Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Cariri (CE) realiza a Plenária Regional de Economia Solidária

26 de Julho de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Fórum Caririense de Economia Solidária - FOCAES

O Fórum Caririense de Economia Solidária realiza neste próximo dia 30/07/2012 (segunda-feira), a Plenária Regional de Economia Solidária do Cariri, que terá como temática: "Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável". Esta atividade faz parte das ações rumo a V Plenária Nacional de Economia Solidária.

O objetivo é aprofundar o debate acerca da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário, como opção de organização popular e luta emancipada das/os trabalhadoras/es associadas/os e eleger os/as representantes para participação na Plenária Estadual de Economia Solidária.

Local:SESC CRATO - Rua André Cartaxo, 44 - Crato - CE, a partir das 08h00min.

Contato: [email protected]

Parceiros: SESC Crato, Centro de Formação em Economia Solidária ? CFES nordeste

Apoio: FETRAECE Cariri, SEBRAE Crato, Cáritas Diocesana, Casa Lilás, Flor do Pequi, CooperCrato, SINTROEC, ITEPS UFC Cariri, Brasil Local, Mandato Popular Vereadora Mara Guedes, Casa de Sementes Senhor dos Exércitos, Território da Cidadania e URCA.



Maranhão realiza a primeira plenária estadual rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária

22 de Julho de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Image

São Luiz do Maranhão é a sede da primeira Plenária Estadual rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária, que se inicia hoje (23) até quarta-feira (25).

A plenária estadual foi antecedida pela realização de cinco plenárias territoriais no Maranhão, quando foram escolhidos os representantes e realizado o balanço da economia solidária a partir das experiências locais. Agora, o foco dos debates é a orientação política e aspectos sobre a organicidade, além da retirada de representantes para a Plenária Nacional.

A partir de uma articulação do Fórum Estadual Maranhense, a plenária estadual ocorre junto com o evento "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza" da SBPC (Sociedade Brasileiro para o Progresso da Ciência). Durante os eventos também ocorrerá uma Feira de Economia Solidária.



Peça do artesanato de Alagoas é finalista em competição da Unesco

19 de Julho de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Bárbara Barros

De 30 de julho a 2 de agosto, a capital do Uruguai, Montevidéu, sediará a 3a. edição do Reconhecimento de Excelência da Unesco para produtos artesanais do Mercosul. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), através do Programa doArtesanato Brasileiro (PAB), participou daseleção das peças artesanais que irão representar o Brasil: das 62 peças inscritas, 13 foram selecionadas, sendo uma delas de Alagoas.

A peça "caminho de mesa", bordada em filé, será a representante do Estado na competição de âmbito internacional. A artesã selecionada é Wendy Sherry, presidente da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova (Cooperarteban), que afirma ter ficado surpresa com o resultado. "Ao me inscrever, não fazia ideia de quantas peças seriam selecionadas ou com quantas pessoas eu iria competir. Sinto orgulho de estar representando Alagoas em uma competição internacional, essa é a primeira vez que participo de uma", declara.



Plenária Interterritorial discute sobre economia solidária na Bahia

14 de Julho de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: MOC

Image

Foi realizada no dia 12 de julho no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité a Plenária Interterritorial de Economia Solidária, que reuniu cerca de cem pessoas dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe e discutiu sobre comercio justo, agricultura familiar, acesso ao crédito, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

Realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira e da Bacia do Jacuípe (Codes), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco-Sertão) e União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Ba (Unicafes) a atividade foi uma etapa preparatória e elegeu delegados para participar da plenária estadual, prevista para acontecer em outubro. O objetivo do evento foi reunir representantes e assessorias de empreendimentos econômicos solidários dos territórios, para avaliar o contexto atual e aprofundar o debate sobre políticas de economia solidária.

Houve destaque também para a participação de grande número de mulheres e membros do território do Sisal, especialmente dos empreendimentos que estão articulados em rede.Gisleide do Carmo, coordenadora do Subprograma de Agroindústria e Comercialização do MOC destaca a importância da articulação dos empreendimentos em rede, como forma de aumentar a autonomia dos grupos e fortalecer o comércio justo e a economia solidária.

Ela afirma que a Rede de Produtoras da Bahia, Arco Sertão e Aresol, são redes que contribuem para reforçar e consolidar ainda mais o trabalho em grupo. "Este é um momento importante para o território, pois visa o desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e renda fortalecendo e mostrando que a economia solidária existe, não só esta economia capitalista", afirmou.

A plenária contou também com representações de grupos quilombolas e gestores públicos. Ao final, foram eleitos 15 delegados, que vão representar os territórios durante a etapa estadual.



Rede baiana de alimentação tem resultados positivos com a participação na Cúpula dos Povos

10 de Julho de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

A Rede Baiana de alimentação, formada por cooperativas e grupos baianos de economia solidária, tiveram resultados positivos com o fornecimeto de milhares de refeições durante a Cúpula dos Povos, no mês de junho, no Rio de Janeiro.

Além de fornecer a alimentação, a convivência dos mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da Rede permitiu aos membros fazer análise sobre as práticas da economia solidária, e mostrar para o Brasil e o mundo, a viabilidade desta economia alternativa. Diversos sonhos foram realizados entre eles, o reconhecimento do trabalho da Rede Baiana na plenária final, com varias intervenções dos movimentos sociais e, principalmente do FBES.

Este fornecimento permitiu a Rede de Alimentação ter uma sobra satisfatória para todos os membros, dando condições de constituir um fundo de caixa para a Rede e também contribuir com um valor de R$ 5.000,00 para o fundo solidário do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Além do ganho econômico, a Rede computou também o ganho social, pois os membros tiveram oportunidade de conhecer outro estado, outros povos, outras culturas, a oportunidade de uma integração durante um período mais longo entre os membros, e alguns até realizaram o sonho de viajar de avião e rever familiares que já não se viam há muito tempo por falta de recursos financeiros.

Toda esta conquista é fruto de muito trabalho coletivo, negociações e parceria com o grupo de articulação da Cúpula dos Povos, com a garra dos trabalhadores e trabalhadoras baianas.

Economia Solidária: outra economia já acontece!



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes