Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Encontro Troca de Saberes em Economia Solidaria no Trairi - RN

22 de Setembro de 2014, 9:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Entre 11 e 12 de outubro de 2014 na Comunidade Rural Camelos, São Bento do Trairi/RN haverá a formação, multiplicação dos saberes local e fomento a Economia Solidaria, através da Troca dos Saberes das praticas na busca do Bem Viver no Território do Trairi, fortalecendo os EES acompanhados pelo Projeto ECOSOL RN (Atividades Integradas) Convenio SETHAS/SENAES.

Realização:

Associação Camelos e Projeto ECOSOL RN SETHAS/SENAES

Apoio:

FPES - Fórum Potiguar de Economia Solidaria

Convidados:

FPES (GTs Juventude e Formação)

EES - Empreendimento Econômico Solidário do Território do Trairi, acompanhados pelo Projeto ECOSOL RN.

Cobertura:

Blog Edigar Abençoado

Programação

Dia 11/10/2014 (sábado)

13h30minh00minh - Chegada e Acolhimento

14h00minh - Acolhimento com a Ciranda da ECOSOL( Associação Camelo) e Mística - Corredor do Cuidado ( ADS Samara Francione e Alexandre Lemos) e apresentação de tod@s

14h20minh - Construção do Acordo de Convivência e GTs

(Associação Camelos e ADS Samara Francione e Alexandre Lemos)

15h00minh - Vídeo: Em favor da Vida, da humanização do Existir.

15h:10minh- Reflexão sobre o vídeo (Facilitador@s: ADS Samara Francione e Alexandre Lemos)

15h:15minh - Trabalho em grupo. Texto: Origem do pensamento sobre a economia solidaria no Brasil (Facilitador@s: GT Formação do FPES).

16h:00minh- Retorno a plenária para apresentação lúdica do estudodo texto.

16h: 30minh - Intervalo

16h: 40minh - Dinâmica: Cameleão

16h:45minh: Retorno para os GTs. Texto: A Democracia Participativa em Discussão- Paul Singer (Facilitador@s: GT Formação do FPES)

17h: 30minh- Retorno a Plenária para Debate livre baseado no texto: A Democracia Participativa em Discussão- Paul Singer

18h: 00minh- Jantar

20h: 00minh- Gincana Musical

21h: 00minh- Noite Cultural

Dia 12/10/2014 (domingo)

05h00minh até as 09h: 00minh- Programação da Comunidade Camelo (surpresa)

09h30minh - Troca dos saberes - @s participantes farão uma apresentação do EES,Incubadora, GTs e projeto que fazem parte, apresentação por slides ou texto - Facilitador@s: GT Juventude do FPES (Observação: Esta apresentação é a base do objetivo Geral do Encontro).

10h:30minh- Apresentação da Organicidade dos Fóruns, Bandeiras e Movimentos Sócias que dialogam com a ECOSOL e simpatizantes - Facilitador@s: GT Formação do FPES

11h:30minh- Encaminhamentos de pauta para Trairi e Avaliação do encontro

12h:30minh as 13h:00minh - Tempo para Comunidade Camelos para externar a experiência em sediar o encontro

13h:00minh- Enceramento e Almoço.

OBSERVAÇÕES:

Trazer colchonetes, colchões ou rede, roupa de cama e banho;

Trazer canecas/garrafas, em respeito ao meio ambiente, não usaremos copos descartáveis

Trazer instrumentos musicais, para animar a Gincana e a noite cultural.



Prefeitura de Fortaleza promoverá 7ª Feira de Economia Solidária

12 de Setembro de 2014, 4:08, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/

A Prefeitura de Fortaleza realiza a 7a. Edição da Feira de Economia Solidária das Mulheres Empreendedoras nesta sexta-feira (12/09), de 9h30 às 16h, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, tem o apoio da Rede Feminista e Solidária Flor do Mandacarú.

A feira terá 20 expositoras. A iniciativa visa estimular a inclusão e autonomia econômica das mulheres. Por meio da ação, as participantes resgatam a autoestima e recebem o apoio necessário para investir no próprio talento.

O artesanato local sempre é destaque. Peças em tricô, crochê, bordado, sandálias de couro e bonecas de pano estão entre os produtos mais comercializados. Na feira, também é comum ver artigos sustentáveis, como utensílios de cozinha, bijouterias e brinquedos.

As inscrições para a próxima Feira de Economia Solidária, prevista para o dia 10 de outubro, já estão abertas. As interessadas podem se cadastrar na Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (Rua Pedro I, s/n - Centro), por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 3105.1398.



Barbalha-CE Feira da Economia Solidária movimenta comunidades do Distrito de Arajara

10 de Setembro de 2014, 10:08, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.diariodocariri.com

Mais uma vez o Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural da Agricultura Familiar do município de Barbalha, realizou o encontro com feira que já marca o seu 20o. evento deste gênero desde quando iniciou no ano de 2011. Desta vez a Feira do Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural movimentou a comunidade do Sitio farias no Distrito de Arajara em Barbalha.

No sitio Farias, região pé de serra no distrito de Arajara, a comunidade, recebeu com festa nesta ultima sexta feira cinco de Setembro de 2014 o grupo de Economia Solidaria, que a cada encontro, realiza com alegria, a feira dos produtos da agricultura familiar, com vendas e trocas, dos excedentes de suas produções, uma diversidade de produtos, vindo com carinho das mãos de quem produz, com qualidade. A feira vem atraindo, alunos, universitários e professores de escolas técnicas e empreendimentos econômicos da região do cariri, como por exemplo: UFCARIRI e Centro Vocacional Técnico (CVTEC) de Barbalha que já tem propostas de incentivos para o grupo.

Nos encontros são discutidos os pontos positivos e negativos diante as opiniões dos participantes, observando os avanços do grupo, a interatividade e a solidariedade entre os agricultores, que tem o objetivo de fortalecer a idéia, e avançar rumo a um processo de uma economia justa e igualitária para o homem do campo.

O grupo da Economia Solidária e Turismo Rural tem o apoio das entidades parceiras como, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais de Barbalha, e Associações de varias comunidades rurais do município, que fazem os encaminhamentos junto aos agricultores participantes do evento, com isso uma nova agenda é marcada, desta vez, a nova data para a realização da próxima feira, ficou marcada para o dia 24 de outubro na comunidade do Assentamento São Judas Tadeu no Sitio Boa Vista no Distrito do Caldas, onde a comunidade estará festejando seu padroeiro.

A comunidade do citado assentamento receberá o grupo de Economia Solidaria pela 2a. vez. A boa musica, também faz parte dos encontros, a dupla sertaneja barbalhense, Edson e Bruno, abrilhantaram o momento naquela região serrana de clima agradável, com a nobre arte de cantar, deixando o ambiente mais harmonioso, esses garotos já foram adotados pelos feirantes, que não veem a feira do grupo sem o show da dupla. Mais uma vez o sucesso foi garantido, agora é só esperar a próxima feira, na certeza de um novo êxito, mostrando que juntos pode-se construir alternativas ao capitalismo.



Oficina aberta do Cirandas.net na Bahia

8 de Setembro de 2014, 3:53, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por [email protected]

Image

Incutes IFPB abre inscrições para curso de Economia Solidária (PB)

3 de Setembro de 2014, 12:19, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.ifpb.edu.br/campi/joao-pessoa/noticias/2014/09/incutes-ifpb-abre-inscricoes-para-curso-de-economia-solidaria

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do IFPB (Incutes) em parceria com Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus João Pessoa (Copex) vai ofertar 40 vagas para o Curso: Introdução a Economia Solidária e Metodologia de Incubação de Empreendimentos solidários.

As inscrições serão realizadas no período de 2 a 12 de setembro na Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus João Pessoa (Copex), das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

O curso é destinado preferencialmente à comunidade interna do IFPB, alunos, professores e técnico-administrativo. Há também vagas para pessoas da comunidade externa ao IFPB. As aulas serão realizadas nos turnos tarde e noite. As duas turmas serão compostas por 20 alunos cada.

O curso tem como objetivo qualificar ou aperfeiçoar em economia solidária e princípios básicos de produção, consumo, crédito e distribuições solidárias de pessoas envolvidas em economia solidária ou que possa vir a integrar-se e possibilitar a compreensão do papel estratégico da economia solidária no empoderamento das comunidades, na superação da pobreza.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes