Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Conferência de Economia Solidária do Território Litoral-Sul - BA

30 de Abril de 2014, 12:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.blogtempopresente.com/

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol / Litoral Sul), o Fórum Territorial de Economia Solidária e o Conselho Estadual de Economia Solidária realizarão, nos dias 5 e 6 de maio, em Itabuna, a segunda edição da Conferência de Economia Solidária do Território Litoral-Sul. Com promoção da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento consiste na primeira etapa preparatória para a conferência nacional, cuja terceira edição está programada para o final do ano.

A Conferência do Litoral Sul terá programação voltada aos empreendedores assistidos pelas instituições realizadoras. O evento irá promover trabalho de grupo, debates acerca de propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual de economia solidária e ainda a eleição dos delegados que irão representar o território na etapa estadual.

"O objetivo final dessas mobilizações é a construção participativa da Política de Economia Solidária, que primeiramente acontece nos territórios de identidade, depois serão realizadas as conferências estadual e nacional", informa o coordenador-geral do Cesol / Litoral Sul, José Campos.A atividade tem apoio do Instituto Cabruca, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Prefeitura de Itabuna.

Também na programação estão inclusas apresentação cultural, construção do regimento da conferência e a ampla participação dos Empreendimentos de Economia Solidária. A II Conferência de Economia Solidária do Território Litoral-Sul acontecerá no Itabuna Palace Hotel, com endereço na Avenida Cinquentenário, No. 1061, a partir das 9 horas.



Feira de sementes crioulas

25 de Abril de 2014, 5:47, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Rega Brasil

Image

III Conferência da Economia Solidária: por um Nordeste sustentável

22 de Abril de 2014, 5:37, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/2014/04/18/iii-conferencia-da-economia-solidaria-por-um-nordeste-sustentavel/

Nos dias 09 e 10 de abril de 2014, aconteceu no Campus Catu, a III Conferência da Economia Solidária. Durante o evento discutiu-se sobre autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, valorização do meio ambiente, do trabalho humano, do saber local, igualdade de gênero, geração, etnia e credo.

A Economia Solidária pode ser compreendida como um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, garantido assim, o sustento de comunidades, que trabalham com agricultura familiar. Dessa Economia participam milhares de trabalhadores (as) organizados (as), de forma coletiva, gerindo seu próprio trabalho e lutando pela sua emancipação.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, o Secretário de Agricultura (Seagri) do Município, José Eraldo S. Santana, a Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa, Aldenira Sena, o Superintendente do Ministério do Trabalho (MTE/SENAES), José da Boa Morte e a representante do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Litoral Norte (CODETER-LN), Elizete Portugal.

A abertura do evento foi conduzida pela representante da CODETER-LN, Elizete Portugal, que falou, dentre outras coisas, sobre a necessidade de elaboração de um documento que contemplasse o propósito da Conferência e, para isso seria preciso que as propostas fossem bem elaboradas:" Que possamos sair daqui com um documento, bem embasado sobre a questão da economia,"enfatiza.

Na sequência, Aldenira Sena fez uma saudação calorosa à Rose, que estava representando o Governo do Estado e também agradeceu o convite recebido da Prefeitura Municipal. Aldenira afirmou: " é uma honra estar na casa em que estudei por 3 anos, a antiga Escola Agrotécnica Federal". Fez questão de frisar que construir uma Conferência com esse propósito é algo que no tempo da Ditadura Militar, era inconcebível. Em sua fala, ela ainda cita, que "o governo de Lula e Dilma devolveu a cidadania ao povo brasileiro, trazendo a construção de um governo participativo, um governo que sai da cabeça de homens e mulheres e propõe ações para beneficiar cidades e municípios. o Brasil está vivendo uma revolução silenciosa, a grande semente da democracia", conclui.

Na oportunidade, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, falou da importância do evento: "que possamos discutir essa face solidária dos Municípios e, que dias melhores se consolidem, para a nossa comunidade. Estaremos sempre abertos para acolher todas as iniciativas e movimentos, que tenham como premissa o crescimento dos estudantes". Disse ainda que " é a primeira vez que o IF Baiano elege um ex aluno, para ser Diretor de um Campus e, que num futuro próximo outro ex aluno também possa representar a nossa comunidade", finaliza.

Durante o evento foram formados vários grupos com representantes dos 14 municípios presentes: Alagoinhas, Jandaíra, Catu, Acajutiba, Inhambupe, Aporá, Rio Real, Pojuca, Araçás, Sátiro Dias, Esplanada, Aramari, Conde e Entre Rios, com o objetivo de, a partir das diferentes realidades de seus municípios de origem, fazer uma reflexão critica e propor melhorias, que atendam às reais necessidades de suas comunidades. Na 1a. etapa avaliou-se a situação dos empreendimentos solidários e o acesso a políticas públicas de Economia Solidária, já a 2a. se propôs à análise dos fatores internos e externos, relevantes para o desenvolvimento e articulação da Economia Solidária e a apresentação das proposições prioritárias dos grupos, integração e ajustes de redação, culminando com a apresentação de 10 propostas prioritárias.

Oportunamente, o professor Alex Batista Dias, Coordenador Geral de Produção e Pesquisa do Campus Catu, falou sobre a trajetória do Instituto ao público presente, expondo um vídeo, que mostrou as atividades desenvolvidas nos 10 campi do IF Baiano, além de historiar, que tudo começou com a então Fazenda Modelo, depois Escola Agrotécnica Federal e hoje IF Baiano - Campus Catu. Falou também dos projetos e programas desenvolvidos pela Instituição, além dos cursos ofertados.

No segundo dia, foi realizada uma eleição, na qual foram escolhidos delegados (por segmento), para a Conferência Estadual, além de outros encaminhamentos, para aprimorar o plano territorial. Neste dia, também, a Assessoria de Comunicação Social do Campus entrevistou o representante da COOPEALNOR, do Município de Rio Real - Bahia, o Senhor Martin Van Gastel, que, gentilmente, respondeu a questionamentos sobre o tema abordado pela Conferência - Economia Solidária.



Gt Juventude do Fórum Potiguar torna-se referência nacional

14 de Abril de 2014, 2:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.edigarabencoado.com/2014/04/gt-da-juventude-do-forum-potiguar-de.html

Image

Representantes do GT da Juventude do Fórum Potiguar de Economia Solidária, marcam presença no encontro estadual do Fórum durante os dia 10 e 11 de abril. O evento aconteceu em Mossoró-RN. A juventude deu uma verdadeira demonstração de força, contribuindo para a construção do planejamento das atividades em 2014.



Conferência Territorial da Economia Solidária em Cajazeiras reúne mais de 20 municípios

11 de Abril de 2014, 7:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/87647/conferencia-territorial-da-economia-solidaria-em-cajazeiras-reune-mais-de-20-municipios.html

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum de Economia Solidária e Superintendência Regional do Trabalho, realizou nesta terça-feira (8), em Cajazeiras, a primeira Conferência Territorial da Economia Solidária com 150 representantes de mais de 20 municípios do Sertão. Foram escolhidos 36 delegados que representarão a região na etapa estadual, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio, em João Pessoa.

A executiva da Sedh, Ana Paula de Souza Almeida, participou do evento e falou sobre a importância das Conferências. "As conferências territoriais têm o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais, e promover o debate sobre integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil", disse.

Também participaram da mesa de abertura da Conferência Francisco Arcanjo, representante da prefeitura da cidade de Cajazeiras, e José de Anchieta de Assis, do Fórum de Economia Solidária. As entidades parceiras foram representadas por Aires Humberto (PASPP), Sandra Vaz Miranda (MET) e Maria Ilsa, dos Empreendimentos de Economia Solidária.

Após a leitura do regimento, houve palestra do professor da UFPB e representante da Incubes (Incubadora de Economia Solidária), Vanderson Carneiro. Ele apresentou o texto de referência e comentou a importância do evento, como um processo sistemático de reconhecimento de direitos e de conquista social, para a construção do plano nacional de Economia Solidária.

Foram formados quatro grupos de trabalho que discutiram: Produção, comercialização e consumo; Acesso ao conhecimento: educação, formação e assessoramento; Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Agenda - Na próxima terça-feira (15), será realizada a Conferência Terriotorial em Campina Grande, para a região do Agreste e Curimataú; 23 de abril, em Monteiro, para a região do Cariri e dia 6 de maio em João Pessoa para a Zona da Mata.

Cabe ainda às conferências, elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária, além de subsídios para o Plano Estadual que será debatido na Conferência Estadual.

Municípios e entidades presentes - Os municípios participantes foram São Mamede, Cajazeiras, Joca Claudino, Patos, Teixeira, Santana dos Garrotes, Pombal, Catolé do Rocha, Aparecida, Sousa, Uiraúna, Cachoeira dos Índios, Poço Dantas, Desterro, Assunção, São Domingos, Monte Horebe, São João do Rio do Peixe, Marisópolis, Santa Helena e Lagoa.

Entidades que participaram da Conferência Territorial de Economia Solidária da região Sertão: Associação Comunitária do Bairro Vila Nova, Rede Lixo e Cidadania, Coletivo Estação, Associação Arte Patos, Cemar Pombal, Comunidade os Rufinos, PASPP, Assentamento Jacú, Ação Social Diocesana de Patos, Território Médio Piranhas, Território Vale Piranhas, Cáritas, CAAASP, Diocese de Patos, Rádio Oeste, Coletivo Cultucar, VAC Cooperativa CAMICIH, Cooperativa Flor de Mandacarú, Assentamento Santa Isabel, Doce Vida, Ascamare, Ascamarú, Fibra de Bananeiras, Assentamento Acauã, Grubas e Ascamarc.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes