Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB celebra parceria com Embrapa para fortalecimento de programas de pós-graduação

28 de Janeiro de 2022, 14:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Embrapara Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento celebram a renovação de importante acordo de cooperação para o desenvolvimento científico no Recôncavo da Bahia. O Acordo de Cooperação para o fortalecimento de programas de pós-graduação tem vigência de cinco anos. 

A formalização do convênio tem como objetivo estabelecer uma estratégia eficaz de cooperação acadêmica, científica, técnica e tecnológica, compartilhando infraestrutura, capacidade e conhecimento relacionados à grande área de Ciências Agrárias.

As pesquisadoras e pesquisadores da Embrapa participam de atividades na UFRB como orientadores e coorientadores de estudantes de programas de pós-graduação da UFRB, auxiliando na elaboração de importantes pesquisas em nível de mestrado e doutorado, com impacto significativo para os programas de iniciação científica e tecnológica; realizam publicações conjuntas de livros, capítulos de livro, artigos científicos em periódicos indexados e em anais de eventos com docentes e discentes; ministram disciplinas, seminários e palestras; participam de ação conjunta na elaboração e execução de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, entre outras atividades.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), professor Maurício Silva, celebrou a renovação da parceria e destacou que o novo acordo permite uma participação ainda mais ativa de pesquisadores da Embrapa nos programas de pós-graduação da UFRB, o que vai contribuir não apenas para a consolidação dos programas já existentes, bem como com a proposição de novos. Para Maurício, “esse é um importante passo manter a referência e a excelência da UFRB nesta área, impactando fortemente a produção científica na Bahia e no Brasil”.

O Acordo de Cooperação proporciona o trânsito de pesquisadores entre as instituições, com o uso compartilhado das estruturas de pesquisa, fortalecendo o sistema interno de pós-graduação da UFRB e o campo de pesquisa científica existente na Embrapa.

De acordo com o reitor da UFRB, professor Fábio Josué Santos,  “a continuidade desta parceria histórica entre a UFRB e a Embrapa é de grande importância para toda a região, pois fortalece projetos de pesquisa no Recôncavo da Bahia, que agora têm seu escopo ampliado através deste acordo”.

O pesquisador Francisco Laranjeira, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Mandioca e Fruticultura explica que “esse termo aditivo permite a nossa participação efetiva em cursos de pós-graduação, a presença de estudantes em trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Unidade e de pesquisadores com dedicação de 12 horas semanais nos cursos de pós-graduação”.

O convênio especifica que a UFRB tem uma plasticidade maior para atingir outros recursos genéticos de diferentes espécies de importância para a região Nordeste, o que permite aos estudantes, pesquisadores e professores promover trabalhos com bromélias, orquídeas, mamona, pinhão-manso e frutíferas típicas da região, ainda pouco estudadas, a exemplo de umbu-cajá e fruta-pão.

A UFRB também possui o Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB), com 30 mil amostras cadastradas e disponibilizadas online para consulta de todo o acervo. O estado da Bahia abriga três dos principais biomas brasileiros (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado), que se destacam não só pela grande diversidade genética, mas também pelo grande número de endemismos.

Histórico

A parceria no campo da pesquisa entre a Embrapa e a UFRB remonta a 1979, ou seja, possui mais de quarenta anos. Isso porque o Programa de Pós- Graduação em Ciências Agrárias se iniciou em agosto daquele ano, com o curso de mestrado, na então Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como resultado de um acordo firmado entre a UFBA, o Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura (Embrapa/CNPMF) e a Fundação Rockefeller, com área de concentração em Fitotecnia.

Atualmente a UFRB conta com acordos de cooperação ampla com a EMBRAPA, como no caso do Programa de Recursos Genéticos Vegetais (RGV) e participação ativa de pesquisadores em outros programas, como Ciências Agrárias, Engenharia Agrícola e Defesa Agropecuária.



UFRB atualiza Diretrizes Institucionais de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19

28 de Janeiro de 2022, 11:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aprovou a atualização – para a 2ª versão – do documento “Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento Á COVID-19 na UFRB”.

A atualização do documento foi apresentada pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19, composto por representação institucional de especialistas de saúde e representantes dos Centros de Ensino, das Pró-Reitorias, do NUGASST/PROGEP, do Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCov) e do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV).

A versão atualizada do documento foi aprovada em reunião do CONSUNI, ocorrida em 14 de dezembro.

Entre os destaques estão a Fase 5 com a indicação do retorno das atividades acadêmicas de ensino presenciais, obedecendo o devido protocolo de biossegurança, com acesso a unidades acadêmicas; atividades acadêmicas de pesquisas em laboratórios; aulas teóricas e práticas de graduação e pós-Graduação; e detalha os critérios de acesso para as unidades administrativas, residências universitárias, bibliotecas, mobilidade/serviços de transporte e cantinas. 

Para ter acesso às dependências, os alunos, professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e membros da comunidade deverão utilizar, obrigatoriamente, máscara de proteção, manter distanciamento social e o uso de álcool em gel.

Um dos principais aspectos referendados no documento é o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia, com o acompanhamento dos indicadores da saúde e da evolução da pandemia: coeficiente de incidência da COVID-19, coeficiente de mortalidade, letalidade, taxa de ocupação de leitos de UTI, e cobertura vacinal.

O documento aponta que a realização das atividades presenciais nos campi da UFRB deverão ser executadas somente por pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19, em conformidade com o artigo 12 da Resolução CONSUNI Nº 007/2021, em que no parágrafo único prevê que poderá ser exigida a comprovação de imunização completa, disponibilizada pela rede pública de saúde, com apresentação do certificado nacional de vacinação ou da carteira de vacinação.

De acordo com a professora Paloma Pinho, presidente do GT Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia e membro do Comitê da COVID-19 da UFRB, "novas atualizações e alterações poderão ocorrer no documento Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 na UFRB, de acordo com os critérios científicos, epidemiológicos e condições sanitárias da epidemia no País, de forma a garantir um ambiente mais seguro e saudável e em defesa das pessoas e da vida".

Retorno das atividades acadêmicas presenciais

O Conselho Acadêmico (CONAC) aprovou o retorno das atividades acadêmicas presenciais de graduação no semestre 2021.2, marcado para iniciar em 11 de abril de 2022. O calendário da pós-graduação, correspondente ao semestre 2022.1, as atividades presenciais estão previstas para iniciar, presencialmente, em 21 de março de 2022.

Suspeita ou confirmação de COVID-19

Em caso de suspeita ou confirmação da COVID-19 por membros da comunidade acadêmica, a UFRB solicita o preenchimento do formulário eletrônico, disponível em: https://forms.gle/XSYwxfxkekUfpy5q7.

Confira a nova versão do documento Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19.



Indígenas e quilombolas podem se inscrever para Bolsa Permanência do MEC 2022

25 de Janeiro de 2022, 23:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) divulga a abertura de inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) 2022 para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dentre elas, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As inscrições deverão ser realizadas, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP, até 28 de fevereiro de 2022.

Para se inscrever os estudantes interessados devem apresentar os seguintes documentos:

a) Autodeclaração do Candidato;

b) Declaração da Comunidade do Candidato;

c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e

d) Termo de Compromisso do Bolsista.

O SISBP apresentará texto informativo e orientações gerais sobre a participação do estudante no programa de assistência e a possibilidade de imprimir modelos de documentos.

A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao PBP e a aprovação do respectivo cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior até 31 de março de 2022.

Programa de Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é destinado à concessão de bolsas para estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior, que têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.

Confira a Portaria MEC nº 42, de 20 de janeiro de 2022.

As dúvidas sobre o PBP podem ser encaminhadas para os e-mails dos Núcleos de Gestão da PROPAAE nos Centros de Ensino ou da Coordenadoria de Assuntos Estudantis ([email protected]).

Mais informações no site da PROPAAE.



UFRB oferta 1.636 vagas em 45 cursos de graduação no Sisu 2022.1

21 de Janeiro de 2022, 16:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 1.636 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1. As vagas estão distribuídas em 45 cursos de graduação nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

As inscrições para o Sisu 2022.1 estarão abertas no período de 15 a 18 de fevereiro. O resultado da chamada regular sairá no dia 22 de fevereiro. Os únicos critérios para a realização da inscrição é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação. 

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2021. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

O início das aulas para o semestre 2022.1 da UFRB está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico

Matrícula

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 23 de fevereiro a 08 de março, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família. Saiba como se inscrever no CadÚnico.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 24 a 29 de agosto de 2022.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Lista de Espera

As vagas remanescentes do Sisu 2022.1 serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 22 a 28 de fevereiro.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Consulte as vagas ofertadas pela UFRB no Sisu 2022.1.

Para ficar informado, acesse diariamente o hotsite do Sisu 2022.1 na UFRB: ufrb.edu.br/sisu.

Receba as novidades do Sisu 2022.1 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



UFRB seleciona instrutores para ações internas de capacitação profissional

20 de Janeiro de 2022, 14:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seleção de instrutores internos para ações de capacitação profissional ofertadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) em 2022. As vagas são destinadas aos servidores docentes e técnicos-administrativos.

As inscrições podem ser realizadas no período 24 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet, por meio do SIGRH.

A homologação e divulgação do resultado final do processo seletivo acontece no dia 24 de fevereiro.

O edital tem como objetivo selecionar servidores da UFRB para integrarem o Banco de Talentos da PROGEP e atuarem como instrutores nos eventos de capacitação ofertados no Plano Anual de Capacitação da UFRB, de acordo com a demanda.

Estão previstas nove atividades de capacitação, entre cursos e workshops, nas modalidades presencial, remota e ensino a distância.

Processo Seletivo

O processo seletivo constará, exclusivamente, de análise curricular de caráter eliminatório/classificatório.

Acesse o Edital Nº 01/2022 – PROGEP.

Mais informações em: ufrb.edu.br/progep/noticias/473-pacap-2022.

E-mail: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog