Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Carta da Juventude da Economia Solidária Presente no FREPOP

29 de Julho de 2014, 8:51, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Mônica Vilaça

De 22 a 26 de julho de 2014 reuniu-se em Lagarto, Sergipe o XII Fórum de Educação Popular e o IX Fórum de Educação Popular com o tema "Educação Popular e Juventude: o que você tem a dizer?". Com a mobilização provocada pelo Centro de Formação de Economia Solidária do Nordeste conseguimos articular jovens do Rio Grande do Norte, do Piauí, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, além de educadoras e educadores de diversas redes da economia solidária do Nordeste.

Nossa juventude está aí, nos mais diferentes lugares, com diferentes experiências e caminhadas. Somos uma juventude que vem com o desejo de pensar novas formas de construir nosso lugar de ação e organização, uma juventude que procura uma nova estratégia para pensar o mundo.

Temos uma juventude na Economia Solidária que está nos empreendimentos, nas organizações de juventude, que são estudantes, agricultoras e agricultores, filhos e filhas de militantes da economia solidária, trabalhadoras e trabalhadores, no campo e na cidade mas percebemos que esta juventude ainda não tem visibilidade. É uma juventude presente, mas que não se organiza dentro da economia solidária como um coletivo de juventude com demandas próprias.

Nós temos nos deparado com muitas questões neste nosso tempo: violência, falta de acesso e precarização do trabalho, educação precária, degradação do meio ambiente. Precisamos buscar esta juventude, e o diálogo que precisamos fortalecer e consolidar parte dos princípios da economia solidária, é por solidariedade, cooperação, autogestão, autonomia na luta, na vida e no trabalho.

Esta é uma geração que não foi chamada para o diálogo, e queremos sim participar dos processos. Sentimos falta de processos de formação dirigidos à juventude, mas quando falamos de serem voltado para a juventude queremos que sejam construídos em diálogo com a juventude. Queremos ser protagonistas dos espaços em que participamos, queremos reconhecimento de nossa participação.

* Propomos aos Fóruns Estaduais de Economia Solidária a articulação de coletivos de juventude como já acontece hoje no Rio Grande do Norte.

* A participação da juventude precisa ser compreendida e acolhida a partir da sua diversidade que vai muito além dos segmentos, empreendimentos, entidades e gestores, que hoje constituem a economia solidária. Acolher a juventude é estratégico para o futuro da economia solidária.

* Solicitamos da Secretaria Nacional de Economia Solidária políticas dirigidas a juventude da economia solidária.

* Precisamos construir encontros de juventude da economia solidária nos estados e para isso precisamos dialogar com projetos, fóruns, redes e movimentos sociais, parceiros e instituições que estejam no nosso campo de construção.

* Queremos das redes de educadoras e educadores da economia solidária a disponibilização de oficinas nos estados dirigidas, construídas e realizadas pela juventude e para a juventude.

* Precisamos construir ações de intercâmbio da juventude da economia solidária durante os encontros estaduais.

* Propomos que no Encontro Nordestino de Educação em Economia Solidária a ser realizado pelo CFES tenhamos um espaço para a articulação da juventude.

* Propomos que em 2015 realizemos um Encontro Nacional de Juventude no Nordeste.

* Precisamos pensar nossa comunicação, utilizando ferramentas diversas para nossa articulação, vamos através destes espaços de comunicação socializar ações que faremos e experiências que já temos.

Solicitamos a divulgação desta carta pelos fóruns, pelas redes, no site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, no Cirandas e esperamos de quem ler este documento retornos. Queremos ouvir as reflexões e contribuições que venham a ampliar as primeiras propostas que estamos aqui apresentando.

Chamamos as jovens e os jovens dos demais estados a se somarem a nós nesta mobilização e construção.

Juventude ECOSOL Avança! Avançaremos

Amanda Taís - RN - [email protected]

Ana Lúcia Ferreira - PE - [email protected]

Ana Luisa Gadelha - RN - [email protected]

Érica Lima - SE - [email protected]

Fernanda Monteiro - AL - [email protected]

Gardel Estênio - PI - [email protected]

Ingrid da Silva Ferreira - RN - [email protected]

Isaías da Silva Araújo - RN - [email protected]

Maria de São Pedro - SE - [email protected]

Maria Geneilda - SE - [email protected]

Maria Luciene Santos - RN - [email protected]

Messsias Oliveira - SE - [email protected]

Renato Galdino - RN - [email protected]

Sandyeva Francione - RN - [email protected]

Silvia Santos - SE - [email protected]

Valtércio Moreira - RN - [email protected]

Confira a carta em pdf: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1899&Itemid=99999999



Juventude das Redes de Educadoras e Educadores em Economia Solidária do NE no FREPOP

22 de Julho de 2014, 2:37, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Monica Vilaça

Nesta terça-feira, 22 de Julho tem início o XII Fórum Nacional de Educação Popular e IX do Fórum Internacional de Educação Popular em Lagarto Sergipe com o tema "Educação Popular e Juventude: o que você tem a dizer?" Com a mobilização dos coletivos estaduais de educadoras e educadores em economia solidária conseguimos organizar a participação de uma delegação de juventude na atividade. Temos jovens do PI, RN, PE, AL, SE e BA que participarão do FREPOP com 3 oficinas e 1 roda de diálogo, além de outras atividades que estarão sendo dinamizadas pel@s educadoras e educadores de Sergipe.

A Rede de Educadoras e Educadores de Sergipe, juntamente com o Fórum de Economia Solidária de Sergipe também mobilizou empreendimentos e organizações como a Casa das Domésticas para garantir a alimentação, com produtos fornecidos pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidaria - COOPERAFES e lanches das Catadoras de Mangaba e da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Canudos - COOMAFAC. No espaço teremos também uma feira de economia solidária com vários empreendimentos de Sergipe. Estamos muito felizes com este primeiro encontro da juventude da economia solidária do Nordeste que está sendo animada pelas redes estaduais a partir de uma ação de educação e construção de conhecimento. Abaixo as atividades que estaremos realizando:

23 de Julho de 2014

Oficina: Economia Solidária uma construção popular na disputa por novos significados para o trabalho e a vida das 14:00 as 17:00

Facilitadoras/es: Ingrid Ferreira (RN), Maria de São Pedro (SE), Leide Manuela (BA) e Navegantes (RN).

24 de Julho de 2014

Oficina: Experiências do campo e da cidade, as lutas e desafios da juventude da economia solidária das 14:00 as 17:00

Facilitadoras/es: Leide Manuela (BA), Isaías Araújo (RN), Gardel Estênio (PI).

Arena: Educação Popular e Juventude: as estratégias de resistência e luta na construção de outras formas de produção que cuidam da vida das 17:30 as 19:00

Facilitadoras/es: Mônica Vilaça - CFES/NE (PE), Madina Sarr - Senegal, Maria de São Pedro - Fórum de Economia Solidária de Sergipe / Rede de Educadoras e Educadores de Sergipe.

25 de Julho de 2014

Roda de Diálogos: A experiência da Economia Solidária na construção do bem viver das 09:00 as 12:00

Facilitadoras/es: Fernanda Monteiro (AL), Patrícia de Jesus (SE), Sandyeva Araújo (RN).

Oficina: A Educação em Economia Solidária e suas demandas para a educação formal das 14:00 as 17:00

Facilitadoras/es: Teresa Mattos (BA), Ana Lúcia (PE), Messias Oliveira (SE), Tércio (RN)



Feira da Economia Solidária oferece produtos agroecológicos , em Sobral - CE

15 de Julho de 2014, 11:29, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://blog.sobral.ce.gov.br

A Prefeitura de Sobral promoveu, na sexta-feira, 11 de julho, na Casa de Economia Solidária, mais uma Feira da Economia Solidária. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, a feira reúne 20 empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar assessorados pelo Projeto Gente Solidária.

Toda sexta-feira serão comercializados, na Casa da Economia Solidária, produtos agroecológicos, produzidos sem uso de agrotóxico e respeitando o meio ambiente, como: grãos (feijão), doces (de caju, de leite, de mamão), frutas, tubérculos e verduras (mamão, banana, limão, macaxeira, batata doce, jerimum, pimenta de cheiro), bolos (batata, milho, macaxeira), comidas típicas (farofa de capote, de carne), galinha caipira, ovo de galinha caipira, queijo, reciclagem e artesanatos, e outros itens que caracterizam a cultura e produção do Município de Sobral.

A Casa de Economia Solidária fica na Rua Cel. Rangel, no. 194, Centro. Saiba mais: (88) 3611-4666.



Cooperativa Frutos da Terra de Piripiri comercializa produtos da economia solidária

14 de Julho de 2014, 2:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.portalplanetabrasil.com/noticias/piaui/cooperativa-frutos-da-terra-de-piripiri-comercializa-produtos-da-economia-solidaria-1944.html

Voltada para fortalecer a vidasocial e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, a Cooafrut-Cooperativa Agrifamiliar dos Frutos da Terra, instalada em Piripiri, mas que atua na região norte inteira, esta comercializando produtos naturais. Na foto o casal de agricultor: dona Francisca e sr. Barroso apresentam a galinha e o capote da produção deles.

Os produtos vão desde artesanatos com produtos naturais e reciclados até chegar a produtos fabricados a partir da produção agrícola e familiar

No espaço de economia solidária, uma loja montada com espaços exclusivos na sede da cooperativa, os cooperados podem comercializar direto para os consumidores:Galinha caipira e capote. Artesanato e peças de utilidades domésticas. Fruta, verduras e legumes. Polpas, sucos e sorvetes. Mel de abelha e de cana-de-açúcar , conservas e remédios caseiros homeopáticos.

O presidente Tibério Cesar, reúne constantemente com a diretoria para traçar metas e estratégias de atendimento e elaborar projetos de sustentação da cooperativa no mercado.

A venda fortalece os grupos: Quilombolas, Indígenas, Mulheres, Jovens e produtores da agricultura familiar em geral. O espaço é aberto ao público diariamente e os preços são diferenciados pelo fato da inexistência de atravessadores e serem vendidos diretos pelos cooperados.

Os cooperados pertencem às comunidades dos assentamentos: São Francisco; São João Batista; Tapera, Cachoeira e outros, tanto de Piripiri como de municípios vizinhos.



Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária em José de Freitas - PI

12 de Julho de 2014, 4:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Samara Sampaio

Image

O Município de José de Freitas, no Piauí, irá realizar a V Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, nos dias 25,26 e 27 de Julho de 2014. Para Durval Gomes, um dos idealizadores e organizadores da Feira, "a Feira de José de Freitas é uma referência na região, situada a 46km de Teresina, capital, José de Freitas tem uma atuação muito grande na Agricultura Familiar e em Empreendimentos da Economia Solidária! _Para nós, é uma grande alegria fazer parte desse momento de construção da V Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, pois a cada ano, a Feira se fortalece, articulamos novas parcerias, formações e os Empreendimentos tem um momento para divulgar e comercializar os seus produtos de maneira solidária, com preço justo e o cuidado com o meio ambiente_".

Esse ano, a Feira contará com uma Oficina de Gestão Financeira para Empreendimentos Solidários, do grupo CAPFES - Capacitação, Assessoria e Projetos em Economia Solidária, que faz parte da Coordenação do Fórum Estadual do Piauí. "_Entendemos ser extremamente importante a nossa contribuição nessa Feira, uma vez que os empreendimentos tem uma oportunidade de receber uma formação em uma área que é fundamental para a continuidade e gestão dos grupos de economia solidária, que são frágeis nesse ponto"_, diz Solange Nascimento.

A Feira contará com exposições agropecuárias, apresentações culturais, rodas de conversa, cursos e treinamentos, além da comercialização dos produtos. O evento será no Espaço Cultural do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de José de Freitas.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes