Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Fórum potiguar de economia solidária divulga sua programação para o FAFEST

5 de Dezembro de 2013, 12:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Samara Francione. Secretaria Executiva FPES (http://www.edigarabencoado.com/2013/12/forum-potiguar-de-economia-solidaria.html)

O Fórum Potiguar de Economia Solidária, divulgou nesta quarta feira a programação para a Epocaju e 1a. FAFEST, uma programação recheada de novidades para região confira.

"O FPES trás a proposta para formação para a I FAFEST - I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Trairi"

• Oficina para Mulheres (confirmada)

Sábado: 14 de dezembro, das 09:00 as 15:00h

Facilitadora: Rejane Cleide de Medeiros/ CF8 Mossoró/RN;

• Oficina Moeda Social da Economia Solidária (confirmada)

Sábado: 14 de dezembro, as 09:00h

Facilitador: José Priciano Barbosa de Araújo/Banco Solidário Gostoso São Miguel do Gostoso/RN;

• Oficina Marco Legal da Economia Solidaria (confirmada)

Sábado: 14 de dezembro de 2013, as 14:00h

Facilitador: Francisco Navegantes/GT Formação do FPES

• Oficina Juventude e Cultura (confirmada)

Domingo: 15 de dezembro, as 09:00h

Educadora Social: Maria Leoneide da Silva - RECID/RN;

• Oficina Agricultura Familiar e Agroecologia

Domingo: 15 de dezembro 2013, as 09:00h

Educador Social: Alexandre José de Oliveira Lemos - RECID/RN



Ceará sedia Seminário Internacional de Economia Social e Solidária

5 de Dezembro de 2013, 11:23, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.mst.org.br/node/15512

Por Marcelo Matos Da Página do MST

Entre os dias 7 a 11 de dezembro o MST junto à Solidariedade Socialista (SOLSOC) realizam o Seminário Internacional de Economia Solidária, em Fortaleza (CE).

A atividade, que acontece pelo programa Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Organizações Comunitárias (FADOC), visa fortalecer a construção e o compartilhamento de concepções e práticas de economia solidária, além das estratégias de incidência em políticas públicas, por meio de troca de experiências, intercâmbio e articulação internacional.

Representantes de diversos países das Organizações Comunitárias de Base (OCB's) do FADOC, como Brasil, Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Marrocos, Burundi, República do Congo e Bélgica, além de instituições parceiras, participam do seminário.

Outros convidados são os representantes de articulações de movimentos de economia solidária e de instituições do poder público, que atuam diretamente com a temática da Economia Solidária.

Assentamentos da Reforma Agrária do Ceará e a Associação Comunitária de Mulheres Dendesol do bairro do Dendê em Fortaleza atendidas pelo FADOC também participam da atividade.

O evento será realizado no Hotel Iracema Travel, na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Visitas de campo

Durante o seminário serão realizadas visitas de campo em quatro áreas para conhecer as experiências de organização e produção.

Uma dessas localidades é a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira, um bairro popular da periferia de Fortaleza, onde acumula uma experiência de organização comunitária e economia social e solidária, sendo pioneira na implementação de um Banco Comunitário no Brasil, o Banco Palmas.

No Conjunto Palmeira há algum tempo está sendo construído um sistema integrado de crédito, produto, comercialização e consumo solidário no bairro.

Outro local é a Associação de Mulheres Dendesol, no bairro do Dendê, na periferia de Fortaleza. Lá existe uma experiência de organização e fortalecimento de mulheres para a promoção do desenvolvimento local, sustentável e solidário, por meio da formação, geração de trabalho e renda e mobilização comunitária.

Já no Assentamento Zé Lourenço, no município de Chorozinho (70 km da capital), os visitantes poderão conhecer a experiência da Reforma Agrária e a organização coletiva de produção.

Além do Assentamento Coqueirinho, no município de Fortim (140 km de Fortaleza), onde existe a experiência de turismo comunitário agroecológico, vinculada à Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), tendo a Associação de produção agroecológica e turismo comunitário como estratégia de geração de renda e defesa do território.

O Programa FADOC

O Programa FADOC consiste numa estratégia de fortalecimento dos atores sociais do Sul e do Norte comprometidos em redes para promoção da democracia e dos direitos econômicos e sociais, com foco nas temáticas: saúde e sistemas de solidariedade para acesso à saúde, mutualidade, seguro social; soberania alimentar e agricultura familiar; trabalho decente e vida digna.

Em execução desde o início dos anos 1980, tem o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e de parceiros, apoiando projetos de fortalecimento das capacidades de organizações sociais de base na geração de mudança social em 13 países, por meio do Fundo de Apoio e Desenvolvimento das Organizações Comunitárias (FADOC).

No Brasil, o Programa FADOC vem sendo desenvolvido desde 2008, com a parceria entre a SOLSOC, o Instituto Florestan Fernandes (IFF ), o MST no Ceará, a Equipe Técnica de Assessoria e Ação Social (ETAPAS) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), fortalecendo as ações de 11 OCB e uma Federação de 56 OCB's nos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, apoiando ações em torno dos eixos temáticos "Segurança e soberania alimentar" e "Trabalho decente para uma vida digna".

O Programa tem como principal objetivo fortalecer seus protagonistas em suas capacidades para conceber e realizar atividades de desenvolvimento geradoras de transformação social em torno da segurança e soberania alimentar, acesso a um trabalho decente e uma vida digna, da democratização das políticas de desenvolvimento e das instituições e da desigualdade social entre mulheres e homens, em relação à juventude e às discriminações em geral.



Reunião da Coordenação Executiva do Fórum Potiguar

5 de Dezembro de 2013, 10:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Samara Francione ([email protected])

Encontro da Coordenação Estadual do FPES, será dia 13 de dezembro de 2013, as 14:00h, Local: Sede do STRs - Jaçanã/Trairi. O Encontro será de três dias:

13/12/2013 - Politica: Reunião do FPES;

13, 14 e 15/12/2013 - Comercialização: I FAFEST - I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidaria do Trairi;

13,14 e 15/12/2013 - Formação: Oficinas.

PROPOSTA PARA PAUTA DA REUNIÃO DO FPES:

GTs;

GT Juventude: Socialização do I Encontro de Juventude e Economia Solidaria do FPES - São Miguel do Gostoso/RN;

UNICAFES RN - Presidente Ruberlanio Franco "Convidado a promover um dialogo com o FPES";

CONAES - Conferencia Nacional da Economia Solidaria.

OBS:

Dia 13/12, a partir das 08:30h, será realizada a reunião do Colegiado Território do Trairi, logo após será o almoço. Precisamos iniciar a nossa reunião, as 14:00h, pois esta proposto que a Abertura Oficial da Festa do Caju, seja as 17:00h, portanto, para otimizar o nosso tempo, proponho que os militantes cheguem a Jaçanã, pela manhã.Ressalvo,que desde já convido a todas e todos, a participarem do Colegiado do Trairi;

As oficinas, serão realizadas durante os horários que não estará ocorrendo a comercialização, portanto os EES, poderão participar;

A hospedagem será em uma escola, portanto tragam colchoes/colchonetes; Agasalhos serão necessários, pois a noite em Jaçanã é "fria";

A respeito do transporte, ainda não conversei com o coletivo da COOPERCACHO, estarei amanhã dia 03/12/2013, em Jaçanã, depois socializo algum encaminhamento a respeito,mas se alguém tiver proposta, socialize, por favor;

Por favor, confirmem presença, pois a COOPERCACHO, precisa articular a logística do almoço do dia 13/12/2013.

Envio de propostas de pauta e logística para secretaria executiva do FPES



Lançamento do livro "Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil"

2 de Dezembro de 2013, 14:38, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Sandra Rufino

Image

Lançamento do livro "Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil" será na Cooperativa Cultural Universitária que fica no centro de convivência da UFRN (próximo a reitoria) das 18h às 20h, em Natal - RN. Contaremos com a presença ilustre do Grupo Vocal Acorde que irá alegrar ainda mais esse nosso momento.

A pesquisa foi possível devido ao esforço de profissionais de dez universidades brasileiras interessados em conhecer e apoiar experiências de autogestão, dentre os participantes membros do PEGADAS/UFRN, os quais foram de Rio Branco, no Acre, a Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai.



Um dia de economia solidária em Salvador

2 de Dezembro de 2013, 12:50, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte

Image

No próximo dia 02 de dezembro, dentro do evento "UNIJORGE NA MODA", o projeto ARTCOS estará promovendo um dia de atividades voltadas para a Economia Solidária e Comércio Justo, com o objetivo de aproximar e envolver ainda mais a comunidade acadêmica nesse universo. A abertura será pela manhã com a exposição e feira dos produtos desenvolvidos e produzidos pelos grupos de diversas comunidades de Salvador e região metropolitana. A feira ocorrerá no período das 09:00 às 21:00 h, no prédio principal da UNIJORGE

Á tarde, ás 16:00 h, acontecerá a mesa redonda composta exclusivamente por mulheres com o tema Economia Solidária e Consumo Consciente que trará a discussão acerca do desenvolvimento sustentável para o ambiente acadêmico. A mesa de abertura será composta pelos senhores Ailton Florêncio (Coordenador do Programa Vida Melhor/SETRE), Guilherme Marback (Reitor da UNIJORGE), Hilberto Santos (Coordenador Geral- ICI), Nilton Vasconcelos (Secretário - SETRE) e Vasco Zugno (Presidente Filhos do Mundo). Por sua vez, comprão a mesa de debate as Senhoras Débora Rodrigues (Vida Brasil), Luciana Rangel (Cooperativa Rango Vegan), Moema Gramacho (SEDES) e Olívia Santana (SETRE).

Nesta mesma oportunidade será lançada a Vitrine do ARTCOS, em parceria com o CESOL Barra. Esse espaço foi disponibilizado pela Coordenação do curso de Moda e Design da UNIJORGE, para exposição dos produtos dos empreendimentos de Economia Solidária acompanhados pelo projeto, entre os dias 02 e 09 de dezembro

O ARTCOS é um projeto, financiado pela SETRE e executado pelo Instituto Qualificação e Cidadania/ICI, com foco na Comunicação e Comercialização de produtos das redes de economia solidária formadas por empreendimentos de Costura, Alimentação e Artesanato. Esses empreendimentos são constituídos em sua maioria por mulheres das comunidades populares de Salvador. Essas mulheres têm esse trabalho coletivo como instrumento de melhoria das condições de vida, com o aumento da sua renda, proporcionando uma maior emancipação em suas comunidades e lares.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes