Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB registra em documentário entrega do título de Doutora Honoris Causa a Dona Cadu

26 de Novembro de 2021, 14:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}892QhT5lA_A{/youtube}

O Programa de Extensão de Formação em Comunicação exibiu o documentário da história da Doutora Honoris Causa, Ricardina Pereira da Silva, conhecida como Dona Cadu, no último dia 20 de novembro, durante a programação do 15º Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2021). O vídeo tem tradução para LIBRAS.

Dona Cadu completou 101 anos em 2021, mulher negra, mãe, líder comunitária, detentora de saberes e fazeres ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas, sambadeira e mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragogipe (BA).

O documentário registra a entrega do título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em solenidade realizada no dia 16 de abril de 2021, no Memorial Dona Cadu, Distrito de Coqueiros, em Maragojipe, com as presenças do reitor da UFRB, professor Fábio Jousé, da diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora Dyane Brito Reis Santos, do chefe da TV UFRB, Ivan Americano e da idealizadora do Memorial Dona Cadu, Rosângela Cordaro.

No momento da entrega, o reitor Fábio Josué destacou a importância da homenageada na história do seu povo, pelo seus amplos saberes e conhecimentos, adquiridos ao longo de sua vida, que eram reconhecidos pela maior honraria outorgada pela UFRB.

No documentário, Cadu canta sambas, conta experiências de vida, de trabalho árduo desde os dez anos de idade; de várias habilidades adquiridas e fazeres cotidianos. Dona Cadu foi – e continua sendo - tema de livros, dissertações, monografias e sambas. Sua história tem inspirado gerações.

Confira fotos da entrega do título de Doutora Honoris Causa para Dona Cadu:

{gallery}noticias2021/dona-cadu{/gallery}

 



Oxigênio nas árvores, aquaponia e café conilon no Univerciência

26 de Novembro de 2021, 11:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}E4K3tnjEFvY{/youtube}

O Univerciência deste sábado (27) vai explicar por que o oxigênio analisado em árvores da Caatinga é indicador de mudanças hidroclimáticas. O programa traz também uma técnica que integra a criação de organismos aquáticos e o cultivo de vegetais hidropônicos e um projeto de apoio e orientação a micro e pequenos produtores pesqueiros. Nesta edição, o telespectador vai conhecer uma forma diferente de plantar o café conilon na Bahia. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

Observados no plano transversal da madeira, os chamados anéis de crescimento registram a história das árvores. Essa memória, guardada no tronco, acumula em cada camada informações sobre a influência das condições ambientais e climáticas no crescimento anual das plantas. A partir dessa observação, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a universidade alemã Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (FAU), investigou a correlação entre a variação isotópica do oxigênio 18 e os parâmetros climáticos, como a precipitação, umidade relativa e temperatura do ar, a partir da análise de anéis do Cedro. O trabalho de pesquisa é conhecido como Dendroecologia.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores estão utilizando a técnica da aquaponia para criar tilápia, plantar alface e gerar renda extra para o pequeno produtor. Derivada da combinação entre aquicultura (produção de organismos aquáticos) e hidroponia (produção de plantas sem solo) a aquaponia refere-se à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos, geralmente hortaliças. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), os sistemas aquapônicos são considerados uma atividade com enorme potencial para contribuir com o combate à fome em todo o mundo. Apesar de pouco difundida no Brasil, a técnica tem potencial para estimular a agricultura familiar nas cidades.

Com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia na produção pesqueira dos pequenos criadores do Estado, o ‘If Mais Empreendedor’, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Maricultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), incentiva e auxilia a produção, servindo também como campo de aprendizado para os alunos. O projeto envolve uma ação multi campi, onde um grupo de professores de diferentes áreas trabalham para prestar consultoria aos empreendedores.

Uma forma diferente de plantar o café conilon na Bahia, mais especificamente no sudoeste do estado. Na divisa entre Minas Gerais e Bahia, o telespectador vai conhecer um produtor rural que aceitou o desafio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de plantar o café conilon em uma altitude não apropriada para a espécie arábica. O resultado tem superado as expectativas dos pesquisadores e pode ser uma excelente alternativa para os produtores de café da região sul e sudoeste da Bahia, já bastante conhecidos pelo cultivo do produto.



Presidente da SBPC, Renato Janine, faz conferência de abertura da Reconcitec 2021

24 de Novembro de 2021, 23:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é o palestrante da conferência de abertura da VII Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2021), a ser realizada, de forma virtual, no próximo dia 30, às 15h30, com transmissão pela TV UFRB.

O tema da conferência é “Viva a Ciência!” - proposição central desta edição da Reconcitec. Para Renato Janine, “falta no Brasil uma consciência sobre a influência da pesquisa na prosperidade econômica e social”. “Talvez as pessoas valorizassem mais a ciência se tivessem uma noção mais clara do quanto devem à ciência”, disse em entrevista à Revista Pesquisa FAPESP.

Renato Janine Ribeiro é professor sênior do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com mandato até 2023; ex-ministro da Educação (2015); e ex-diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ribeiro é acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Formou-se em Filosofia pela USP em 1971 e defendeu seu mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, em 1973. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1984.

Ribeiro tem 100 capítulos de livros (isto é, artigos publicados em livros). Publicou 14 livros como autor único, 3 em parceria e ainda organizou 4 livros coletivos. Participou de 18 eventos no Brasil. Publicou 83 artigos em periódicos especializados, 14 trabalhos em anais de eventos e 21 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).

Reconcitec 2021

A Reconcitec 2021 acontece no período de 30 de novembro a 03 de dezembro e visa a difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Concomitantemente à Reconcitec 2021 vão ser realizados o XV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XV SEPIP), o VI Simpósio de Extensão, o II Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, a IX Feira Acadêmica de Economia Solidária (IX FAESOL) e III Simpósio de Graduação da UFRB, tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Com informações do Currículo Lattes de Renato Janine.

Mais sobre a programação da RECONCITEC em ufrb.edu.br/reconcitec.



Presidente da SBPC, Renato Janine, faz conferência de abertura da VII RECONCITEC

24 de Novembro de 2021, 23:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é o palestrante da conferência de abertura da VII Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), a ser realizada, de forma virtual, no próximo dia 30, às 15h30min, com transmissão pela TV UFRB.

O tema da conferência é “Viva a Ciência!” - proposição central desta edição da RECONCITEC. Para Renato Janine, “falta no Brasil uma consciência sobre a influência da pesquisa na prosperidade econômica e social”. “Talvez as pessoas valorizassem mais a ciência se tivessem uma noção mais clara do quanto devem à ciência”, disse em entrevista à Revista Pesquisa FAPESP.

Renato Janine Ribeiro é professor sênior do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com mandato até 2023; ex-ministro da Educação (2015); e ex-diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ribeiro é acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Formou-se em Filosofia pela USP em 1971 e defendeu seu mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, em 1973. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1984.

Ribeiro tem 100 capítulos de livros (isto é, artigos publicados em livros). Publicou 14 livros como autor único, 3 em parceria e ainda organizou 4 livros coletivos. Participou de 18 eventos no Brasil. Publicou 83 artigos em periódicos especializados, 14 trabalhos em anais de eventos e 21 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).

RECONCITEC

A VII RECONCITEC, acontece no período de 30 de novembro a 03 de dezembro, é destinada a toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Concomitantemente à VII RECONCITEC, vão ser realizados o XV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XV SEPIP), o VI Simpósio de Extensão, o II Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, a IX Feira Acadêmica de Economia Solidária (IX FAESOL) e III Simpósio de Graduação da UFRB, tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Com informações do Currículo Lattes de Renato Janine.

Mais sobre a programação da RECONCITEC em https://ufrb.edu.br/ppgci/reconcitec2021.



UFRB abre edital de Kit de Tecnologia Assistiva para Pessoa com Deficiência

23 de Novembro de 2021, 15:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga processo seletivo destinado a Pessoa com Deficiência (PcD), matriculada em cursos de graduação da instituição, para a concessão de Auxílio Kit de Tecnologia Assistiva.

Podem solicitar o auxílio, estudantes de graduação com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual e transtornos do espectro autista), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados no semestre correspondente a 2021.1. 

O período de inscrição do processo seletivo é de 24 a 30 de novembro próximo, por meio de preenchimento de formulário específico; e anexação de documentos solicitados no Edital Nº 35/2021 PROGRAD/NUPI.

Para inscrever-se no processo seletivo, cabe ao candidato ou o seu responsável, orientar-se sobre quais materiais e tecnologias assistivas poderá solicitar, observando lista de sugestões de modalidades de tecnologia assistiva e de materiais, disponível no Anexo I, do edital.

O auxílio financeiro do Kit PcD é para aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos específicos e/ou de instrução, de uso individual, pago em parcela única, com o limite de até R$ 3.000,00 (três mil reais), considerando a especificidade do material solicitado.

A Tecnologia Assistiva está relacionada, exclusivamente, a produtos, equipamentos, dispositivos de acessibilidade, que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e a participação da pessoa com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, n° 13.146/2015 art. 3°, inciso III).

Segundo o edital, considerando que a UFRB está ofertando atividades acadêmicas de caráter remoto emergencial, será possível a aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

Os recursos financeiros destinados a este Edital são provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010 e direcionados ao desenvolvimento das ações de Assistência Estudantil para estudantes com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, com altas habilidades/superdotação, condicionados à disponibilidade orçamentária. 

A concessão do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva é destinada para estudantes com deficiência que não possuem condições de arcar com custeio parcial ou integral de despesas com aquisição de tecnologia assistiva e de materiais acadêmicos específicos e materiais de instrução.

Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva de que trata o Edital Nº 35/2021 está relacionada, exclusivamente, a produtos, equipamentos, dispositivos de acessibilidade que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência, visando à autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Conheça mais sobre o Núcleo de Políticas de Inclusão da UFRB em www.ufrb.edu.br/nupi.

E-mail [email protected] ou pelo telefone (75) 99969-6146 WhatsApp (apenas mensagem ou vídeo em Libras).

Confira o edital e os anexos:

Para inscrever-se clique aqui.

Edital Nº 35/2021/PROGRAD/NUPI.

Anexo I - Lista de sugestões de tecnologia assistiva para equipamentos para pessoas com deficiência física.

Anexo II - Documentação.

Anexo III - Plano de execução e proposta orçamentária.

Anexo IV - Da pontuação e cálculo para seleção.

Anexo V - Declaração socioeconômica e de composição familiar.

Anexo VI - Declaração de rendimento de trabalhador autônomo (formal ou informal).

Anexo VII - Declaração de situação de desemprego.

Anexo VIII - Declaração de recebimento de pensão alimentícia.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog