Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga oportunidade de estágio obrigatório

23 de Novembro de 2013, 10:36, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

As inscrições para realização de Estágio Obrigatório no setores da UFRB estão abertas até a próxima sexta-feira, 29 de novembro. O Estágio Obrigatório, também conhecido como "Estágio Curricular" ou "Estágio Supervisionado" é caracterizado pela necessidade de cumprimento de carga horária mínima para que o estudante possa se formar, encontra-se na matriz curricular dos cursos como componente curricular, o estudante precisa estar matriculado no referido componente de Estágio e o pagamento de bolsa não é obrigatório por parte da Instituição Concedente.

Para se inscrever, o estudante deve ler o Edital Interno de Estágios Obrigatórios nº 28/2013, providenciar o preenchimento e assinatura do Termo de Aceite do Professor Orientador do Componente Curricular Estágio Obrigatório e efetuar sua inscrição através do formulário on-line disponível no link: http://ufrb.edu.br/estagio/index.php?option=com_chronoforms&chronoform=inscricao_estagio_20132

Confira o Edital Interno de Estágios Obrigatórios nº 28/2013.

 



Fórum 20 de novembro é realizado em Cruz das Almas

22 de Novembro de 2013, 18:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

forum-aberturaCom a presença de pesquisadores, estudantes e ativistas pró-igualdade racial e inclusão social, teve início nesta quarta-feira, dia 20, o Fórum Internacional 20 de Novembro. A edição deste ano de um dos mais importantes eventos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue até esta sexta-feira, 22 de novembro.

O evento, que reúne cerca de 2500 pessoas, discute temas como relações raciais, sexualidade, gênero, políticas e práticas afirmativas. A abertura aconteceu no auditório Zumbi dos Palmares e contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, do reitor Silvio Soglia, dos pró-reitores de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Ronaldo Barros, e de Extensão (PROEXT), Rita Santiago; da representante da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPPG), professora Franceli da Silva e do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima. Representando os estudantes, Mateus Barbosa; os técnicos-administrativos, Eliélson Aquino, e o continente africano, Camilo Afonso, diretor da Casa de Angola.

"Somos 52% da população brasileira e temos apenas 1% da produção intelectual que trata sobre as desigualdades raciais", falou durante a abertura do evento o pró-reitor da PROPAAE, Ronaldo Barros. De acordo com ele, o Fórum 20 de Novembro visa consolidar um espaço de reflexão para apontar políticas alternativas, o qual buscam o ideal de inclusão social como melhor caminho para alcançar a cidadania plena.

Já a reitor Paulo Gabriel Nacif afirma que é necessário assumir o recôncavo como uma importante fonte de aprendizagem. "É uma forma de continuar fortalecendo nossa cultura, destruindo a obra da escravidão. As conseqüências da escravidão são evidentes e estão no nosso dia-a-dia. O século XX é a maior prova que não resolvemos esta questão", destacou.

Nesta sexta-feira, será realizada a conferência "Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI", com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR) e com o reitor Paulo Gabriel Nacif. Para encerrar o evento, a entrega do prêmio Mário Gusmão e o show de Luiz Melodia.

Fórum 20 de Novembro: a data que dá nome ao evento, Dia da Consciência Negra, é uma celebração da vida de Zumbi dos Palmares, personagem marcante da história brasileira na luta pelo fim do regime escravocrata que durou 358 anos. Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transformou a ocasião em um dos principais marcos do seu calendário. A programação inclui ainda o VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Confira fotos do evento: (crédito - Jheferson Jhekson, estudante de cinema e audiovisual da UFRB)

{gallery}noticias2013/forum-20-novembro{/gallery}

 

 

 

 



UFRB divulga lista de aprovados na 3ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.2

22 de Novembro de 2013, 14:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

relação dos aprovados na 3ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.2 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está disponível. Os candidatos que se inscreveram para continuar concorrendo às vagas remanescentes do SiSU em cursos de graduação da UFRB têm os dias 25 e 26 de novembro para efetivarem a matrícula.

Os convocados devem comparecer na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos, situado no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas (prédio azul), impreterivelmente no dia e horários conforme escalonamento previsto em edital.

O candidato classificado que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula nas datas mencionadas perderá o direito à vaga. Os estudantes que já estejam matriculados na UFRB devem solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula.

Confira a Lista de Aprovados 3ª Chamada e o Boletim de Desempenho.

Veja o Edital de Matrícula da 3ª Chamada com os documentos necessários e as datas de matrícula referentes a cada curso.

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



I Encontro Nacional de Produção Científica em Serviço Social na Educação: Saberes e Fazeres reúne pesquisadores em Cachoeira

21 de Novembro de 2013, 18:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

{youtube}0OGx7xeCSDU{/youtube}O I Encontro Nacional de Produção Científica em Serviço Social na Educação: Saberes e Fazeres foi realizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, de 8 a 10 de novembro. O evento foi uma realização do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Serviço Social na Educação (GTSSEDU) e do Núcleos de Estudos em Serviço Social na Educação (NESSE).

Na mesa de abertura, a diretora do CAHL, Georgina Gonçalves; o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputado estadual Álvaro Gomes; os secretários de Assistência Social e de Educação de Cachoeira, Ana Soares e Alexsandro Rocha; o secretário de Educação de São Félix, Aldo Fróes; Francisco Rozendo do Conselho Regional de Serviço Social; Karine Meireles do Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação e a coordenadora regional da Executiva Nacional de estudantes de Serviço Social, Nájila Lopes. Completaram a mesa, as professoras do CAHL, Simone Brandão e Marcela Silva, coordenadora do evento.

"É importante destacar o protagonismo da UFRB em trazer essa discussão sobre o serviço social e sua atuação na educação", falou Ana Soares. Já Franscico Rozendo destacou a importância das condições adequadas de trabalho dos profissionais de serviço social e completou: "o ingresso por concursos públicos permitem aos profissionais trabalharem com mais segurança e tranqüilidade". Álvaro Gomes, por sua vez, acredita que os profissionais devem estar inseridos na escola para implementar uma política que melhore a qualidade de vida da população: "precisamos investir mais em educação".

Também na abertura do evento, a professora Ilda Witiuk da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, durante sua apresentação intitulada Serviço Social, Educação e Projeto Ético Político (PEP), ela pontuou: "passamos a reconhecer a importância desta política (PEP) na consolidação de uma sociedade diferente". Ao seu lado, o professor Arthur dos Santos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fez a palestra "Educação e reprodução da Barbárie: como formar o espírito revolucionário", no qual falou sobre o sistema capitalista e nosso papel diante dele.

"Tudo que tem nesse evento é feito pelos estudantes. Então, isso mostra a diferença da metodologia do Grupo de trabalho e Pesquisa em Serviço Social na Educação em permitir que os sujeitos aprendam fazendo. Isso é para mim um grande diferencial. Por conta disso, o grupo é conhecido nacionalmente não só como ação de extensão, mas agora também como ação de pesquisa", afirmou a coordenadora do evento, professora Marcela Silva. O Encontro contou ainda com a apresentação Cultural da Sociedade Filarmônica União Sanfelixta

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/seminario-servico-social{/gallery}

 

 



UFRB divulga segunda chamada para aprovados em Licenciatura em Educação do Campo

21 de Novembro de 2013, 18:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos aprovados no edital de 2ª chamada do processo seletivo especial para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, nas áreas Ciências Agrárias e Ciências da Natureza, para efetivarem sua matrícula.

Os convocados devem comparecer na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus de Cruz das Almas, nas unidades administrativas (prédio azul), para apresentação e entrega de documentos, no período de 22 a 28 de novembro de 2013, conforme previsto em Edital de 2ª Chamada.

Veja o Edital de 2ª Chamada com os documentos necessários e o escalonamento de matrícula.

Confira a Lista para 2ª chamada.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres