Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias da Economia Solidária na região
Tela cheia Sugerir um artigo

Carta da Juventude da Economia Solidária Presente no FREPOP

29 de Julho de 2014, 8:51 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6 vezes

Divulgado por Mônica Vilaça

De 22 a 26 de julho de 2014 reuniu-se em Lagarto, Sergipe o XII Fórum de Educação Popular e o IX Fórum de Educação Popular com o tema "Educação Popular e Juventude: o que você tem a dizer?". Com a mobilização provocada pelo Centro de Formação de Economia Solidária do Nordeste conseguimos articular jovens do Rio Grande do Norte, do Piauí, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, além de educadoras e educadores de diversas redes da economia solidária do Nordeste.

Nossa juventude está aí, nos mais diferentes lugares, com diferentes experiências e caminhadas. Somos uma juventude que vem com o desejo de pensar novas formas de construir nosso lugar de ação e organização, uma juventude que procura uma nova estratégia para pensar o mundo.

Temos uma juventude na Economia Solidária que está nos empreendimentos, nas organizações de juventude, que são estudantes, agricultoras e agricultores, filhos e filhas de militantes da economia solidária, trabalhadoras e trabalhadores, no campo e na cidade mas percebemos que esta juventude ainda não tem visibilidade. É uma juventude presente, mas que não se organiza dentro da economia solidária como um coletivo de juventude com demandas próprias.

Nós temos nos deparado com muitas questões neste nosso tempo: violência, falta de acesso e precarização do trabalho, educação precária, degradação do meio ambiente. Precisamos buscar esta juventude, e o diálogo que precisamos fortalecer e consolidar parte dos princípios da economia solidária, é por solidariedade, cooperação, autogestão, autonomia na luta, na vida e no trabalho.

Esta é uma geração que não foi chamada para o diálogo, e queremos sim participar dos processos. Sentimos falta de processos de formação dirigidos à juventude, mas quando falamos de serem voltado para a juventude queremos que sejam construídos em diálogo com a juventude. Queremos ser protagonistas dos espaços em que participamos, queremos reconhecimento de nossa participação.

* Propomos aos Fóruns Estaduais de Economia Solidária a articulação de coletivos de juventude como já acontece hoje no Rio Grande do Norte.

* A participação da juventude precisa ser compreendida e acolhida a partir da sua diversidade que vai muito além dos segmentos, empreendimentos, entidades e gestores, que hoje constituem a economia solidária. Acolher a juventude é estratégico para o futuro da economia solidária.

* Solicitamos da Secretaria Nacional de Economia Solidária políticas dirigidas a juventude da economia solidária.

* Precisamos construir encontros de juventude da economia solidária nos estados e para isso precisamos dialogar com projetos, fóruns, redes e movimentos sociais, parceiros e instituições que estejam no nosso campo de construção.

* Queremos das redes de educadoras e educadores da economia solidária a disponibilização de oficinas nos estados dirigidas, construídas e realizadas pela juventude e para a juventude.

* Precisamos construir ações de intercâmbio da juventude da economia solidária durante os encontros estaduais.

* Propomos que no Encontro Nordestino de Educação em Economia Solidária a ser realizado pelo CFES tenhamos um espaço para a articulação da juventude.

* Propomos que em 2015 realizemos um Encontro Nacional de Juventude no Nordeste.

* Precisamos pensar nossa comunicação, utilizando ferramentas diversas para nossa articulação, vamos através destes espaços de comunicação socializar ações que faremos e experiências que já temos.

Solicitamos a divulgação desta carta pelos fóruns, pelas redes, no site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, no Cirandas e esperamos de quem ler este documento retornos. Queremos ouvir as reflexões e contribuições que venham a ampliar as primeiras propostas que estamos aqui apresentando.

Chamamos as jovens e os jovens dos demais estados a se somarem a nós nesta mobilização e construção.

Juventude ECOSOL Avança! Avançaremos

Amanda Taís - RN - [email protected]

Ana Lúcia Ferreira - PE - [email protected]

Ana Luisa Gadelha - RN - [email protected]

Érica Lima - SE - [email protected]

Fernanda Monteiro - AL - [email protected]

Gardel Estênio - PI - [email protected]

Ingrid da Silva Ferreira - RN - [email protected]

Isaías da Silva Araújo - RN - [email protected]

Maria de São Pedro - SE - [email protected]

Maria Geneilda - SE - [email protected]

Maria Luciene Santos - RN - [email protected]

Messsias Oliveira - SE - [email protected]

Renato Galdino - RN - [email protected]

Sandyeva Francione - RN - [email protected]

Silvia Santos - SE - [email protected]

Valtércio Moreira - RN - [email protected]

Confira a carta em pdf: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1899&Itemid=99999999


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8422&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    2 integrantes