Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferta vagas para Mestrado em Saúde Coletiva (ProfSaúde)

15 de Junho de 2018, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o objetivo de ampliar a formação médica pós-graduada no campo da formação para Atenção Primária em Saúde, o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF) anuncia a chamada de sua segunda seleção. Segundo o edital, são ofertadas seis (06) vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições serão de 02 a 31 de agosto.  

O endereço de entrega dos documentos é o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus. De acordo com as Resoluções 017/2018 do CONAC e 02/2009 do CONSUNI da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB):uma vaga (20%) será destinada para candidatos(as) autodeclarados negros e negras, uma vaga (20%) será destinada para candidatos(as) quilombolas, indígenas, pessoas trans e 6 pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico administrativos da UFRB.

O ProfSaúde é é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de ensino a distância (EaD) com a previsão de 09 (nove) encontros presenciais. Entre os objetivos, o ProfSaúde busca formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as vagas são destinadas a graduados em medicina com registro nos conselhos profissionais (CRM/CFM) e que devem atender a no mínimo uma das seguintes situações: ser docente da graduação e/ou residência em medicina, e/ou preceptor e/ou tutor de residências médicas, e/ou do Programa Mais Médicos,e/ou profissional médico com atuação na Atenção Básica.

A seleção conta com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo. A distribuição das vagas atende também a critérios territoriais, com vagas para 22 estados da federação.

Confira o edital.

 



Resolução do CONSUNI é aprovada em sessão histórica em Santo Amaro

15 de Junho de 2018, 10:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sua primeira reunião fora de Cruz das Almas, sede da Reitoria, na manhã da última quarta-feira, dia 14, no auditório do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.

A sessão extraordinária marcou a data histórica de 14 de junho de 1822, quando se celebra, em Santo Amaro, todos os anos, a Ata da Vereança, o primeiro documento oficial a manifestar o desejo brasileiro de separação política de Portugal e defende a fundação o “quanto antes uma Universidade em um lugar que mais conveniente for”.

Como pauta do dia histórico, os conselheiros do CONSUNI aprovaram a Resolução que dispõe de criação de política de capacitação docente da instituição. A sessão extraordinária foi conduzida pelo reitor Silvio Soglia, presidente do CONSUNI, integrante da mesa de honra ao lado da vice-reitora, Georgina Gonçalves dos Santos e o diretor do CECULT, Danillo Silva Barata. 

A reunião extraordinária decorre de aprovação, ano passado, pelos conselheiros do CONSUNI do compromisso de em 14 de junho realizar sessão em Santo Amaro, como ato simbólico de transferência da Administração Superior da UFRB, servindo para ouvir e discutir com a comunidade universitária e a sociedade sobre as demandas de educação superior dos moradores.

Informes

Os conselheiros fizeram ainda informes sobre as novidades da UFRB e enalteceram a data histórica. A conselheira e pró-reitora de Graduação, Rosineide Pereira Mubarack Garcia informou sobre o prazo máximo, dia 04 de julho, para que os professores lancem notas e fechem as cadernetas no sistema SIGA A e sobre a entrada em vigor do novo Regulamento de Graduação (REG) da instituição.

O conselheiro e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho informou que a UFRB apresentou onze propostas de cursos novos de pós-graduação junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os cursos, caso aprovadas as propostas, serão ofertados no CETENS, CETEC, CAHL e CCS.

A conselheira e pró-reitora de Extensão, Tatiana Veloso, informou sobre encontro em Brasília, hoje, para discutir o Projeto Novos Saberes, em que mestres populares integram, como professores, os cursos de graduação e pós-graduação. A Universidade de Brasília (UnB) é pioneira nesses projetos.

O conselheiro e pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, observou que, novos projetos de extensão e de pós-graduação geram impactos financeiros e orçamentários nos cofres da UFRB e que, devem ser discutidos, antecipadamente, para ver a possibilidade de adequação a realidade econômica da instituição, nesse cenário de crise.

O conselheiro e diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica, José Valentim dos Santos Filho, falou sobre a expectativa dos professores e alunos sobre as novas diretrizes do Ministério da Educação para os cursos de Engenharia.

O conselheiro e diretor do CECULT, Danillo Silva Barata explicou que a Ata da Vereança é um documento que serve de farol para o desenvolvimento do recôncavo baiano e registrou a integração do CECULT com a comunidade local, notadamente nos eventos de extensão.

Danillo registrou que há um ano e um mês, o CECULT recebia, por cessão, o prédio em que está instalado no Bairro de Sacramento, dando início a um processo de consolidação e melhoria de funcionamento dos cursos. Danillo reivindicou melhorias na infraestrutura do prédio.

O presidente do CONSUNI e reitor, Silvio Soglia, registrou que no semestre 2018.2, o CECULT vai receber mais 190 novos alunos, selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Reunião administrativa

Os integrantes da Administração Superior da UFRB visitaram, à tarde, o prédio onde funcionava a Secretaria de Fazenda do Estado, cedido para a instituição. O prédio fica localizada na Praça da Purificação.

De volta ao CECULT, a comitiva se reuniu com professores, coordenadores dos cursos, técnicos administrativos e alunos sobre as demandas do Centro.

O reitor Silvio Soglia determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) entre integrantes da Reitoria e do CECULT para viabilizar parcerias entre a UFRB, Funarte, Receita Federal, Secretaria de Cultura e de Educação para atender demandas específicas de interesse das partes.

{gallery}noticias2018/Consuni-santo-amaro{/gallery}



Estudantes da UFRB visitam indústria de pneus em Feira de Santana

15 de Junho de 2018, 10:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade fizeram no último dia 07 julho uma visita técnica à Pirelli, indústria de pneus na cidade de Feira de Santana. Na ocasião, puderam visualizar as instalações e ampliar seus conhecimentos em relação à indústria de pneus, além de conversaram com o gerente de recursos humanos, Jábio Pita, que apresentou as principais características e demandas do produto no mercado.

A professora Cristiane Pimentel, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), disse que a iniciativa teve o objetivo de aproximar o conhecimento acadêmico do prático. “Podemos ver a aplicação da segurança do trabalho, a realização da programação e controle da produção, ferramentas de controle visual voltadas para a indústria 4.0 na era digital, e o processo de fabricação dos pneus. Atividades como esta só ajudam no processo de aproximação entre academia e indústria, sendo esta uma das muitas parcerias que ainda estão por vir”, explicou.



Professor da UFRB é empossado como membro da Acadêmica de Ciências da Bahia

15 de Junho de 2018, 8:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor e pesquisador Ferlando Lima Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi empossado como membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

A sessão solene de titulação e posse de Ferlando Santos aconteceu no último dia 6, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Da solenidade participaram o reitor, professor Silvio Soglia, professores, técnicos administrativos e alunos da UFRB. Ferlando é o segundo professor da instituição a ingressar na ACB; o primeiro foi o professor e atual pró-reitor de Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, presente no ato solene.

Na solenidade foram empossados, também, os pesquisadores Edson Duarte Moreira Júnior e Luiz Antônio Rodrigues de Freitas, na categoria Ciências da Vida, a mesma que Ferlando Santos.

Outros quatro pesquisadores renomados foram empossados na categoria Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; e dois ingressaram na condição de Membros Juniores.

Escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas, os novos acadêmicos foram recepcionados em ato solene conduzido pelo presidente da instituição, o professor e pesquisador Jailson Bittencout de Andrade.

A programação teve a abertura realizada pelo Presidente de Honra da ACB, professor Roberto Figueira Santos e pelo reitor da UFBA, professor João Carlos Salles Pires da Silva.

Pesquisador da UFRB

Ferlando Santos é professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; professor no programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT); bem como bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq; e é coordenador do Laboratório de Probióticos da UFRB (LAPRO).

Ele também é coordenador do grupo Kefir do Recôncavo; e líder do grupo de pesquisa no CNPq “Bioprodutos e processos aplicados à nutrição humana (BIONUTRI)”; além de avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

Em 2013, Ferlando Santos criou a Coordenação de Criação e Inovação da UFRB (CINOVA), exercendo a função de coordenador no período de 2014 a 2015. Em 2015, ele criou o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFRB (CECANE), exercendo a função de coordenador no período de 2016 a 2017.

Ferlando disse que sua escolha para integrar os quadros da ACB é um reconhecimento da entidade ao trabalho que desenvolve no Centro de Ciências da Saúde (CCS), nos cursos de graduação; e, portanto, deve ser visto como uma conquista coletiva.

“Na verdade a minha escolha representa um reconhecimento de um trabalho desenvolvido com alunos da graduação e de grupos de pesquisas, que resultaram em artigos científicos, patentes, livros e na luta árdua de desenvolver produção científica no CCS”, afirmou Ferlando.

Segundo Ferlando, com sua posse, o próximo desafio será interiorizar as ações da ACB, de forma que a representatividade da entidade alcance todo o Estado. “Conversei com o professor Carlos Alfredo sobre a necessidade de auxiliar na interiorização das ações da ACB, de forma que as reuniões ocorram em outras cidades do Estado, que não, unicamente, em Salvador, como acontece atualmente”.

Sobre a ACB

A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental da Bahia. Para tanto, reúne cientistas e pensadores das áreas de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Ciências da Vida; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Artes.

Fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade de Salvador, a ACB tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social no nosso País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia, particularmente quando envolverem idéias inovadoras e quando vierem a contribuir para a inclusão social, sem jamais fazer distinção entre etnias nem associar-se a atividades político-partidárias ou religiosas confessionais.

{gallery}noticias2018/posse-ferlando{/gallery}



UFRB divulga inscrições para seleção de alunos bolsistas do PIBID

14 de Junho de 2018, 12:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura de processo seletivo para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). São ofertadas 30 vagas a serem preenchidas por discentes de licenciatura em Biologia da UFRB.

Os interessados podem se inscrever no Núcleo Acadêmico do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), entre os dias 18 e 29 de junho de 2018, no horário das 08h às 12h e das 14h às 20h. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a documentação exigida no item 7.4 do edital. O início das atividades será em agosto de 2018.

As bolsas terão vigência de 18 meses. O valor mensal individual da bolsa será de R$ 400,00, destinada ao auxílio na execução das atividades do programa.

Sobre o PIBID: é um programa instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo é fomentar as atividades de iniciação à docência, visando a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior.

Edital Nº 07/2018 – PIBID

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pibid

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres