Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Universidade Aberta à Maturidade da UFRB oferece 97 vagas em 2020.1

28 de Janeiro de 2020, 14:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), divulga que está com inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT). A oferta para 2020.1 é de 97 vagas em 21 componentes curriculares de cursos de graduação, em diferentes áreas do conhecimento.

As vagas são para os centros de ensino da UFRB em Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, e estão voltadas a pessoas com idade igual ou superior a 45 anos até a data de inscrição, que não tenham cursado o Ensino Superior. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da PROEXT.

Havendo mais candidatos que vagas, serão selecionados os candidatos a partir do critério maior idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro e as atividades terão início a partir do dia 02 de março e encerramento previsto para 04 de julho.

O vínculo com a Universidade é como discente de extensão, com direito à certificação para aquele que tiver frequência mínima de 75%. A avaliação é facultativa, mas os direitos e deveres quanto à frequência, metodologias e demais atividades são os mesmos para todos os discentes.

Sobre o programa - A proposta de Universidade Aberta à Maturidade tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público-alvo programa a partir da sua integração com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária.

Confira o Edital PROEXT Nº 01/2020 – PROMAT.

Saiba mais em www.ufrb.edu.br/proext.



Confira relação de aprovados para UFRB no SISU 2020.1; matrícula até dia 04

28 de Janeiro de 2020, 12:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os estudantes que se inscreveram na edição 2020.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir a relação de aprovados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado da seleção foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, dia 28, na sua página na internet (sisu.mec.gov.br).

Os candidatos convocados pela UFRB devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A pré-matrícula será no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, no Pavilhão de Aulas I, no campus de Cruz das Almas (ver mapa). Já a confirmação de matrícula é feita no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino de ingresso, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março.

Os candidatos que optaram em concorrer às vagas reservadas aos cotistas deverão obrigatoriamente atender aos requisitos especificados em cada modalidade. No mesmo período definido para a pré-matrícula, os convocados pela UFRB deverão comparecer pessoalmente ao Pavilhão de Aulas I, no campus de Cruz das Almas, para aferição da modalidade de reserva de vaga.

Lista de espera - As vagas eventualmente remanescentes do Sisu 2020.1, após a chamada regular, serão preenchidas, prioritariamente, pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro.

O candidato poderá manifestar interesse em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer nesta edição do Sisu. Não poderá participar da Lista de Espera quem já foi convocado em uma das opções dos cursos escolhidos na chamada regular, independente de ter realizado sua matrícula.

Cadastro seletivo – Os candidatos inscritos e não convocados na Lista de Espera ainda podem participar do Cadastro Seletivo da UFRB para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas no período de 07 a 13 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: processoseletivo.ufrb.edu.br.

Para ter acesso ao sistema, o candidato deverá inserir o número do CPF e o número do ENEM 2019. O candidato que não confirmar seu interesse em participar do Cadastro Seletivo da UFRB, no período citado, será considerado formalmente desistente. A seleção terá duas chamadas para os estudantes interessados. A primeira chamada dos convocados acontece no dia 14 de fevereiro e a segunda no dia 05 de março.

O início das aulas está previsto para o dia 02 de março, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Confira o Resultado do Sisu 2020.1 - Chamada Regular.

Confira a relação de documentos para a matrícula.

Mais informações no site do Sisu ou em ufrb.edu.br/minhacrush.



UFRB abre seleção para professor por tempo determinado do CECULT

27 de Janeiro de 2020, 20:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece uma (01) vaga para professor substituto para o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro/BA. A vaga é para a disciplinas de "Lab. de Língua Inglesa IV, Lab. de Língua Inglesa II e Lab. de Leitura e Produção de Textos Acadêmico", com carga horária semanal de 40h.

As inscrições devem ser feitas presencialmente até 12 de fevereiro no CECULT, situado na Avenida Viana Bandeira, 119, 1º Andar, Santo Amaro/BA.

Podem se inscrever brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente. No entanto, candidatos que tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses anteriores à data do Edital, não podem participar da seleção.

Mais informações no site Concursos da UFRB.

Confira o Edital Interno Nº 02/2020 - CECULT.



Terminam no próximo domingo, dia 26, inscrições para ingresso na UFRB pelo SISU

24 de Janeiro de 2020, 14:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 1.420 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, distribuídas em 40 cursos de graduação. Do total de vagas, 636 são para ampla concorrência e 784 são destinadas de acordo com a Lei de Reserva de Vagas.

Os candidatos poderão se inscrever no SiSU em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções na instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado na terça-feira, dia 28.

Após essa data, os aprovados na UFRB terão do dia 29 de janeiro até 04 de fevereiro para fazer a pré-matrícula no Campus Cruz das Almas. Se não for feita a pré-matrícula o candidato será eliminado. A pré-matrícula consiste no registro do candidato convocado mediante apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

Os candidatos que optarem em concorrer às vagas reservadas aos cotistas deverão obrigatoriamente atender aos requisitos especificados em cada modalidade.

A próxima etapa é a confirmação de matrícula, que é feita no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino de ingresso, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março.

Lista de Espera

Para os candidatos que não forem convocados na chamada regular do SiSU, haverá uma nova oportunidade de ingresso na UFRB. Para isso, o candidato deve se inscrever na Lista de Espera.

A inscrição na Lista de Espera do SiSU será no endereço sisu.mec.gov.br. O candidato tem que manifestar seu interesse na vaga durante o período de 29 de janeiro até o dia 04 de fevereiro de 2020. O candidato somente poderá manifestar interesse na Lista de Espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no SiSU, na respectiva modalidade de vaga.

Cadastro Seletivo

Outra oportunidade de ingressar na UFRB é o Cadastro Seletivo - que é a próxima opção de quem não foi convocado ainda.

Para ter acesso ao Cadastro Seletivo, o candidato deverá inserir o número do CPF e o número do Enem 2019, no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

O candidato que não confirmar, no sistema da UFRB, seu interesse em participar do Cadastro Seletivo, no período de 07 de fevereiro até o dia 13 de fevereiro de 2020, não poderá fazê-lo em outra data, pois será considerado formalmente desistente e não será convocado em nenhuma hipótese, independente de sua classificação na Lista de Espera SISU 2020.1.

Todos os demais candidatos que fizeram o Enem 2019, que não foram convocados para a pré-matrícula, independentemente de sua classificação, deverão confirmar seu interesse em participar do Cadastro Seletivo, exclusivamente online, no sistema da UFRB, com vistas a continuar concorrendo às vagas porventura existentes de seu respectivo curso.

{youtube}zLs8zUE728Y{/youtube}

Sobre a UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nasce numa região que carrega uma rica história de encontros, contradições e trocas culturais. A UFRB faz parte e se reconhece como parte dessa história, pois é fruto das aspirações e da mobilização das comunidades locais. Daí que ela também é herdeira das tradições culturais de luta do povo do Recôncavo. Mas, como lugar de encontro e de diversidade, o Recôncavo sempre foi terreno fértil para a invenção e reinvenção. Não por acaso um dos compromissos fundadores da UFRB é com a invenção de outra perspectiva de desenvolvimento que promova a melhoria da vida das pessoas e o exercício pleno de suas capacidades humanas.

Criada em 2005, a UFRB está sediada nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e São Félix. Instalada em uma região de grande significado histórico e cultural para o Brasil, a UFRB é uma expressão de conhecimento para esse lugar, tendo como ideais a inclusão social e a excelência acadêmica, compreendendo o saber como um instrumento de promoção de igualdade e fortalecimento do povo e da sociedade.



UFRB abre inscrições para professores formadores para atuarem no EaD

24 de Janeiro de 2020, 13:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) vinculada à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições de proceso seletivo para preenchimento de 15 vagas para professores formadores atuarem no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Inclusão e Diversidade na Educação, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Santo Antônio de Jesus.

As inscrições acontecem exclusivamente online até o próximo dia 30 de janeiro.

Os interessados receberão bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os valores das bolsas são de R$ 1.300,00 (Hum mil e trezentos reais), para Professor Formador I, que tenha experiência comprovada a partir de três anos no magistério superior; e de R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais), para Professor Formador II, com formação em nível superior e experiência de um ano no magistério superior e formação mínima de mestrado.

O desenvolvimento das atividades dos candidatos selecionados não caracterizam vínculo empregatício com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e nem com a UFRB.

Poderão participar do processo seletivo colaboradores com vínculo de trabalho de natureza profissional na rede privada de ensino, ou rede de ensino pública federal, estadual ou municipal no Estado da Bahia.

Os professores selecionados serão orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e vão ser distribuídos nos eixos temáticos: Educação para as relações étnico-raciais; Educação, gêneros e sexualidade; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Decolonialidade na educação, direitos humanos e diversidade e sucesso educativo inclusão e diversidade.

Seleção

A avaliação dos candidatos serão realizadas com base na análise do currículo Lattes, conforme barema disponibilizado no edital. Será considerado apto o candidato que obtiver nota mínima 5,0 (cinco). O resultado final e a convocação dos classificados serão divulgados no site da SEAD, a partir do dia 13 de fevereiro.

Os candidatos aprovados, quando convocados, deverão ter a disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância; e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância (SEAD), Campus Cruz das Almas, incluindo sábados (quando necessário).

As atividades estão previstas para início em fevereiro com previsão de término em junho de 2020.

Dúvidas e informações sobre a seleção deverão ser obtidas somente com membros da equipe designada para a seleção (SEAD/UFRB), exclusivamente pelo email: [email protected]

Inscrição online.

Acompanhe o processo seletivo.

Edital SEAD Nº 21/2019 - Seleção de Profissionais para atuarem no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inclusão e Diversidade na Educação (Orientação de TCC).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres