Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Projeto ELAS produz ecobags da 3ª Conaes

28 de Novembro de 2014, 9:16, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Nordeste) - 0sem comentários ainda

Fonte: www.participa.br/ecosol/noticias

Image

As sacolas (Ecobags) que serão utilizadas na 3a. Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) foram confeccionadas pela o empreendimento formado por mulheres de Fortaleza (CE), o Projeto ELAS. São 1.700 sacolas que serão utilizadas pelos participantes da conferência entre a quinta-feira (27) e o domingo (30), em Brasília.

As produtoras são 40 mulheres do empreendimento de economia solidária, beneficiárias do Programa Bolsa Família e apoiadas pelo Banco Palmas que oferece assessoria técnica e crédito. As sacolas confeccionadas são ecobags, reutilizando banners de lona que são altamente poluentes no meio ambiente. A reutilização desse material contribui para redução dos danos ambientais.

zzVeja nota do Banco Palmas em agradecimento: http://www.bancopalmas.org.br/oktiva.net/1235/nota/162694

As sacolas (Ecobags) que serão utilizadas na 3a. Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) foram confeccionadas pela o empreendimento formado por mulheres de Fortaleza (CE), o Projeto ELAS. São 1.700 sacolas que serão utilizadas pelos participantes da conferência entre a quinta-feira (27) e o domingo (30), em Brasília.

As produtoras são 40 mulheres do empreendimento de economia solidária, beneficiárias do Programa Bolsa Família e apoiadas pelo Banco Palmas que oferece assessoria técnica e crédito. As sacolas confeccionadas são ecobags, reutilizando banners de lona que são altamente poluentes no meio ambiente. A reutilização desse material contribui para redução dos danos ambientais.



III Jornada de Agroecologia da Bahia

19 de Novembro de 2014, 13:46, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br

Image

De 4 a 7 de dezembro, o Assentamento Terra Vista recebe a III Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento é uma construção coletiva, organizado pela Teia Agroecológica dos Povos de Cabruca e da Mata Atlântica. Em 2014, a Jornada trás o tema: "Sementes, ciência e tecnologia agroecológica para mudar a realidade das comunidades indígenas, quilombolas, das áreas de assentamentos e espaços urbanos". A programação se distribui em espaços de diálogos, oficinas, mini cursos e feira de troca.

A mobilização da Teia e a continuidade das jornadas objetiva especialmente promover a troca permanente de saberes agroecológicos, tradicionais e identitários, capazes de colaborar com o desenvolvimento das comunidades e com o resgate e expansão das práticas agroecológicas. Outro foco é fortalecer a soberania popular, aprofundando a construção dos princípios, práticas, encaminhamentos e unidade entre os povos e parceiros que compõem a TEIA.

A programação completa está em fase de construção e será divulgada em breve. As inscrições já estão abertas, através de dois formulários online: um para os Elos que compõe a Teia e outro para visitantes de outros grupos e localidades. Acesse os formulários, nos links:

- Inscrição para Elos da Teia: http://goo.gl/forms/CGJDrzcKFt

- Inscrição para visitantes: http://goo.gl/forms/X0xlpyn0h9

MAIS INFORMAÇÕES

Blog da Jornada: http://jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br

Vídeo sobre o Assentamento Terra Vista: www.youtube.com/watch?v=0yENPE8KWis

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

VT: https://www.youtube.com/watch?v=sRBlp125F1U

SPOT: https://soundcloud.com/thassio-ramos/jornada-de-agroecologia-da-bahia

COLABORE!

A Jornada de Agroecologia da Bahia é realizada pela Teia Agroecológica e seus elos. Uma luta coletiva! Além dos apoios estruturais, a Teia precisa de ajuda financeira para cumprir várias metas. QUER CONTRIBUIR E SEMEAR? Faça uma doação: Banco do Nordeste / Agência: 0157-0 / Conta: 000002746-5.



Rede Xique Xique de comercialização solidária comemora seus dez anos e realiza encontro

19 de Novembro de 2014, 13:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Comunicação Rede Xique Xique

Image

A Rede Xique Xique comemora, neste ano de 2014, dez anos de existência. E entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Treinamento Seminário Santa Teresinha, realizará um encontro com integrantes que compõem a rede. Trazendo o tema: "Fortalecendo a agroecologia, o feminismo e a economia solidária em rede", a Xique Xique está preparando uma programação especial.

Cerca de 250 pessoas dos estados do RN, CE e MA, onde a rede atua, além de parceiros locais, estaduais e nacionais, participarão do encontro. O momento será de reflexão e ação a partir dos princípios que norteiam a atuação em rede.

O encontro tem a programação voltada para integrantes e movimentos parceiros convidados. Começando na quinta a partir das 14h, acontecerão debates, oficinas e discussões acerca dos princípios políticos da rede. Neneide Lima, coordenadora financeira da rede, afirma que o momento será para "avaliar como ao longo desses 10 anos, essa articulação em rede tem contribuído e fortalecido com processos que promovam autonomia socioeconômica das agricultoras e dos agricultores".

Para Tatiana Muniz, coordenadora geral da Rede, "falar de 10 anos da Rede Xique Xique representa o reconhecimento das nossas lutas pelo feminismo, agroecologia e economia solidária no nosso espaço de comercialização que dá visibilidade a agricultura familiar e a transformação da vida das mulheres". E Neneide Lima completa: "é uma alegria comemorar as conquistas da resolução dos problemas que enfrentamos no processo e saber que não estamos lutando só, que nossa estratégia está ligada em rede seja no município, na região e/ou nos territórios".

Rede Xique Xique

A Rede Xique Xique começou pelo protagonismo de um grupo de mulheres, em 99, que constituiu uma associação informal, a APT (Associação dos Parceiros e Parceiras da Terra), para fazer a entrega de hortaliças orgânicas sem intermediários.

Em dezembro de 2003, na cidade de Mossoró (RN), foi inaugurado o Espaço de Comercialização Solidária Xique Xique com o objetivo de ter uma oferta diversificada, capaz de atrair e fortalecer o consumo solidário em detrimento do acúmulo de lucro pelos intermediários, se tornando, assim, referência para o recebimento e o escoamento da produção advinda da agricultura familiar da região oeste do RN.

A Rede Xique-xique é uma articulação de Comercialização Solidária em que trabalhadoras e trabalhadores urbanos e rurais buscam manter os princípios da agroecologia, do feminismo e da economia solidária para a produção, comercialização e consumo, afirmando a organização da luta pela transformação do mundo.

Organizada em 12 núcleos municipais, através de feiras agroecológicas, da agricultura familiar e economia solidária e loja de produtos, a rede estabelece uma forte aliança com os movimentos sociais, especialmente a Marcha Mundial das Mulheres, os Fóruns de Economia Solidária e as articulações de redes de agroecologia.

São desenvolvidas atividades de formação, práticas agroecológicas, intercâmbios, acompanhamento a comercialização, vendas de produtos e feiras. Atualmente são mais de cinquenta grupos articulados com uma produção bastante diversa. Essa diversidade é em parte garantida pelos grupos de mulheres que representam em média 50% dos que integram a Rede.

Em Mossoró, a Rede Xique Xique realiza uma feira de hortaliças, queijos, doces, ovos caipiras, frutas e polpas e verduras da agricultura familiar em sua sede que está situada na rua rua Jerônimo Rosado, 148, Centro , ao lado da Gráfica Queima-Bucha.



UNEB realiza 4º Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária

10 de Novembro de 2014, 11:52, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.uneb.br/2014/11/06/uneb-realiza-4-encontro-de-turismo-de-base-comunitaria-e-economia-solidaria/

O projeto Turismo de Base Comunitário (TBC), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNEB, promove, entre os dias 12 e 16 de novembro, o IV Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES), no Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, em Salvador.

Saiba mais do evento em: http://www.tbc.uneb.br/etbces/

O evento será realizado simultaneamente com a III Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e a Economia Solidária e a II Feira de Meio Ambiente e Saúde.

A iniciativa, gratuita e aberta ao público, objetiva dar visibilidade e reconhecimento às diversas produções sociais, políticas, culturais e econômicas que são desenvolvidas no entorno do Campus I da UNEB.

Os interessados em participar dos eventos devem se inscrever gratuitamente no local e dias em que serão promovidas as atividades.

Programação

O IV ETBCES conta com o tema "Educação, Sociedade Solidária e Meio Ambiente" e reserva em sua programação apresentações culturais, oficinas e relatos de experiências, além de Mostra e Feira de Meio Ambiente e Saúde.

A iniciativa deve contar com a participação de representantes de associações de bairros e culturais, de cooperativas de produção, além de lideranças comunitárias, gestores e artistas.

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, e a Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba) apoiam a iniciativa.

Informações: Sala de Pesquisa/Campus I - (71) 3117-2320.



Governador Teotonio Vilela empossa novo Conselho Estadual de Economia Solidária do Alagoas

5 de Novembro de 2014, 14:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2014/11/governador-teotonio-vilela-empossa-novo-conselho-estadual-de-economia-solidaria

Image

O governador Teotonio Vilela Filho empossou, na manhã desta terça-feira (4), os 16 membros do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES), em solenidade na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), no bairro do Jaraguá. O Conselho é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), com responsabilidade sobre a definição das políticas de desenvolvimento da Economia Solidária que devem ser adotadas pelo Estado.

Durante o evento, a presidente do Fórum Alagoano de Economia Solidária (Faes), Denise Oliveira, fez um resgate histórico do surgimento das primeiras iniciativas de economia solidária em Alagoas, a exemplo da plenária ocorrida em 2003, com o objetivo de valorizar a produção e a geração de emprego e renda. "Atualmente, os empreendimentos econômicos solidários engajados no Faes participam do controle social das políticas de governo relativas à economia solidária por meio das comissões de acompanhamento dos projetos Cativare, Juntos Catamais e Produzir Juntos, estes últimos executados pela Seteq", explicou Denise.

A secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Betânia Jatobá, alertou para a herança que cada conselheiro acaba de receber e sua contribuição para que os cidadãos possam ter uma vida mais digna e valiosa. "Vocês estão participando das decisões que afetam a vida daqueles que, por direito, devem ser protegidos pela política pública do trabalho. Vocês têm poder de decisão sobre os assuntos de interesse coletivo, como aprovação de planos, gastos com recursos públicos, entre outras coisas", ressaltou, agradecendo o empenho e a sensibilidade do governo Teotonio Vilela na sanção da lei.

Em seu pronunciamento, o governador Teotonio Vilela destacou grandes modelos de cooperação adotados por alguns países e os princípios de autogestão, solidariedade e dimensão econômica, aspectos que fundamentam a economia solidária. "O cooperativismo é muito importante, porque torna mais forte e protegido o empreendimento. E, quando essa união é feita a partir do compartilhamento que o conceito de economia solidária inspira, o resultado é muito mais benéfico. Isso porque aí está inserido o componente humano", reforçou o governador.

Após o encerramento da solenidade, o Conselho Estadual de Economia Solidária reuniu-se para traçar as primeiras estratégias e montar um calendário de atividades. Dentre as metas contidas na publicação do Diário Oficial do Estado, o Conselho pretende instituir o selo de Economia Solidária, para que os consumidores possam identificar o caráter solidário e ecológico dos insumos, conhecendo detalhes da produção, da industrialização, do transporte e da comercialização dos produtos. Outra proposição dos conselheiros será formar uma equipe técnica pra avaliar os pedidos de novos credenciamentos por parte dos empreendimentos econômicos solidários.

Participaram do evento o superintendente regional do Trabalho em Alagoas, Israel Lessa; a representante da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Michelli Larissa; o representante da Unitrabalho/Ufal, professor Cézar Nonato; o coordenador de Economia Solidária da Seteq, Eugênio Dantas; o presidente em exercício da Fecomércio, José Gilton, entre outras autoridades.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes