Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias da Economia Solidária na região
Tela cheia Sugerir um artigo

Militantes da economia solidária retomam Fórum Soteropolitano

29 de Janeiro de 2014, 13:16 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 15 vezes

Fonte: http://www.avante.org.br

Image

Fórum Soteropolitano de Economia Solidária foi retomado por militantes da economia solidária na última segunda, dia 20 de janeiro, em um encontro que reuniu 25 pessoas, e teve como pauta a avaliação do setor da economia solidária em 2013 e o planejamento da atuação do Fórum em 2014.

Dentre os presentes estavam gestores públicos, instituições que fomentam e assessoram empreendimentos de economia solidária e representantes dos próprios empreendimentos.

O objetivo da reunião foi reaver as atividades do Fórum, que não atuava de forma expressiva e destacar a sessão especial da Câmara Municipal de Salvador para retomada do Projeto de Lei que institui na capital baiana o Sistema de Economia Solidária.

Dentre os desafios que ainda precisam ser superados, estiveram a ampliação da discussão sobre a formalização jurídica dos empreendimentos solidários, a presença ainda tímida dos empreendimentos nos espaços de incidência política e a formação política dos empreendimentos. Diante deste cenário e visando a otimização do funcionamento do Fórum Soteropolitano, os presentes se dividiram em quatro grupos de trabalho (GT) para debater os temas: comunicação, marco regulatório e legislação, finanças solidárias e formação.

Durante 2014 as reuniões do fórum acontecerão na terceira segunda feira de cada mês, das 9h às 17h, em regime de rodízio, ficando agendada a próxima reunião para o dia 17 de fevereiro, no Centro Público de Economia Solidária (Cesol) - comércio. Pela manhã os GTs farão reuniões e pela tarde acontecerá a reunião do Fórum, com a primeira hora dedicada à formação dos integrantes. O Fórum não oferece alimentação nos dias das reuniões, mas incentiva o almoço solidário, que é feito com a contribuição de cada integrante, que leva algo para compartilhar.

COOPERFEIRA Novo Sabor integra Fórum soteropolitano de Economia Solidária

A presença de integrantes da COOPERFEIRA Novo Sabor - Cooperativa de Alimentos da Feria de São Joaquim na primeira reunião de retomada do Fórum Soteropolitano de Economia solidária foi uma boa surpresa para os militantes mais antigos do movimento e para representantes de empreendimentos solidários. Ana Suely, da associação de doceiras da Península itapagipana, validou a presença da COOPERFEIRA e destacou a importância dos empreendimentos discutirem sobre suas demandas sem a intermediação das instituições que os assessoram.

É por concordar com Ana Suely a respeito do protagonismo dos empreendimentos solidários que a Avante - Mobilização e Controle Social, vem fomentando e assessorando a COOPERFEIRA, desde sua criação, com vistas à sua independência. A assessoria acontece através do projeto É Dia de Feira Solidária, desenvolvido pela Avante por meio da sua Linha de Formação para o Trabalho, com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE). A presença de 7 dos 12 cooperados na reunião do Fórum Soteropolitano, o interesse de 3 deles para compor grupos de trabalho do Fórum e a satisfação deles em ocupar esse espaço de construção política são indicadores de que essa metodologia vem gerando resultados. "Adorei vim pra reunião do Fórum! A gente conhece coisas que a gente nem pensava que existiam!" falou Jandira dos Santos, integrante da COOPERFEIRA.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8086&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    2 integrantes