Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Convite Seminário Marco Regulatório em Debate no RN

10 de Fevereiro de 2014, 5:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Lidiane Freire

O Fórum Potiguar de Economia Solidária e ASA Potiguar convidam você a participar e contribuir com o Seminário Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil em Debate no RN, a ser realizado dia 12 de fevereiro de 2014, das 09 às 13h, no auditório do IFRN Cidade Alta, na Av.: Rio Branco, Natal/RN.

Objetivo: mobilizar, informar e "enraizar" o tema do MR no conjunto das OSCs do RN, sensibilizando e motivando o envolvimento das organizações em ações permanentes no estado com articulação nacional.

Contaremos com a colaboração do Instituto Marista de Solidariedade, Cáritas Nordeste e SEAPAC/RN no debate político.

Durante o seminário realizaremos dois momentos coletivos:

1. Momento Místico: pedimos às organizações que tragam para atividade seus banners, cartilhas, folders, revistas, jornais, produtos dos grupos de produção (aos empreendimentos da economia solidária) que possam expressar nossa trajetória na construção da cidadania;

2. Lanche coletivo: tragam, se possível, algo para ser compartilhado, solidariamente, entre os participantes (sucos, leite, café, biscoitos, bolachas, bolos, salgados, frutas e etc.). Algo prático, pois não teremos estrutura de copa disponível. A atividade se estenderá até as 13h, e não há recurso para almoço.

Programação

8:30h - Acolhida dos/as participantes

9h - Abertura do seminário e saudação (FPES e ASA Potiguar)

9:30h - Momento místico: exposição da trajetória das organizações do terceiro setor do RN

10:15h - Mesa temática: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e sua plataforma (Desafios e estratégias para 2014) -

 Anderson Barcellos - Instituto Marista de Solidariedade/Comitê Facilitador

 Angelo Zanré - Cáritas Nordeste

 Teixeira - SEAPAC

Coordenação da Mesa: FPES

11h - Lanche solidário

11:20h as 13h - Debate e construção de proposições diante do cenário que envolve as organizações da sociedade civil no RN e no Brasil diante do Marco Regulatório.

13h - Avaliação e encerramento



Festival de Economia Solidária acontece sábado e domingo em Salvador

6 de Fevereiro de 2014, 13:19, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br

Quarenta empreendimentos econômicos e solidários de Salvador e região metropolitana participam, sábado e domingo (8 e 9), da terceira edição do Festival Florescer de Economia Solidária. A partir das 16h de sábado, a Praça Wilson Lins, área do antigo Clube Português, no bairro da Pituba, será movimentada com atrações musicais, de dança e teatro, além da comercialização de produtos.

Organizado pela Avante - Educação e Mobilização Social, o evento vai ser realizado por meio de parceria com o Projeto Inter-Territorial de Redes e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), representada pela Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

O festival terá ainda apresentações e dicas de primeiros socorros e sobre a preservação do meio ambiente com os Anjos Mirins - grupo de jovens formados e qualificados pelos Anjos Vermelhos (policiais militares do Corpo de Bombeiros).



Videoconferência mobiliza público p/ Conferência de Economia Solidária (BA)

5 de Fevereiro de 2014, 12:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.bahiaja.com.br/

Dezenas pessoas nos mais diversos cantos do Estado da Bahia participaram, nesta segunda-feira, 3, da primeira videoconferência de mobilização promovida pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para a 3a. Conferência Estadual de Economia Solidária, agendada para maio próximo. Realizada a partir do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a videoconferência, transmitida para 34 municípios, foi acompanhada de perto por participantes em auditórios de videoconferências da Secretaria da Educação com capacidade para abrigar 30 pessoas em média.

A secretária da Setre em exercício, Olívia Santana, destacou a importância do evento para divulgar a Conferência Estadual e também a Conferência Nacional que vai elaborar o Plano Nacional de Economia Solidária. "Este processo é muito democrático e é preciso sensibilizar os prefeitos a apoiarem as conferências territoriais", afirmou, complementado que "os municípios precisam cumprir o seu papel para fortalecer o movimento da Economia Solidária em todo o Estado".

Passo inicial - O superintendente estadual de Economia Solidária (Sesol), Milton Barbosa, que com a realização da videoconferência, a Setre oferecia aos interessados detalhes do calendário e do processo de debate das conferências territoriais. "Este ano, o tema das conferências territoriais e da estadual também será Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável. E todos que vão participar deste debate precisam conhecer detalhes da metodologia dos encontros", justificou.

Na abertura da videoconferência no IAT falaram José da Boa Morte, representante do Ministério do Trabalho e Emprego, e Débora Rodrigues, do Conselho Estadual de Economia Solidária. Débora explicou a metodologia para as conferências e destacou que, "desta vez, todas as conferências terão que ter no mínimo 16 horas de trabalho. Por isso, nenhuma conferência poderá ser realizada em apenas um dia".

Preparatória - Convocada pelo Governador Jaques Wagner, por meio do Decreto N.° 14.780 de 29 de outubro de 2013, a 3a. Conferência Estadual de Economia Solidária será preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de novembro, quando será feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no país, considerando as deliberações das últimas conferências nacionais.

A 3a. Conferência Estadual terá, ainda, as seguintes finalidades: promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária, fomentadas pelo Governo e pela sociedade civil; elaborar os planos municipais, territoriais de economia solidária; as propostas para construção do Plano Nacional de Economia Solidária, contendo uma visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes