Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

32 cursos da UFRB são destaque nacional no Guia da Faculdade do Estadão

29 de Outubro de 2021, 16:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Trinta e dois cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram avaliados com destaque nacional pelo Guia da Faculdade, parceria entre o jornal O Estado de S.Paulo e Quero Educação (SP) - uma das principais startups da área educacional do País.

Os cursos de graduação em Serviço Social e em Educação Física, ofertados pela UFRB nos campi de Cachoeira/São Félix e Amargosa, respectivamente, receberam notas 5 estrelas, consideradas “Excelentes”.

A nota 5 é a máxima do Guia, que publica os cursos avaliados com notas de 3 (bom), 4 (muito bom) e 5 (excelente). Dos 14.343 cursos avaliados no Guia da Faculdade em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.

Os cursos de Serviço Social e de Educação Física da UFRB também foram os mais bem avaliados entre as instituições públicas e privadas de ensino superior da Bahia. No Brasil, apenas outras seis instituições têm nota 5, no ranking de Serviço Social.

Na avaliação deste ano do Guia da Faculdade, quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública. Outros 20 cursos da UFRB ganharam 4 estrelas, qualificando-se como muito bons. Com 3 estrelas, avaliados como bons, a UFRB teve dez cursos.

O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, considerou “a presença da UFRB no Guia da Faculdade Estadão, com destaque para 32 cursos de graduação classificados como excelente, muito bom e algo que precisa ser comemorado”. Para Fábio Josué, “este resultado traduz o esforço e o compromisso de nossos gestores, servidores professores e técnicos, estudantes e terceirizados na oferta de uma educação de qualidade e é um reconhecimento ao trabalho que a Universidade desenvolve em prol da excelência acadêmica”.

A pró-reitora de Graduação, professora Karina Cordeiro, disse que todo reconhecimento do trabalho institucional da UFRB é importante. “Indicadores de avaliação de cursos, como o desenvolvido pelo Estadão, contribuem para divulgação da nossa universidade no cenário nacional. A visibilidade alcançada a partir dessa avaliação oportuniza que estudantes, de todo o Brasil, possam se interessar pela UFRB e por seus cursos de elevada qualidade acadêmica”.

Educação Física

O curso de Educação Física da UFRB forma profissional licenciado apto para intervir, profissional e academicamente em contextos específicos e histórico-culturais onde seja requerido o exercício da docência no âmbito da cultura corporal, prioritariamente na educação básica, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

O coordenador do curso de Educação Física, professor David Romão Teixeira, disse que a avaliação com 5 estrelas do Guia da Faculdade Estadão é um reconhecimento da dedicação e do trabalho realizado por todos professores, estudantes, técnicos que constroem com muitas dificuldades, principalmente de infraestrutura, este curso ao longo de seus 11 anos de existência.

“A divulgação nacional do trabalho de excelência desenvolvido no Centro de Formação de Professores, em Amargosa, no interior da Bahia, confirma o acerto da política pública de expansão e interiorização da rede federal de ensino iniciada no governo Lula, e que hoje segue ameaçada pelos severos cortes orçamentários na UFRB e pela atuação do MEC e do Presidente da República na desqualificação das universidades públicas federais e da Ciência”, disse David.

Segundo David, a articulação ensino-pesquisa-extensão e ações afirmativas no nosso curso é muito presente, o que tem possibilitado bons resultados mesmo dentro dos limites das estruturas físicas do curso.

“O curso se destaca com importante produção científica dos professores nas diferentes áreas de conhecimento. Estamos entre os cursos com mais projetos de extensão da UFRB. Outro aspecto importante são os nossos estudantes, por acontecer no período noturno, temos um público estudantil formado por parte significativa da população negra e trabalhadora do nosso país, que tem se esforçado muito na defesa do curso e da universidade”.

David destacou que “estas ações favorecem a boa relação do curso com a comunidade externa, permitindo a construção de parcerias ao longo da nossa história, muitas delas fundamentais inclusive por garantir uso de espaços para realização de nossas atividades obrigatórias”.

Mais sobre o curso em ufrb.edu.br/educacaofisica.

Serviço Social

O curso de Serviço Social da UFRB tem por objetivo formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundada em princípios éticos e humanísticos comprometidos com a transformação social da realidade local e nacional.

Esses profissionais atuarão principalmente nas áreas de educação, saúde, trabalho, justiça, previdência e assistência (crianças, adolescentes, idosos, família, etc.) e objetivam, ainda, a inserção ativa dos usuários de Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

O assistente social é o profissional especializado em desenvolver projetos sociais que garantam o acesso a direitos fundamentais, como saúde, habitação, educação e segurança, principalmente à população em situação de vulnerabilidade social. O assistente social pode atuar em prefeituras, governos estaduais, Poder Judiciário, Polícia Civil e Militar, em empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs), assessorar movimentos sociais, assim como atuar na formação, supervisão e assessoria de diferentes políticas sociais.

O professor Fabrício Fontes de Andrade, coordenador do curso de Serviço Social, disse que a avaliação com cinco estrelas no "Guia da Faculdade Estadão"; demonstra a qualidade e potencial do curso de Serviço Social da UFRB, a capacidade do seu corpo discente, do seu corpo docente, e reflete os esforços deste corpo acadêmico em formar assistentes sociais com nível de excelência, do mesmo modo sua vinculação social ao território, através de diversas ações ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, ações afirmativas e assistência estudantil.

Para ele, “esta avaliação sintetiza os frutos de um projeto de Universidade Pública que tem como objetivo a inclusão social, a transformação social dos territórios na qual está inserida”.

Mais sobre o curso em ufrb.edu.br/servicosocial.

Cursos estrelados

Os cursos avaliados pelo Guia precisam ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados. Os avaliadores são formados por uma base de 9.225 coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, em trabalho voluntário.

Os critérios de avaliação são notas aos cursos de graduação das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, observando os critérios de qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores, com cada um dando notas (de 1 a 5) para cada curso. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2021 é a média das notas intermediárias restantes.

No Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas, receberam nota 4 estrelas, os cursos de graduação em bacharelado em Agronomia, Biologia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia; e nota 3 estrelas, Ciências Biológicas (licenciatura) e Engenharia Florestal.

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, receberam nota 4 estrelas os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

No Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, os cursos de licenciatura em Filosofia, Letras (Libras e Língua Estrangeira), Matemática, Pedagogia e Química receberam nota 4 estrelas; e a licenciatura em Física recebeu nota 3 estrelas.

No Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, os cursos de bacharelado em Cinema e Audiovisual, Museologia e Artes Visuais; de licenciatura em Ciências Sociais e em História receberam nota 4; e nota 3 os bacharelados em Ciências Sociais e em Publicidade e Propaganda.

No CETEC, o curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária recebeu nota 4 estrelas e os cursos de bacharelado em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Civil e Engenharia da Computação receberam nota 3 estrelas.

Confira as notas da UFRB no Guia.



Reabilitação para crianças com Síndrome Congênita do Zika no Univerciência

29 de Outubro de 2021, 14:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}ImLIlZVu5qg{/youtube}

O Univerciência deste sábado (30) vai mostrar um produto inovador desenvolvido para beneficiar pessoas que sofrem com feridas de difícil cicatrização e uma pesquisa que aponta algumas dificuldades do processo de amamentação. O programa apresenta também um projeto de reabilitação para crianças com a Síndrome Congênita do Zika (ACZ) e uma iniciativa que visa interligar as instituições de ensino superior públicas do sudoeste da Bahia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão trabalhando no desenvolvimento de um curativo de pele, tecnologicamente avançado, à base de biocelulose e nanopartículas de grafeno modificado. Batizados de GrafDerm, os curativos desempenham uma ação bioativa sobre ferimentos, sendo feitos com biocelulose e contendo óxido de grafeno ancorado com nanopartículas de prata. O programa vai mostrar as vantagens do produto, que é adaptável à superfície da lesão, por conta de sua característica de umidade, oferece flexibilidade e proteção ao tecido, possui ainda alta capacidade de remoção do exsudato (fluido proveniente dos ferimentos), regulação da temperatura e umidade sobre a área inflamada.

Amamentação é um ato natural que levanta muitos debates ao longo da história humana. Os seus benefícios são conhecidos não apenas para o desenvolvimento infantil como, também, para a mulher, a família, a comunidade e até para o planeta. Entretanto, apesar de ser visto como um ato natural, amamentar não é algo tão simples. O telespectador vai conhecer uma pesquisa realizada no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que aponta algumas dificuldades encontradas durante o processo de amamentação. O estudo ainda aponta caminhos para superar os desafios como a existência de uma rede de apoio.

O telespectador vai conhecer ainda um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo implementar uma intervenção de reabilitação, através da mobilidade motorizada para crianças com a Síndrome Congênita do Zika (ACZ). O Go ZIKA Go utiliza carros de brinquedo motorizados para melhorar os níveis de atividade e participação de crianças com SCZ. Os brinquedos são modificados para atender às necessidades de cada criança, e poderem beneficiar aquelas com maiores dificuldades motoras.

Ainda nesta edição, o programa vai mostrar um experimento que busca realizar, de forma integrada, uma maior interação entre as instituições públicas de ensino superior do sudoeste da Bahia. Coordenado pelo Instituto Federal Baiano, o projeto promete interligar as instituições de ensino superior públicas do sudoeste da Bahia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Mais do que internet rápida, a iniciativa provê a infraestrutura de serviços de comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo a integração e conectividade, disseminando atividades de pesquisa e desenvolvimento das instituições participantes.

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o Univerciência transformou-se, a partir da parceria com a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de todo o Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação por TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, universidades e institutos na internet.



Eventos e cursos registrados no SIGAA passam a ser vinculados ao portal da UFRB

28 de Outubro de 2021, 12:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) agora está vinculado, automaticamente, à área “Eventos” na página inicial do portal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A área "Eventos" no portal mostrará as seis próximas atividades de extensão (eventos e cursos) com inscrições abertas e o número de vagas.

A partir desta mudança, não é mais necessário que a coordenação ou autor de eventos e cursos solicite divulgação na página de serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM). Basta apenas registrar no SIGAA que a divulgação simultaneamente acontecerá nos canais institucionais da UFRB – portal e redes sociais.

Assim, a ASCOM não atenderá mais aos pedidos de divulgação de eventos ou cursos, em decorrência da automatização. O link de pedidos de divulgação continuará a receber proposições de pautas sobre demandas de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura, dentre outras, que tenham relação com a UFRB e com seus territórios de identidade – Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão e Recôncavo Baiano.

Para qualificar a divulgação do evento ou curso no portal, é necessário que o card do evento seja inserido no Item 9 - Anexar Fotos do formulário de registro de evento do SIGAA. Caso o card não esteja pronto no ato do registro, a coordenação poderá inseri-lo, posteriormente. Trata-se de um campo com possibilidade de edição permanente.

Para obter orientações sobre como registrar um evento no SIGAA, podem ser consultados, os tutoriais e guias disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão.

A integração do portal da UFRB com o Módulo de Extensão no SIGAA é uma iniciativa da ASCOM em parceria com a PROEXT e a Coordenadoria de Tecnologia e Informação (COTEC). O objetivo é divulgar todas as ações institucionais da UFRB e criar pontes que facilitem este processo.

Nova área de eventos no Portal:

novo modulo



UFRB realiza pesquisa com servidores sobre retorno gradual ao trabalho presencial

27 de Outubro de 2021, 17:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), realiza pesquisa com servidores visando organizar o retorno gradual ao trabalho presencial.

A pesquisa tem o objetivo coletar dados relativos às condições de saúde e fatores de riscos dos servidores, para subsidiar as chefias em relação ao quantitativo de servidores que terão acesso às dependências da instituição, para garantir a segurança deste processo.

O acesso aos dados dos servidores serão compartilhados exclusivamente com a chefia de suas unidades para garantir a organização dos espaços e controlar o fluxo de pessoas durante o período de retorno gradual.

Responda a pesquisa no endereço: https://forms.gle/GgiStB1i29Qb49o47.



Ponto facultativo referente ao dia do Servidor Público será no dia 01 de novembro

27 de Outubro de 2021, 16:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que a Portaria Nº 430, de 30 de dezembro de 2020 do Ministério da Economia estabeleceu que as comemorações do dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, foram transferidas para o dia 1 de novembro de 2021. Desta forma, o dia 28 de outubro será de expediente normal na Universidade.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog