Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Seminário na UFRB debate internacionalização com foco na pesquisa e pós-graduação

15 de Agosto de 2017, 16:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a presença de representantes de instituições de ensino brasileiras e europeias, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta terça-feira, dia 15, no campus de Cruz das Almas, ao Seminário sobre Internacionalização com Foco na Pesquisa e Pós-Graduação. O evento reúne o relato de experiências bem sucedidas e tem como mote a nova proposta da CAPES/MEC para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES).

Compuseram a mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Rosineide Mubarack; a superintendente de Assuntos Internacionais, Ana Fermino, e, como convidados, os professores Isac de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); José Maria de Lima, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); José Magno Luz, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O reitor falou sobre a sua expectativa em empregar as proposições do Seminário no processo de internacionalização e no desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação da UFRB. “Tivemos uma grande experiência com o Programa Ciência Sem Fronteiras no âmbito da graduação, que imprimiu um novo contexto de internacionalização nas universidades brasileiras. Precisamos agora que essas experiências internacionais gerem possibilidades concretas de cooperação e projetos futuros para o reconhecimento dos nossos programas de pós-graduação, como sinaliza a CAPES”, ressaltou Soglia.

A superintendente Ana Fermino destacou que um dos objetivos do evento é debater o processo de internacionalização da UFRB e a política que será adotada pela instituição para os próximos anos. Em sua fala sobre o “Panorama atual da Internacionalização na UFRB”, ela apresentou as ações empreendidas e os números alcançados com os programas de mobilidade internacional. De acordo com os dados, foram 130 discentes de graduação em intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras e 560 missões no exterior por docentes entre 2006 e 2017.

“Nessa nova política da CAPES, nós precisamos discutir quais países, quais universidades e quais áreas estratégicas nós devemos trabalhar para que possamos alavancar a internacionalização da nossa universidade, e que isso tenha reflexos na nossa pesquisa e pós-graduação”, disse Fermino. Para a superintendente, é preciso que “as universidades planejem o seu processo de internacionalização e não apenas ações pontuais, que não chegam a ser institucionalizadas”.

O professor Isac de Medeiros, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB, apontou a necessidade de tornar visíveis as instituições e o que elas estão produzindo. “As necessidades da internacionalização já vêm sendo pensadas pela comunidade científica há muito tempo. O Plano Nacional de Pós-Graduação já prevê esse processo, inclusive com a definição de estratégias, mas claro que, diante dos problemas econômicos, a gente precisa refletir e repensar sobre elas”, afirmou.

Dupla diplomação

Durante o evento, o reitor da UFRB, Silvio Soglia, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, José Alberto Pereira, renovaram o protocolo de intenções entre as instituições, que existe desde 2009 e tem por objetivo promover e fomentar atividades acadêmicas, científicas e culturais através de colaboração no ensino, na pesquisa e na extensão.

Na ocasião, também foi assinado o primeiro termo aditivo referente ao programa de dupla diplomação na área de Engenharia Agronômica, envolvendo o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (UFRB) e a Escola Superior Agrária (IPB). Os estudantes da UFRB que participarem do programa irão receber, após o período da mobilidade, o diploma de Mestre em Agroecologia pelo IPB.

O seminário sobre internacionalização segue até esta quarta-feira, 16, no auditório da Biblioteca.

Veja as fotos:

{gallery}noticias2017/seminario-internacionalizacao{/gallery}



UFRB divulga segunda chamada do Cadastro Seletivo 2017.1; pré-matrícula 22 e 23 de agosto

15 de Agosto de 2017, 15:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulgou nesta terça-feira, 15, a segunda chamada do Cadastro Seletivo 2017.1, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página do Prosel.

A pré-matrícula deve ser feita entre os dias 22 e 23 de agosto na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. Os candidatos convocados deverão preencher a ficha de matrícula divulgada no item "documentos para a matrícula".

Nesta edição, foram ofertadas 987 vagas em 32 cursos de graduação da UFRB para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU). Os estudantes já matriculados em cursos da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador.

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. A pré-matrícula pode ser realizada por Procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico entre os dias 10 e 16 de outubro.

O início do primeiro semestre de 2017 será no dia 16 de outubro.

Confira o Resultado da 2ª Chamada – Cadastro Seletivo 2017.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB pelos telefones (75) 3621-1220/1221 ou email surrac@ufrb.edu.br.

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL)



UFRB divulga seleção para candidatos indígenas e moradores dos quilombos

14 de Agosto de 2017, 14:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o processo seletivo especial para preenchimento de vagas por estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 47 vagas em 32 cursos de graduação para ingresso no semestre letivo em 2017.2.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas a partir das 9h do dia 25 de agosto até às 23h59 do dia 10 de setembro, exclusivamente por meio da internet através do site  http://inscricao.ufrb.edu.br/login_discente.aspx. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino e que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2016.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por duas opções de curso, sendo classificado pelos critérios de primeira opção e nota. O processo seletivo será constituído de etapa única em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem. Será eliminado o candidato que tenha obtido nota zero em qualquer prova. O resultado será divulgado no dia 14 de setembro, no site do PROSEL. Caso haja vagas não ocupadas após a realização da matrícula dos candidatos aprovados, poderá ser realizada uma segunda chamada obedecendo a ordem de classificação.

A matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada será realizada no dia 20 e 21 de setembro, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas. Havendo segunda chamada, a matrícula será realizada no dias 04 e 05 de outubro, nos mesmos horários e local.

Para realizar a matrícula, o candidato convocado ou procurador deverá apresentar, além dos documentos que são comuns a todos candidatos,  a documentação correspondente à condição de indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos. A relação dos documentos exigidos está disponível no edital.

Confira Edital PROGRAD Nº 023/2017.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



CONSUNI aprova concessão de título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

11 de Agosto de 2017, 13:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou em sessão realizada nesta sexta-feira, 11, a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A honraria foi proposta pelos membros do Conselho Universitário: a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; o presidente da Câmara de Extensão, Robério Ribeiro; o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; o representante dos docentes, Aroldo Azevedo e o representante dos técnicos-administrativos,Tércio Souza.

Durante a sessão, a relatora da Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB,  Tatiana Velloso, apresentou o parecer favorável que analisou a proposta de Outorga do Título ao ex-presidente. Segundo o relato, diversos elementos subsidiaram o mérito a honraria, tais como a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior. A proposta foi aprovada com 18 votos favoráveis, um contra e três abstenções foram registradas.

O conselheiro Robério Ribeiro, um dos autores da iniciativa, lembrou que a honraria já tinha sido proposta por ele há alguns anos e que agora, com o apoio dos demais conselheiros, foi aprovada por ampla maioria do CONSUNI. “Este momento é, sem dúvida, de grande importância para a instituição e o homenageado, mas também para todos que participam deste momento histórico”, disse.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, comentou a decisão dos conselheiros. “A UFRB realizará uma homenagem ao seu fundador. É o reconhecimento de uma política acertada na educação e da trajetória de Lula em favor da expansão e interiorização do ensino público superior, em especial no estado da Bahia", afirma.

A sessão solene de entrega da honraria será no próximo dia 18 de agosto no campus de Cruz das Almas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a terceira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, a sambista Dona Dalva e o engenheiro agrônomo Paulo Jacomine já receberam o título pela instituição.

Confira a resolução que dispõe da aprovação da concessão do Titulo Honoris Causa ao ex-presidente.

{gallery}noticias2017/consunilula{/gallery}



Reitor se reúne com bancada federal baiana para tratar de apoio orçamentário à UFRB

10 de Agosto de 2017, 13:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um café da manhã realizado nesta quarta-feira, 09 de agosto, em Brasília, reuniu o reitor Silvio Soglia com os parlamentares da bancada baiana na Câmara Federal para apresentar os dados do Perfil dos Estudantes de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), publicados em comemoração aos 12 anos da instituição. No encontro, também foram discutidas as reduções orçamentárias anunciadas pelo Governo que impactam as conquistas e o funcionamento da universidade e solicitações de apoio orçamentário para a UFRB, através de emendas parlamentares.

“Ao longo de sua trajetória, a primeira universidade federal do interior da Bahia é marcada por conquistas no ensino, na pesquisa, na extensão e, principalmente, em sua política de inclusão social”, destacou Soglia. A universidade possui nota 4 no Índice Geral de Cursos e tem alto índice de inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior, pois 83,4% de seus estudantes são autodeclarados negros e 82% são oriundos de famílias com renda total de até um salário mínimo e meio.

De acordo com a reitoria, no ano de 2017, num comparativo com o ano anterior, o orçamento da UFRB sofreu uma redução de 19,5% do custeio e 49,7% do investimento, resultando em um decréscimo de 29,3% em seu total. A situação tem afetado as atividades acadêmicas e impedido a conclusão de projetos previstos e em andamento, como a consolidação dos novos campi e obras estruturantes a exemplo dos restaurantes universitários dos centros de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

Os Prefeitos presentes, Orlando Peixoto de Cruz das Almas, Júlio Pinheiro de Amargosa, Flaviano Bonfim de Santo Amaro e Rogério Andrade de Santo Antônio de Jesus destacaram os impactos da UFRB na promoção do desenvolvimento regional, testemunho ratificado pelos parlamentares que ressaltaram a importância das instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento do Estado.

Diante do cenário de contingenciamentos que atinge as instituições federais de ensino de todo o país, o reitor propôs a destinação de emenda parlamentar para garantir a continuidade do projeto da UFRB e o fortalecimento da educação pública, gratuita e de excelência. Pela tarde, ele visitou os gabinetes para apresentação detalhada da proposta. O coordenador da bancada, deputado Félix Mendonça, se comprometeu em agendar nova reunião com os deputados para tratar das universidades baianas. O senador Otto Alencar e o relator-geral da proposta orçamentária, deputado federal Cacá Leão, firmaram compromisso com os pleitos da universidade e da educação superior.

A reunião contou com a presença dos parlamentares Félix Mendonça Júnior, Alice Portugal, Nelson Pellegrino, Luis Caetano, Daniel Almeida, Jorge Solla, Mário Negromonte Jr., Valmir Assunção, Cláudio Cajado, José Rocha, Bebeto, representantes do mandato do deputado Márcio Marinho, e a senadora Lídice da Mata.

Estiveram presentes no encontro o Secretário Executivo da Andifes Gustavo Balduino e o representante da Governadoria da Bahia, Guilherme Menezes. O reitor foi acompanhado pela Pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, o Pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas e os Assessores Valdiria Rocha e César Velame.

 

{gallery}noticias2017/bancada{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres