Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Cinco pesquisas da UFRB são aprovadas no edital Jovem Cientista da FAPESB

31 de Maio de 2016, 19:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Cinco professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram contemplados no edital Jovem Cientista Baiano, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). No total, foram 498 propostas encaminhadas, sendo 454 enquadradas e 64 classificadas e beneficiadas.

Os projetos aprovados são dos professores Ossival Ribeiro, Flávia Barbosa, e Patrícia Ribeiro do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Carine Alves do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), e Fabio Josué Souza do Centro de Formação de Professores (CFP). Os projetos aprovados têm duração de 24 meses e serão contemplados com recursos financeiros não reembolsáveis, limitados no valor total de R$ 2.806.800,00.

O edital visou convidar jovens pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior ou de pesquisa e desenvolvimento, públicas ou particulares (sem fins lucrativos), a apresentarem propostas para o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica. Objetivou também a formação de novos grupos de pesquisa, visando o fortalecimento da base de pesquisadores da Bahia e o incremento da produção científica baiana, na sua quantidade, diversidade e principalmente qualidade, em todas as áreas do conhecimento. As áreas de Ciências Biológicas, Agrárias e Veterinárias, Médicas e da Saúde, Humanas, Naturais, Exatas e Educação tiveram destaque nos projetos classificados. Acesse a lista completa dos aprovados.

Confira os títulos e as áreas dos projetos aprovados da UFRB:

Patrícia Luz Ribeiro - Ciências Biológicas: Filogenia, filogeografia e taxonomia integrativa de espécies da flora brasileira com ênfase na família Apocynaceae e integração do conhecimento da Biodiversidade através de Biobancos.

Flávia Silva Barbosa - Ciências agrárias e Veterinárias: Produção agroecológica de Moringa oleifera Lam sob avaliação de desempenho de mudas, manejo de paisagem e uso como tratamento de água no meio rural.

Carine Tondo Alves - Engenharias: Produção de bicombustíveis de 2ª geração: utilização de biomassa para a produção de hidrogênio

Ossival Lolato Ribeiro - Ciências Agrárias e Veterinárias: Digestibilidade in situ e in vitro de fontes de volumosos, convencionais ou regionais, em quatro espécies diferentes de ruminantes

Fabio Josué Souza dos Santos - Ciências Humanas e Educação: Mapeamento da realidade da Educação do Campo nos Territórios de Identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-Bahia



PIBEX 2016 lança edital para seleção de bolsistas

31 de Maio de 2016, 16:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) 2016. São ofertadas 70 bolsas para todos os campi da instituição, no valor de R$ 400. O período de inscrição será de 30 de maio a 08 de junho de 2016, no site da PROEXT ou do PIBEX.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão entrar contato com o coordenador do projeto ou programa selecionado no Edital PIBEX Nº02/2016 e obter a carta de apresentação assinada pelo professor. Também redigir uma carta de intenção expondo o seu interesse pelo projeto. Além de anexar o currículo lattes, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula 2015.2. Para estudantes do 1º semestre do 2º ciclo do Bacharelado Interdisciplinar ou similar, histórico do ciclo anterior e comprovante de matrícula do 1º semestre do 2º ciclo.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 28 de junho, na página eletrônica da Proext e do PIBEX. Os estudantes selecionados com bolsa deverão entregar o Termo de Outorga devidamente preenchido, juntamente com os demais documentos (cópia do RG, CPF e nº de conta bancária).

Confira o Edital PIBEX N°03/2016.

Mais informações e acesso a documentos de inscrição: Proext.



Sisu 2016.2: UFRB oferta 905 vagas; inscrições começam no dia 30 de maio

27 de Maio de 2016, 18:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última quarta-feira, 27 de maio, o edital com as regras e o cronograma da segunda edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). As inscrições começam no dia 30 de maio e a vão até as 23h59 do dia 2 de junho através do site do SiSU. Apenas podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2015 e que obtiveram nota diferente de zero na prova de redação.

Seguindo as regras do processo seletivo, os candidatos poderão realizar inscrição em até duas opções de carreira/instituição, em ordem de preferência. Durante o período a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta, sendo que as opções escolhidas poderão ser alteradas sem limites.

O resultado final, com a lista de aprovados na chamada única, está programado para o dia 6 de junho. O registro acadêmico dos selecionados ocorrerá entre os dias 10 e 14 seguintes. Já quem não for convocado poderá confirmar interesse em participar da lista de espera, no próprio sistema, até 17 do mesmo mês.

Sisu na UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 905 vagas no Processo Seletivo - Prosel 2016.2 pelo Sisu. As vagas estão distribuídas em 19 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras (120 vagas); Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (260 vagas); Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (45 vagas); Ciências Exatas e Tecnológicas (190 vagas); Ciências da Saúde (130 vagas) e Formação de Professores (160 vagas).

Assim como no processo seletivo anterior, há a reserva de 20% das vagas para surdos no curso de Letras/LIBRAS, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. E de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, 50% das vagas da UFRB são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos pretos, pardos e indígenas.

Confira o Edital Nº 60 MEC/SESu, as Vagas Ofertadas pela UFRB para 2016.2 e o Termo de Adesão da UFRB no SISU 2016.2

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br.



Laboratório de Física em dispositivos móveis da UFRB é aprovado em edital de inovação

27 de Maio de 2016, 17:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O projeto de Laboratório de Física em dispositivos móveis foi aprovado pelo Edital Nº 03/2015 da CAPES de fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Chamados de m-LABS, o projeto da UFRB ficou em 8º lugar entre 196 propostas apresentadas. Os recursos previstos são de até 300 mil reais.

Os professores Ariston Cardoso e Genilson Melo do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) são os responsáveis pelo projeto que tem como meta central contribuir para a educação a distância no país. “No Brasil, hoje nós temos em torno de 750 polos de educação a distância e mais de 90% deles não têm laboratório de física”, declara Cardoso que exerce também a função de superintendente de Educação Aberta e a Distância (SEAD) na UFRB. Em sua opinião, os laboratórios remotos em polos de apoio presencial apresentam baixo custo por utilizar apenas aplicativos e celulares, além de poucos kits e alguns componentes de sensores. Eles integrarão uma grande base de dados e de possibilidades experimentais em diversas áreas das ciências físicas, tais como: mecânica, termologia, eletromagnetismo, ondas, fenômenos de transporte, mecânica dos sólidos, materiais de construção, entre outros.

“Em m-LABS, a ideia do “m” surge de mobile, ou seja, portátil. Eles serão responsáveis por adequar sensores internos de celulares smartphones e tablets, além de acoplar sensores externos de forma a realizar medidas físicas de laboratórios de ciência em geral”, explica Melo. De acordo com ele, a inovação dos m-LABS se deve em função das medições com características pedagógicas de ensino, que servirão como uma ferramenta de aprendizagem e apoio educacional a serem usados por docentes da área de física em escolas públicas, cursos superiores presenciais e a distância, e pela sociedade em geral já que a ferramenta ficará disponível gratuitamente.

Para os professores, o projeto tem um forte apelo educacional e social, pois estimula a Educação a Distância e o ensino de ciências em lugares de difícil acesso no país. “Rompe-se assim os moldes tradicionais de que medidas de grandezas nas ciências físicas e engenharias realizam-se em condições restritas, com equipamentos sofisticados em grandes centros de pesquisa”, declaram.

Confira o resultado da CAPES.



UFRB recebe visita de alunos do CRAS de Dom Macedo Costa

25 de Maio de 2016, 18:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, a visita de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Dom Macedo Costa, município localizado a cerca de 38km do campus de Cruz das Almas. O grupo foi recepcionado pela responsável pelo Núcleo de Relações Públicas (NURP) da UFRB, Karina Souza, como parte do Projeto de Visita Social à instituição.

Os alunos visitaram as instalações da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, onde também puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação e as formas de ingresso na universidade numa rápida apresentação feita por Karina Souza no auditório local. De acordo com o orientador social do CRAS, José Raimundo Reis, esse foi o objetivo da visita. “Queríamos oportunizar aos nossos alunos conhecer a estrutura da UFRB, a fim de dar estímulo para que um dia eles almejem usufruir de tudo isso”, disse.

“Pensamos que seria importante mostrar essa realidade daqui para que eles saibam que podem, sim, entrar numa universidade, porque muitas vezes eles acham que existe um distanciamento. Queríamos mostrar que é possível”, relatou a psicóloga do CRAS, Ladine Santos. A oficineira Eliene Borges também acompanhou o grupo de aproximadamente 18 alunos, entre 12 e 25 anos. Todos fazem parte do Grupo Conviver Jovem do Serviço de Vivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

Dando continuidade à visita, a turma esteve no Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB), onde foi recebida pela servidora Maitê Rangel. Em seguida, visitou a sede da Fazenda Experimental. No Núcleo de Gestão de Produção e Experimentação Animal, o técnico em Agropecuária, Emmanuel Pinheiro, guiou a visita e apresentou aos alunos os setores de avicultura, apicultura, cunicultura, caprinocultura, ovinocultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura e equideocultura. No Núcleo de Gestão de Produção e Experimentação Vegetal, eles foram recebidos pelo assistente em administração, Luiz Antonio Carvalho, que falou sobre as atividades de produção de mudas, cultivo de hortaliças, enxertia, adubação compostagem.

A visita foi encerrada no Hospital Universitário de Medicina Veterinária. Recepcionados pela assistente social Andressa Hosana de Oliveira e a técnica em Anatomia Márcia Rejane de Oliveira, o grupo conheceu os consultórios médicos, o centro cirúrgico, o laboratório patologia veterinária, a sala de necropsia, a clínica de pequenos animais e a clínica de grandes animais.

Visitas agendadas - As escolas e outras instituições interessadas em conhecer a UFRB podem entrar em contato com o NURP para agendamento através do formulário disponível online no link www.ufrb.edu.br/ascom/visita-social. As solicitações para o Projeto Visita Social devem ser efetuadas em até 15 dias antes da visita.

{gallery}noticias2016/visita-cras{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres