Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Mobilização contra o Projeto de irrigação da chapada do Apodi é realizada no RN

24 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.cptpe.org.br

A mobilização, que será realizada no dia da trabalhadora e trabalhador rural, pretende dialogar com a população sobre os impactos do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodí

Será realizado hoje, 25 de julho, dia da agricultora e do agricultor, uma grande mobilização no município de Apodi, RN, que reunirá centenas de trabalhadoras, trabalhadores rurais, Sindicatos, organizações e movimentos sociais. O objetivo da mobilização é denunciar e debater com a sociedade sobre os impactos que serão causados pela construção do perímetro irrigado na Chapada do Apodi. A concentração será às 7h, no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Apodi, em seguida os participantes seguirão pelas ruas do centro de Apodi, onde realizarão um ato Publico, finalizando a mobilização com um almoço coletivo.

A mobilização dos trabalhadores e organizações sociais contra o Projeto da Chapada do Apodi adquiriu ainda mais força após o último dia 19. Na data, uma Audiência foi realizada com a participação de diversos trabalhadores e movimentos sociais, com o ministério da Integração Nacional, a Governadora do Estado, o presidente do DNOCS, entre outras participações. Na ocasião, o Ministro reconheceu os impactos que o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi trará as comunidades e falou da necessidade de mudanças ao projeto original.

O Projeto - No dia 10 de junho de 2011, o Governo Federal assinou o decreto de desapropriação de uma área de mais de 13 mil hectares na Chapada do Apodi, RN, para a implantação do Projeto de irrigação na área. A obra é patrocinada pelo Ministério da Integração Nacional e está sob o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS. Para a implementação do projeto está previsto um gasto que ultrapassa os 240 milhões de reais, para garantir a irrigação de até 10 mil hectares destinado à fruticultura para exportação. Mais de 150 famílias de pequenos agricultores terão que sair das terras onde tradicionalmente vivem há mais de 60 anos para dar lugar ao Projeto. Além de atingir diretamente as famílias dos pequenos agricultores, o projeto também vai impactar oito assentamentos que estão no entorno.

Todo esse dinheiro ameaça por fim às experiências desenvolvidas por pequenos agricultores e agricultoras, que tornaram a região da Chapada do Apodi uma referência nacional e internacional de convivência com o Semi-árido e de produções agroecológicas. De acordo com Antônio Nilton, agente da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró, é nesta região onde há uma das maiores produção agroecológica de mel do país, além da caprinocultura, manejo da caatinga e diversas formas de experiências desenvolvidas pelas agricultoras e agricultores da região.

O Projeto de irrigação no Rio Grande do Norte é uma extensão do perímetro irrigado de Limoeiro e Russas no Ceará - que compreende também a Chapada do Apodi. Naquela região onde o Projeto já foi instalado, as comunidades de camponeses e camponesas praticamente desapareceram, apenas algumas famílias permanecem resistindo e sofrendo as consequências deste projeto. Um dos maiores problemas enfrentados pela população local é a intensa utilização dos agrotóxicos, que tem sido alvo de denuncias e pesquisas, a exemplo do estudo desenvolvido pelo Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará (UFC) que identificou os problemas ambientais e de saúde nas comunidades do Baixo Jaguaribe (inserida no projeto de irrigação) que estão expostas à contaminação ambiental e aos agrotóxicos. O resultado é assustador: foi identificado uma grande incidência de pessoas acometidas de câncer, com registros de várias mortes ligadas ao contato com os agrotóxicos, contaminação do lençol freático, contaminação do solo, alimentos, etc.

Em manifesto entregue ao DNOCS no último dia 16 de junho, os trabalhadores rurais, Sindicatos Rurais, organizações e movimentos sociais do campo destacaram que "Neste momento, nossa luta central é resistir, denunciar e exigir que o Governo Federal, REVOGUE o decreto que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares na Chapada do Apodi para fins de desapropriação pelo DNOCS, e DIALOGUE com os movimentos sociais, outra proposta, que leve em consideração a longa e dura luta dos agricultores familiares camponeses da Chapada do Apodi na convivência com o Semi-árido Potiguar que serve de exemplo em todo Brasil."

Serviço:

O que? Mobilização Contra a instalação do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi - RN

Quando? Dia 25 de julho, a partir das 7h.

Onde? Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodí - RN.

Outras informações: Comissão Pastoral da Terra - Equipe Mossoró Antônio Nilton Júnior Fone: 9774.5520



Fórum Alagoano de Economia Solidária realiza reunião de planejamento

21 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria do FBES com informações de Jairo J. Silva([email protected])

Fórum se prepara para a X Reunião da Coordenação Nacional do FBES

O Fórum Alagoano de Economia Solidária realiza entre os dias 21 e 22 de julho reunião de planejamento de suas atividades para o segundo semestre de 2011. Além do planejamento, o Fórum se prepara para a X Reunião da Coordenação Nacional do FBES que acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto em Brasília - DF.

Image

Abaixo a programação do encontro:

Dia 21.07.11 (quinta-feira)

* 14h00 - Dinâmica de abertura e acolhida dos participantes.

* 14h30 - Apresentação da Programação e formação da Equipes de Trabalho: Relatoria, Animação, Ambiente.

* 15h00 - Continuidade do estudo sobre o Documento para X Reunião do FBES

- Breve apresentação do material estudado na reunião extraordinária do dia 13/07;

- Divisão em cinco grupos de acordo com a pauta nacional.

* 16h00 - Lanche.

* 16h30 - Apresentação dos grupos de trabalho.

* 17h00 - Plenária de aprofundamento e debate.

* 18h00 - Jantar.

* 20h00 - Sessão pipoca!

Dia 22.07.11 (sexta-feira)

* 07h00 - Café da manhã.

* 08h00 - Breve histórico e apresentação dos princípios de ECOSOL.

* 08h30 - Trabalho em grupo.

- Levantamento das Prioridades e Ações: (segundo semestre)

- Quadro síntese - Forças, Fraquezas, Ameaças, Oportunidades

- 1. Formação;

- 2. Legislação;

- 3. Comercialização;

- 4. Articulação;

* 09h30 - Lanche.

* 10h00 - Apresentação dos grupos.

* 10h30 - Plenária de debates e aprofundamentos.

* 11h30 - Encaminhamentos, agenda e informes.

* 12h00 - Avaliação e encerramento.

* 12h30 - Almoço.

* 13h30 - Retorno para os municípios.



Agenda 2011 de atividades do Fórum Paraibano de Economia Solidária

4 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fórum de Economia Solidaria da Paraíba ([email protected])

Informamos a agenda das atividades do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, bem como sobre o funcionamento de grupos de trabalho que estão se organizando para organizar tais atividades.

Encontro Estadual

Devido a falta de recursos para organização da referida atividade e, tendo em vista a falta de delegados/as eleitos/as para participar do refererido evento, ficou encaminhado que o mesmo deverá ser adiado. Existe uma proposta da coordenação que será objeto de análise nas próximas plenárias regionais para que o evento seja realizado no dias 18,19 e 20 de agosto.

Existem algumas tarefas e responsáveis pensando a organização dessas atividades: Fernando Algusto, Edneide e José Rodrigues: Inscrições dos/as Delegados/as de Campina Grande Maria Auxiliadora: Cotação de preços e reserva do Centro Marista Bonfá, Socorro e Maria Bendito: Inscrições dos/as Delegados/as da região da Zona da Mata Sandro Gomes e Luciene: Preparação da metodologia e inscrição das/os delegadas/os do segmento Entidades de Assessoria Girlani, José Ilton e Beto: Inscrição dos/as Delegado/as do Sertão Temos até agora 12 pessoas listadas nos Grupos de Trabalho, mas precisamos de mais apoios colaborativos para a organização desse importante evento.

Oficina sobre Planejamento Orçamentário

Devido os encaminhamentos de nossa Sessão Especial realizada no dia 30 de maio passado, na Assembléia Legislativa da Paraíba, bem como os encaminhamento do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, realizado no dia 17 de junho de 2011, com a elaboração da Carta da Paraíba, resolvemos realizar uma oficina sobre o tema: Planejamento Orçamentário, para bucar construir um nivelamento, bem como um consenso em torno de uma proposta dos segmentos, redes e articulações estaduais que trabalham com economia solidária a ser enviado à Secretaria do Planejamento do Estado visando o Plano Plurianual.

A atividade será organizada e facilitada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, mas estão sendo convidados/as para esse evento: ASA, Rede Abrelha; Rede Lixo e Cidadania; Rede de Educação Cidadã; Rede de Fundos Rotativos Solidários e representantes dos gabinetes dos parlamentares que estão apoaindo as ações do Fórum Estadual na Assembléia Legislativa. A oficina contará com a participação de 20 pessoas e metodologicamente será dividida em três momentos: 1) teoria do planejamento orçamentário; 2) técnicas de planejamento orçamentário e levantamento de demandas para o Plano Plurianual 2012-2015. Ao final das atividades pretendemos ter elaborado uma proposta voltada para o Plano Plaurianual que servirá de instrumento de negociação com o governo do Estado da Paraíba.

Plenária Regional da Zona da Mata

Será realizada no dia 12 de julho, às 09 horas, na sede SRTE. Na pauta estão: os informes do Fórum Brasileiro; das atividades organizadas pelo Fórum Esrtadual; Escolha dos/as Delegados/as da Zona da Mata para o Encontro Estadual de Economia Solidária. Além disso, será realizado um breve balanço da campanha de Assinaturas na Paraíba, sob a responsabilidade de Genilda do GT de Marco Legal.

Carta da Paraíba

Aproveitamos para socializar (ANEXO) a Carta da Paraíba, resultante do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, elaborada a partir da apresentação de uma proposta e de consultas consultas realizadas aos participantes do evento que representavam os segmentos organizadores da atividade (FEES/PB; Banco do Nordeste; Articulação do Semiárido Paraibano e Instituto Nordest XXI). Se houver qualquer mudança na proposta estaremos enviando uma segunda versão do documento.

Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

Este ano acontecerá a Conferência das Mulheres que será muito importante para a luta e a organização das mulheres paraibanas. O fórum estadual está sendo representado na organização do evento por Regina Bonfá e Socorro Marques. A última reunião consguiu reunir os diversos segmentos dos movimentos feministas do estado com o objetivo de pensar a organização do evento. O FEES/ PB está se comprometendo a contribuir com a mobilização das mulheres da economia solidária, bem como de contribuir com os debates sobre inclusão produtiva e economia solidária.

Seminário Estadual do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário

Será realizado nos dias 28 e 29 de julho, em João Pessoa, em parceria com o CFES Nordeste. Na primeira parte do evento será realizada o Seminário sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário e no segundo dia duas oficinas simutâneas sobre Certificação e sobre Comércio Justo Solidário. Estão responsáveis pela organização da atividade Auxiliadora, Sarah Lucena e Regina Bonfá. O Seminário consiste é uma das ações do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, coordenado pelo Instituto Marista de Solidariedade.

Aproveitamos para convocar todos e todas para se juntarem às atividades de organização dos eventos listados, pois 'Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade". D. Quixote.

A Coordenação.



Agenda de atividades do Fórum Paraibano de Economia Solidária

4 de Julho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fórum de Economia Solidaria da Paraiba ([email protected])

Estamos informando a agenda das atividades do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, bem como sobre o funcionamento de grupos de trabalho que estão se organizando para organizar tais atividades:

Encontro Estadual

Devido a falta de recursos para organização da referida atividade e, tendo em vista a falta de delegados/as eleitos/as para participar do refererido evento, ficou encaminhado que o mesmo deverá ser adiado. Existe uma proposta da coordenação que será objeto de análise nas próximas plenárias regionais para que o evento seja realizado no dias 18,19 e 20 de agosto.

Existem algumas tarefas e responsáveis pensando a organização dessas atividades: Fernando Algusto, Edneide e José Rodrigues: Inscrições dos/as Delegados/as de Campina Grande Maria Auxiliadora: Cotação de preços e reserva do Centro Marista Bonfá, Socorro e Maria Bendito: Inscrições dos/as Delegados/as da região da Zona da Mata Sandro Gomes e Luciene: Preparação da metodologia e inscrição das/os delegadas/os do segmento Entidades de Assessoria Girlani, José Ilton e Beto: Inscrição dos/as Delegado/as do Sertão Temos até agora 12 pessoas listadas nos Grupos de Trabalho, mas precisamos de mais apoios colaborativos para a organização desse importante evento.

Oficina sobre Planejamento Orçamentário

Devido os encaminhamentos de nossa Sessão Especial realizada no dia 30 de maio passado, na Assembléia Legislativa da Paraíba, bem como os encaminhamento do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, realizado no dia 17 de junho de 2011, com a elaboração da Carta da Paraíba, resolvemos realizar uma oficina sobre o tema: Planejamento Orçamentário, para bucar construir um nivelamento, bem como um consenso em torno de uma proposta dos segmentos, redes e articulações estaduais que trabalham com economia solidária a ser enviado à Secretaria do Planejamento do Estado visando o Plano Plurianual.

A atividade será organizada e facilitada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, mas estão sendo convidados/as para esse evento: ASA, Rede Abrelha; Rede Lixo e Cidadania; Rede de Educação Cidadã; Rede de Fundos Rotativos Solidários e representantes dos gabinetes dos parlamentares que estão apoaindo as ações do Fórum Estadual na Assembléia Legislativa. A oficina contará com a participação de 20 pessoas e metodologicamente será dividida em três momentos: 1) teoria do planejamento orçamentário; 2) técnicas de planejamento orçamentário e levantamento de demandas para o Plano Plurianual 2012-2015. Ao final das atividades pretendemos ter elaborado uma proposta voltada para o Plano Plaurianual que servirá de instrumento de negociação com o governo do Estado da Paraíba.

Plenária Regional da Zona da Mata

Será realizada no dia 12 de julho, às 09 horas, na sede SRTE. Na pauta estão: os informes do Fórum Brasileiro; das atividades organizadas pelo Fórum Esrtadual; Escolha dos/as Delegados/as da Zona da Mata para o Encontro Estadual de Economia Solidária. Além disso, será realizado um breve balanço da campanha de Assinaturas na Paraíba, sob a responsabilidade de Genilda do GT de Marco Legal.

Carta da Paraíba

Aproveitamos para socializar (ANEXO) a Carta da Paraíba, resultante do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, elaborada a partir da apresentação de uma proposta e de consultas consultas realizadas aos participantes do evento que representavam os segmentos organizadores da atividade (FEES/PB; Banco do Nordeste; Articulação do Semiárido Paraibano e Instituto Nordest XXI). Se houver qualquer mudança na proposta estaremos enviando uma segunda versão do documento.

Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

Este ano acontecerá a Conferência das Mulheres que será muito importante para a luta e a organização das mulheres paraibanas. O fórum estadual está sendo representado na organização do evento por Regina Bonfá e Socorro Marques. A última reunião consguiu reunir os diversos segmentos dos movimentos feministas do estado com o objetivo de pensar a organização do evento. O FEES/ PB está se comprometendo a contribuir com a mobilização das mulheres da economia solidária, bem como de contribuir com os debates sobre inclusão produtiva e economia solidária.

Seminário Estadual do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário

Será realizado nos dias 28 e 29 de julho, em João Pessoa, em parceria com o CFES Nordeste. Na primeira parte do evento será realizada o Seminário sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário e no segundo dia duas oficinas simutâneas sobre Certificação e sobre Comércio Justo Solidário. Estão responsáveis pela organização da atividade Auxiliadora, Sarah Lucena e Regina Bonfá. O Seminário consiste é uma das ações do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, coordenado pelo Instituto Marista de Solidariedade.

Aproveitamos para convocar todos e todas para se juntarem às atividades de organização dos eventos listados, pois 'Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade". D. Quixote.

A Coodenação.



Categorias

Região Nordeste, Comunicação, Organização do movimento

2 integrantes