Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

2º Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária

24 de Outubro de 2014, 5:50, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Coordenação do CFES/NE

Convidamos vocês para o nosso 2o. Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária, que será realizado de 11 a 13 de Dezembro na UFRPE em Recife, com o tema "Território e territorialidade na construção da educação em economia solidária" que tem como objetivo principal: "Compartilhar conhecimentos e experiências entre educadoras e educadores que trabalham na perspectiva da "interculturalidade" e da "ecologia de saberes" buscando formular, sistematizar e reconhecer conhecimentos para a construção da teoria e da prática da Educação em Economia Solidária a partir da compreensão do território e das diferentes territorialidades como construções fundamentais onde se dão as vivências, as relações socioeconômicas, políticas e identitárias da economia solidária, fomentando esse debate nas instituições de ensino, pesquisa e extensão e nos movimentos sociais."

As inscrições serão realizadas pela ficha de inscrição no site, http://seminarioeducaecosol.wix.com/cfesne que também tem outras informações da programação e metodologia de nosso Seminário.



Mulheres produtoras da Bahia e Mato Grosso se reúnem em Pernambuco para intercâmbio de experiências

23 de Outubro de 2014, 16:17, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: FASE

De hoje (22) até a quinta-feira (23) grupos produtivos de mulheres dos Estados da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco mostram suas experiências com produção de artesanato e de agricultura familiar no Seminário de Intercâmbio do Fundo de Apoio Estratégico (FAE) da FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional/SAAP. O objetivo é promover a troca de experiências entre as mulheres acerca das iniciativas e trajetórias organizativas, produtivas e econômicas nos contextos dos Estados. O encontro acontece no município de Carpina, a 50 km do Recife, no CETREINO do IPA.

As organizações de mulheres terão a oportunidade de em dois dias socializar e refletir sobre o trabalho que desenvolvem em projetos educativos, organizativos e econômicos. Algumas delas com seu trabalho reconhecido nacionalmente. "É um momento de fortalecer a capacidade de atuação dos grupos de mulheres fomentando a ação em rede e a incidência política na luta pela cidadania e os direitos das mulheres", disse Luiza de Marillac, educadora da Fase.

No primeiro dia (22) acontece uma mesa de diálogo sobre o feminismo e sua contribuição na construção da autonomia política e econômica das mulheres. A partir desta referência, o diálogo segue acerca dos avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres, com destaque para as questões da produção e comercialização. Com a presença de Luiza de Marillac, da FASE, Jô Menezes, da ONG Gestos, e Gabriela Araújo, do MMTR -NE. Pela tarde será a vez do Carrossel de Experiências, momento de apresentação dos saberes de cada grupo produtivo. No segundo dia (23) o encontro conta com oficinas temáticas sobre saúde e sexualidade, facilitada por Suely Valongueiro, do Grupo Curumim, e Enfrentamento à violência contra a mulher, com Daniele Braz, educadora e ativista da Articulação de Mulheres Brasileiras.

O intercâmbio é uma das ações do Fundo SAAP, unidade da FASE Nacional, que tem investido numa linha de apoio financeiro e pedagógico chamada FAE - Fundo de apoio Estratégico que visa fortalecer organizações de mulheres e de jovens nos diferentes estados de atuação da FASE.

Sobre a Fase - É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua hoje em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

Contato:

Assessoria de Imprensa do Seminário:

Emanuela Castro - (81) 8186.0484



Evento solidário incentiva baianos a trocar bens

23 de Outubro de 2014, 4:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Débora Nunes

A população baiana está convidada a repensar e transformar as formas de consumo da sociedade moderna durante a 9a. edição do Brechó Eco Solidário, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 9h às 17h, no Parque da Cidade.

O Brechó Eco Solidário é uma feira de economia solidária, onde funciona um grande mercado de trocas de bens usados, através de uma moeda social própria, o "Grão". O objetivo do evento é sensibilizar os baianos e fazê-los dialogar sobre a importância do consumo consciente, evitar desperdícios e priorizar produtos mais saudáveis.

Cada produto custa 1 Grão. "A gente trabalha com a ideia do valor de uso. Não há diferença de preço entre os bens. Uma bicicleta ou um livro valem um grão", exemplifica a urbanista e co-fundadora do Brechó Eco Solidário, Débora Nunes. "O objetivo é dar um novo uso ao objeto, encontrar um usuário que precise dele, para economizar a natureza. Na medida que você troca bens, reusa ou recicla, você está economizando os serviços da natureza. Não é mais possível explorar os recursos da natureza como temos explorado", alerta.

O Brechó Eco Solidário também é um espaço para o diálogo, integração e reflexão coletiva. Apresentações de música e dança, exposições de arte sustentável, oficinas de reciclagem, aulas de meditação e ioga também estão entre as atrações. Todas as atividades são gratuitas. O evento é realizado anualmente, desde 2006, pela Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, organização não governamental com larga experiência em mobilização cidadã.



Zagueiro do Bahia apóia Brechó Eco Solidário no Parque da Cidade

23 de Outubro de 2014, 4:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Bahia Já

O zagueiro Demerson, titular da equipe do Bahia, vestiu literalmente a camisa do Brechó Eco Solidário, que nesta sexta (24) e sábado (25), acontece no Parque da Cidade. Tendo como grande atração uma Feira de Economia Solidária, que vai reunir 40 empreendimentos atendidos pelos Centros Públicos de Sussuarana, Barra e Mares, o evento procura sensibilizar as pessoas para o consumo consciente.

Demerson doou uma camisa oficial do Bahia, autografada, que fará parte dos produtos disponíveis para troca. "Gostei da proposta do Brechó Eco Solidário e espero que a minha pequena contribuição fortaleça ainda mais esta idéia.Precisamos cuidar melhor do nosso planeta", vibrou o jogador.

Grão - O Brechó Eco Solidário é uma feira de economia solidária, onde funciona um grande mercado de trocas de bens usados, através da moeda social "grão". O objetivo é sensibilizar a população a repensar o consumo, evitar desperdícios e priorizar produtos mais saudáveis.

Desde 2006, é realizado, anualmente, pela Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, organização não-governamental com larga experiência na mobilização cidadã. O Brechó Eco Solidário conta com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda de Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

O Brechó funciona como um verdadeiro "mercado de trocas" de bens usados. Mas quem for ao Parque da Cidade poderá aproveitar ainda a Feira de Economia Solidária para comprar artigos manufaturados como bijuterias, pedrarias, pinturas, bolsas, caixas de papel e de madeira; roupas masculina e feminina para crianças e adultos; peças de crochê e tricô; panos de prato, peso de porta, sapatos, sandálias e alimentos doces e salgados, alem de flores e produtos hortifruti.

Durante o evento vão acontecer apresentações de músicas e dança; arte sustentável; oficinas de massagens; aulas de yoga e atividades de educação ambiental.



VIII Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar do Cariri/CE

7 de Outubro de 2014, 12:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Fórum Caririense de ECOSOL - FOCAES ([email protected])

Está se aproximando a VIII EXPOFAM - Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar do Cariri, evento que acontecerá no período de 10 A 12 DE OUTUBRO de 2014, no LARGO DA REFFSA, na cidade de CRATO. O principal objetivo consiste em disseminar e apoiar a economia solidária na região do Cariri, no intuito de fortalecer suas organizações, dar visibilidade e afirmá-la como um modelo de desenvolvimento sustentável.

Interessados em expor na feira devem enviar ficha de inscrição o email: [email protected], documento disponível em conjunto com a programação em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1906&Itemid=99999999



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes