Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB apresenta proposta de zoneamento do terreno da futura sede do CETENS

30 de Setembro de 2016, 17:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Infraestrutura e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF), apresentou na segunda-feira, dia 26 de setembro, a proposta de zoneamento do terreno da futura sede do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

A apresentação da proposta aconteceu em reunião ampliada do Conselho Diretor do Centro, que envolveu a participação de toda a comunidade acadêmica, durante as comemorações dos 03 anos de existência do CETENS.

A proposta inicial foi desenvolvida entre os meses de julho e agosto, pelo Núcleo de Projetos Arquitetônicos (NUARQ) da SIPEF. De acordo com a arquiteta responsável, Carlane Dias, foram levados em consideração o levantamento topográfico do terreno, visitas ao local e parâmetros urbanísticos, favorecendo os deslocamentos de pedestres, destacando as áreas de convivência, respeitando as características do terreno e reduzindo os impactos ambientais.

A proposta prevê três zonas de ocupação com edificações e uma zona para área de convivência. Também foram previstos o sistema viário do futuro campus, soluções para estacionamento, áreas de convivência entre as edificações, instalação de ciclovia e construção das edificações em etapas. O campus terá em sua primeira etapa duas edificações, uma edificação multiuso, com cinco pavimentos, e um pavilhão de laboratórios. O edifício multiuso será composto de biblioteca, auditório, cantina, salas de aulas teóricas, unidades administrativas e gabinetes de professores.

Dentre as propostas sugeridas pela comunidade acadêmica do CETENS, a localização do futuro edifício da biblioteca deverá ser a mais próxima possível dos outros dois edifícios propostos inicialmente. A comunidade também sugeriu a proteção do acesso ao campus com cercas e vegetação e a instalação de rampa de acesso a todos os pavimentos do primeiro edifício. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas à proposta.

“O CETENS é o primeiro centro da UFRB a ter o seu terreno estudado, planejado e discutido com a comunidade antes da construção de suas edificações. Em sua maioria, os demais campi já possuíam estruturas preexistentes e as construções novas foram sendo distribuídas seguindo uma urbanização preexistente”, explica o superintendente da SIPEF, Carlos André Oliveira.

Finalizada a etapa do zoneamento, o NUARQ dará seguimento à elaboração dos projetos arquitetônicos e urbanísticos das primeiras edificações.

Novo campus - O terreno da futura sede do CETENS está localizado às margens da BR 116 Sul e da Estrada do Feijão, com 40 hectares. De propriedade anterior do empresário Hildebrando da Silva Pinho, ele foi o vencedor do Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa para este fim. Atualmente, o campus provisório do CETENS funciona na antiga sede do INED, no bairro SIM.



UFRB abre novas inscrições para teste de proficiência em inglês TOEFL-ITP

30 de Setembro de 2016, 13:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), informa que estão abertas novas inscrições para o teste de proficiência de língua inglesa TOEFL-ITP. Podem se inscrever alunos de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes.

O exame é requisito para os cursos presenciais oferecidos pelo Programa Ciências Sem Fronteiras e será disponibilizado um certificado de carga horária de extensão de 3 horas para aqueles que realizarem o exame.

As inscrições podem ser realizadas no site isfaluno.mec.gov.br, no link Testes de Proficiência. Caso seja o primeiro acesso, o usuário deve escolher a opção “Solicitar primeiro acesso” e seguir as instruções. Caso já possua cadastro, basta prosseguir com o CPF e a senha, escolher a opção “Realizar inscrição” e preencher os dados solicitados.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 22 de outubro e 27 de novembro, em Cruz das Almas, e 23 de outubro, em Santo Antônio de Jesus. Os demais campi também terão provas agendadas ainda nesta demanda, que irá até dezembro. As novas datas serão publicadas no sistema do IsF e informadas para toda a comunidade acadêmica.

Nesta demanda, será aplicado apenas um tipo de prova. Caso o candidato já tenha feito este tipo de prova anteriormente, o sistema bloqueará o acesso a qualquer uma das datas de aplicação, já que não é permitido realizar a mesma prova mais de uma vez. Neste caso, aqueles que tiverem este problema devem preencher o formulário disponível no link https://goo.gl/forms/KerLiRU4IDGqvdvo2, para que seja feito o contato com o Núcleo Gestor a fim de requerer outro tipo de prova.

TOEFL-ITP: O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ou Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. É requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em uma universidade de um país em que o Inglês é a primeira língua. Além disso, instituições como agências governamentais, empresas e programas de estudo podem exigir o teste.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected].



UFRB lança Programa de Formação Continuada para Docentes da UFRB

28 de Setembro de 2016, 19:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentou, na última segunda-feira, 26 de setembro, o Programa de Formação Continuada para Docentes da UFRB. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRB, o evento de lançamento foi realizado na Câmara de Vereadores de Amargosa. 

O Programa é apresentado como um espaço para definições das políticas de formação continuada na UFRB, assim como para apresentações de práticas acadêmicas de ensino e formação inovadoras e bem sucedidas que vem sendo desenvolvidas por docentes da UFRB em cada Centro de Ensino.

Na ocasião, o conferencista  Roberto Sidnei Macedo, ressaltou a impossibilidade de discutir pautas curriculares sem pleitear o estudante das licenciaturas e o professor como atores curriculantes. “Temos a necessidade de  refletir aqui para que o currículo não seja pensado próximo a uma condenação pedagógica, mas sim como um dispositivo educacional resultante da multicriação implicada de professores, via seus pertencimentos e suas afirmações socialmente referenciadas”, comenta.

O Núcleo de Formação para Docência do Ensino Superior (NUFORDES) e o Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC) da PROGRAD, em parceria com a Comissão de Formação Docente dos Grupos de Pesquisa FORCULT (UFRB) e FORMACCE (UFBA) são os responsáveis pelo programa, registrado na UFRB como atividade de extensão. Na mesa de abertura do evento, o reitor Silvio Soglia, a Pró-Reitora Rita Dias da PROGRAD, o Presidente das Comissões do NUFORDES e do NUEIAC, Cláudio Orlando, a gestora do NUEIAC, Silvia Michele e o Diretor do CFP, Clarivaldo Santos.

Membros do Programa de Formação Continuada dos Docentes da UFRB farão visitas itinerantes em todos a todos os Centros de Ensino, de forma a apresentar o programa à comunidade acadêmica. Confira agenda: em outubro, será realizada uma palestra no Centro de Ensino de Santo Antônio de Jesus; novembro, no campus de Cachoeira; dezembro, no campus Cruz das Almas; janeiro, Santo Amaro e, em março, no campus de Feira de Santana.

Com informações da PROGRAD.



Editora da UFRB lança catálogo de publicações online que reúne 46 títulos

28 de Setembro de 2016, 18:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) lançou o Catálogo 2016 online dos livros da EDUFRB. O Catálogo apresenta os autores e a sinopse de 46 publicações da Editora elencando obras das ciências exatas, humanas, biológicas e de outras áreas do conhecimento. Os exemplares das obras publicadas estão disponíveis nas bibliotecas da UFRB para consulta.

Os livros podem ser adquiridos na própria editora mediante apresentação do comprovante de pagamento de uma Guia de Recolhimento da União simples (GRU). Para gerar a GRU é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda e preencher os dados da UFRB listados na página eletrônica da EDUFRB. A editora está localizada no prédio da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, campus Universitário.   

A EDUFRB está em atividade desde 2010. Confira o catálogo.

 



CSO divulga novos horários e itinerários do circular UFRB, campus Cruz das Almas

28 de Setembro de 2016, 17:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do seu Núcleo de Gestão da Frota, informa à comunidade acadêmica os novos horários e o itinerário do transporte circular no campus de Cruz das Almas.

Confira os horários e os itinerários do ônibus coletivo.

Confira os horários e o itinerário do micro-ônibus.

Composto por dois veículos, um micro-ônibus e um ônibus coletivo, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, com três alternativas de itinerário. É recomendado que os passageiros aguardem a passagem do ônibus circular nos pontos indicados, a fim de que a trajetória até a portaria seja efetuada com a devida segurança.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão da Frota por meio do telefone (75) 3621-3051 e/ou na Coordenadoria de Serviços Operacionais por meio do telefone (75) 3621 - 4108 ou e-mail [email protected].

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cso



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres