Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Projeto da UFRB de Reciclagem Eletrônica anuncia nova seleção de bolsistas

28 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O projeto de pesquisa "Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica", vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), anuncia nova seleção de bolsistas de Iniciação Científica, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Estão sendo oferecidas duas vagas para estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET).

É permitida a inscrição de candidatos que estejam regularmente matriculados no BCET, cursando a partir do 2º semestre, que tenham escore igual ou superior a 7,0 e não possuam mais de uma reprovação por nota, por disciplina. Os candidatos também não devem ter vínculo empregatício de qualquer tipo e não estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa.

Os interessados devem enviar todos os documentos exigidos no edital de seleção, a saber, histórico escolar atualizado, fotocópia do RG e do CPF e comprovante de matrícula e curriculum vitae, para o e-mail [email protected]. O período de inscrição vai até o dia 07 de junho.

Os pré-selecionados serão convocados por e-mail para a segunda etapa, que consistirá de entrevista com a Comissão de Seleção. O candidato que não comparecer à entrevista está automaticamente desclassificado. Após todas as etapas do processo seletivo, os convocados deverão disponibilizar de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 350,00, a serem pagos pela Fapesb durante 12 meses.

Confira o Edital de Seleção de Bolsistas



Novo curso de Publicidade e Propaganda da UFRB será ofertado em 2013.2 pelo Sisu

28 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou o primeiro curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda em uma instituição pública de ensino superior no estado da Bahia. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013.2 e optar pela nova graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

De acordo com o projeto de criação do curso, o objetivo é formar pessoas capazes de compreender, refletir e interferir no processo de comunicação. Para o professor Robério Ribeiro, membro da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, a atividade publicitária aumentou a sua influência e importância na Bahia, especialmente com as novas mídias e tecnologias de informação que tornam a profissão ainda mais vasta e requisitada pelas empresas.

O novo curso, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, compreendendo o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira. Ribeiro acredita que o curso atende uma antiga demanda social para formação pública de profissionais de comunicação nesta habilitação. "Ampliando os espaços de ensino, bem como do exercício profissional, poderemos evitar o êxodo de estudantes que buscam, em cursos particulares em Salvador e até na região sudeste do país, uma capacitação nesta área", aponta.

Santo Amaro, a 72 km de Salvador, é o município sede para o novo curso. Trata-se de uma extensão do CAHL, localizado em Cachoeira. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas nos turnos matutino e vespertino. Inicialmente, as aulas serão ministradas em um espaço cedido pela Prefeitura de Santo Amaro, a Escola Doutor Araújo Pinho. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do CAHL será o responsável pela graduação.

Expansão – O novo curso de Publicidade e Propaganda está entre os projetos de expansão da UFRB, que prevê a criação de novos cursos e campi. O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT), com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação, também terá sede no município de Santo Amaro. A previsão é que as aulas neste Centro tenham início ainda em 2014.



UFRB abre seleção para cursos do segundo ciclo após o BCET

27 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital nº 12/2013 para acesso aos cursos do segundo ciclo na área de ciências exatas e tecnológicas. Podem participar do processo seletivo os discentes que tenham integralizado ou esteja em fase de conclusão do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET). Ao todo, 45 vagas são ofertadas.

A inscrição deve ser realizada até o dia 31 de maio, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAC), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), campus de Cruz das Almas. Há vagas para os cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação para ingresso no primeiro semestre de 2013. As aulas têm início em 25 de junho.

O resultado será divulgado até o dia 07 de junho nos sites www.ufrb.edu.br/cetec e www.ufrb.edu.br/prograd. Os candidatos classificados devem realizar sua matrícula no período de 25 a 27 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), localizada no campus de Cruz das Almas.

Confira:

Edital Nº 12/2013

Formulário de inscrição



UFRB convoca candidatos homologados no PARFOR 2013.2 para realizarem matrícula

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos homologados na Plataforma Freire do Plano Nacional de Formação Inicial de Professores da Rede Pública de Ensino (PARFOR) para efetivarem matrícula.

A entrega dos documentos deve ser realizada impreterivelmente no dia 28 de maio, das 8h ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30, no Prédio da SURRAC, situado no Campus Universitário em Cruz das Almas. A matrícula também poderá ser realizada por procurador munido de procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação, além dos documentos do candidato descritos no Edital.

Os candidatos selecionados para a Licenciatura em Pedagogia têm ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2013. Aquele que não apresentar a documentação completa, exigida no Edital, no dia e nos horários citados, perderá o direito à vaga. Em caso de dúvidas, realizar contato através do e-mail [email protected] ou dos telefones (75) 3621-1220/1221.

Edital Nº 08/2013 - Matrícula PARFOR

 



UFRB abrigará acervo doado pela Fundação Clemente Mariani

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Centro de Artes, Humanidades e Letras abrigará acervoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será a nova sede do vasto acervo de livros e documentos históricos reunidos pela Fundação Clemente Mariani e transferidos à universidade, através de doação, em fevereiro de 2012. Renomeado como Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMDOC), todo esse conjunto documental estará disponível a partir do mês de junho à consulta dos pesquisadores nas dependências do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB na cidade de Cachoeira.

São mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses, manuscritos, fotografias, CD-ROMS e vídeos de valor histórico inestimável. Grande parte deles concentra-se nas áreas de História, Literatura, Educação, Arquitetura, Economia e, sobretudo, em temas relativos à Bahia. “Seguramente é um dos maiores acervos de livros raros do Estado, reunindo publicações que remontam aos séculos XVIII e XIX”, afirma o professor Walter Fraga, doutor em História e assessor para Desenvolvimento de Programas de Cultura da UFRB.

Para o reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif, a transferência deste acervo da capital para o Recôncavo contribuirá decisivamente para a consolidação da interiorização da excelência acadêmica. Ele destaca que o espaço será um importante laboratório para os cursos do CAHL e irá promover uma maior circulação de pesquisadores neste centro de ensino. “A incorporação do acervo Clemente Mariani, agora patrimônio das comunidades do Recôncavo e da UFRB, pode representar ainda a expansão da pós-graduação na universidade, pois capacita a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado”, avalia Nacif.

Sobre o acervo - A formação do acervo Clemente Mariani teve grande impacto na pesquisa histórica da Bahia, já que colocou à disposição do público obras raras e documentos dificilmente encontrados em bibliotecas e arquivos do Brasil. Foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca do colecionador e bibliófilo Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC), setor que passou a gerir, ampliar e disponibilizar ao público. A partir deste ano, o Núcleo de Memória e Documentação da UFRB é que será o responsável pela administração do acervo.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres