM: certamente, a situação de pobreza em que vivem o ajudaria a tomar uma decisão.

Joaquim Melo, teólogo e educador, é coordenador-geral do Instituto Banco Palmas é integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais



Palmas: o documentário

28 de Outubro de 2013, 9:50, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Banco Palmas ([email protected])

Image

8a Feira de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis - PE

21 de Outubro de 2013, 10:36, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Artur Melo ([email protected])

A ASPAN - Associação Pernambucana de Defesa da Natureza e o Fórum da Economia Solidária da Região Metropolitana do Recife promovem, em parceria, com o Instituto Humanitas Unicap, a 8a Feira de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis, ou mais conhecida como a Feira dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro do corrente ano, no hall do Bloco G, da Universidade Católica de Pernambuco.

O evento ocorre por ocasião da 11° Semana da Integração Universidade Católica Sociedade, no horário das 09h00 às 17h00. A Feira é uma atividade aberta ao público, e ocorre em vários países como Canadá, Bélgica, Cuba e Chile, em comemoração a Semana Internacional da Redução. O objetivo da Feira consiste na difusão de atividades relacionadas à redução, reciclagem, reaproveitamento e compostagem de resíduos sólidos, bem como despertar a consciência da população quanto à problemática da inadequada gestão desses resíduos. A Feira conta, ainda, com o apoio do IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas e o ITEP- Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

O público terá a oportunidade de conhecer produtos de artereciclagem produzidos a partir do « lixo », uma vez que a Feira conta com a participação de grupos comunitários que produzem papel reciclado e utensílios domésticos a partir de matérias-primas recicláveis, Empreendimentos Econômico Solidários e artistas que desenvolvem projetos de artereciclagem , conhecendo o trabalho de diversas instituições que desenvolvem atividades relacionadas ao princípio dos 3 Rs.

Além da feira, haverá debates sobre temas ambientais, quais sejam:

* Pesquisa Projeto Consciência Ambiental do Pernambucano 2013, no dia 23 de outubro às 15h00,apresentação pelo IPESPE e ASPAN;

* Política Nacional de Resíduos Sólidos, no dia 24 de outubro às 15h00, pelo Movimento Nacional dos Catadores/Cooperativa de Catadores Pró-Recife;

* Economia Solidária e Meio Ambiente, no dia 25 de outubro às 10h00, pelo Fórum de Economia Solidária de Pernambuco;

e, nesse mesmo dia, às 15h00, Uso Racional da Palha de Coqueiro, pela Associação Mangue Ferido.

Todos os debates vão acontecer no Espaço Ignácio Loyola,no térreo do bloco B, da Unicap.

Mais informações:

8801 5190 - Suzy (ASPAN)

9949 6126 - Artur (Fórum de Economia Solidária-RMR)



Movimento dos Pequenos Agricultores ocupa a unidade de pesquisa da Monsanto, em Petrolina

15 de Outubro de 2013, 4:26, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Comunicação MPA

Na manhã desta terça-feira (15) cinco mil camponeses e camponesas do Nordeste,organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36a. Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE.

A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta.

"A ocupação é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no Nordeste e o repúdio às ações da Monsanto, empresa que, historicamente,privatiza os bens da natureza e controla o mercado agroalimentar mundial, ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade", destaca Leomárcio Araújo da coordenação do MPA.

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida se encontra presente na atividade, afinal a Monsanto faz parte das 6 maiores empresas que controlam 67% do mercado de agrotóxicos no mundo e portanto deve ser denunciada como responsável por vários problemas causados por agrotóxicos.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, que teve início nesta segunda-feira (14) e segue até sexta (18). Amanhã, no Dia Internacional da Alimentação (16 de outubro), será realizada a Audiência Popular do Semiárido, a partir das 9h, na 6a. Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro-BA. Todas as pessoas estão convidadas.



Encontro Internacional Ecologia de Saberes, Fortaleza 22 a 25/10

14 de Outubro de 2013, 7:52, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://saudecampofloresta.unb.br/22-a-2510-encontro-internacional-ecologia-de-saberes/

Fortaleza, Ceará, vai receber o Encontro Internacional Ecologia de Saberes: construindo o dossiê sobre impactos dos agrotóxicos na América Latina de 22 a 25 de outubro de 2013.

O Encontro busca desenvolver métodos que permitam o diálogo entre os saberes científico e popular na produção de conhecimento para uma ciência crítica e emancipatória, construída por pesquisadores, trabalhadores ou gestores dos serviços públicos de saúde e militantes de movimentos sociais camponeses da América Latina.

Como resultado, espera-se estruturar uma teia de pesquisadores internacionais, militantes, trabalhadores e gestores dos serviços públicos de saúde. A reunião de seus saberes permitirá intercâmbio de experiências, contribuindo para a luta socioambiental e para o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde no enfrentamento ao problema dos agrotóxicos.

A partir dessa teia será produzido um Dossiê Latinoamericano sobre o Impacto dos Agrotóxicos na Saúde, inspirado em experiências como a construção do Dossiê no Brasil pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Confira a programação:

22 de outubro:

Local: Concha Acústica da UFC - Entrada livre

18:00

Apresentação Musical: Projeto de Extensão da UFC

Ato Cenopoético: Ray Lima - Educação Popular em Saúde

18:30 Mesa de abertura

19:30 Aula de Inquietação: Diálogos com os modelos de desenvolvimento no Brasil: a feitura de uma ecologia de saberes

Prof. Boaventura de Sousa Santos - Universidade de Coimbra - Portugal

21:00 Lançamento do Livro: Direitos Humanos e Desenvolvimento

Prof. Boaventura de Sousa Santos - Universidade de Coimbra - Portugal

23 de outubro

Local: Casa José de Alencar

9:00 Mesa Redonda

A questão dos agrotóxicos na América Latina

11:00 Debate

13:00 Almoço

14:00 Mesa Redonda Temática

- Métodos de ecologia de saberes para ações e políticas públicas de saúde relacionadas aos Agrotóxicos Ciência emancipatória e Ecologia de Saberes - Prof. Boaventura de Sousa Santos

- O Dossiê da ABRASCO como práxis da Ecologia de Saberes: aprendizados e desafios

- Representante da ABRASCO

- Experiência da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida - Representante da Campanha e da ABRASCO.

- Experiência do SUS de Vigilância de População Exposta a Agrotóxico

17:00 Reunião dos Fóruns Estaduais de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos

24 de outubro

7:00 Visita de Campo a Chapada do Apodi - Organizadores: TRAMAS-UFC e Grupo de Pesquisa do Movimento 21 de abril

Avaliação dos Trabalhos (durante o percurso)

25 de outubro

Local: Casa José de Alencar

9:00 Trabalhos em grupo - Construindo o Dossiê Latinoamericano

14:00 Plenária final e encaminhamentos por países e geral

Serviço:

Data: 22 a 25 de outubro de 2013

Locais:

Dia 22/10 - Concha Acústica da UFC (Av. da Universidade, 2853 Benfica)

Dias 23 e 25/10 - Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 - Alagadiço Novo)



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes