Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Oficina de compras de produtos da cultura familiar é realizada pela Proext

29 de Dezembro de 2016, 17:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Colegiado Territorial do Recôncavo da Bahia realizaram a oficina de compras de produtos da cultura familiar, nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O objetivo é auxiliar os integrantes de associações  e cooperativas do Território do Recôncavo da Bahia à participação na Chamada Pública 01/2016 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar da Secretaria de Educação do Governo do Estado, com inscrições abertas até 13 de janeiro 2017.

Cerca de 17 representações de associações e cooperativas de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Saubara, São Felipe, Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, São Felix e representantes de redes de empreendimentos da agricultura familiar estavam presentes com o intuito de compreender as exigências da Chamada Pública voltada às compras públicas com a agricultura familiar. Diversas unidades escolares do estado terão seu fornecimento de alimentos atendidos por meio desse edital. O prazo de vigência do contrato, a contar da data da assinatura, será de 180 dias.

A pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, ministrou a oficina, que, além de apresentar os pontos elencados no edital, também debateu a necessidade de organização das entidades da agricultura familiar para acesso às políticas públicas, bem como as organizações de apoio e de fomento, como as de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). "Para a UFRB, a participação nestes espaços contribui para a articulação da agenda das atividades acadêmicas implicadas com o desenvolvimento territorial. Este desenvolvimento passa pela valorização da cultura e da identidade do Recôncavo, a partir do fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional para as unidades escolares”, aponta Velloso.

Na abertura da oficina, a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, destacou a importância da interação entre universidade e as comunidades em que está inserida. O evento contou também com a presença de representantes do Colegiado Territorial, João Carlos, e da Coordenação Estadual dos Territórios, Mariana Moraes e do pregoeiro da UFRB, Claudio Itamar da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que falou sobre a próxima Chamada Pública da UFRB para as compras com a agricultura familiar, que está na fase de construção do documento. Houve ainda a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, Lorena Maria Rocha e do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriça, Pedro Melo.

No final da Oficina, foram encaminhadas ações formativas para construção de redes entre as organizações da agricultura familiar e das entidades de apoio, com a busca do envolvimento das unidades escolares do Território do Recôncavo para debater a importância dessas compras e o seu aperfeiçoamento no diálogo com a potencialidade local dos produtos.

Os alimentos a serem licitados são elencados no documento do governo do estado e divididos pelas necessidades informadas por cada escola. A descrição dos alimentos e os preços a serem licitados encontram-se em anexo no edital de Chamada Pública.

Mais informações sobre a chamada pública no site da Secretária de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia. 

Confira fotos da oficina:

{gallery}noticias2016/oficina-proext{/gallery}



"Didática no Ensino Superior” é o novo curso de educação continuada da SEAD

29 de Dezembro de 2016, 17:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seu novo curso: Didática no Ensino Superior. Gratuito e aberto a comunidade interna e externa, o curso online tem carga horária de 68 horas e conta com inscrições contínuas e ilimitadas.

O objetivo do novo curso é possibilitar que os participantes tornem-se aptos para realizar o planejamento didático de ensino superior. O curso é dividido em dois módulos, com nove videoaulas e seus respectivos materiais didáticos. O público-alvo são professores universitários e profissionais que desejam se inserir no magistério superior. Entretanto, as discussões são aplicáveis aos processos de ensino e aprendizagem como um todo, razão pela qual os professores da educação básica também podem encontrar contribuições teóricas e sugestões úteis relacionadas à prática profissional. 

“Uma queixa comum dos estudantes é a falta de didática de alguns professores e isto ocorre tanto na educação básica como no nível superior. Frequentemente, os professores do nível superior não possuem  formação didática consistente para mediar o processo de ensino e aprendizagem, resultando em sérios entraves. O curso possibilita aos participantes uma reflexão teórica e prática dos aspectos da didática que impactam diretamente na prática docente, abordando questões tais como os princípios da aprendizagem, as competências necessárias para ensinar, discute algumas técnicas de ensino, a utilização dos recursos didáticos, a avaliação das aprendizagens e o planejamento do processo educativo”, declara o professor responsável pelo curso e chefe do Núcleo de Educação Continuada da SEAD, Eniel Espirito Santo.

Após a inscrição, o participante possui até 30 dias para finalizar as atividades do curso. "Esperamos que o curso contribua para que os docentes (re) signifiquem sua prática educativa à luz da didática, que em síntese se constitui na arte de ensinar", afirma Santo. É considerado aprovado o estudante que alcançar rendimento igual ou superior a 70%.

Cursos de Educação Continuada sem Tutoria: a SEAD também disponibiliza mais nove cursos: "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais", “Introdução a Conferência Web RNP”, “Moodle para Professores e Tutores EaD”, “Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD”, “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, “Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos”, “Básico de Prezi”, “Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto” e  "InDesign para Iniciantes".

Todos os cursos estão disponíveis em ava.academico.ufrb.edu.br

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead

Confira também algumas declarações de cursistas, fornecidas no fórum "Opine sobre o curso":

- "Extremamente significativo a proposta do curso em tela" - Ailton Pereira (Cruz das Almas) 

- "Um ótimo curso" - Luciana Paulino (Camaçari)

-  "As questões do curso são bem coerentes com aquilo que é, de fato, repassado nos conteúdos, seja dos vídeos, seja dos arquivos. Além das questões serem bem claras, elas tratam de assuntos que realmente são importante para quem pretende usar a Didática" - Thiago Felicio (Terezina)

- "Parabéns a todos que trabalharam na efetivação deste curso. Não tenho dúvida que seus conteúdos nos ajudarão em nossa prática docente, em especial no ensino superior! Grato pela oportunidade!" - José Flavio da Paz (Porto Velho)



Nota da Reitoria sobre desocupação dos espaços institucionais e retorno às aulas

27 de Dezembro de 2016, 20:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), honrando o compromisso institucional em defesa da Universidade, após diálogo com o movimento de ocupação dos estudantes, vem a público informar sobre acordo firmado com o movimento estudantil e consequente desocupação dos prédios institucionais em todos os campi.

Conforme deliberado durante reunião de negociação com o movimento estudantil, ocorrida nesta terça-feira, 27 de dezembro, a desocupação dos prédios acontecerá até às 12h da quinta-feira, 29 de dezembro.

Em virtude do acordo firmado, o reitor da UFRB e presidente do Conselho Acadêmico (CONAC), Silvio Soglia, comunica a revogação ad referendum de decisão do CONAC, ocorrida no dia 17 de novembro, que deliberou sobre a suspensão do cronograma de atividades de ensino e de gestão acadêmica e consequente retorno às aulas em 09 de janeiro de 2017. Para ajuste do calendário acadêmico, uma reunião do CONAC será realizada.

A Reitoria reforça, assim, seu engajamento com a luta em defesa da Universidade pública e de qualidade, pautada na busca pela excelência acadêmica e inclusão social.

Cruz das Almas, 27 de dezembro de 2016.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

 

Leia o Termo de Acordo.



Nota sobre a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

27 de Dezembro de 2016, 17:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será disponibilizado para estudantes e servidores a partir do dia 09 de janeiro. O novo software irá substituir o atual Sistema de Controle Acadêmico (Sagres) da UFRB, conforme anúncio realizado pelo presidente do Conselho Acadêmico (CONAC) da UFRB, reitor Silvio Soglia, em reunião no dia 17 de novembro de 2016.

O desafio na implantação do novo sistema é criar um ambiente tecnológico que ofereça ganhos para usuários e gestores, sem perder o histórico de  informações acumulado ao longo de dez anos de UFRB. Em função disso, o Sagres foi desativado para que o processo de migração dos dados fosse realizado com segurança.

Treinamentos referentes aos usos do novo sistema estão sendo realizados, inicialmente, junto aos servidores da Superintendência de Registros Acadêmicos (SURRAC), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Os Gestores de Ensino e chefes dos Núcleos Acadêmicos dos campi da UFRB também passarão por capacitação em janeiro de 2017. Estes servidores serão multiplicadores das informações sobre o SIGAA nos seus respectivos centros.

Os treinamentos do novo sistema serão realizados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) e Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), que disponibilizarão também tutoriais online aos usuários.

Cruz das Almas, 27 de dezembro de 2016.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB



UFRB implanta Sistema Institucional Integrado de Gestão Acadêmica

27 de Dezembro de 2016, 12:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) implanta o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) nesta segunda-feira, 09 de janeiro. O novo sistema armazena informações relacionadas a todos os processos acadêmicos da UFRB e substitui o atual Portal Acadêmico Sagres. Neste primeiro momento, foram disponibilizados os módulos de Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu.

“O Sistema de Gestão Acadêmica integra todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele facilita o acesso às informações da vida acadêmica dos estudantes, bem como dos coordenadores de curso e professores que ministram as atividades”, explica o reitor Silvio Soglia da UFRB. Em complemento, a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Caroline Fonseca, acredita que a migração do sistema e de seus módulos de graduação e pós-graduação será responsável por qualificar a gestão das atividades acadêmicas e administrativas, “garantido uma maior interatividade, transparência, fortalecimento do controle  e maior fluidez e celeridade nos processos”

{youtube}HYsrpPsDlKg{/youtube}

Em um total de quatro, o SIGAA é o último Sistema Integrado de Gestão implantado na UFRB. Antes, em 2013, foram o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e o Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (SIGRH), já em 2015, o Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP). Juntos, eles fazem parte do SIG UFRB como um todo, que, entre os objetivos, estão unir a execução de diferentes tarefas e informatizar todos os processos da universidade em busca da qualificação das atividades operacionais, administrativas e acadêmicas.

Os Sistemas Integrados de Gestão são uma solução gerencial aprovada pelo MEC, desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já implantados em mais de 30 instituições públicas federais. Em 2009, foram adquiridos pela UFRB para instalação em ambiente próprio. A ação está sendo apoiada pela equipe da UFRN, por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado entre as duas instituições.

Além da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), as Pró-reitorias de Planejamento (PROPLAN), de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Gestão de Pessoal (PROGEP) e as Superintendências de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) e Ensino a Distância (SEAD) participaram do processo de implantação do SIGAA, que estará em constante aprimoramento para atender as necessidades de seus usuários.

Portais para discentes e docentes

O SIGAA tem amplas funcionalidades no Portal do Discente como consulta de notas, emissão de atestado de matrícula, histórico, declaração de vínculo, matrícula online, trancamento, cancelamento de matrícula e comunidades virtuais. Para acesso, são necessários a matrícula precedida da letra "a" e a senha da rede interna. Quaisquer dificuldades, o estudante deve entrar em contato com os núcleos acadêmicos do seu respectivo Centro de Ensino.

Já o Portal Docente reúne informações relativas aos professores em suas atividades acadêmicas, como ensino, pesquisa, extensão ou monitoria. Além disso, também permitirá que o professor cadastre informações relativas a sua produção intelectual, gerencie suas turmas e disciplinas. Aqui, o acesso se dá com a matrícula Siape e senha dos sistemas da UFRB.

Público participará de capacitação

Para cada módulo do SIGAA a ser implantado, será realizada uma capacitação por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP). Todos os envolvidos deverão seguir o calendário proposto pela PROGEP, que tornará público o cronograma das diversas turmas montadas para atender a toda demanda da UFRB. Além do treinamento, manuais dos sistemas serão publicados em um ambiente simples e intuitivo aos docentes, discentes e gestores.

Treinamentos referentes aos usos do novo sistema foram realizados, inicialmente, junto aos servidores da Superintendência de Registros Acadêmicos (SURRAC), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Os Gestores de Ensino dos campi da UFRB também passarão por curso de capacitação em janeiro de 2017. Estes servidores serão multiplicadores das informações sobre o SIGAA nos seus respectivos centros.

Os cursos de treinamento do novo sistema serão realizados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) e Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), que disponibilizará também tutoriais online aos usuários.

Suporte técnico:

O suporte técnico será realizado pela SURRAC, por meio do endereço https://ufrb.edu.br/surrac/suporte-sigaa.

Tutoriais: Portal do Discente e Portal do Docente.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres