Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB convoca estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2

11 de Outubro de 2017, 9:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2 para que regularizarem sua situação acadêmica.

A convocação diz respeito aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. O prazo final para envio dos processos à SURRAC é dia 16 de outubro.

Conforme o lançamento de notas finais do período 2017.1, outros estudantes, que não constam nesta convocação, podem se sujeitar ao cancelamento, sendo devidamente notificados através da matrícula web ou presencial.

Confira o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2017.2.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas é instalado

10 de Outubro de 2017, 18:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na manhã desta terça-feira, 10, o ato de instalação do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC), regido através da Resolução nº 004/2017.

O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e foi aberto pelo reitor Silvio Soglia que deu as boas vindas aos integrantes do Comitê e destacou que o debate “contribui com o fortalecimento das políticas de ações afirmativas na garantia dos direitos da comunidade negra, da inclusão, da expansão da democratização do processo de implementação de ensino superior no Brasil". Em seguida, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Maria Goretti da Fonseca e a pró-reitora de Graduação, Rita Dias, apresentaram os nomes dos integrantes do Comitê. Posteriormente, foi realizado o sorteio para as comissões de Aferição de Autodeclaração  (CAAD) e a Comissão Especial de Averiguação (CEA). O COPARC é presidido por Maria Goretti e composto por segmentos dos técnicos administrativos, docentes, discentes, além de convidados da sociedade civil com reconhecida atuação referente à implementação de políticas em prol da equidade racial. 

Os representantes da CAAD iniciaram os trabalhos já nesta terça-feira e estão responsáveis por analisar a documentação de autodeclaração prestada pelos candidatos. Já os membros da CEA serão os responsáveis por analisar as suspeitas de fraudes nas cotas.

Histórico - A UFRB instalou em 2016 o Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar a resolução   e propor dispositivos de acompanhamento e controle da aplicação da Lei Nº 12.711/2012 - conhecida como Lei das Cotas, do Decreto Nº 7.824/2012 - que regulamenta o ingresso nas IFES, e da Política de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis na UFRB.  No último dia 22 de setembro, a comunidade acadêmica da UFRB participou de audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) para discussão do preenchimento de vagas reservadas a estudantes cotistas na instituição

Das vagas disponibilizadas pela UFRB, 50% são para alunos de escola pública. Destas, metade é destinada a alunos com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para rendas superiores a este patamar. Cada uma destas metades ainda é dividida entre cotistas pretos, pardos, indígenas e ou deficientes, seguindo índices definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (em torno de 50%). No processo seletivo 2017.1, 78,5% se autodeclaram negros. Do total de estudantes, a renda per capita média informada é de R$486,38. No processo seletivo 2017.1, 78,5% se autodeclaram negros. 

 Confira fotos do encontro

{gallery}noticias2017/comitecotas{/gallery}



UFRB divulga seleções para professores substitutos do CETEC, CCS e CCAAB

10 de Outubro de 2017, 10:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura de inscrições para os processos seletivos simplificados com vistas à contratação de professores substitutos para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS). No total, são ofertadas 10 (dez) vagas.

As inscrições para o processo seletivo do CETEC estão abertas até o dia 13 de outubro, presencialmente, na coordenação de Gestão Acadêmica. As vagas são para as áreas de conhecimento em Sistemas Elétricos e Computacionais e Química e Bioquímica.

O processo seletivo para o CCAAB segue com inscrições abertas até o dia 17 de outubro, também presencialmente, na Gestão de Ensino. As vagas são para as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde Animal, Produção Animal e Ciências Biológicas.

Já o processo seletivo para o CCS está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro, presencialmente, na Secretaria da Direção. As áreas de conhecimento contempladas são Saúde Coletiva e Humanidades.

Todos os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, disponível online, e apresentar junto à documentação exigida no edital. Os processos seletivos constarão de duas etapas distintas: análise de currículo e prova didática. As datas e locais das provas serão divulgadas no site de Concursos da UFRB. A média final mínima para a aprovação será 7,0 e o candidato que obtiver a maior nota para aprovação será indicado para assumir a vaga por tempo determinado.

Após a convocação, o candidato terá cinco dias úteis para se apresentar no Núcleo de Gestão de Ingresso e Movimentações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), no campus Cruz das Almas. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, podendo ser renovado. O prazo de validade das seleções é de um ano.

Confira:

Edital Interno Professor Substituto N° 08/2017 – CETEC

Edital Interno Professor Substituto N° 04/2017 - CCAAB

Edital Interno Professor Substituto N° 04/2017 - CCS

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



UFRB seleciona discentes para projeto do PET-Saúde/Gradua SUS Medicina

10 de Outubro de 2017, 10:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A equipe do Projeto Suporte Básico de Vida nas Escolas de Santo Antônio de Jesus, do PET-Saúde/Gradua SUS Medicina, torna pública a seleção de discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), interessados em serem multiplicadores do Suporte Básico de Vida (SBV).

São ofertadas oito vagas para ingresso imediato no Projeto e cinco vagas para cadastro reserva. Todas as vagas estão destinadas para alunos do curso de Medicina. A inscrição está sendo realizada exclusivamente pela internet, no período de 09 a 17 de outubro. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e anexar todos os documentos solicitados no edital.

É necessário ter disponibilidade de 10 horas semanais para a execução do Projeto nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde do município. A seleção será efetivada com a análise do perfil e trajetória acadêmica do estudante, após avaliação da carta de interesse, currículo lattes e histórico escolar, com peso 6, e por meio da entrevista individual com tutores, preceptores e/ou alunos do Projeto, com peso 4.

A divulgação do resultado final está previsto para o dia 24 de outubro, internamente no âmbito do CCS e no site do Centro. O não comparecimento do candidato selecionado ao primeiro encontro será critério de desclassificação automática, assumindo então o primeiro candidato suplente.

Sobre o projeto - Como parte do Programa de Educação pelo Trabalho, o Projeto não tem fins lucrativos. Com visão meramente social, busca estender o conhecimento sobre o SBV para além do ambiente acadêmico. Os estudantes serão capacitados e se tornarão multiplicadores do SBV nas escolas públicas de Santo Antônio de Jesus.

Confira o Edital Nº 02/2017 – PET-Saúde/Gradua SUS Medicina.

Dúvidas sobre a seleção: [email protected].

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ccs.



UFRB divulga seleção para curso de pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade

10 de Outubro de 2017, 9:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Interdisciplinaridade, no primeiro semestre de 2018. O curso será ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa.

As inscrições serão realizadas pessoalmente pelo candidato ou por representante. O período de inscrição será de 16 de outubro a 03 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Divisão de Apoio à Coordenação Acadêmica (DICA), localizada na Direção do CFP. Não será cobrada taxa de inscrição e o curso será inteiramente gratuito. Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas.

O processo de seleção será conduzido por uma Comissão de Avaliação, designada pelo colegiado do curso. A seleção ocorrerá no CFP em três etapas: prova escrita de conhecimento específico, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista, de caráter eliminatório e classificatório; e análise do currículo, de caráter classificatório. A prova escrita será de cunho dissertativo e será realizada no dia 18 de novembro, das 8h às 11h, em salas a serem indicadas no site do CFP.

O preenchimento das vagas disponíveis seguirá a ordem de classificação dos candidatos aprovados. O resultado da seleção dos candidatos será divulgado a partir do dia 07 de dezembro no site do CFP. Do total, 10% das vagas serão reservadas para Servidores Técnico-Administrativos da UFRB e 10% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O curso terá duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 374 horas. O objetivo geral é propiciar a formação continuada de profissionais graduados da educação básica, fomentando o desenvolvimento de pesquisas acerca do fenômeno educacional no Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá.

Confira o Edital Nº 01/2017 – Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cfp.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres