Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferta 20 vagas em Curso de Informática Básica para Maturidade

16 de Outubro de 2018, 13:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a oferta de vagas para o Curso de Informática Básica para a Maturidade.

Para se inscrever, o candidato deve ter acima de 45 anos e ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais que ocorrerão na cidade de Cruz das Almas. As inscrições são online, por meio do preenchimento de formulário eletrônico até o dia 19 de outubro.

No total, são ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem previsão de início para o dia 23 de outubro e acaba em dezembro de 2018. Será dividido em duas turmas de dez alunos: nas terças-feiras, das 16 às 18 horas, e nas quintas-feiras, das 10 às 12 horas.

Para mais informações: (75) 3621-4315.



Nota Pública da Andifes contra a violência, em defesa da democracia

12 de Outubro de 2018, 18:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A sociedade brasileira encontra-se dividida, vivendo hoje um processo eleitoral decisivo para seu destino. Como sabemos, episódios de violência relacionados a eleições ocorrem em cada pleito, sendo todos eles condenáveis, pois trazem componentes de violência ao que deveria ser momento de reflexão e debate. Neste pleito, entretanto, estamos constatando um perigoso agravamento do conflito, que compromete a própria natureza da decisão democrática.

Primeiro, mais que o debate, é o conflito que se estende como nunca a toda a sociedade, empobrecendo a argumentação e diminuindo o valor mesmo do convívio democrático e das garantias próprias de um estado democrático de direito. Segundo, episódios de intolerância e violência (física ou simbólica) são hoje constatados até no ambiente de nossas universidades, que, como espaço essencialmente democrático, devem ser lugar natural do embate de ideias, da diversidade, da argumentação, e não de agressão e intolerância.

A ANDIFES vem assim externar seu firme repúdio à cultura do ódio e da violência, que ora ameaça a sociedade e as universidades públicas, por meio de constrangimentos, ameaças e agressões. Em particular, no espírito e na letra da Constituição Federal, são deploráveis os ataques motivados por racismo, homofobia e toda ordem de preconceito que atinja direitos e liberdades individuais, não devendo qualquer cidadão com responsabilidade pública lavar as mãos e alegar neutralidade diante dessas ações, nem dos discursos eivados de violência que as suscitam.

A ANDIFES junta-se, enfim, a todos os dirigentes e membros da comunidade acadêmica que ora envidam esforços por defender a democracia e por reforçar os laços de solidariedade em nossas instituições universitárias, que, como instituições públicas, gratuitas e inclusivas, são um exemplo de participação e decisão coletiva, bem como lugar de produção de conhecimentos, formação de cidadãos e defesa ativa dos direitos humanos, servindo assim à redução de desigualdades e à ampliação de direitos em nosso país.



UFRB publica anais do Santo Amaro Afro vinculados ao Fórum 20 de Novembro

11 de Outubro de 2018, 14:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga os anais de “Santo Amaro Afro”, vinculado ao Fórum 20 de Novembro, realizado nesta data em 2017, como evento institucional desenvolvido em todos os campi da UFRB, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Linguagens, Culturas e Humanidades (CECULT).

Como evento acadêmico, o Santo Amaro Afro teve por objetivos fomentar discussões e reflexões quanto às políticas e práticas afirmativas e estimular produções acadêmicas comprometidas com as transformações sociais. Neste sentido, o Caderno de Resumos é uma mostra dos diálogos, projetos e possibilidades de construção coletiva que foram socializados durante o evento e que se entrelaçam no propósito de promoção do empoderamento da população negra e reivindicação de políticas em prol da equidade étnica e social. 

Em 2017, a segunda edição do evento realizada teve como tema principal foi Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, contando com a parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e secretarias municipais da Prefeitura de Santo Amaro.

Sua abertura foi realizada no dia 21 de novembro, em Acupe, território quilombola de Santo Amaro. Nos dias 22 e 23, o evento realizou-se no campus CECULT da UFRB e no dia 24 na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB. 

Leia os Anais do evento.



UFRB apresenta cursos de graduação para alunos secundaristas

11 de Outubro de 2018, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}CFLYgiMu9YU{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), apresentou os cursos de graduação, a estrutura administrativa, projetos e programas de graduação, extensão e pesquisa da instituição, para alunos dos Colégios Estaduais Landulfo Alves e Luciano Passos, situados em Cruz das Almas.

A atividade de apresentação da UFRB, denominada ““UFRB, é pra lá que eu vou” tem por finalidade a informação sobre os cursos de graduação, a troca de experiências e informações profissionais voltadas aos estudantes de escolas públicas do ensino médio do Recôncavo e adjacências, incentivando-os para o ingresso na graduação e divulgando os valores, objetivos e cursos da UFRB.

Mais de cinqüenta alunos do terceiro ano do ensino médio compareceram ao auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas, na tarde da última quarta, dia 10, para assistir palestras de Valéria Reis Siqueira, do Núcleo de Acompanhamento Integral ao Estudante vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; da professora Rosineide Mubarack, pró-reitora de Graduação; da pedagoga Alessandra Queiroz de Almeida, do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico da PROGRAD; e de experiências de alunos de graduação de campi da UFRB.

A atividade teve o apoio de estudantes da UFRB, da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União dos Estudantes da Bahia (UEB), da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Números

A UFRB tem 12.345 alunos; 834 servidores docentes (ampla qualificação universitária com 91% deles com mestrado e doutorado); 711 servidores técnicos administrativos e 450 trabalhadores terceirizados.

A UFRB conta com 64 cursos de graduação. O Índice Geral de Cursos avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) atribui nota 4 para os cursos de graduação da UFRB – a nota varia de 1 a 5 pontos. O principal processo de ingresso na UFRB é pela nota do ENEM/SiSU (Sistema de Seleção Unificada).



UFRB divulga abertura de inscrições para Mobilidade Acadêmica Internacional

10 de Outubro de 2018, 19:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), divulga que estão abertas no período de 10 de outubro até às 23h59min do dia 30 de novembro de 2018 as inscrições para os interessados em realizar intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, em Portugal, custeado integralmente pelo discente, e também para mobilidade na Universidade de Bayreuth – UBT, na Alemanha, com auxílio de bolsa no valor de €350,00 (trezentos e cinquenta euros) na instituição de destino.

 Para a UBT está disponível uma vaga e para o IPB até quinze vagas.Os interessados devem encaminhar a documentação exigida nos respectivos editais, digitalizada em arquivo único no formato pdf e na ordem exigida, para o e-mail [email protected]. A inscrição é gratuita. Podem se candidatar apenas os discentes de graduação que tenham integralizado no mínimo 20% e no máximo 60% da carga horária do curso no momento da inscrição e que possuam coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0, dentre outros requisitos.

O processo seletivo será constituído por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório, que incluem análise do histórico acadêmico, entrevista, análise da carta de intenções com exposição dos motivos e análise do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2019. Os discentes selecionados realizarão o intercâmbio durante um semestre letivo, com possibilidade de prorrogação por mais um semestre. A mobilidade internacional terá início em setembro de 2019 no IPB e outubro de 2019 na UBT.

Os editais, seus anexos e toda a documentação necessária, encontram-se disponibilizadas nos links abaixo:

Instituto Politécnico de Bragança - Portugal

Edital IPB

Anexos IPB

Anexo VI - Indicadores de custo no IPB

Anexo VII - Contrato de Estudos IPB

Universidade de Bayreuth - Alemanha

Edital UBT

Anexos UBT

Mais informações sobre os cursos no site das instituições estrangeiras: www.ipb.pt e https://www.uni-bayreuth.de/en/

Dúvidas sobre os editais pelo e-mail [email protected] ou telefone (75) 3621-5315.

 

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres