Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB entrega título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula nesta sexta, 18

16 de Agosto de 2017, 17:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza nesta sexta-feira, 18, a sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI) para entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia acontece a partir das 11h, na Reitoria, campus Cruz de Almas.

A honraria foi proposta pelos membros do CONSUNI e analisada pela Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB, que emitiu parecer favorável a proposta de Outorga do Título ao ex-presidente. Segundo o relato, diversos elementos subsidiaram o mérito a honraria, tais como a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior. A proposta foi aprovada em sessão ordinária do CONSUNI na última sexta-feira, 11, com 18 votos favoráveis, um contra e três abstenções foram registradas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a terceira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, a sambista Dona Dalva e o engenheiro agrônomo Paulo Jacomine já receberam o título pela instituição.

Transmissão online

A sessão solene de entrega do título de Doutor Honoris Causa da UFRB para o ex-presidente Lula terá transmissão ao vivo pela internet pelo canal da UFRB TV no Youtube: https://www.youtube.com/ufrb.

Credenciamento da imprensa

O credenciamento da imprensa para cobertura da cerimônia será realizado mediante o envio de e-mail dirigido à Assessoria de Comunicação da UFRB (ascom@ufrb.edu.br), com nome completo do profissional, número de documento de identificação profissional ou comprovante de vínculo com empresa jornalística.

Acesso ao campus

O acesso ao local da cerimônia será feito pela entrada principal do campus Cruz das Almas. A portaria do campus situada no bairro da Tabela será interditada até o fim do evento.

Os locais permitidos para o estacionamento de veículo são as áreas laterais dos Pavilhões de Aulas I e II e Biblioteca, além das áreas situadas em frente aos prédios das Pró-Reitorias e Superintendências, que terão acesso pela via do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV).

Confira o mapa de acesso e os locais de estacionamento do evento:

mapa acesso



GT de Ações Afirmativas e Cotas na Pós-Graduação da UFRB realiza primeiras reuniões

16 de Agosto de 2017, 17:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar uma resolução que dispõe sobre ações afirmativas e cotas na Pós-Graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou na última terça-feira, 08, na vice-reitoria, a quarta reunião do grupo.

O encontro contou com a presença da vice-reitora Georgina Gonçalves, da pró-reitora de  Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rose Mubarack; e dos representantes dos docentes e discentes que compõem o GT instituído pela Portaria Nº 506/2017.

Os membros do GT elegeram como presidente a professora Georgina Gonçalves, e a professora Dyane Reis foi a escolhida para relatar a minuta da resolução. As discussões sobre Políticas Afirmativas na Pós-Graduação da UFRB tiveram início durante IV Reconcitec na Mesa Redonda Politicas Afirmativas na Pós-Graduação. Posteriormente, o GT  promoveu uma agenda de encontros  com um plano estratégico de ações no âmbito das atribuições do grupo.  

O objetivo das reuniões GT é de definir os procedimentos administrativos que balizam trabalho do grupo, bem como avançar debates sobre as questões que envolvem a aplicação da Lei de Cotas na Pós-Graduação da UFRB. O GT já fez um levantamento dos marcos legais sobre o tema em discussão, evidenciando as experiências de outras universidades que já implementaram esta proposta na pós-graduação.  No próximo dia 30, às 09h, na Sala dos Conselhos da reitoria, o GT realizará uma reunião ampliada com a presença dos diretores de Centros, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu e Lato Sensu e gestores dos Núcleos de Atividade de Pós-Graduação da UFRB.

A representante discente no GT, Iasnmin de Oliveira, destaca a necessidade da realização de eventos formativos que tratem sobre políticas afirmativas. “As políticas de acesso não podem se restringir a graduação”, disse. Para a relatora Dyane Reis, a resolução contemplará dados e estudos que concluem que as cotas não inviabilizam a qualidade do ensino. “A minuta apresentada pelo GT, a UFRB, uma universidade majoritariamente negra e situada numa das regiões mais negras do país que é o Recôncavo, propõe a adoção de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros e negras, mulheres, indígenas e pessoas trans em todos os cursos de pós-graduação da UFRB”, aponta um trecho da prévia do documento.

Após a conclusão dos trabalhos do GT, a resolução será apreciada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e no Conselho superior da instituição (Consuni). 

Confira o vídeo da Mesa Redonda Politicas Afirmativas na Pós-Graduação da IV Reconcitec. 



UFRB assina dupla diplomação em Agronomia com Instituto Politécnico de Bragança

16 de Agosto de 2017, 14:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia assinou nesta terça-feira, 15, o seu primeiro Programa de Dupla Diplomação na área de Engenharia Agronômica. O acordo envolve o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), campus em Cruz das Almas, e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O programa prevê que estudantes do curso de Agronomia da UFRB possam obter, além do diploma da graduação, o diploma de mestre em Agroecologia pelo IPB. Os interessados devem ter integralizado até o 7º período do curso, equivalentes à conclusão de 210 créditos no Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). O convênio também oferece aos estudantes do IPB a possibilidade de estudar na UFRB e obter o diploma de graduação em Engenharia Agronômica.

Participaram da assinatura do termo o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a superintendente de Assuntos Internacionais, Ana Fermino; o diretor do CCAAB, Elvis Vieira; a coordenadora do curso de Agronomia, Maria da Conceição Soglia; o vice-coordenador e presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Agronomia, Oldair Costa, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do IPB, José Alberto Pereira.

Durante o Seminário sobre Internacionalização com Foco na Pesquisa e Pós-Graduação, a superintendente Ana Fermino anunciou que já existe proposta semelhante sendo formalizada com o IPB para o curso de Zootecnia e dois cursos de Engenharias do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

“A dupla diplomação possibilita mais do que a mobilidade de estudantes, promove uma cooperação mais profunda entre as instituições parceiras, não apenas da área acadêmica, mas também na pesquisa e possibilita a partilha de boas-práticas na internacionalização, no reconhecimento e impacto das suas formações”, disse o vice-presidente do IPB, Luís Pais, em visita à UFRB em 2016, durante os debates da proposta que possibilitaram a assinatura do termo.

Convênio UFRB e IPB: firmado pela primeira vez em 2008 e renovado neste ano, o protocolo de intenções tem por objetivo promover e fomentar atividades acadêmicas, científicas e culturais através de colaboração no ensino, na pesquisa e na extensão.

Há ainda um termo aditivo que viabiliza a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em atividade de intercâmbio. Cada instituição pode enviar para a universidade parceira até dois estudantes por semestre, para cursos correlatos. As universidades se comprometem, pelo acordo, a garantir alojamento e alimentação em restaurante universitário durante o período de funcionamento dos mesmos, nas respectivas instituições.

{gallery}noticias2017/dupla-diplomacao{/gallery}



UFRB divulga concurso com 18 vagas para professor do Centro de Ciências da Saúde

16 de Agosto de 2017, 11:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o concurso público para o provimento de 18 vagas do cargo de professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus.  As inscrições estarão abertas no período de 21 de agosto a 22 de setembro, por meio de formulário disponível no site de Concursos da UFRB.

Os documentos para inscrição devem ser encaminhados à Gerência Técnica-Administrativa do CCS via postal (SEDEX) ou entregues presencialmente, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. São ofertadas 02 vagas para professor Adjunto A e 16 para professor Auxiliar A, com titulações em Psicologia e Medicina. De acordo com a Lei nº 12.990/14, 20% das vagas serão reservadas para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

O concurso constará das seguintes etapas de prova: prova escrita, prova didática, defesa de memorial e prova de títulos. A prova escrita será iniciada na data prevista de 31 de outubro. As informações sobre data e hora da realização das etapas posteriores serão divulgadas nos locais de prova em horários previamente estabelecidos. O resultado será divulgado na sessão pública de encerramento do concurso.

A UFRB homologará e publicará no site de Concursos da UFRB e no Diário Oficial da União a lista dos candidatos aprovados e classificados, considerando-se o número máximo de candidatos aprovados para cada matéria/área de conhecimento. O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 01/2017 – CCS.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



UFRB divulga edital de acesso a Licenciatura em Ciências Sociais após Bacharelado

16 de Agosto de 2017, 9:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) torna público o edital do processo seletivo especial para acesso ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais pelos concluintes do curso de Bacharelado de mesma nomenclatura, com ingresso no semestre letivo 2017.2. Ao todo, são ofertadas 20 vagas.

As inscrições estarão abertas nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Núcleo de Gestão Técnico-Acadêmico do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus Cachoeira. O candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível online e protocolar a entrega, junto aos demais documentos listados no edital, pessoalmente ou via representante.

O processo seletivo será constituído da análise do escore global do curso, registrado no histórico escolar. Para fins de classificação, será considerado o escore, em ordem decrescente. O resultado e a convocação dos candidatos aprovados serão divulgados no dia 06 de setembro, no site dos Processos Seletivos da UFRB.

A matrícula dos candidatos convocados será realizada nos dias 20 e 21 de setembro, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), no campus Cruz das Almas. O início das aulas está previsto para o dia 16 de outubro.

Confira o Edital PROGRAD Nº 24/2017 – Acesso Ciências Sociais.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres