Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB sedia VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social

30 de Abril de 2014, 13:28, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS), evento que reúne anualmente pesquisadores, estudantes e gestores sociais, teve início na última segunda-feira, 28 de abril, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cachoeira. “Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras” é o tema central do evento que segue até esta quarta-feira, 30 de abril.

 “O ENAPEGS deste ano assume o compromisso de realizar um encontro de gestão social com gestão social, reforçando a intensidade dos diálogos e conexões, metaforizada pela ponte que cruza o Rio Paraguaçu e une as cidades de Cachoeira e São Félix”, destacou o coordenador do evento, o professor Edigilson Araujo do CAHL. Em sua opinião, o encontro promove a interdisciplinaridade, conferindo assim um sentido transformador das práticas em gestão social, discutindo a complementaridade das relações entre Universidade-Estado-Sociedade, e assumindo uma postura política mais propositiva para a legitimação e consolidação do campo”, explica.

Além de Edigilson, a abertura do evento contou com a presença de Georgina Gonçalves, diretora do CAHL, e de Deusina da Cruz, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. “Coincidentemente, hoje faz dez anos que a população dessa cidade deu um abraço histórico no prédio que hoje é o CAHL, reivindicando esta universidade. Agora o CAHL traz pra cidade uma discussão emergente e desafiadora, mas de grande importância”, destaca a professora Georgina Gonçalves.

A sessão solene de abertura contou ainda com a presença de Jorge Antônio Silva, coordenador do Colegiado do Curso de Gestão Pública da UFRB; Walmir Santos, administrador da Irmandade da Boa Morte, representando a comunidade cachoeirona; Iasmini de Souza, representante discente de Gestão Pública UFRB; Alexandre Barnabé, representante dos discentes da UFBA; Rosana Boullosa do Observatório da Formação em Gestão Social; Geneauto Carvalho da Incubadora de Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Socioterritorial; Francisco Teixeira, diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Luciano Junqueira, da Rede de Pesquisa em Gestão Social.

Como apresentação cultural, durante a solenidade de abertura, a Orquestra de Atabaques, da Companhia Opaxorô da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (APAE), emocionou o público, estudantes e pesquisadores de várias regiões do Brasil, com um espetáculo sobre os Orixás da Nação Kéto.

A programação conta ainda com exibição de filmes, Grupos de Trabalhos, apresentação de trabalhos acadêmicos e a Feira Solidária de produtos artesanais. Além das apresentações culturais na Praça 25 de Junho em Cachoeira-BA.

Confira as fotos do VIII ENAPEGS:

{gallery}noticias2014/enapegs{/gallery}

 



Reitor da UFRB integra Conselho do Prêmio Brasil Agrociência

29 de Abril de 2014, 16:13, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, foi convidado para compor o Conselho de Notáveis do recém-criado Prêmio Brasil Agrociência. O lançamento oficial ocorreu no dia 27 de abril, no município de Ribeirão Preto, São Paulo, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

“O convite para integrar tão relevante Conselho, na condição de ex-diretor da Escola de Agronomia de Cruz das Almas, revela o imenso respeito que toda a área de ciências agrárias do Brasil possui por nossa instituição e a atenção e expectativa de todos por esse momento de renovação e ampliação que vivemos”, declarou o reitor da UFRB.

Além do reitor Paulo Gabriel, da área de pesquisa ligada às universidades, o conselho conta também com mais dois ex-diretores de faculdades de Agronomia: Antônio Nazareno Mendes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Antonio Roque Dechen da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP); e o ex-diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Ondino Bataglia.

Também compõem o Conselho: o ex-presidente da Embrapa Instrumentação, Sílvio Crestana, como curador; Eliseu Alves, presidente da Embrapa no período de 1979 a 1984; os ex-ministros da Agricultura Alysson Paulinelli, Antônio Delfim Neto, Luiz Fernando Cirne Lima e Marcus Vinícius Pratini de Moraes.

O Conselho será o responsável por implementar as regras e o julgamento do Prêmio a ser entregue anualmente a partir de 2015. A função do órgão é julgar e selecionar trabalhos científicos inscritos nas diferentes áreas que apresentem uma contribuição para melhorar a qualidade e a produtividade do agronegócio brasileiro.

Mais informações na página oficial do Prêmio Brasil Agrociência.



CETEC abre seleção para professor substituto, área matemática e estatística

29 de Abril de 2014, 13:36, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). A vaga é na área de matemática e estatística, com carga horária de trabalho de 40 horas semanais.   

As inscrições, abertas na última segunda-feira, 28, seguem até o dia 13 de maio, no Núcleo de Apoio Administrativo (CETEC), campus Cruz das Almas, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Podem se inscrever graduados em Matemática ou áreas afins. A taxa de inscrição é de R$ 60.

De acordo com o Edital Interno N°04/2014 do CETEC, podem se inscrever “candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, anteriores à data deste Edital”.

O processo seletivo possui duas etapas: análise de currículo e prova didática. As provas acontecem nos dias 15 e 16 de maio, no CETEC. O prazo de validade da seleção será de um ano, prorrogável por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 04/2014 - CETEC

Mais informações no site de Concursos da UFRB. 



Documentário de estudante da UFRB estréia no canal Futura

29 de Abril de 2014, 9:58, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O documentário “Lápis de Cor” de direção de Larissa Santos, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, estreou na última terça-feira, 22 de abril, no programa Sala de Notícias do canal Futura. O filme que aborda a representação racial no universo infantil foi produzido com apoio do edital de curtas universitários do canal.

Com duração de aproximadamente 13 minutos, o curta mostra principalmente a maneira como crianças negras são afetadas pelo padrão de beleza eurocêntrico, revelando a ação silenciosa do racismo na infância. Larissa Santos, que também integra o movimento de cinema negro “Tela Preta”, diz que o projeto proporciona às crianças uma reflexão sobre as questões raciais na infância.

Segundo a diretora, o filme foi pensado a partir da disciplina Documentário II, com orientação da professora Amaranta César. O título “Lápis de cor” nasceu a partir da ideia da diversidade de cores, fazendo referência ao lápis conhecido como “cor de pele” que é de tonalidade bege. “Essa é a cor que as crianças utilizam para se representar e também as pessoas do seu convívio, mesmo quando as pessoas a serem representadas são negras”, destaca a estudante.

Além de crianças, o filme também tem adultos como público-alvo, pois, segundo a autora, eles são uns dos principais responsáveis pela afirmação, aceitação e autovalorização das crianças negras. O documentário também tem o objetivo de ser parte de um projeto de material pedagógico, que, de acordo com Larissa, vai além da linguagem audiovisual, fortalecendo a lei nº 10.639 nas escolas. Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino para alunos do ensino fundamental e médio.

Assista o filme na página do Canal Futura no YouTube. Mais informações na página do filme no Facebook. 

 



Nota sobre suspensão da matrícula web e do edital de acesso aos cursos de graduação

28 de Abril de 2014, 16:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga nota sobre  suspensão da 2ª Etapa da Matrícula Web e do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação para 2014.1. Confira abaixo texto na íntegra:

Nota sobre suspensão da 2ª Etapa da Matrícula Web e Edital de Acesso aos Cursos de Graduação para 2014.1

Em razão do Movimento de Paralisação dos servidores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação, o Conselho Acadêmico – CONAC,

Resolve:

Suspender o período de confirmação da Inscrição em Componentes Curriculares para os alunos Regulares dos Cursos de Graduação desta Universidade, atualmente definido para os dias 24 de abril a 07 de maio de 2014.

Suspender o lançamento do Edital 25/2013 de Acesso aos Cursos de Segundo Ciclo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, atualmente definido como prazo limite o dia 25 de Abril.

O novo período destinado a essa atividade deverá ser divulgado posteriormente através do Portal da UFRB (www.ufrb.edu.br ).

Cruz das Almas, 25 de abril de 2014.
Paulo Gabriel Soledade Nacif
Presidente

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres