Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

PPGCI divulga anais do Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

30 de Dezembro de 2015, 13:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga os anais do III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), ocorrido entre os dias 9 e 10 de dezembro, no campus de Cruz das Almas. O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior do Estado e teve como tema a gestão dos Recursos Hídricos.

Ao disponibilizar os textos dos trabalhos apresentados no evento, a publicação dos anais tem o objetivo de criar mais um instrumento para alimentar o debate sobre a gestão dos Recursos Hídricos e outros temas ligados à promoção do desenvolvimento regional. O SEPIP contou com mais de 1100 inscritos e 577 trabalhos aprovados.

O seminário foi organizado pela PPGCI da UFRB e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Confira os Anais do SEPIP 2015.



UFRB divulga concurso com 27 vagas para professor efetivo da área de Saúde

28 de Dezembro de 2015, 13:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o concurso público regido pelo Edital Nº 14/2015 que visa o preenchimento de vagas no cargo de professor efetivo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus. São ofertadas 06 vagas para Professor Adjunto A, 01 vaga para Professor Assistente A e 20 vagas para Professor Auxiliar, perfazendo um total de 27 vagas. As formações exigidas são em Medicina, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Saúde Coletiva ou Humanidades.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 28 de dezembro, e seguem até o dia 25 de janeiro. Os candidatos podem efetuar a inscrição presencialmente no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, sábados, domingos e recesso de final de ano (de 24 a 31 de dezembro), na Gerência Técnica Administrativa do CCS, ou através do site de Concursos da UFRB. O valor total da inscrição é de R$ 90,00.

Serão automaticamente reabertas as inscrições para todas as matérias/áreas de conhecimento em que não houver candidatos inscritos ou em que o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesses casos, as inscrições serão reabertas para a classe imediatamente inferior e a titulação exigida será a relativa à nova classe. O CCS reprogramará e divulgará os prazos das etapas subsequentes do concurso, no que se refere à matéria/área de conhecimento com inscrições reabertas.

O concurso constará das seguintes etapas de prova: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas terão início a partir do dia 29 de fevereiro. O local de realização e o resultado de cada etapa serão divulgados no site de Concursos da UFRB. O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o Edital Nº 14/2015.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



UFRB deseja feliz 2016 a todos

24 de Dezembro de 2015, 11:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

À comunidade da UFRB e parceiros.

A UFRB nasceu com uma história própria, com os desafios específicos que esta lhe impõe. Um sonho exigente de universidade como força de propulsão social, aberta, inclusiva, criativa, dialógica, de excelência acadêmica e profundamente comprometida com os Territórios nos quais se encontra.

O ano de 2015 foi particularmente exigente para todo o mundo e o Brasil. Guerras, crises econômicas, ambientais e políticas colocaram em cheque a nossa humanidade, a natureza, as conquistas. Nestes tempos difíceis, a gestão da UFRB também se torna mais árdua, exigindo diálogo, união, capacidade de nos manter esperançosos e participativos, para que os impactos negativos sejam menores.

O ano de 2016 deverá ser ainda restritivo, porém, será melhor, acreditamos. Com mais oportunidade e esperança, nos desafiando a agir com coerência, bom senso, cuidando das prioridades mais exigentes. Um ano em que não mediremos esforços para avançarmos nas oportunidades que surgirem.

A Reitoria, com o espírito de liberdade próprio dos sonhos e das lutas, deseja a todos e todas um Feliz Natal e Ano Novo com saúde, amor, proteção e muitas realizações junto com os familiares e amigos.

Desejamos ao mundo Paz, mais diálogo e sensibilidade, para que as crianças e as novas gerações encontrem condições mais bonitas e férteis de construírem, a cada dia, um novo mundo mais justo e fraterno.

Reitoria



UFRB lança nono volume da Revista Extensão

23 de Dezembro de 2015, 13:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), lança o volume nove da Revista Extensão. A publicação conta com artigos e relatos de experiências que denotam a diversidade de temas, metodologias, resultados e campos de atuação em que se efetivam a Extensão Universitária no Brasil. Nesta revisão do projeto gráfico. Nesta edição, a revista conta ainda com a revisão do seu projeto gráfico.

A capa do novo volume foi inspirada no artigo "Uma cidade, algumas memórias, vários afetos: reflexões sobre identidades culturais em Santo Amaro da Purificação, Bahia”, localizada na página 20. O artigo é resultado de atividades de pesquisa e extensão realizadas na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia, que buscou entender a forma como ideologias, memórias e subjetividades se materializam no espaço urbano e participam dos sensos identitários historicamente dinamizados.

A Revista Extensão é publicada semestralmente desde 2011. Em 2013, foi avaliada numa das mais altas categorias de qualidade de periódico científico definida pela Capes, o Qualis B5. Traz à tona a função social das instituições de ensino superior: a produção do conhecimento imbricada e relacionada às urgências e demandas das populações, sobretudo, daquelas em que estão inseridas.

Leia o novo volume da Revista Extensão: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/edicao-atual

Confira os volumes anteriores: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/edicoes-anteriores



I Expomeasb será reaberta no CAHL em janeiro

23 de Dezembro de 2015, 12:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Após ter sido desmontada por anônimos no dia 15 de dezembro, a exposição do acervo do Measb, Personalidades da História da Agronomia no Recôncavo, será novamente montada em Cachoeira em janeiro. De acordo com informações da coordenação da  Expomeasb, algumas pessoas que não concordaram com o conteúdo da Exposição arrancaram os banners dos painéis no dia seguinte ao lançamento.

Em nota, a coordenadora do Memorial, Mestre em História Regional e Local pela UNEB e Especialista em Gestão Cultural pela UFBA, fala da importância da continuidade do projeto. Maitê Rangel explica que "expor um acervo museológico não significa fazer apologia a uma corrente historiográfica ou a determinados atores sociais: trata-se, antes de tudo, de um compromisso com o patrimônio musealizado, da responsabilidade de disponibilizar ao público bens culturais que estão sob a guarda do Measb, mas que pertencem à sociedade".

Segue nota de esclarecimento:

Measb - Memória, Patrimônio e Responsabilidade Social

O Projeto ExpoMEASB foi concebido com a proposta de montar e veicular exposições itinerantes, disponibilizando ao público o acervo do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB). Montada inicialmente em Cruz das Almas, a exposição Personalidades da História da Agronomia no Recôncavo, que compõe o projeto e tem a curadoria da professora Rita de Cássia Silva Doria, seguiu para Cachoeira e teve sua abertura no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), na tarde do dia 14 de dezembro de 2015, com previsão de permanecer até fevereiro. Porém, no segundo dia, a exposição foi impedida de prosseguir. Sob a alegação de não concordar com o conteúdo exposto, algumas pessoas retiraram os banners dos painéis sem a autorização dos organizadores e jogaram numa área próxima à Xerox, conforme informações que chegaram à coordenação do projeto ExpoMEASB.

A exposição itinerante é uma ação que integra um projeto maior de dinamização e divulgação do Memorial, que visa suscitar o debate sobre a importância da memória e do patrimônio, bem como colocar em pauta a história da nossa instituição (UFRB). Não significa que toda a história se resume ao abordado na exposição. O que está posto no material é um fragmento dessa memória, parte dessa história que precisa estar em debate. Tampouco significa que fazemos apologia ao coronelismo, latifundiários ou a uma história contada de um único ponto de vista. Entendemos e compreendemos a diversidade de atores sociais envolvidos e atuantes na constituição do Imperial Instituto Baiano de Agricultura e da Escola Agrícola da Bahia e as transformações experimentadas ao longo dos últimos 150 anos.

O acervo do MEASB, em processo de documentação, vai muito além dos quadros que compõem a exposição. A escolha dos quadros em óleo sobre tela foi motivada pela presença da assinatura na Ata de fundação do Imperial Instituto Baiano de Agricultura (1859) pela primeira direção da Escola Agrícola da Bahia (1877) e pelo ciclo que marca a história da instituição em que muitos alunos, quando formados, tornaram-se professores e diretores. 

Enquanto equipamento cultural, não podemos nos furtar de publicizar o patrimônio sob a guarda do Memorial. Os quadros em questão também são vestígios da história da instituição. O que colocamos para a comunidade é a necessidade de debater sobre memória e preservação do patrimônio enquanto responsabilidade social. A exposição compõe um conjunto maior que objetiva colocar em foco a existência de um equipamento cultural na UFRB e qual deve ser o seu papel. Nossa proposta parte do princípio de que a preservação é indissociável da comunicação.

Esse acervo, de reconhecido valor histórico, cultural e científico, testemunha a memória da implantação do ensino superior no Recôncavo Baiano. Trata-se de coleções importantes para a história da educação, das tecnologias e ciências agrárias desenvolvidas no Brasil a partir do século XIX. São equipamentos didáticos e científicos, livros, teses, fotografias e documentos que estão sob a guarda do Measb/UFRB, mas que são patrimônio da comunidade do Recôncavo.

Como prevê o seu Regimento Interno, o MEASB tem como missão atuar para a preservação da memória do ensino superior agrícola e das ciências e tecnologias agrárias na Bahia e no Brasil, em concordância com a vocação potencial do seu acervo, sendo de sua responsabilidade documentar, conservar, preservar, valorizar e expor esse patrimônio, tornando esses bens culturais acessíveis.

O Memorial não se resume à casa que o abriga: ele existe em seu acervo que é reduto dessa memória do ensino agrícola. Para ter sentido, precisa estar em movimento. Nesse ponto fundamental é que focamos a comunicação como a chave para vivificar esse conjunto de peças, publicações e documentos; registros da história, dos desafios enfrentados pela instituição desde a sua fundação. Nesse movimento é que podemos refletir sobre as práticas museológicas, o fazer histórico e a preservação do patrimônio como responsabilidade social, em um debate que respeite as diferentes opiniões e expressões.

Maitê dos Santos Rangel
Coordenadora do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB/UFRB)



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres