Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB estabelece parceria com SENAI CIMATEC na área de energias e capacitação de pessoal

31 de Março de 2023, 17:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o SENAI CIMATEC firmaram convênio de cooperação técnica durante o evento de visita guiada ao Campus de Feira de Santana, em 10 de março.

Esta ação estreita ainda mais os laços entre as instituições, com o objetivo de promover cooperação técnica com intercâmbio de informações, treinamento de pessoal, realização de cursos, workshops e conferências, utilização de laboratórios, oficinas com foco em ações de pesquisa e de desenvolvimento na área de energia.

Pela UFRB a coordenação será da professora Carine Tondo Alves, do curso de Engenharia de Energias, que já iniciou a parceria com projetos sobre energia de biomassa e desenvolverá novos projetos na área. “Eu me sinto muito honrada em representar a nossa UFRB dentro de um complexo tecnológico com excelência de nível mundial como é o SENAI CIMATEC Park. Esta é uma parceria muito especial e o primeiro passo de uma longa e frutífera cooperação institucional”, afirma a professora.

O convênio cria um escritório avançado da UFRB no CIMATEC Park, localizado em Camaçari, onde serão realizadas pesquisas, além de acesso a equipamentos de ponta, desenvolvimento de tecnologias e inovação. A presença da UFRB se dará com a implantação de um posto técnico com infraestrutura para desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como também na capacitação de pessoal, em cooperação com o SENAI CIMATEC.

Para Leone Andrade, reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, a chegada da UFRB é mais uma importante parceria firmada para o ecossistema de inovação do SENAI CIMATEC Park. “A UFRB se junta à UFBA no Science Park, que vai promover a integração entre universidades, empresas e instituições com foco na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que apoiem a indústria com soluções tecnológicas. Um lugar de produção de conhecimento de excelência, associado à aplicação no mercado”, afirma.

SENAI CIMATEC Park

CIMATEC Park é um projeto desenvolvido para amplificar e ampliar os limites da atual e já robusta infraestrutura do SENAI CIMATEC. Trata-se de um grande complexo tecnológico e industrial em uma área de 4 milhões de metros quadrados no centro industrial de Camaçari, com laboratórios avançados, grandes usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste do setor automotivo.

{youtube}UN8326Ajzws{/youtube}



UFRB convoca estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula do semestre 2022.2

30 de Março de 2023, 17:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Registro das Atividades Acadêmicas (SURAC), convoca os(as) estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2022.2 para que regularizarem sua situação acadêmica até o dia 2 de maio.

O(A) estudante está sendo notificado de sua situação acadêmica no acesso a plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Ao ingressar no Portal do Discente e visualizar a mensagem, o(a) estudante deverá confirmar a leitura da notificação. Os Núcleos de Apoio Acadêmico e Colegiados dos Cursos terão acesso à lista dos discentes que foram notificados.

A convocação diz respeito aos(às) alunos(as) enquadrados pelo artigo 99 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação. O(A) aluno(a) enquadrado(a) nos termos do artigo 99 não poderá matricular-se em componentes curriculares para o período 2023.1 enquanto sua situação não estiver regularizada.

O(A) discente que tiver a matrícula cancelada em virtude das situações de: Abandono de curso, conforme previsto no Artigo 47, § 2º, do Regulamento de Graduação; Reprovação em todas as atividades formativas em que estiver inscrito, em dois períodos letivos, consecutivos ou não; Reprovação por quatro vezes no mesmo componente curricular, consecutivas ou não; e Não conclusão do curso no prazo máximo fixado para a integralização curricular, conforme definido no PPC (Projeto Pedagógico do Curso), será notificado pela SURAC em edital específico, podendo solicitar permanência no curso.

Para isso, o(a) aluno(a) interessado(A) em permanecer no curso deverá instruir processo de permanênca de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser.

Leia o Edital Nº 01/2023.



UFRB empossa nova pró-reitora de Extensão e Cultura, Ana Paula Inácio Diório

30 de Março de 2023, 17:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A professora doutora Ana Paula Inácio Diório, do curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), foi empossada, na manhã desta quarta-feira, dia 30, como nova pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A PROEXC é responsável pela política de planejamento, coordenação, supervisão, avaliação, certificação e divulgação das atividades de extensão e de cultura da UFRB.

Ana Paula substitui a professora doutora Tatiana Ribeiro Velloso, que ocupou o cargo no período de oito anos, durante os mandatos dos reitores Sílvio Soglia (2014-2018) e de Fábio Josué dos Santos (2019-2023). Tatiana Velloso deixou o cargo para se dedicar às atividades da Organização Não Governamental Voluntárias Sociais da Bahia e apoiar as ações sociais, em desenvolvimento ou a serem desenvolvidas, no mandato do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A solenidade de transmissão de cargo foi marcada pela emoção, pela prestação de contas das atividades desenvolvidas por Tatiana Velloso e agradecimentos das autoridades ao serviço prestado pela então pró-reitora.

Os presentes, servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados, lotaram a Sala dos Conselhos, no Campus Cruz das Almas e cumprimentaram as professoras Tatiana Velloso e Ana Paula Diório, esta pela ascensão ao cargo. A solenidade começou com a composição da mesa de honra, composta pelo reitor Fábio Josué, pelas pró-reitoras Tatiana Velloso e Ana Paula Diório; e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares da Silva. Os atos seguintes forma a execução do Hino Nacional e a leitura do termo de posse de Ana Paula Diório.

Podcasts

Ana Paula Diório

Tatiana Velloso

Fábio Josué

Presentes

Estiveram presentes ao ato de posse da PROEXC os pró-reitores Wagner Tavares da Silva (PROGEP), Emerson Santa Barbara (PROAD), Carlos Alberto Santos de Paulo (PROPAAE), Maurício Ferreira (PPGCI), José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN), e a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Planejamento de Graduação, Janete dos Santos, representando a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Também estiveram presentes, a superintendente de Educação Aberta e a Distância (SEAD), Katia Silene Rocha; as coordenadoras da Coordenadoria de Cultura e Universidade, Waleska Rodrigues Martins; e de Coordenadoria de Extensão Universitária, Maria da Conceicao de Menezes Soglia, vinculadas a PROEXC, os diretores de Centros de Ensino, Josival Santos Souza (CCAAB), Adson Mota (CETEC) e Jacson Machado (CETENS).

PROEXC

A PROEXC é sediada no campus Cruz das Almas e conta, em sua estrutura, com: Coordenadoria de Extensão Universitária (CEU), Coordenadoria de Cultura e Universidade (CCU), Núcleo de Comunicação e Secretaria Administrativa vinculadas ao Gabinete. A gestão da extensão e da cultura é feita de forma descentralizada, contando com a participação da Câmara de Extensão, órgão colegiado vinculado ao Conselho Acadêmico (CONAC), e à Gestão de Extensão de cada Centro de Ensino, vinculada à direção dos respectivos Centros.

Confira fotos do evento:

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/posseproexc previewWidth=200}{/lightgallery}



UFRB oferta 74 vagas em 49 cursos de graduação para indígenas e quilombolas

29 de Março de 2023, 13:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de seleção para Indígenas Aldeados e Moradores das Comunidades Remanescentes dos Quilombos, nos cursos de graduação dessa instituição, para ingresso no semestre letivo 2023.1.

São oferecidas 74 vagas em 49 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nos campi de Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira/São Félix, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. 

A seleção dos candidatos às vagas será exclusivamente a partir das notas obtidas pelos candidatos na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2022 e que, cumulativamente tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento. 

A inscrição dos interessados será gratuita e realizada somente via site ufrb.edu.br/prosel, no período de 3 a 17 de abril. A UFRB vai divulgar o resultado dos convocados e a publicação da 1ª chamada no dia 20 de abril.

Confira o Edital PROGRAD Nº 016/2023.

Mais em ufrb.edu.br/prosel.



Professora da UFRB integra equipe do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

28 de Março de 2023, 17:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Alexandra Cruz, integra a equipe do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, sob a supervisão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), autarquia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as atividades para a construção do Plano Nacional de PDC, previstas em um projeto composto de 11 produtos, serão coordenas pela professora Adriana Leiras, do Laboratório HANDS (Humanitarian Assistance and Needs for Disasters), do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-RJ. Com perfil interinstitucional, a equipe técnica é formada por pesquisadores de mais quatro instituições de pesquisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), além da UFRB.

O ministro do MIDR, Waldez Góes, assinou nesta terça-feira (28) o contrato que dará início à elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e, com ele, a criação e proposição de diretrizes, estratégias e metas para a gestão de riscos e desastres no país a serem implementadas pela União, os Estados e o Distrito Federal e pelos Municípios.

Ao longo de 2023, essa equipe multidisciplinar atuará nas etapas de diagnóstico situacional, considerando os principais riscos de desastres de curto, médio e longo prazo, na apresentação dos princípios e diretrizes estratégicas de atuação da defesa civil, com foco em cinco eixos de atuação, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, na consolidação da proposta do Plano e em estratégias transversais para a sua difusão na sociedade brasileira.

Para Alexandra Cruz, professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, especialista em Capacitação e Planejamento Participativo, é uma grande responsabilidade participar deste processo de reconstrução afim de reduzir os impactos relacionados a desastres ambientais. “É uma honra enorme par mim estar na equipe técnica que desenvolverá o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, porém também é de grande responsabilidade. O Brasil enfrenta inúmeros problemas relacionados aos desastres e nosso desejo é poder realizar um trabalho que possa promover a construção técnico-coletiva de um plano que possa engajar as diferentes esferas governamentais e sociedade civil na redução dos impactos gerados pelos desastres a curso, médio e longo prazo”. disse.

O convite para integrar a equipe foi realizado pela coordenadora Adriana Leiras antes do envio da proposta ao PNUD, devido a experiência em gestão de risco e desastres nos sete anos que Alexandra esteve na coordenação de projetos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPED/UFRGS) e do Grupo de Pesquisas em Gestão de Riscos de Desastres (GRID). “A proposta que vencemos foi elaborada em conjunto pelos coordenadores líderes indicados na equipe acima. Eu sou a coordenadora da equipe responsável pelo desenvolvimento do processo participativo e das estratégias de capacitação do Plano Nacional”, falou.

Na UFRB, a professora atua com a temática no âmbito do Grupo de Pesquisa para Preservação e Ocupação Segura do Ambiente Construído (GP-POSAC) e celebra poder contribuir com esta equipe assim como a UFRB neste processo: “Voltar a cena do cenário nacional na temática e poder levar o nome da nossa instituição em atividades desta importância me enche de orgulho. Darei o melhor de mim para representar de forma digna a UFRB e o estado da Bahia”.

Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo estabelecer diretrizes, estratégias e metas para a gestão de riscos e desastres no país, a serem implementadas em todo o território brasileiro. Sob a coordenação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, a iniciativa será desenvolvida em parceria com o Laboratório HANDs (Lab HANDs), do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, que lidera uma equipe técnica interinstitucional composta por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog