Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Grupo Natulab apresenta suas ações de inovação em evento na UFRB

27 de Fevereiro de 2015, 15:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo Natulab participou nesta quarta-feira, 25, em Cruz das Almas, do Seminário Merenda Tecnológica, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Coordenação de Inovação (CINOVA) da instituição.

O encontro tem por objetivo promover o diálogo entre a universidade, empresas e a sociedade, estimulando parcerias entre a UFRB e as companhias. Os cases e os projetos de inovações tecnológicas da Natulab foram apresentados pela nutricionista e coordenadora de Projetos, Jordana Grazielle, e a farmacêutica e analista de Inteligência de Mercado, Valnizia Mendes.  

Jordana destacou a importância da Natulab para o Recôncavo baiano. “Somos uma companhia com 14 anos, que acreditou no potencial da região e hoje investe em inovação e projetos com tecnologias avançadas”, disse a nutricionista.  

A farmacêutica Valnizia apresentou um resumo de como funciona o processo de seleção de matérias-primas e desenvolvimento de produtos do portfólio da companhia. “São selecionados os melhores fornecedores que são avaliados pela nossa equipe técnica formada por profissionais de diversas áreas. O Grupo Natulab preza pela qualidade de seus produtos e tem como política torná-los acessíveis à população, sobretudo às classes C, D e E”, ressaltou. 

O professor Ferlando Lima, coordenador da CINOVA, agradeceu a participação da Natulab no evento e falou em possíveis parcerias entre as instituições. “A empresa é importante para a região e já trabalha com excelentes projetos de inovação. Estamos aqui para sermos parceiros, a universidade formando futuros colaboradores e também desenvolvendo pesquisa em conjunto”, concluiu.

Merenda Tecnológica - Encontro que acontece na última semana de cada mês, reunindo a comunidade acadêmica, empresários, parceiros, colaboradores e empreendedores. A participação é gratuita e aberta ao público. A partir do próximo mês, o evento será itinerante pelos campi da UFRB.

Com informações do Grupo Natulab.



UFRB divulga edital para Transferências Interna e Externa, Portador de Diploma e Rematrícula

27 de Fevereiro de 2015, 14:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o edital do processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de graduação, nas modalidades de Transferências Interna e Externa, Rematrícula e Matrícula de Portador de Diploma, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2015. Ao todo, são ofertadas 243 vagas, distribuídas em 10 cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 09 a 11 de março, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAPAC) do Centro de Ensino que o candidato pleitear a vaga. A entrega da documentação deve ser feita exclusivamente de forma presencial pelo candidato ou representante, por meio de procuração. É cobrada uma taxa de R$ 35,00 para as modalidades de Transferência Externa e Portador de Diploma. Para estas vagas, podem se candidatar estudantes oriundos de universidades públicas e faculdades particulares ou aqueles que queiram cursar uma nova graduação.

Estudantes da própria UFRB que tenham interesse em mudar de curso ou tenham sido desligados e queiram retornar à instituição também podem participar da seleção para as vagas de Transferência Interna e Rematrícula. De acordo com o documento de seleção, o processo seletivo será coordenado pelo Colegiado do Curso correspondente, com o acompanhamento da Pró-Reitoria de Graduação.

A prova aplicada para as modalidades de Transferências Interna e Externa e Matrícula de Portador de Diploma acontece de 06 a 08 de abril, nos locais e horários a serem divulgados pelo Colegiado do Curso pretendido. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima 7. A seleção referente à modalidade de Rematrícula será por meio da análise das condições temporais de integralização curricular, devendo ser realizadas às adaptações curriculares necessárias.

Os critérios de desempate são: a) Análise do Histórico Escolar, emitido por Instituição de Ensino Superior (menor número de reprovações); b) Candidato com maior idade ; c) Graduado na UFRB, em caso de Transferência Externa e Portador de Diploma. O resultado será divulgado no prazo de 30 dias após a aplicação das provas. Aos aprovados, a matrícula será realizada no período de 10 a 12 de junho. O candidato convocado que não efetuar a matrícula perderá o direito à vaga.

Confira o Edital Nº 006/2015.

Mais informações no site do Processo Seletivo da UFRB.



UFRB regulamenta uso do nome social por estudantes travestis e transexuais

26 de Fevereiro de 2015, 20:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) da última quarta-feira, 25 de fevereiro, o uso do nome social por estudantes travestis e transexuais. De acordo com a Resolução Nº 01/2015, o estudante transgênero da UFRB, cujo nome oficial não reflita adequadamente a sua identidade de gênero, terá a possibilidade de uso e de inclusão nos registros acadêmicos do seu nome social, a partir da publicação oficial da resolução.

A iniciativa estimula o acesso e a permanência de travestis e transexuais na universidade, uma vez que a pessoa transgênero pode se sentir mais confortável e acolhida no ambiente acadêmico ao ter assegurado o  direito do nome social. O vice-reitor Silvio Soglia, que presidiu a sessão, parabenizou os estudantes pelo engajamento no trato da questão e destacou a importância dessa discussão para agenda política da UFRB no que diz respeito à amplitude do direito à diversidade. O estabelecimento da garantia acontece em atendimento à solicitação, embasada por várias legislações, que foi apresentada pela estudante Alanie Ramos e recentes reivindicações formuladas pelo Coletivo Central dos Estudantes (CCE) ao Conselho Universitário da Universidade.  

Alanie que é representante estudantil em assuntos para Diversidade Sexual ressalta que o reconhecimento da identidade de gênero é fundamental para a vivência de travestis e transexuais no espaço acadêmico. “Somos diferentes e devemos ser respeitados na medida das nossas diferenças”, afirmou. Para o conselheiro Danillo Barata, a aprovação da resolução aponta para uma Universidade ainda mais moderna e inclusiva. “ A universidade precisa se afirmar na diferença. Este Conselho tem hoje uma missão das mais honrosas que é a de fazer enfrentamento à violência institucional”, disse.

Para obter o direito, é preciso solicitar por escrito a inclusão do nome social nos registros acadêmicos à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) e ao Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ensino ao qual o curso do estudante está vinculado. A fim de respeitar a privacidade e a auto-identificação do aluno requerente, o nome civil será substituído de documentos como diários de classe, fichas e cadastros, formulários, listas de presença, divulgação de notas e resultados de editais, tanto os impressos quanto os emitidos eletronicamente pelo sistema oficial de registro e controle acadêmico. Desse modo, o nome social será o único exibido em todos os documentos de uso interno: em chamadas orais, nas listas de frequência de classe, em solenidades como colação de grau, defesa de tese, dissertação ou monografia, entrega de certificados, declarações e eventos congêneres.



Nota de Pesar: UFRB lamenta falecimento do Conselheiro do TCE Zezéu Ribeiro

26 de Fevereiro de 2015, 18:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zezéu Ribeiro, na última quarta-feira, 25, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado.

Zezéu, que foi vereador, deputado federal por três vezes, secretário estadual de Planejamento e, atualmente, exercia o papel de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, teve papel de destaque na articulação política da implantação da UFRB e na destinação de emendas parlamentares para a instituição.

“Zezéu Ribeiro representa na sua essência o remanescente da política que nos encanta. Doce, atencioso e acima de tudo comprometido com as transformações sociais. Forte apoiador na criação e consolidação da UFRB. Fará muita falta. Perdemos um amigo e um grande aliado”, declarou o vice-reitor Silvio Soglia.

O corpo de Zezéu Ribeiro será velado durante todo o dia desta quinta-feira, 26, no Palácio da Aclamação, em Salvador. A cerimônia de cremação será no cemitério Jardim da Saudade, às 11h, de sexta-feira, 27.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB tem novo pró-reitor de Extensão

26 de Fevereiro de 2015, 17:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Tomou posse nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, o novo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Jean Adriano Barros da Silva. Nomeado pelo Gabinete do Reitor por meio da Portaria Nº 157, de 23 de fevereiro de 2015, o recém-empossado é vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa.

Na cerimônia de posse realizada na sala multiuso da Proext, com a presença do reitor Paulo Gabriel Nacif e do vice-reitor Silvio Soglia, foi destaque a contribuição do novo pró-reitor à extensão no âmbito da UFRB. Nas palavras de Silva: “foi uma vida inteira dedicada a esse perfil de atividade acadêmica, sem que isso tenha sido feito para capitalizar pontos, mas sim por acreditar na extensão como uma proposta de vida”.

Mestre em Capoeira, Silva é coordenador do Projeto de Extensão Balaio de Gato, que trabalha com as possibilidades da Educação Inclusiva de pessoas com deficiência a partir da cultura corporal, em particular a prática da capoeira para pessoas cegas. Na Proext, ele já atuava como gestor do Núcleo de Formação e ressaltou a boa relação desenvolvida com a equipe. “Faço votos que essa relação continue sempre de forma muito respeitosa e profissional, pois o que a gente vai construir daqui para frente depende de cada um de nós”.

Em relação ao novo ciclo, Silva disse que a intenção é garantir que as projeções feitas para este período inicial possam se concretizar da melhor maneira possível. “Quanto a isso não tenho dúvida, porque sou testemunha do empenho e da dedicação da Proext”, garantiu. E finalizou o seu discurso afirmando que o tamanho da sua vontade é proporcional aos desafios. “Essa nova experiência me motiva em especial pela percepção do que a extensão pode fazer pela UFRB, do que ela tem feito na minha vida particular e de toda comunidade que a gente consegue atingir a partir dessas ações”.

O vice-reitor desejou as boas vindas ao novo empossado e disse confiar em seu trabalho. “Conhecendo seu projeto de extensão e a forma como ele incorpora essa prática no seu dia a dia como docente no CFP, só reforça a certeza da escolha por parte da Administração Central da universidade”. Para Soglia, o foco desta gestão deve ser a estabilidade nos processos em paralelo com a incorporação de novas ações, a exemplo de avanços na curricularização da extensão.

Já a necessidade de uma maior integração da extensão com as atividades de ensino e pesquisa foi lembrada pelo reitor. Segundo Nacif, é preciso consolidar o conceito de que pesquisa, ensino e extensão estão de tal forma associados que é difícil uma definição como uma coisa ou outra. “Acredito que no dia que o Recôncavo virar uma universidade, a UFRB estará consolidada, e a extensão é fundamental para isso”, disse. Jean Silva assume a Proext, sucedendo a professora Ana Rita Santiago, também do CFP.

Trajetória - Com formação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silva é especialista em Educação Física Escolar e mestre em Educação, com doutorado em andamento na mesma área pela Universidade do Minho em Portugal. Também tem experiência com projetos sociais, atuando há mais de 20 anos frente a Associação Cultural GUETO - Grupo Unido Para Educação e Trabalhos de Orientação e, atualmente, como vice-presidente da organização não governamental.

{gallery}noticias2015/posse-proext{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres