Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga editais de apoio à inclusão digital para aulas do Calendário Suplementar

3 de Setembro de 2020, 16:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a finalidade de possibilitar a participação dos estudantes nas atividades remotas ofertadas no Calendário Acadêmico Suplementar, semestre 2020.3, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), divulga o Edital de Apoio à Inclusão Digital: Conectividade e o Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção.

O público-alvo são estudantes da graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada, que não possuam condições de conectividade adequadas e equipamentos necessários para o acesso à internet. As inscrições devem ser realizadas no período de 09 a 13 de setembro, com o preenchimento do Formulário de Inscrição e do Questionário Socioeconômico, que serão disponibilizados no site da PROPAAE.

Apoio para acesso à internet

O Edital de Apoio à Inclusão Digital – Conectividade tem por objetivo apoiar o acesso à internet, por meio de fornecimento de pacote de dados móveis (chips). Serão ofertadas até 4.813 vagas, podendo este número ser ampliado de acordo com a demanda e disponibilidade de recurso complementar da Universidade.

O chip fornecido não possui franquia de voz ou SMS. Seu uso é exclusivo para dados, visando o acompanhamento e participação em atividades remotas promovidas pela instituição, devido à pandemia do novo Coronavírus. O pacote de dados móveis terá duração estimada de seis meses, podendo ser alterada ou prorrogada de acordo com o período de contratação da prestação de serviço com a RNP. O pacote de dados (chip) concedido ao estudante aprovado é pessoal, temporário e intransferível. Caso o estudante interrompa o curso, o pacote de dados móveis será automaticamente cancelado.

A ação, inserida no Projeto “Alunos Conectados” - RNP/MEC, é subsidiada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a quem cabe a aquisição dos chips.

Auxílio para aquisição e manutenção de equipamentos

O Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção destina-se à concessão de auxílios, em parcela única, no valor de R$ 1.200,00 para complementação e apoio na aquisição, manutenção e melhorias de equipamentos computadores de informática, tais como computador de mesa, notebook, cromebook, tablet ou incremento e reposição/substituição destes aparelhos.

Com financiamento de recursos proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), serão ofertadas 625 vagas, a serem distribuídas entre os diferentes Centros de Ensino, proporcionalmente ao quantitativo de estudantes matriculados no semestre 2020.3. É vedada a participação nesta modalidade de auxílio de discentes com percentual de integralização do curso igual ou superior a 80% da carga horária. Também não será permitida por este edital a compra de smartphones ou similares. Os selecionados terão o prazo de 30 dias após recebimento do benefício para realizar a prestação de contas dos gastos. 

Estudantes inscritos no Edital de Apoio à Inclusão Digital – Conectividade podem concorrer ao Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção. O resultado será divulgado no site ufrb.edu.br/propaae.

Confira os editais na íntegra:

Edital nº 003/2020 - Apoio à Inclusão Digital: Conectividade.

Edital nº 004/2020 - Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção.



Nova composição da Comissão Permanente de Pessoal Docente toma posse na UFRB

1 de Setembro de 2020, 18:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Conferência web para posse dos novos membros da CCPD, biênio 2020-2022.

Os novos membros eleitos para compor a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no biênio 2020-2022, tomaram posse na última sexta-feira, dia 28. A cerimônia aconteceu via conferência web, por conta da pandemia do novo Coronavírus, e foi conduzida pelo reitor Fábio Josué, que concedeu o termo de posse aos novos representantes.

Foram empossados os professores Rebecca da Silva Andrade e João Tiago Assunção Gomes (representantes titular e suplente da Classe A - Auxiliar), Caroline Martins da Silva Saba e Maria da Conceição de Melo Tôrres (representantes titular e suplente da Classe B - Assistente), Eder Pereira Rodrigues e Marcela Rebouças Bonfim (representantes titular e suplente da Classe C - Adjunto), Grimaldo Jorge Lemos de Carvalho e Sibele de Oliveira Tozetto Klein (representantes titular e suplente da Classe D – Associado) e Ana Cristina Vello Loyola Dantas (representante titular da Classe E - Titular). Na ocasião, também tomaram posse os representantes da Reitoria na comissão, os professores Diogo Valença de Azevedo Costa (titular) e Flávius Almeida dos Anjos (suplente).

O reitor parabenizou os novos membros, agradecendo pela disposição de cada um em participar da Comissão. “A CPPD é um órgão extremamente importante para a UFRB, principalmente para a constituição de políticas de pessoal docente”, disse. Em seguida, agradeceu ao professor Francisco Fadigas pela colaboração no período em que esteve na presidência da referida comissão, estendendo os cumprimentos aos demais membros da equipe. “No último biênio, a CPPD avançou muito no aperfeiçoamento dos processos, com fluxos e procedimentos mais definidos e ágeis, além de ter implantado uma política de comunicação mais intensa com os Centros de Ensino”, destacou Fábio Josué.

O vice-reitor José Mascarenhas também congratulou os membros empossados para a gestão atual da CPPD e agradeceu aos membros da gestão anterior (2018-2020), em especial ao professor Francisco Fadigas. “Quero aqui continuar colocando a Administração Central à disposição da CPPD para colaborar e dar seguimento ao diálogo com seus representantes, sobretudo no que tange a qualificação dos processos de progressão do corpo docente da UFRB”, ressaltou.

O professor Francisco Fadigas deu boas-vindas aos eleitos e fez um breve relato sobre os desafios da nova gestão, colocando-se à disposição para proceder com o processo de transição. Na sequência, alguns membros se pronunciaram agradecendo aos pares pela votação e pela manifestação de confiança em seus nomes.

Essa também foi a primeira vez que o processo de eleição da CPPD ocorreu via sistema de votação online. O pleito foi realizado junto aos docentes da UFRB no mês de julho.

Sobre a CPPD

A CPPD tem por finalidade assessorar o Conselho Universitário e o reitor na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente. Compete à comissão apreciar os assuntos concernentes a alteração de regime de trabalho, avaliação de desempenho para progressão funcional e solicitação de afastamento para aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.



Nota de solidariedade da UFRB ao Povo Indígena Pataxó da Aldeia Novos Guerreiros

30 de Agosto de 2020, 14:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta solidariedade ao Povo Indígena Pataxó, mais especificamente à Aldeia Indígena Novos Guerreiros, localizada na terra indígena Ponta Grande, às margens da BR-367, entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia.

A comunidade indígena Novos Guerreiros, do Povo Pataxó, está ameaçada de despejo por força de decisão judicial, expedia no dia 20 de agosto pelo juiz Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, que determina reintegração de posse de parte do território Ponta Grande, no sul da Bahia, onde vivem 24 famílias da etnia Pataxó, e caso o despejo se concretize estas famílias ficarão sem ter onde morar em meio à grave crise sanitária causada pela pandemia mundial de Covid-19. A decisão pelo despejo contraria determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de 06 de maio de 2020, que suspendeu quaisquer ações de reintegração de posse enquanto durar a pandemia.

Entendemos ser legitima a luta do Povo Pataxó pela preservação e manutenção de seus territórios tradicionais e clamamos pela imediata suspensão da liminar de despejo.



UFRB desenvolve hotsite sobre o Calendário Acadêmico Suplementar

28 de Agosto de 2020, 23:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu o hotsite com informações sobre o Calendário Acadêmico Suplementar relativas ao semestre 2020.3. O semestre suplementar se inicia no próximo dia 14 de setembro, de forma remota, e se encerra no dia 19 de dezembro.

O objetivo do hotsite é orientar estudantes, professores e técnicos administrativos da UFRB sobre os procedimentos necessários para o desenvolvimento de atividades com uso de meios digitais de forma não presencial.

A matrícula dos alunos de graduação da UFRB acontece no período de 08 a 10 de setembro próximo.

No menu do hotsite estão link para informações do Calendário Suplementar; Programa de Formação; Notícias; Perguntas Frequentes; Normas e Regulamentos; e Tutoriais e Suporte.

Tecnologias Digitais

De forma a ampliar as competências digitais da comunidade acadêmica, a UFRB está ofertando webinários formativos e cursos específicos para docentes, técnicos administrativos e discentes. As inscrições devem ser realizadas para cada atividade por meio de formulário eletrônico no site da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Acesse: ufrb.edu.br/portal/calendariosuplementar.



UFRB divulga protocolo para prevenção da Covid-19 nos ambientes de trabalho

28 de Agosto de 2020, 20:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Protocolo de Orientação Geral para Prevenção da Covid-19 nos Ambientes de Trabalho. O documento foi elaborado pela área de Segurança do Trabalho do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST) para direcionar a adoção de medidas mínimas de prevenção na UFRB, capazes de atenuar/eliminar potenciais fontes de propagação do novo Coronavírus (Covid-19) nos seus ambientes.

Conforme dados divulgados pela pesquisa do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 da UFRB, em torno de 97% dos servidores da Universidade estão em trabalho remoto. O protocolo destina-se, portanto, de forma emergencial, àqueles que, devido às particularidades dos seus cargos e funções, precisam desempenhar suas atividades de forma presencial.

“À medida que esses/as trabalhadores/as executam suas atividades, é imprescindível que se mantenha uma conscientização da percepção dos riscos à situação que enfrentamos neste momento. Só agindo dessa forma que poderemos melhor assegurar e recordar constantemente as medidas preventivas de proteção”, avalia o protocolo. O texto também destaca que possíveis mudanças referentes à situação epidemiológica da Covid-19 certamente obrigarão a instituição a refletir sobre consequentes necessidades de adequações nas políticas e nas práticas preventivas nos ambientes laborais.

Dentre as ações preventivas elencadas no protocolo estão recomendações gerais aos trabalhadores e trabalhadoras, como o uso constante de máscara facial; lavagem frequente das mãos e uso de álcool gel; limpeza de maçanetas, mesas e instrumentos coletivos de trabalho; aferição de temperatura corporal antes de iniciar as atividades diárias, e manutenção da ventilação natural dos ambientes. Para a gestão, sugere-se garantir a ampla divulgação das medidas, adotar procedimentos junto às empresas tercerizadas para reforçar a adoção das práticas de prevenção e disponibilizar equipamentos de segurança individual e coletivos.

O protocolo conclui que não esgota todas as ações necessárias e preventivas para o combate eficaz das possíveis fontes de propagação da Covid-19 e se soma às demais ações já implementadas e realizadas junto à comunidade da UFRB. Ao final, ressalta que é necessário o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que se coloque em prática as recomendações do documento.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres