Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB interdita entrada principal do campus Cruz das Almas nos dias 04 e 05 de maio

30 de Abril de 2015, 19:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a sua comunidade acadêmica que a entrada principal que dá acesso ao campus  Cruz das Almas - situada ao lado do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP) - será interditada para os veículos automotores na próxima segunda-feira, 04 de maio, e terça-feira, 05 de maio, no período da manhã e da tarde, as 08h às 12h e das 14h30 às 17h.

O Núcleo de Urbanização e Meio Ambiente da SIPEF realizará limpeza na área lateral de pista afim de evitar que pequenos projéteis atinjam os veículos e transeuntes. Neste período todos deverão entrar e sair pela segunda entrada do campus situada no bairro da Tabela.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



CETEC divulga seleção do Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária

30 de Abril de 2015, 15:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o Edital Interno Nº 06/2015 referente ao processo seletivo de estudantes para o Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária de 2015.1. As inscrições estarão abertas no período de 04 de maio a 10 de junho.

São ofertadas 15 vagas para monitoria remunerada distribuídas entre as disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I e IV, Física Geral e Experimental I, Métodos Estatísticos, Álgebra Linear, Geometria Analítica e Processamento de Dados I e II. As vagas voluntárias são para qualquer componente curricular.

Os interessados devem se inscrever na sala da Coordenação Acadêmica do CETEC. Podem participar do programa de monitoria os discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRB, que comprovarem, no ato da inscrição, aprovação igual ou superior a 7,0 no(s) componente(s) curricular(es) desejado(s).

O processo seletivo consta de análise do Histórico Escolar, entrevista e prova de conhecimentos básicos (escrita e/ou didática) sobre o componente curricular pleiteado. A realização das entrevistas e das provas ocorrerá no período de 15 a 17 de junho e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 19 de junho. Os candidatos aprovados devem iniciar suas atividades logo após a divulgação do resultado final.

A carga horária do monitor remunerado será de 12 horas semanais e a do monitor voluntário será de 8 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 400, a ser pago em quatro parcelas referentes ao semestre 2015.1.

Confira o Edital Interno Nº 06/2015 – CETEC.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cetec



Revista Eletrônica História.com é divulgada em sites acadêmicos internacionais

30 de Abril de 2015, 15:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Eletrônica Discente História.com do Centro de Artes Humanidades e letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está presente em plataformas internacionais, a exemplo de Latindex (Caribe, América Latina, Espanha e Portugal), Université de Toulouse e Université Bordeaux Montaigne, ambas da França. As edições n° 3 e n° 4 do periódico eletrônico, lançadas no último mês e que abordam, respectivamente, a cultura política na América Latina e Esporte e Lazer, já podem ser encontradas nestes sites acadêmicos.

"Foram as próprias instituições internacionais que tomaram a iniciativa de registrar em suas plataformas de banco de dados a nossa Revista de História", declara um dos fundadores da revista estudantil, Geferson Santana. Com periodicidade semestral, a revista História.com é um mecanismo de divulgação dos trabalhos acadêmicos dos discentes do curso de História. Os principais objetivos são: a publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes e a sua socialização com discentes e docentes das diversas instituições de ensino superior do país.

O periódico divide-se em cinco seções: a) dossiê temático, espaço destinada a artigos relacionados a um tema predeterminado pelo edital de chamada; b) artigos livres, trabalhos que não se relacionam com proposta do dossiê temático; c) resenhas, espaço reservado para a publicação de resenhas de livros e filmes; d) entrevistas, local dedicado para publicação de opiniões de profissionais ligados ao estudo e ensino da História ou áreas afins; e) e história em sala de aula, dedicada à publicação de artigos relatando a  experiência docente, textos de divulgação histórica e projetos de intervenção pedagógica. 

Confira o site da revista.



UFRB abre concurso para professor efetivo do CAHL

30 de Abril de 2015, 14:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas as inscrições do concurso público para professor efetivo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). São ofertadas quatro vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva para as áreas: Arte e Tecnologia, Educação e Pesquisa em Artes; Administração Pública; Comunicação Museológica, Documentação Museológica; e Conservação.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Gerência Técnica Administrativa do CAHL ou pela página eletrônica de concursos da UFRB, entre os dias 30 de abril a 21 de maio. Para as inscrições realizadas pela internet, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, anexar os documentos listados no edital e enviar, via SEDEX, para o endereço: Gerência Técnica Administrativa, Campus Universitário de Cachoeira, Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro. A taxa é R$ 90.    

O concurso contará com as seguintes etapas: prova escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão realizadas CAHL entre os dias 06 e 10 de julho. O cronograma das provas será divulgado na página eletrônica de concursos da UFRB.     

Confira o Edital Nº 07/2015

Mais informações: http://www.ufrb.edu.br/concursos/



Comissão especial divulga resultado da consulta para reitor e vice-reitor da UFRB

30 de Abril de 2015, 13:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Comissão Especial responsável pela consulta para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), quadriênio 2015-2019, torna público o resultado da apuração dos votos da consulta realizada junto à comunidade acadêmica. A partir dos escores obtidos, foi declarada vencedora do pleito a Chapa 02 – Somos Tod@s UFRB, que elegeu os professores Silvio Soglia para reitor e Georgina Gonçalves para vice-reitora.

A consulta teve a participação dos três seguimentos acadêmicos (discentes, docentes e técnico-administrativos) e registrou os seguintes números: dos 3.959 votos válidos, 1.313 foram para a Chapa 01 – Junt@s Podemos Mais, composta pelos professores Ana Rita Santiago como candidata a reitora e Clair Rogério da Cruz como candidato a vice-reitor, totalizando 29,5%, e 2.646 votos foram para a Chapa 02 – Somos Tod@s UFRB, totalizando 70,5%. Os votos brancos e nulos somaram 155.

No dia 06 de maio, a Comissão procederá à entrega do relatório final da consulta ao presidente do Conselho Universitário (Consuni). A lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação, para escolha do reitor e do vice-reitor da UFRB.

Consulta – O processo de consulta para reitor e vice-reitor da UFRB ocorreu nos dias 28 e 29 de abril, em todos os campi da universidade, a saber Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro da Purificação. A apuração aconteceu nesta quarta-feira, 29, na Sala dos Conselhos, após a chegada de todas as urnas. Confira a distribuição dos votos em função da unidade de lotação de pessoal e da categoria.

Eleitos – O professor Silvio Soglia é graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Foi vice-diretor da Escola de Agronomia da UFBA e diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB. Atualmente é membro titular do Conselho Estadual de Educação e vice-reitor da UFRB.

A professora Georgina Gonçalves é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Ciências da Educação na Universidade de Paris VIII. Coordenou o colegiado do Curso de Gestão Pública da UFRB. Atualmente é diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/consultareitoria



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres