Salvador sedia a VII edição da Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar
3 de Julho de 2013, 23:03 - sem comentários aindaFonte: Unicafes BA (http://www.unicafesba.org.br)

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - UNICAFES Bahia em parceria com o Fórum Baiano de Economia Solidária, realiou a VII Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar, entre os dias 04 e 07 de Julho de 2013, no Jardim dos Namorados, em Salvador/Bahia.
De acordo com a presidente da UNICAFES Bahia, Iara Andrade, a Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar é muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras, tanto do meio rural quanto do meio urbano. "O evento proporcionará várias oportunidades de vendas, de troca de experiências, de saberes e sabores. Este evento reunirá produtos dos quatro cantos da Bahia, que a população de Salvador e Região metropolitana, poderá adquirir estes produtos que só poderia encontrar na região produtora", afirma Iara Andrade.
Cerca de 150 grupos de produção coletiva, como cooperativas, associações, grupos informais, culturais e povos e comunidades tradicionais participaram da Feira, com o objetivo em gerar oportunidades e dar visibilidade aos empreendimentos, assim como fortalecer as políticas públicas do setor.
Também apoiaram a realização da feira, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), através da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (UNEB), Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (UFRB)
SEI lança revista BA&D com o tema Cooperativismo
1 de Julho de 2013, 7:14 - sem comentários aindaFonte: Tatiana Reis

A edição da revista Bahia Análise & Dados, com o tema Cooperativismo, foi lançada em 5 de julho pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). Elaborada em parceria com o Conselho Estadual de Cooperativismo, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a publicação reúne 16 artigos sobre o tema.
A revista está dividida em quatro seções: a primeira trata das questões teóricas, históricas e legais; a segunda reúne artigos sobre as articulações, crédito e gestão das cooperativas; a terceira seção é exclusiva sobre economia solidária e a última seção da revista reúne quatro estudos de caso de cooperativas na Bahia. A SEI agradece a todos os autores que contribuíram para a elaboração desta publicação.
A ideia de lançar um número dedicado ao cooperativismo foi aprovada ano passado pelo Conselho Estadual de Cooperativismo. A proposta integrou ações definidas pelo colegiado para marcar o Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012 conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao dedicar um ano comemorativo ao tema, a ONU visou contribuir para aumentar a consciência pública a respeito destas organizações, promover o seu crescimento, fortalecimento e incentivar governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos que proporcionem a evolução e manutenção das cooperativas.
Na Bahia, através da Lei 11.362/09, que instituiu o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), foi criada a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Desta forma, a proposta da revista é contribuir com a disseminação do conhecimento sobre o tema.