Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Prêmio do INEP reconhecerá desempenho de estudantes do primeiro ano de graduação

6 de Agosto de 2018, 11:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes do primeiro ano de graduação de Instituições Públicas de Ensino Superior serão premiados pelo seu desempenho. Lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Prêmio Calouro-Destaque visa reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Inep.

Serão distribuídos prêmios de R$ 5 mil para até 1.000 participantes que obtiverem os melhores resultados em uma prova de conhecimentos gerais de 80 questões. A distribuição dos prêmios levará em consideração o número de vagas de graduação oferecidas por cada Instituição Pública de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As Instituições Públicas de Ensino Superior que tiverem ofertado até 1.000 vagas de graduação terão até três premiados. Aquelas que tiverem ofertado de 1.001 a 3.500 vagas poderão ter até nove estudantes premiados. As Instituições com oferta de vagas superior a 3.500 terão até 12 calouros premiados. Essa regra permitirá que estudantes de todo Brasil sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

Inscrições – A prova, com quatro horas de duração, será aplicada em 14 de outubro, domingo, das 14h às 18h, em 60 cidades de todas as Unidades da Federação. A Política de Acessibilidade do Inep garantirá a realização de provas com os seguintes recursos de acessibilidade:  prova ampliada; auxílio na leitura da prova (ledor); intérprete de Libras; sala de fácil acesso e sala para amamentação. O Inep receberá inscrições até às 23h59 de 7 de agosto, exclusivamente pela internet, no endereço premiocalouro.inep.gov.br.

Pode participar o estudante que cumprir, concomitantemente, três requisitos:

- ter concluído o Ensino Médio em 2016 ou em 2017;

- ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018 pelo Sisu;

- estar regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição Pública de Ensino Superior.

Clique aqui para acessar o regulamento

Clique aqui para se inscrever

Clique aqui para ver a relação de cidades com aplicação

informações INEP



Interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas na segunda e terça, dias 6 e 7

3 de Agosto de 2018, 16:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada principal do campus de Cruz das Almas, Na próxima segunda-feira, dia 06 e na terça-feira, dia 07 de agosto, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral de pista.

O portão da entrada principal será fechado para trânsito “a fim de evitar que possíveis projéteis atinjam os veículos e os transeuntes”.

Os usuários deverão utilizar a portaria do bairro Tabela no dia e horários mencionados.



UFRB lança Guia de Mobilidade Internacional destinado à comunidade acadêmica

2 de Agosto de 2018, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), lança o Guia da Mobilidade Internacional.

O Guia é destinado à comunidade acadêmica que deseja conhecer as universidades conveniadas com a UFRB, os cursos, processos de ingresso, bolsas de estudo, informações sobre burocracia para a entrada em outro país e experiência dos estudantes que já participaram da mobilidade.

Com 45 páginas, o documento explica pormenorizadamente, os requisitos; o processo de seleção e a documentação exigida para ingresso no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal; Universidad Autónoma Chapingo (UACh), no México; e Universität Bayreuth (UBT), na Alemanha.

O Guia informa os Programas com Auxílio e os Programas sem Auxílio financeiro para os estudantes selecionados.

IPB

O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior, empenhada na oferta de formação de qualidade e na promoção de atividades de investigação e extensão com impacto no meio econômico, social e cultural.

O IPB é constituído por cinco escolas, quatro situadas em Bragança e uma em Mirandela. As situadas em Bragança são: Escola Superior Agrária de Bragança; Escola Superior de Educação de Bragança; Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Bragança; e Escola Superior de Saúde de Bragança.

UACh

A Universidade Autônoma de Chapingo (UACh) é uma instituição mexicana pública relevante, com liderança e reconhecimento nacional e internacional, com alta qualidade acadêmica em educação.

A UACh oferece cursos nos departamentos de Agroecologia; Divisão de Ciências Florestais; Divisão de Ciências Econômicas Administrativas; Fitotecnia; Departamento de Irrigação; Departamento de Engenharia Agroindustrial; Engenharia Mecânica Agrícola; Parasitologia Agrícola; Sociologia Rural; Departamento de Solos; e Zootecnia.

UBT

A Universidade de Bayreuth (UBT) é uma instituição dinâmica e orientada para a pesquisa, fornecendo educação sustentável através da ciência e ensino baseado em pesquisa.

A UBT oferece cursos no Departamento de Matemática, Física e Ciências da Computação; Departamento de Biologia, Química e Ciências da Terra; Departamento de Direito, Administração e Economia; Departamento de Línguas e Literatura; Departamento de Estudos Culturais; Departamento de Ciência da Engenharia.

Conheça mais

Os sites das instituições parceiras podem ser acessados nos respectivos links: Instituto Politécnico de Bragança (IPB) www.ipb.pt;  Universidad Autónoma Chapingo (UACh) web.chapingo.mx; e Universität Bayreuth (UBT) www.uni-bayreuth.de

Conheça o Guia de Mobilidade Internacional da UFRB.



Abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (ENA 2019)

2 de Agosto de 2018, 9:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão disponíveis as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT), turma 2019. As inscrições acontecem até 17h do dia 17 de setembro de 2018, horário oficial de Brasília. A UFRB, campus Cruz das Almas, oferece 15 vagas.

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e que tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a de professores das escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional.

O programa é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Mais informaçõe na página do PROFMAT .

 



UFRB oferece vagas para indígenas aldeados e remanescentes de quilombos

2 de Agosto de 2018, 8:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o Edital Nº 32/2018, referente ao processo seletivo especial para preenchimento de 63 vagas, nos cursos de graduação da instituição, para estudantes indígenas aldeados ou remanescente de comunidades quilombolas.

As vagas oferecidas são para ingresso no semestre 2018.2.

A inscrição dos candidatos interessados será realizada no período de 15 a 26 de agosto, de forma gratuita e exclusivamente via internet no site www.ufrb.edu.br/prosel

O candidato pode escolher duas opções de curso, em ordem de preferência.

São requisitos para os candidatos concorrerem: ser indígena aldeado (IA) ou morador das comunidades remanescentes de quilombos (CQ), tenha cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2017.

Para efeito desse processo são consideradas comunidades remanescentes de quilombos apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03.

Resultado

O resultado da 1ª chamada com a relação dos aprovados acontece o dia 28 de agosto. A próxima etapa é a pré-matrícula dos candidatos convocados, no dia 05 de setembro das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Campus Cruz das Almas.

Confira o Edital PROGRAD nº 32/2018.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres