Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias da Economia Solidária na região
Tela cheia Sugerir um artigo

Pernambuco discute Comércio Justo e Solidário

15 de Setembro de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

Fonte: Instituto Marista de Solidariedade (IMS)

Aconteceu nos dias 12 e 13/09, na cidade de Abreu e Lima, na Grande Recife, o Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado de Pernambuco. O encontro, na Escola Municipal Francisco Barros, contou com a participação de 55 pessoas que representaram fóruns de economia solidária da região metropolitana e do sertão, gestores públicos e parceiros.

Na abertura do seminário, uma exibição de fotos retratou o histórico do Movimento de Economia Solidária no estado, com posterior apresentação da atual conjuntura, os avanços e os desafios da Economia Solidária no Brasil e em Pernambuco. Foi destacada a importância da mobilização para fortalecer ações, enfatizando o objetivo de recolher assinaturas para Campanha Pela Lei da Economia Solidária.

A articuladora regional Maria Auxiliadora Barros e a assessora de projetos Claudia Lima, do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), trouxeram os conceitos e os princípios norteadores do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário (SCJS), bem como suas contribuições no campo econômico e político. Nos trabalhos em grupo, os participantes pensaram as formas e desafios na consolidação do SCJS no Estado.

O segundo dia de seminário ficou voltado para os empreendimentos econômicos solidários do estado, selecionados em edital pelo IMS: Bruxa Lua Artesanato, MAPRA/COOMSERA e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú. Eles realizaram o retrato da comercialização, apresentando os indicativos da produção e comercialização dos seus produtos e serviços. Durante o evento, os empreendimentos apresentaram ainda seus produtos, realizando uma pequena mostra de artesanatos.

O Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado de Pernambuco foi uma realização do IMS em parceria com Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Faces do Brasil. A Prefeitura de Abreu e Lima, o Fórum Estadual de Economia Popular Solidária de Pernambuco e o Centro de Formação em Economia Solidária (CFES Nordeste) foram os parceiros locais.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6427&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    2 integrantes